Guia de Lisboa

Lisboa: como ir do aeroporto à cidade

O aeroporto de Lisboa fica pertíssimo do centro: está a meros 7 km do Rossio. Um táxi só não valerá a pena se o motorista não for honesto. Veja todas as suas alternativas:

Elevador Santa Justa, Lisboa

Táxi

Aproveite que a corrida entre o aeroporto de Lisboa e o centro da cidade é barata e dê-se ao luxo de chegar ao hotel de táxi. Serão no máximo 15 euros muito bem aplicados, especialmente depois de um longo vôo transatlântico.

Os leitores portugueses do VnV dão a dica: prefira pegar o táxi na área de embarque do aeroporto, para evitar os tipos espertinhos que dão voltas com os turistas.

Existe também a opção de trânsfer reservado com antecedência, de/para Lisboa, Cascais, Estoril ou Costa da Caparica:

Metrô

A estação de metrô integrou o Aeroporto da Portela à linha vermelha, que passa pelo Parque das Nações e termina na Estação São Sebastião, onde está a Fundação Calouste Gulbenkian. O acesso fica próximo à área de embarque do aeroporto.

Ir de metrô do aeroporto ao hotel é interessante para quem viaja sozinho ou em dupla, com pouca bagagem, em modo econômico. A passagem é baratinha — 1,65 euro do bilhete unitário, mais 0,50 para emissão do passe de transporte (Viva Viagem ou 7 Colinas). O passe também pode ser carregado com um bilhete válido por 24 horas, que custa 6,60 euros e dá direito a transporte público ilimitado.

O Lisboa Card é aceito, mas habilitar na chegada não será vantajoso. Deixe para usar o cartão apenas no seu primeiro dia de turistagem pesada, para aproveitar ao máximo os descontos nas atrações.

O pedaço mais interessante para se hospedar em Lisboa, prático para os passeios e também para aproveitar a noite, vai do Chiado ao início da Avenida Liberdade e tem três estações de metrô à disposição. Nenhuma delas, porém, está na linha vermelha.

Para ir a um hotel perto das estações Rossio ou Baixa-Chiado, troque na estação Alameda para a linha verde (Cais do Sodré/Telheiras) no sentido Cais do Sodré. Se o seu hotel fica nas imediações da rótula do Marquês do Pombal, troque na estação Saldanha para a linha amarela (Alcântara/Odivelas) no sentido Alcântara.

Para ir a um hotel próximo à estação Restauradores, troque na estação São Sebastião para a linha azul (Santa Apolónia/Amadora Este) no sentido Santa Apolónia. Lembre-se que baldeações e sobe-e-desce de escada não combinam com malas grandes.

O metrô também pode ser interessante para quem tem algumas horas entre vôos e quer aproveitar para dar um pulinho no Parque das Nações, onde está o Oceanário de Lisboa. É só descer na estação Oriente, a três paradas do aeroporto.

Entenda a localização do seu hotel no Google Maps e conheça as linhas no site do metrô.

O serviço funciona de 6h30 até 1h.

Ônibus

Aerobus

O ônibus especial Aerobus liga o aeroporto ao Cais do Sodré, com 11 paradas no percurso (entre elas, Marquês de Pombal, Av. Liberdade, Restauradores e Rossio, que atendem ao pedaço mais bacana de se hospedar). O Aerobus faz saídas entre 7h e 23h20 do aeroporto, e 7h45 e 23h do Cais do Sodré (7h30 e 22h40 em finais de semana e feriados). Os ônibus partem de 20 em 20 minutos.

O bilhete pode ser comprado diretamente com o motorista e custa 3,15 euros, unitário, ou 4,95 euros para ida e volta. Os cartões Viva Viagem, 7 Colinas e Lisboa Card não são aceitos.

Pesquise pelo nome do seu hotel no site do Aerobus para saber onde saltar.

Se o endereço não estiver na lista, use o Google Maps para entender os arredores e escolher o ponto mais conveniente.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Ônibus de linha

    Alguns ônibus de linha também servem ao aeroporto. Os de número 744 e 783 param na rótula Marquês de Pombal. Apenas quem estiver com pouquíssima bagagem pode embarcar: a dimensão máxima de bagagem permitida nesses ônibus é de 50x40x20, menor do que uma mala tamanho M.

    O bilhete unitário custa 1,65 euros, mais 0,50 para emissão do passe de transporte (Viva Viagem ou 7 Colinas). O passe também pode ser carregado com um bilhete válido por 24 horas, que custa 6 euros e dá direito a transporte público ilimitado. O bilhete comprado a bordo, com o motorista, custa mais caro: 1,80 euros.

    Usar o Lisboa Card na chegada não é vantajoso. Habilite o cartão só no primeiro dia em que for visitar atrações, para aproveitar os descontos.

    Consulte a localização do seu hotel no Google Maps. Use o site da Carris para pesquisar sobre as linhas e o Transporlis para traçar o trajeto (a ferramenta da Carris não funciona bem).

    Leia mais:

    58 comentários

    Olaa, vou me hospedar no bairro alto, do aeroporto até lá dá pra ir de metrô? Obrigada.

      Olá, Daise! Veja a distância do seu hotel ou apartamento até o metrô Rato, que fica mais ou menos perto.

    Olá, Boia! Chegarei em Lisboa às 6am em um grupo de 7 pessoas, cada uma com uma mala média. Qual seria a melhor opção para chegar a estação Rossio/praça da Figueira? Vamos comprar o Lisboa Card 72h (e ficaremos 60h, então podemos usar desde o início) para ter transporte ilimitado e as entradas gratuitas, então pensei em pegar o metrô, só tive dúvidas pois meus pais estarão junto, então gostaria de saber se o metrô é muito trabalhoso com mala…

    Eu peguei o aerotur por 4 euros, ida e volta…. adorei, barato e confortável…..como tinha apenas 5 horas em Lisboa, valeu a pena

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito