Barreirinhas: em busca da pousada perfeita

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Pousada Sossego do Cantinho, Barreirinhas

Sossego do Cantinho, Barreirinhas

Barreirinhas, a "capital" dos Lençóis Maranhenses, é a base mais indicada para quem quer visitar a região com algum conforto e sem dificuldade para marcar passeios em grupo. A cidade tem um ótimo resort de charme, o Porto Preguiças, e um cardápio diversificado de atividades, que vai além da visita a lagoas. O rio Preguiças é a grande atração do lugar -- não há quem não faça o passeio de voadeira a Caburé, com paradas em Vassouras e Mandacaru. A descida de bóia pelo rio Formiga e a expedição de quadriciclo a Caburé, passando pelos Pequenos Lençóis, ajudam a esticar a estada dos turistas por ali.

Já para o visitante com perfil menos convencional-careta-familiar, aquele que se sente realizado na rusticidade de Atins ou Santo Amaro, Barreirinhas acaba sendo um ruído no itinerário. Só que passar por Barreirinhas é inevitável: se você está explorando os Lençóis, em algum momento (provavelmente em mais de um), vai precisar pernoitar na cidade. E se não tiver cacife para o Porto Preguiças, vai ter dificuldade em achar uma pousada que reúna charme, bom preço e que não seja point de grupos de excursão.

A boa notícia é que: a Alison do Hidden Pousadas e eu achamos o lugar grin

Eu tinha mais uma noite para ficar na cidade na volta de Atins e, pesquisando disponibilidade no Booking, deparei com uma pousada com nota altíssima, 9,5: a Sossego do Cantinho. Nunca tinha ouvido falar; achei que era novidade. O chalé para uma pessoa estava a R$ 187; reservei na hora.

Em Atins, passei 48 horas sem internet ou telefone. Quando desembarquei às 6 da manhã da segunda-feira em Barreirinhas, fui direto para a padaria Mandi, esperar até um horário decente para ir à pousada e, enquanto me chapava de café com bolo de massa puba, pôr emails e outras comunicações em dia.

Foi quando vi um tuíte da Alison para mim, postado enquanto eu estava offline lá em Atins:

Alison McGowan

Rá! Como que ela ficou sabendo? Nem respondi o tuíte, porque achei que àquela hora ela já estaria a caminho de Atins, e o mistério só seria resolvido quando ela voltasse.

Às oito da manhã, liguei para a pousada para combinar o traslado (a pousada fica na outra margem do rio; na chegada e na saída eles te buscam e levam de lancha até o ponto de embarque). A dona, Josiane, disse então que o marido, Michael, estava naquele instante levando uma pessoa, e que me esperaria chegar para voltar.

Peguei um táxi (R$ 10, 3 minutinhos) até o lugar de embarque e... quem era a pessoa que estava sendo trazida? A Alison!!!

Alison McGowan

Nos cinco minutinhos em que trocamos figurinhas, ela contou como ficou sabendo da minha ida. Ela estava falando com a Josi e o Michael de fontes de informação na internet, quando citou o meu nome. Foi quando o Michael falou: ué, mas tem um Ricardo Freire que acabou de fazer reserva.

Sincronicidade, pípols!

Atravessando o rio Preguiças

A pousada é realmente um achado. E não é nova: existe desde 2003, e sabe-se lá por que não consta mais na lista do 4 Rodas. O dono é um casal metade suíço (o Michael), metade maranhense (a Josiane). Essa combinação gringo + brazuca normalmente dá ótimo resultado (o melhor de dois mundos, etc., insira aqui o seu clichê).

Sossego do CantinhoSossego do Cantinho

Chalé

São apenas quatro chalés, amplos e confortáveis, num terreno à beira-rio. A área para tomar sol é protegida pela vegetação -- você não vai ficar em exposição para as (eventuais) lanchas que passam. Uma caixa de areia engenhosamente construída na margem forma uma prainha segura em frente à pousada; quem gosta de nadar pode também pular no rio, que tem correnteza mansíssima.

Sossego do Cantinho

chaiseslongues1

Sossego do Cantinho

Sossego do Cantinho

Como está na margem oposta à cidade, os passeios às lagoas podem sair dali mesmo (quem vem do centro tem que atravessar de balsa). O carro de linha (Toyota) que vai para Atins passa na estrada em frente.

Querendo ir a Barreirinhas (duvido que você queira ir mais do que uma vezinha), são 10 minutos de caminhada pela estrada de areia até o barquinho (grátis) que atravessa o Preguiças com passageiros. Quando fiz o trajeto, voltei com uma turminha de estudantes saindo da escola à tarde. Foi lindo.

Sossego do CantinhoSossego do Cantinho

Café da manhã

(Ah, sim: a cozinha da pousada é ótima, você não vai se arrepender de não sair para jantar.)

A Alison -- e os hóspedes que deixaram seus comentários no Booking -- tinham toda a razão. A Sossego do Cantinho é um belíssimo achado. Uma pousada gostosa a ponto de promover Barreirinhas da categoria passe-correndo para a categoria fique-uns-dias-para-descansar-da-rusticidade-e-do-sacolejo-de-Santo-Amaro-e-Atins.

Alison e eu

Ei, Alison, qual será o próximo lugar onde a gente vai se encontrar sem combinar?

Leia mais:

43 comentários

Liliana
LilianaPermalinkResponder

Fiz 2 passeios com um casal e um rapaz que estavam nesta pousada este ano e eles falaram super bem de tudo também. Até a dona da pousada onde eu fiquei falou muito bem. Parece que o Sossego do Cantinho é uma unanimidade smile

RABUGENTO (@RABUGENTO)

Não aparece mais no guia que você comentou porque agora só quem paga bem aparece.

Não adquiro mais esse guia há muitos anos. Só piorou e encareceu. Não me atrai mais. sad

Rosane Assef
Rosane AssefPermalinkResponder

Vocês não sabiam que iam se encontrar??? Fui eu quem organizou a viagem da Alison e já tinha tudo friamente calculado...wink rsrsrs Bjs

Próxima Trip - Erika

Muito legal a pousada.Dica anotada!

Abs

Marilia Boos Gomes

Em 2010 havia programado uma viagem para os Lençóis Maranhenses com minha família e amigos. Decidimos então reservar com bastante antecedência três chalés nesta pousada. Aconteceu que meu sobrinho foi submetido a uma cirurgia no cérebro em caráter de urgência, e tive então que cancelar a reserva de dois chalés. Uma época tumultuada para todos nós, principalmente pelo lado emocional. Minha cunhada, meu irmão e sobrinha acabaram desistindo do passeio por motivos óbvios e os valores depositados em conta da pousada a título de reserva de dois chalés, para minha surpresa, foram devolvidos, sob protestos do Sr. Michel que mostrou-se bastante "comercial" e nada educado ao se expressar.
Acabou que duas amigas permaneceram na pousada e eu e um amigo, em última hora, conseguimos reservas na Pousada d'Areia, próxima ao Centro de Barreirinhas.
A pousada da Sra. Josiane foi elogiada pelas duas amigas. O ponto negativo foi a maneira nada social com que o Sr. Michel encarou nossa situação e ainda: a obrigatoriedade de nossas amigas retornarem às 22.00hs para a pousada - horário em que este senhor chegava para pegá-las de lancha em um cais improvisado e afastado do Centro - justamente nos momentos de maior animação no cais, onde estão bares e restaurantes animados.
Pretendo voltar aos Lençóis e me hospedar novamente na pousada do Sr. Luiz. Muito amável, todas as manhãs fazia questão de levar para as mesas as torradas quentinhas que ele mesmo preparava.
Quem se hospeda em Barreirinhas (propriamente dita) não depende de horários e nem de barcos para "voltar para casa".
Cordial abraço.

Natalie Soares

Que demais! Esses achados são ótimos smile

Saulo
SauloPermalinkResponder

Pro maranhão ficar mehor, falta só tirar a famiglia sarney de lá!!!

Marilia Boos Gomes

Fiz um comentário negativo a respeito da Pousada do Cantinho ontem, dia 05/10/13, que até o momento não foi postado. Protecionismo ou é impressão minha?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marília! Seu comentário realmente tinha ido para o poço de spam mas já tinha sido resgatado e está publicado desde ontem de manhã cedo.

Um conselho para a vida. Tente perguntar as coisas com mais jeitinho. Não parta automaticamente do princípio que as pessoas são desonestas ou estão perseguindo você. Garanto que isso vai diminuir esses casos de mau atendimento que você parece atrair.

Anita Moreira Castro

Sensacional resposta!!!!!!!!!

Luiz Carlos Tiago

Estive em Barreirinhas há uns três ou quatro anos e fiquei na Pousada Encantes do Nordeste e achei ótima. Fica a uns três quilômetroas do centro de Barreirirnhas. Tem um restaurante que é provavcelmente o melhor de Barreirinhas. Tinha comprado um pacote com os passeios com bastante antecedência e a agência/operadora falhou feio e me deixou esperando o quadriciclo. A atendente da Pousada resolveu o problema e ainda me arrumou o sobrevôo que tinha sido re-autorizado na véspera.
Esqueço o mencionado guia quando for procurar hotéis. Utilize o Hotel in Site. Teste Barreirinhas e lá está o Encantes do Nordeste,e também o Sossego do Cantinho e mais 33 outras pousadas e mais 6 em Atins. Não menciona a pousada em Caburé

Camila Torres
Camila TorresPermalinkResponder

O mundo é realmente pequeno. smile

Cristina
CristinaPermalinkResponder

E os encontros continuam hein Comandante? Acho que vc vai ter que fazer um post comemorativo um dia à la Fatima Bernardes smile

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Ola pessoal, alguém sabe me dizer algo sobre a Pousada Lins, que fica em Barreirinhas ?

Bjs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! É uma pousada bastante simples, no centro da cidade.

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Boia, mas você sabe me dizer se em termos de limpeza e hospitalidade é uma boa pousada ?

Não procuro por luxo, só quero uma pousada limpa, bem localizada e que o atendimento seja bom !

Muito obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! Não visitamos a pousada. Veja o que dizem dela no TripAdvisor:
http://www.tripadvisor.com/Hotel_Review-g671558-d2634741-Reviews-Pousada_Lins-Barreirinhas_State_of_Maranhao.html

Alison
AlisonPermalinkResponder

Marilia- Está muito claro em toda a informação que a pousada fica fora do centro no outro lado do Rio Preguiças e acho que o Sr Michael não tem obrigação nenhuma de ficar levando as pessoas entre a pousada e a vila a toda hora. Para chegar na balsa (que funciona 24 horas) é só caminhar 10 minutos desde a pousada. Portanto em 15 minutos qualquer um está no centrino de Barreirinhas. Se quiser ficar no centro de tudo com maior animação no nos bares e restaurantes acho muito melhor não ir mesmo para a Pousada Sossego do Cantinho e deixar a pousada para quem aprecia a tranquilidade e sossego mesmo. Eu pessoalmente adorei.

Franciele
FrancielePermalinkResponder

Bom dia!
Pretendo visitar Barreirinhas em MARÇO de 2014 - Minha lua de mel.
Março é um bom período para ir para lá?
tem alguns esportes radicais para fazer?

aguardo e obrigada
Franciele

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Franciele! Em março as lagoas dos Lençóis já terão readquirido um pouco de seu volume d'água por causa das chuvas. Para não pegar chuvas, vá a partir de junho. O esporte mais radical da região é o passeio de quadriciclo de Barreirinhas a Caburé.

Giselaine La Rosa

Boa tarde, estou pesquisando o que fazer no Maranhão... estou preocupada pois tenho lido que o centro histórico de São Luis está em péssimo estado de conservação! Viajo no dia 21/11/2013 do RJ e retorno no dia 28/11 pela noite! Essa é uma boa época para visitar lençóis, se não for, vou mudar meu destino! Gostaria de dicas de pousadas e programinhas!!! abç e desde já obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Giselaine! Veja a página-guia de São Luís aqui, com dicas de hospedagem e passeios: https://www.viajenaviagem.com/brasil/capitais/sao-luis-ricardo-freire/

A época para ir aos Lençóis é de junho a meados de setembro.

Leia também sobre São Luís na série do Matraqueando: http://www.matraqueando.com.br/tag/sao-luis

Adriano
AdrianoPermalinkResponder

Riq e bóia, por favor me salvem!
To querendo passar o réveillon com a namorada em Caburé/Atins,ou outro paraíso indicado por vcs na área. Procuro lugar aprazível e com condições de kitesurf. Como eu chego de S. Luiz até estes lugares? Tem idéia de preço dos transportes? As lagoas estão secas nesse período?
Conhece alguma pousada na cara do pico de kite?
Muito obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriano! Caburé é feio e conturbado; atualmente virou centro de passeios de quadriciclo.

Já Atins continua preservada, e já foi descoberta pelo kitesurf. Não sabemos se os ventos continuam nessa época, você pode se informar com as pousadas, como a Cajueiro http://www.pcatins.com.br/ e a Maresia http://www.maresia-atins.com/ .

O jeito mais barato de chegar é indo de ônibus a Barreirinhas (R$ 30) e pegando um carro de linha a Atins (R$ 20).

Em janeiro já começa a chover, mas as lagoas estarão vazias.

Karla
KarlaPermalinkResponder

Pessoal, help-me.

qual resort é melhor em todos os sentidos: GRAN SOLARE LENÇÓIS RESORT OU PORTO PREGUIÇAS?

Aguardo opiniões.
muito obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Karla! O Porto Preguiças é um hotel horizontal, de bangalôs e áreas sociais bastante charmosas. O Gran Solare é um prédio vertical, que funciona também como flat/condomínio; é um hotel convencional. Ambos ficam à beira do Preguiças, mas em lados opostos da cidade. Dos dois é preciso pegar táxi para ir ao centro da cidade.

Karla
KarlaPermalinkResponder

ok Bóia..então para a minha finalidade (lua de mel) penso ser mais conveniente o Porto Preguiça...tem outro resort ou são estes mesmo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Karla! O Porto Preguiças é confortável e pode ser romântico, sim.

Alexander
AlexanderPermalinkResponder

Olá pessoal,
seguindo a recomendação, pretendo ir a essa pousada em julho mas eu e minha esposa temos uma filha de 5 anos, será que fica ruim? Será que teremos como fazer o passeio de quadriciclo?

Alexander
AlexanderPermalinkResponder

Bom, e lendo seus outros posts, vi que não são "fãs" dos quadriciclos... mas eu prometo que não vou usá-lo como "brinquedo de riquinho", juro! Até pq de rico não tenho nada...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alexander! A pousada aceita crianças. O passeio de quadriciclo de Barreirinhas a Atins dura praticamente o dia inteiro; não acredito que aceitem crianças tão pequenas ou que seja conveniente impor este sacrifício (e todos os riscos de uma travessia dessa envergadura) à criança. Em Caburé há passeios mais curtos.

Gabriela
GabrielaPermalinkResponder

Olá precisava muito de ajuda, pois não reservei pousada ainda e vou pra lá em 19/06 e fico até 22/06. Vale a pena ir de carro de São Luis para Barreirinhas? Pelo que vi no Trip Advisor o hotel mais bem falado tirando o resort é o Sossego do cantinho, mais estou com medo de não ter mais disponibilidade, existe algum outro que possam me indicar com custo benefício parecido? Vi muitas negativas sobre a pousada encantos do nordeste então essa seria a ultima opção...Enfim preciso de ajuda!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabriela! Não vale a pena ir de carro, você não usará o carro em Barrerinhas.

Camila
CamilaPermalinkResponder

Olá! Além da dica de pousada, teria alguma dica de agência para que possamos contratar passeios e traslados? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Camila! Todos os passeios podem ser arranjados pela pousada (qualquer pousada em que você se hospede).

Thiago
ThiagoPermalinkResponder

Olá, Bóia e pessoal do site.

Li ao longo dos comentários que a época para visitar os Lençóis é de junho a meados de setembro.

Estava querendo ir no feriado da Consciência Negra, em novembro. É furada??

Abs a todos!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thiago! Você não vai aproveitar tanto quanto poderia. A partir de outubro, a maior parte das lagoas já está seca.

Dante
DantePermalinkResponder

Caros agradeço muito pelo site, nos ajuda muito parabéns!
Pretendo viajar para os Lençóis Maranhenses em Julho com minha esposa e meu filho de 11 anos. Confesso que não conheço nada da região e pretendo ficar de 8 a 10 dias, acham interessante dividir a estadia em locais diferentes ou acham possível ficar apenas em uma pousada, como a Sossego do Cantinho, partindo dalí para os pontos turísticos?. Pergunto pois estarei com meu filho.
muito obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Dante! De Barreirinhas você faz apenas os passeios nos arredores de Barreirinhas: lagoa Azul, lagoa Bonita, rio Preguiças com Caburé. Se quiser ir às lagoas de Santo Amaro ou Atins, precisará se hospedar uns dias em cada um desses lugares.

Dante
DantePermalinkResponder

Muitissimo obrigado!

Paulo
PauloPermalinkResponder

Recomendo o passeio da Cardosa, descendo um rio cristalino de bóia! Visual top. Ou quem sabe conhecer a lagoa do cassol! Pouco comentanda mas igualmente espetacular. Em junho parto para Atins - kitesurf. Aloha.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar