A 15 minutos dos hotéis da Beira-Mar, a Praia do Futuro é a única praia urbana de Fortaleza com boa balneabilidade o tempo todo. A larga faixa de areia dos seus 6 km se mistura à altíssima salinidade do ar e é levada pela brisa -- o que impediu até hoje o desenvolvimento imobiliário do bairro. A Praia do Futuro seria inóspita também para o turista, se não fosse um por um detalhe: suas megabarracas de praia, com estruturas que chegam a incluir restaurante refrigerado, piscina infantil com toboáguas, playground e até espaço para de shows.
OK: algumas são simplesinhas e não tem (quase) nada disso. Outras, mais novas, deixaram de lado a ambição de clube para abraçar o conceito lounge. O que não falta é opção.
A Praia do Futuro tem uma característica que eu curto demais: é a única praia do Ceará que eu conheço que está completamente a salvo dos malditos jipes, carros, bugues e quadriciclos na areia.
Uma pena é a onipresença de mesas e cadeiras de plástico na areia. Até as barracas mais metidas usam. Uma viagem ao sul da Bahia faria bem aos seus donos...
Aí vai uma seleçãozinha de 10 megabarracas de vários estilos:
Descoladas
Órbita Blue
Inaugurada no segundo semestre de 2016, a mais nova megabarraca é também a mais charmosa. A Órbita Blue (nº 3879, em frente ao hotel Gran Mareiro) é a única de toda a cidade que não tem um móvel de plástico sequer -- nem sobre o deck, nem sobre a areia. Na praia, espreguiçadeiras de madeira, cadeiras de alumínio com encosto de nylon e pufes. O som, claro, é de DJ, e o volume vai aumentando no decorrer do dia, criando um clima baladinha. Ótimos menus de drinks, petiscos e pratos (esse meu peixe assado com purê de mandioquinha estava bem feitinho). No fim de semana, chegue cedo -- ou amargue longas filas de espera (no dia 9 de julho, tinha mais de 50 nomes na lista para um lugarzinho na praia ou no deck). Tem area de estacionamento.
Depois da finada Lounge Beach, que apareceu lá por 2005 mas não prosperou, a Guarderia Brasil (nº 4.451) foi a primeira a apostar de novo no formato lounge. Parece estar indo bem. A área social tem jeito de bar, a música é chill-out, há tendas e caminhas charmosas -- o lugar só peca mesmo pelas mesas e cadeiras de plástico na areia. De vez em quando rolam festas com DJ. Tem área de estacionamento.
Perto do hotel Vila Galé, a Sunrise Brasil (nº 4.959) segue a linha da Guarderia, num espaço um pouco menor (e por isso mais aconchegante).
Próxima à Crocobeach, a Santa Praia (nº 3.345) faz uma linha mais saúde, com canchas de beach tennis, esporte que virou febre em Fortaleza. A área dos fundos é charmosa, com mesas e cadeiras de madeira no gramado e no restaurante. Está localizada a meio caminho entre os hotéis Crocobeach e Gran Mareiro.
Desde a época em que era vizinha da Biruta (fechada já há anos), a Cabumba Cabumba (nº 3.911) sempre foi point do povo LGBT. Já foi mais charmosinha, quando as barracas eram baixinhas e abrigavam cadeirinhas rústicas de madeira. A comida é boa (tem PF de arraia) e a música, brasileira. Este ano a barraca vai ganhar a vizinhança de um hotel: o Madeiro Praia do Futuro vai abrir em frente.
Tamanho família
A Crocobeach (nº 3.125) é a mais mega da turma. Tem bastante sombra natural de coqueiros e uma música surpreendentemente calma. Quem quer sossego deve escolher o lado direito (de quem olha para o mar). O lado esquerdo concentra as piscinas e toboáguas (para usar a área, é preciso comprar uma pulseira a R$ 15). Hóspedes do Crocobeach Hotel, situado a 200 metros, têm 15% de desconto e podem debitar seus gastos no cartão de hospedagem.
No finzinho da praia, a Itapariká (nº 6.801) também tem ótima estrutura para crianças, com piscina cheia de brinquedos. Os fundos da barraca têm grama e sombra natural. Mas frente da praia as barraquinhas são cobertas por pano, não por palha.
Famoso pela caranguejada de 5ª à noite (com show de humor, claro), o Chico do Caranguejo (nº 4.945) também se encaixa na categoria pra-que-Beach-Park-todo-dia-se-tem-barraca-com-piscininha-aqui-perto-e-mais-barato. Foi a primeira a instalar armários onde os clientes deixam os pertences e desencanam.
Apesar de não ter um parquinho aquático tão diversificado quanto o de algumas colegas desta categoria, a Atlantidz (nº 5.581) é a que segue mais a direção de arte do Beach Park. Tem também área gramada e sombreada.
Sossego
A barraca do hotel Vila Galé (nº 5249) tem bom restaurante, não tem muvuca e está num ponto em que se formam piscininhas na areia na maré baixa. E o que eu curto mais: você pode ir mais para perto do mar e alugar uma das cadeirinhas de madeira que alugam por ali (e só ali!). Na outra encarnação, todas as cadeirinhas eram assim! Depois, faça uma massagem com as educadíssimas senhoras dos quiosques da direita.
ATENÇÃO: não caminhe no calçadão ou na praia por áreas ermas; há muitos relatos de assaltos. Nas barracas e no seu entorno imediato, porém, a segurança é total (só não deixe seus pertences de bobeira, claro).
Leia mais:
Resolva sua viagem:
Passagens em 10x para Fortaleza no Viajanet
Encontre seu hotel em Fortaleza no Booking
Alugue carro em Fortaleza na Rentcars em até 10 vezes
Faça seu Seguro Viagem na Mondial Assistance
79 comentários