roteiros leste europeu

Primeira viagem ao Leste Europeu: monte seu itinerário

Está montando seu itinerário pelo Leste Europeu (ou, como eu prefiro chamar, Europa Central)?

Neste post você encontra esquematizadinhos os deslocamentos mais racionais e convenientes entre Berlim, Munique e Viena e as principais cidades do antigo Leste Europeu — Praga, Budapeste, Cracóvia, Varsóvia, Zagreb, Bratislava e Ljubljana.

Como comprar a passagem aérea

Com o fim, a partir de outubro, da rota direta entre São Paulo e Munique, o Brasil não será ligado por vôos diretos a nenhuma das cidades citadas neste post. Mas isso absolutamente não é problema.

O ideal para qualquer roteiro picado pela Europa é comprar uma passagem na modalidade múltiplos destinos, oferecida por todas as cias. aéreas em seus sites (e também por algumas agências online).

Numa mesma passagem, você compra a ida para o primeiro destino a ser efetivamente visitado, e a volta desde o último destino a ser efetivamente visitado.

O itinerário aéreo será resolvido com uma escala na ida e outra na volta. Por exemplo: uma passagem múltiplos destinos com ida Brasil-Budapeste e volta Berlim-Brasil comprada na KLM terá conexão na ida e na volta em Amsterdã; comprada na Lufthansa, terá conexão na ida e na volta em Frankfurt; e assim por diante.

Você economiza o tempo e o dinheiro (e eventualmente gastos com hospedagem) que precisaria investir nos trajetos entre o ponto de chegada/partida do vôo direto e os lugares que você vai efetivamente visitar.

E tem a segurança de todas as conexões serem vinculadas e, por isso, garantidas: se o primeiro vôo atrasar e você perder o segundo, a cia. aérea se responsabiliza por encaixar você num outro vôo. Veja o passo a passo neste post ou use os serviços de um agente de viagem.

Trem ou ônibus?

No antigo Leste Europeu, devido à precariedade das linhas ferroviárias, o transporte rodoviário sempre foi uma boa alternativa.

Mesmo com a modernização de alguns trilhos, viajar de ônibus continua uma alternativa interessante — mais econômica e com tempos de percurso equivalentes (e às vezes até mais rápidos) aos dos trens.

O Viaje na Viagem tem uma preferência quase ideológica pelo trem, por ser o mais europeu dos meios de transporte e proporcionar uma experiência inigualável de viagem. Mas em alguns trechos desta região o ônibus acaba se revelando a melhor alternativa, mesmo.

Carro alugado é uma boa?

Nem todas as locadoras permitirão que você atravesse fronteiras no chamado Leste Europeu. Sempre pergunte sobre essa possibilidade, já que rodar por territórios não-autorizados pode implicar em multas previstas no contrato e anulação do seguro.

Dito isso, alugar um carro para fazer um roteiro entre cidades grandes não é uma boa idéia em lugar nenhum da Europa.

Entrar e sair de cidades grandes, estacionar em cidades grandes, guardar o carro à noite em cidades grandes — tudo isso toma seu precioso tempo de férias e encarece sua viagem.

Vai por mim: só alugue carro num país onde você vá percorrer estradas secundárias e rotas panorâmicas, fugindo das cidades grandes e das grandes estradas.

Se o seu roteiro incluir o interior da Alemanha, da Áustria, da República Tcheca, da Eslovênia ou da Croácia, alugue e devolva o carro localmente, seguindo viagem de trem ou ônibus para a próxima capital.

Onde ficar em Praga

Leste Europeu/Europa Central: monte seu itinerário

Saindo de Berlim

Saindo de Bratislava

Saindo de Budapeste

Saindo de Český Krumlov

Saindo de Cracóvia

Saindo de Dresden

Saindo de Innsbruck

Saindo de Ljubljana

Saindo de Munique

Saindo de Praga

Saindo de Varsóvia

Saindo de Viena

Saindo de Zagreb

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Leste Europeu/Europa Central: o roteiro mais redondo

    Este roteiro classicão não tem erro. A seqüência é bacana, os deslocamentos são fluidos. Siga as permanências mínimas recomendadas e sua viagem vai ser um sucesso.

    • Compre passagem aérea múltiplos destinos (veja aqui) com ida Brasil-Budapeste e volta Berlim-Brasil
    • Fique 3 ou 4 noites em Budapeste; vá de trem a Viena (2h40)
    • Fique 3 ou 4 noites em Viena; continue de trem a Praga (4h) ou vá de ônibus a Cesky Krumlov (3h30), fique uma noite e prossiga no dia seguinte a Praga de ônibus (3h)
    • Fique 3 ou 4 noites em Praga; siga de trem a Berlim (4h25); faça um pit-stop em Dresden
    • Fique 4 a 6 noites em Berlim; volte ao Brasil

    605 comentários

    Olá Boia!!!!
    Farei esse roteiro em junho. Gostaria de saber com quanto tempo de antecedência é melhor para comprar as passagens de trem?
    Obrigada

      Olá, Camila! Os trechos compráveis nas cias. alemã e austríaca podem ser comprados a partir de 90 dias de antecedência.

    Vou fazer o roteiro Cracovia/Budapeste/Viena/Praga , 18 dias. Compensa comprar o passe de trem para os tres ultimos deslocamentos ? Custa cerca de 360 euros para 2 pessoas. Estou em duvida entre trem e ônibus, pois meu marido toma medicamentos e uriliza muito o banheiro, não sei se o ônibus tem.

      Olá, Simone! Ônibus são desconfortáveis, prefira sempre o trem quando houver essa alternativa. Passes não valem a pena, você vai pagar muito menos comprando diretamente nas cias.

    Não existe nenhum site, revista ou blog mais claro, objetivo, bem escrito e completo do que o VnV! É perfeito!
    Obrigada por todas as dicas!!!

    Acabei de voltar da Croacia. Foi uma viagem maravilhosa. Fiz viagens rodoviárias entre as cidades. Tudo muito lindo. Com inglês da para se virar muito bem.

    Em setembro último fiz a viagem Budapeste, Viena, Praga. Voei Lufthansa Rio/Frankfurt/Budapeste-Praga/Frankfurt/Rio. A companhia é ótima. Os trechos Budapeste/Viena e Viena/Praga fiz de trem porque tbm sou apaixonada pelas viagens de trem. Segui todas as dicas do blog quanto à hospedagem, itinerários, dinheiro e horários e deu tudo certo. A viagem foi muito tranquila. Comprei as passagens de trem pela internet. Só uma dica: os trens húngaros não são como os da Itália ou da Alemanha. Comprei passagem na segunda classe mas fiz upgrade para a primeira classe já no trem pq não deu para encarar a falta de conforto e os corredores lotados de malas. Fiquei hospedada em Budapeste e em Viena nos hotéis da rede K e K, bem localizados e com ótimo custo beneficio (500 e poucos euros por 4 noites). Reservei pelo Booking. Recebi os quartos logo que cheguei, por volta do meio-dia. Uma coisa que gostei foi o fato de aceitarem muito bem os cartões de débito daqui o que facilita numa hora de emergência. No mais, as cidades são lindas. Budapeste me surpreendeu em todos os sentidos. Obrigada ao blog por facilitar muito a nossa vida e nos dar o prazer de organizar nossa viagem

    Contratei a empresa Green Shuttle para um tranfer de Viena a Cesky Krumlov. Pagamos a reserva e recebemos a confirmação com bastante antecedência. Nossa partida seria dia 5/9 às 8h30. Como eles não fizeram contato, na véspera desde cedo comecei a mandar e-mails para checar se estava tudo ok. Eles me mandaram um e-mail somente às 19h cancelando o transfer e dozendo que me reembolsariam o valor da reserva. Acabamos conseguindo comprar um bilhete de trem para uma viagem que durou 4,5 horas, mas se fosse de novo oria de trem ou ônibus. Não vale a pena ariscar a contratar uma empresa que cancela o transfer com apenas 13 horas de antecedência, no meu caso já à noite, na véspera de uma partida no início da manhã. Achei um desrespeito. Se não tivesse conseguido a passagem de trem, teria perdido a diária já paga em Cesky Krumlov e a passagem já comprada de lá para Praga. Cheguei a pensar em comprar uma passagem de Viena direto para Praga, desistindo de Cesky Krumlov, mas em cima da hora a passagem estava caríssima e ainda tonha que ver se nosso hotel em Praga poderoa nos receber um dia antes. Foi muito estressante.

    Bom dia!!!
    Então, dps de muito ler.. Não consigo descobrir a melhor forma de ir de Cracovia a Budapeste, trem noturno ou ônibus noturno? Qual o melhor custo benefício? As linhas de ônibus são Polski Bus e FlixBus, já li que Orange Ways nem pensar…. No trem noturno tem que fazer baldeação? Tb não consigo ver o preço do trem, no site da PKP manda me dirigir ao balcão e eu queria resolver com antecedência…
    No ônibus dá pra dormir ou a poltrona nem reclina?
    O que me aconselham?

      Olá, Aline! Viajar de trem à noite é mais inseguro do que de ônibus, por causa da facilidade de roubarem sua mala. Veja horários em https://www.bahn.de/international; existe um trem noturno sem baldeação. O ideal é não viajar de noite nem de ônibus nem de trem; uma noite maldormida tem efeitos no seu organismo e você vai chegar na próxima cidade cedíssimo sem possibilidade de acesso ao seu quarto de hotel até as 14h ou 15h.

    Olá pessoal como vai? Em agosto farei um mochilão pelo leste europeu e como alguns por aqui já têm uma certa experiência, seria arriscado entrar somente com as reservas de hospedagem da primeira e última cidades? Entrarei por Lyon e voltarei por Copenhague.

      Olá, Janaina! Você vai fazer imigração no primeiro aeroporto em que pousar. Na chegada é você e o agente de imigração. Ele tem poder ilimitado e pode te barrar sob qualquer pretexto. A regra manda ter reserva para todas as noites da viagem. Não procure a opinião de gaiatos na internet. A escolha é sua e quem vai arcar com as possíveis conseqüências é você, não quem te mandar aplicar o jeitinho brasileiro.

    Irei para Praga/Bratislava/ Budapeste em outubro. Para comprar passagens de ônibus é fácil, ou preciso de antecedência? Estava pensando em comprar lá mesmo, quando chegasse.
    De Bratislava para Budapeste, será que consigo comprar em Praga?

      Olá, Andrea! Normalmente dá para comprar no local. Mas se você quer escolher horário e assento, e não ficar com o que sobrou, nem correr o risco de ônibus lotados no dia em que você quer viajar, compre com alguns dias de antecedência.

    De Viena para Ljubljana minha sugestão é parar uma noite em Graz, a cidade é bonita e em uma tarde vc consegue ver. Mais de 5 hs de trem é cruel.
    De Viena para Bratislava na época que eu fui, em 2012, tinha uma promoção, o Bratislove, comprei na estação de trem em Viena, além da passagem de ida e volta dava direito ao transporte público em Bratislava.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito