5 dicas para sobreviver ao verão em Buenos Aires 1

5 dicas para sobreviver ao verão em Buenos Aires

Fuerza Bruta

Buenos Aires no verão: como lidar?

Quem conheceu Buenos Aires no inverno, vestindo casacão, gorro e cachecol, custa a acreditar que o verão na capital argentina possa ser tão quente. Mas pode, sim. Os termômetros têm quase batido os 40 graus, e o sol é de lascar. Em contrapartida, anoitece mais tarde, e a agenda cultural da cidade ferve. Veja algumas dicas para sobreviver ao verão em Buenos Aires, e também para curtir o que há de bom.

1. Fique mais tempo

Plaza de Mayo

O verão não é a melhor época para aquelas viagens de fim de semana a Buenos Aires, especialmente se for a sua primeira vez ali. Vira um sacrifício bater perna o dia todo, debaixo de tanto sol. Uns 4 dias inteiros acomodam as atrações principais em um ritmo menos puxado.

2. Que tal uma piscininha?

Refrescar a cuca com um mergulho no fim da tarde não é uma idéia nada má. Em Palermo, hotéis charmosos como o Duque, o Fierro e o Home têm piscina. Na Recoleta, hóspedes do Ayres de Recoleta Plaza, do Buenos Aires Grand e do Etoile também podem dar um tchibum. Muitos (muitos, mesmo!) apartamentos cadastrados no AirBnB estão em prédios com piscina. Não são daquelas de resort, em nenhum dos casos, mas mais do que bem-vindas no escaldante verão portenho.

3. Localize o Freddo mais próximo

Sorvete em Buenos Aires

Ou o Persicco, ou o Un ‘ Altra Volta. As muitas sorveterias de Buenos Aires são o alívio perfeito para o calor. Eleja a sua favorita entre as três mais famosas, ou descubra outra predileção entre as heladerías que aparecerem pelo seu caminho. Não serão poucas!

4. Ouse substituir os insubstituíveis

A dupla bife de chorizo & malbec é das maiores delícias que se pode experimentar em Buenos Aires. Mas, num calor de 37 graus, tomar vinho tinto e traçar um bife daqueles não é mole, viu.

Que bom que em Buenos Aires a oferta de bons restaurantes é vasta, e podemos aproveitar o verão para experimentar novos sabores.

Limonada no Quimbombó

O melhor do meu verão foi descobrir nos cardápios dos restaurantes a limonada com gengibre e menta. No café La Panera Rosa ela tem a sua versão mais refrescante: é servida numa garrafa de vidro, batida com gelo e com muita menta. O ótimo Sudestada também tem sua versão, mais suave. Difícil decidir qual é a mais gostosa.

Ceviche no Chan Chan

Para o almoço – leia-se: pico do calor – foi bacana comer bem, barato e fresquinho. Aproveitei o menu de saladas da padaria Cocu e o ceviche do modesto peruano Chan Chan, acompanhado daquele que continua sendo o melhor pisco sour que já tomei.

No Café Tortoni, trocar o chocolate quente espesso por qualquer outra coisa dá uma dó danada. Mas os sorvetes são bastante bons, também. Gostei muito do meu helado de limón.

5. Se não podes vencer, junta-te a ele

Fuerza Bruta

A oferta de programas culturais na cidade é o melhor de Buenos Aires no verão. Não faltam exposições, shows e espetáculos para visitar e assistir. Confira a programação de lugares como Fundación Proa e o Ciudad Cultural Konex. Tudo o que rola na cidade pode ser visto no excelente site VuenosAirez.com.

Rapidinhas de verão

– Vocabulário básico do verão em Buenos Aires: porrón (cerveja long neck), abanico (leque), licuado (suco), cucurucho (sorvete de casquinha).

– O metrô é um forno. Reserve uma verba para o táxi.

– A propósito: o ar-condicionado nos estabelecimentos em geral não dá conta do calor que faz na cidade.

– As alpargatas argentinas Paez têm tudo a ver com o verão e são ótimas para bater perna. As concorrentes Rueda também têm estampas divertidas e preços ainda mais em conta.

– Coloque roupas leves na mala, mas não esqueça o agasalho. Mesmo no verão, o tempo pode virar.

Que la pase bien!

Leia mais:


Onde ficar em Buenos Aires: Home

11 comentários

Buenos Aires é muito melhor no verão! Já fui outras duas vezes no inverno, mas adorei conhece-la nos dias de calorão!!! Os bares da Recoleta, os restaurantes lindos de Puerto Madero…simplesmente caminhar por esses bairros é maravilhoso…tanto durante o dia como a noite. Segui umas dicas do site e amei o show de tango do café Tortoni, super restrito (só 50 pessoas) sem aquele malabarismo todo do tango-show (que é lindo tb) e muitoooo mais barato. Como tínhamos poucos dias (só fds) conseguimos fazer tudo: ir a um show de tango, ao Cassino, caminhar a noite por Puerto Madero, jantar e ainda ir a uma baladinha, o Asia de Cuba…aliás acertamos em cheio, jantamos no Asia (preço igual ou menor que outros restaurantes) e ficamos para a balada que começa mais tarde!!! E dica: se você jantar lá, não paga para entrar na balada!!! Conclusão: o jantar é o preço da entrada para um casal!!! Valeu a pena!!! Enfim, andamos muito, nos divertimos muito, comemos muito e não gastamos muito…Ficamos hospedados no Centro, no NH-Latino (ótimo hotel, quarto espaçoso, não é dos antigos) muito bem localizado, bem próximo do Obelisco, da Casa Rosada, da Rua Florida, do Tortoni…enfim, fizemos praticamente tudo a pé! E para ir aos bairros, como Recoleta, San Telmo, de taxi, que é muito barato, em torno de 30,00 pesos ou cerca de R$ 10,00. Foi ótimo!! Valeram as dicas!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito