Amsterdã: como ir do aeroporto Schiphol à cidade (todas as alternativas)

Mariana Amaral
por Mariana Amaral

Do aeroporto Schiphol a Amsterdã

É muito tranqüilo e civilizado chegar a Amsterdã pelo aeroporto Schiphol (diga: Sssrrrríp-roul). O táxi funciona pelo taxímetro, o trem leva rapidinho à estação central e há também opções de ônibus e van (shuttle).

A dúvida entre trem e ônibus é resolvida pela localização do hotel:

  • Se você estiver hospedado nos arredores da Museumplein ou da Leidseplein, vá de ônibus
  • Se estiver em outro ponto da cidade, vá de trem até a estação mais próxima do seu hotel (Centraal, Zuid ou Sloterdijk) e prossiga de táxi ou bonde (tram)

Você também pode ir de shuttle (van) e táxi.

  • Do aeroporto a Amsterdã, de trem

Do aeroporto Schiphol a Amsterdã de trem

Trens vindos de outras partes da Holanda (e também da Bélgica) passam dia e noite pela estação do aeroporto, localizada no subsolo, e levam ao centro de Amsterdã (estação Amsterdam Centraal) da maneira mais rápida e prática. O trajeto leva entre 14 minutos (nos trens Intercity) e 17 minutos (nos trens regionais).

Entre 6h e 1h, passam entre 4 e 8 trens a cada hora. Entre 1h e 6h, passa um trem a cada hora (1h03, 2h15, 3h15, 4h15 e 5h30). A passagem de ida custa 5,20 euros (incluindo 1 euro do custo do ticket de papel). Você compra nas máquinas, com cartão de crédito. É preciso validar a passagem num dos totens próximos às escadas rolantes antes de descer para a estação.

Do aeroporto Schiphol a Amsterdã com o Amsterdam Travel Ticket

Você também pode comprar um passe Amsterdam Travel Ticket, que vale em todo transporte público da cidade de Amsterdã (tram, ônibus, metrô) e também dá direito a viajar entre o aeroporto e Amsterdã de trem ou ônibus. O passe de 1 dia custa 16 euros; de 2 dias, 21 euros; de 3 dias, 26 euros. Cada 'dia' expira às 4h da madrugada do dia seguinte. Está à venda no Centro de Informação Turística (saia pelo desembarque internacional e caminhe para a esquerda, você logo verá o guichê). Valide o seu Amsterdam Travel Ticket no totem antes de descer a escada rolante.

Como ir da estação Amsterdam Centraal ao seu hotel

Uma corrida de táxi da estação Amsterdam Centraal ao seu hotel vai custar entre 10 e 15 euros.

Como usar o tram em Amsterdã

Para continuar a viagem de tram (bonde) ou ônibus, use o site 9292.nl, que é a bússola do transporte público na Holanda. Se você não tiver o Amsterdam Travel Ticket, vai precisar comprar uma passagem de 1 hora (2,90 euro) com o motorista ou cobrador do bonde ou do ônibus (entre meia-noite e 6h é preciso ele só vai vender o bilhete Night Bus 1 Trip, que custa 4,50 euros). Também é possível, na mesma máquina, comprar um passe de 24 horas (7,50 euros), 48 horas (12,50 euros), 72 horas (17 euros), até 168 euros/7 dias (34 euros). Esses passes têm validade por horas corridas a partir da primeira utilização. Seja qual for a sua passagem, você vai precisar validar o passe no totem junto à porta tanto na entrada quanto na saída. Essas passagens e passes do GVB não valem para nem para o trem nem para o ônibus para o aeroporto.

Transporte em Amsterdã: passe de 1 hora
Avulso, diário, combinado com museus?

  • Do aeroporto a Amsterdã, de ônibus

Do aeroporto Schiphol a Amsterdã de ônibus Connexion 397

O ônibus 397 da Connexxion (antigo 197) leva do aeroporto Schiphol a Amsterdã em cerca de meia hora. Há quatro paradas no centro expandido de Amsterdã: Museumplein, Rijksmuseum, Leidseplein e Elandsgracht (uma pequeno terminal de ônibus em Amsterdam West). A passagem custa 6 euros e pode ser comprada direto no ônibus, com o motorista. O 397 (antigo 197) funciona entre 5h da manhã e meia-noite. De madrugada, funciona o Nightliner, com saídas à 1h21, 2h21, 3h21 e 4h21.

Você também pode comprar um passe Amsterdam Travel Ticket, que vale em todo transporte público da cidade de Amsterdã (tram, ônibus, metrô) e também dá direito a viajar entre o aeroporto e Amsterdã de ônibus ou trem. O passe de 1 dia custa 16 euros; de 2 dias, 21 euros; de 3 dias, 26 euros. Cada dia expira às 4h da madrugada do dia seguinte. (Ou seja, se você chegar num dia e sair no outro, vai precisar de um passe de 2 dias). Está à venda no Centro de Informação Turística (saia pelo desembarque internacional e caminhe para a esquerda, você logo verá o guichê).

Hotéis a uma distância caminhável das paradas do ônibus 397 (antigo 197)
  • Do aeroporto a Amsterdã, de van (shuttle)

A Connection também faz serviço de shuttle (trânsfer compartilhado) em vans entre Schiphol e um grande número de hotéis da cidade. Custa 17 euros ida, ou 27 euros ida e volta (preço por pessoa). As saídas do aeroporto no mínimo a cada meia hora, entre 6h e 21h30. Você pode reservar ida e volta pelo site. No aeroporto, o embarque acontece na plataforma A7 da estaçãozinha de ônibus em frente ao aeroporto. Para voltar, a van passa na frente do seu hotel entre 15 minutos antes e 15 minutos depois da hora marcada.

  • Do aeroporto a Amsterdã, de táxi

Uma corrida de táxi entre o aeroporto Schiphol e o centro de Amsterdã custará entre 45 e 50 euros. A viagem dura aproximadamente 30 minutos, e o ponto oficial fica na saída do aeroporto.

Leia mais:

140 comentários

Lúcia
LúciaPermalinkResponder

Transporte público é a melhor alternativa. Táxi, Uber são super caro.

Elisa Araujo
Elisa AraujoPermalinkResponder

Segui as dicas e sai do aeroporto para a estação Amsterdam Centraal usando o trem. Comprei as passagens na máquina amarela que existe no saguão de retirada das bagagens. Dois detalhes:
1 - Na hora de comprar dá para optar entre 1a ou 2a classe no trem. Fomos de 2a classe e (verão na Europa) os vagões estavam bem cheios e não foi fácil achar lugar para as malas. Imagino que na 1a classe seja um pouco mais fácil.

2 - Na hora de comprar com cartão de crédito a máquina pede o pin (senha) e depois pede uma 2a vez. Parece que não está dando certo, mas é assim mesmo. Algumas máquinas de cartão de crédito por lá pedem a senha duas vezes.

Bruna
BrunaPermalinkResponder

Olá, irei em novembro para AMS. Ia comprar de 3 dias pela internet, mas vi que teria que retirar numa loja chamada AKO, porém chegarei por volta das 22h30 e a loja estrá fechada para fazer a troca do voucher. Você sugere que eu compre através dessa máquina, ela fica "ligada" 24 horas? Por favor, como funciona, gostaria de usar este trem do aeroporto para o Centro. Vou sozinha, não falo fluentemente inglês, estou com um pouco de receio!! Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruna! As máquinas de autoatendimento funcionam 24 horas. As bilheterias da estação ferroviária do aeroporto funcionam até a meia-noite, você pode comprar sua passagem de trem com um funcionário.

MARA MULLER
MARA MULLERPermalinkResponder

Mas eles falam portugues ou espanhol?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mara! Não falam não. Mas as pessoas acabam se entendendo.

Gisely
GiselyPermalinkResponder

Mandei um comentário, mas não foi.
Consigo voltar de tram do hotel (Quentin Hotel - Centro) para a estação Centraal, para depois chegar até ao aeroporto? É cobrado no próprio tram, quando pegamos na rua? Pq li q na estação é comprado em máquinas. Desde já agradeço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gisely! Se você não tem um Amsterdam Travel Pass, que dá direito tanto ao tram quanto ao trem do aeroporto, você tem que comprar uma passagem avulsa de 2,90 euros diretamente no tram, seja do condutor, seja do cobrador (nos trams maiorzinhos onde há um cobrador).

Gisely
GiselyPermalinkResponder

Obrigada pelo retorno. Não tenho o Amsterdam travel Pass. Nem todos os tram tem cobrador então? Só vi uns azul e branco. Tenho medo de pegar errado e perder voo. Mas acho que o taxi ficaria bem carinho.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gisely! Poucos trams têm cobrador. Se não tiver cobrador, você compra com o condutor (motorista), lá na frente.

Gisely
GiselyPermalinkResponder

Ah entendi! Muuuito obrigada e parabéns pelo blog. Com certeza ajuda muita gente!!

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

Desse hotel, a melhor forma de ir ao aeroporto é pegar o tram 5 até Amsterdam Zuid e de lá qualquer trem para Schiphol (tem uns 6-8 horários por hora). É bem mais rápido do que voltar a Amsterdam Centraal.

Você pode comprar o bilhete do tram no próprio tram, mas é mais caro que comprar na máquina. Já o bilhete do trem é comprado na estação.

Gisely
GiselyPermalinkResponder

André, sabe dizer onde eu pegaria esse tram(para Zuid)?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gisely! No mesmo ponto, só que na direção oposta. O tram vai trazer a direção Amstelveen Stadshart escrita no painel da frente.

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

Baixa o app 9292 no seu smartphone, coloca o endereço (ou se estiver no hotel pede pra ele usar sua localização como ponto de partida) e ele informa todos os detalhes.

A última versão do 9292 é muito boa, tem até os detalhes dos trechos a pé até estação ou parada.

Gisely
GiselyPermalinkResponder

Muito obrigada A Bóia e André L.

silvia
silviaPermalinkResponder

Olá,
Estou procurando nos sites de transporte público onde fica a parada da Museumplein, e para falar a verdade o site não indica o ônibus 197, e a parada do 397 seria ao lado da Concertgebow... Será que entrei no site de outra empresa de transporte? Procurei pela Conexxion...
Obrigada,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Silvia! Desde anteontem (10 de dezembro) o ônibus 197 é 397. Obrigada por avisar, já atualizamos a informação.

andré
andréPermalinkResponder

É permitido levar bagagem no tram?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, André! Sim.

Joana
JoanaPermalinkResponder

Olá, estando no Rijksmuseum, como posso voltar para o aeroporto? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Joana! Com o ônibus 397, que pára na Museumplein.

Maria Gilsa
Maria GilsaPermalinkResponder

Boa tarde. Alguém me sabe informar qual a paragem do bus, que se apanha perto do Hotel Ibis Schiphol, no centro de Amsterdão?
Ou se há vários e qual iria parar perto Museumplein?
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Gilsa! Tanto o https://9292.nl/en quanto o Google Maps informam o nome e endereço das paradas.

Julia
JuliaPermalinkResponder

Para ir da amsterdam centraal para o aeroporto schiphol também é possível de trem? Qual a linha que tem que pegar? Funciona durante a madrugada? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Julia! As informações do post valem nas duas direções.

Carol
CarolPermalinkResponder

Olá,
Terei uma conexão de 8 horas em Amsterdã.
Vale a pena dar um pulinho na cidade e dar uma voltinha?
Pensei na opção de trem, q já “perderia” quase 1 hora no ir e vir...
Estarem sem bagagem!
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carol! O trem é o meio mais rápido de ir, e razoavelmente livre de stress. Com 8 horas dá pra passear um pouquinho e almoçar. Pegue o trem de volta faltando 3 horas para o embarque.

Veja:
https://www.youtube.com/watch?v=dFrGmlnU4ds

João Luiz
João LuizPermalinkResponder

Oi, muito boa as suas dicas! Estou indo agora em Junho com minha esposa pra ficarmos 40hs em Amsterdam (só de passagem) e gostaria que me ajudasse em uma decisão.

Chegarei as 14hs e vou ficar hospedado no Holiday Inn Express Amsterdam - Sloterdijk Station. Vi pelo Google Maps que poderia pegar um trem (Sprinter 4655) que pararia na estação de frente ao hotel ... cerca de 12 min. O problema é que minha mulher está grávida e vamos estar com 2 malas grandes e 2 malas pequenas! Existem lugares para guardar malas nesses trens? Seria tranquilo movimentar essas malas nas paradas e dentro do trem?

Uma outra alternativa que pensei foi um Uber. No Google Maps é informado que sairia entre 19 a 26 euros a corrida. Em alguns posts falam que uma corrida para o o centro é cerca de 50 euros. Vc teria uma ideia do custo do taxi ou Uber do aeroporto pra esse hotel?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, João Luiz! Viaje pela Europa com uma mala M e uma bolsa por pessoa. Desculpe, duas malas grandes e duas pequenas é mudança, não é bagagem. E se a sua viagem for nesse ritmo, você vai querer tacar fogo nas malas ainda no começo da viagem.

Uber tem tarifa dinâmica. Você pode simular agora mesmo no site da Uber. No momento que você for pedir, o preço poderá ser outro, mais baixo ou mais alto.

NÃO VIAJE CARREGADO, NÃO VALE A PENA.

EVERTON
EVERTONPermalinkResponder

Ola, crianças de 10 e 11 anos quanto pagam no ônibus 397 ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Everton! Crianças até 11 anos pagam 1 euro quando acompanhadas de adultos.

https://www.connexxion.nl/rates-and-travel-products/1240

Joao Luciano de Abreu Matos Junior

Site mt elucidativo. Gostei! Recomendo!!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar