Como aproveitar o ‘inverno’ do Nordeste

Praia do Toque, maio de 2008

As chuvas torrenciais da semana passada no norte da Bahia e em Sergipe lembram o que muita gente nem sabe que existe: a estação das chuvas no Nordeste.

Passado o verão, o tempo fica instável por alguns meses.

No Ceará, no Maranhão e no Piauí o pior das chuvas, no caderninho, vem entre março e maio. O verão volta em cartaz em julho.

Do norte da Bahia ao Rio Grande do Norte, o inverno pode ir até julho ou agosto.

(O sul da Bahia — Porto Seguro pra baixo — tem um clima diferente, com chuvas bem distribuídas ao longo do ano, e pequenos picos entre março/abril e outubro/novembro).

Isso significa que, indo agora para o Nordeste, você não vai conseguir pegar praia? Nada disso.

O que você precisa saber que é provável que chova um pouco todos os dias — ou várias vezes ao dia. Mas também costuma haver aberturas prolongadas de sol.

Dá para perder um ou outro dia de praia? Dá. Mas também dá pra pegar dias inteiros de estio.

Meus pitacos para aproveitar o Nordeste nesta época:

1) Fique direto na praia específica que você quer curtir. Desta maneira você pode aproveitar as aberturas de sol imediatamente.

2) Evite bate-voltas e passeios a praias distantes. Mais chato do que pegar um dia nublado/chuvoso é viajar duas horas até uma praia e não aproveitar. Não é o momento de pegar um carro e entrar em todas as praias entre Recife e Maceió; é o momento de escolher uma pousada ou hotel pé-na-areia e sossegar o facho.

3) Encare como uma viagem de descanso. Para isso essa época é perfeita. O calor é menos pronunciado, o clima leva a ler bons livros, dormir bem. Use o esconde-esconde do sol como uma oportunidade para fazer uma viagem num ritmo diferente das suas últimas incursões nordestinas.

Foto: Praia do Toque, São Miguel dos Milagres (AL), maio de 2008.


Onde pegar praia, mês a mês


Guias de praias: Brasil


Guias de praias: caribe

180 comentários

Oi, Ricardo. Amo viajar e criar meus próprios roteiros, sendo que seu site sempre é o primeiro a ser consultado! Dessa vez estou meio perdida e resolvi te pedir uma ajuda: estarei de férias na primeira quinzena de junho e pretendo ir à praia. Mas estou na maior dúvida qto ao local…sei que não é um mês muito bom pra se viajar pelo litoral brasileiro. Uma das opções seria o nordeste (Noronha? Lençóis? Costa do Sauípe? João Pessoa?…)e outra delas seria o Caribe. O que vc me sugere, levando-se em consideração o clima da época? Agradeço desde já pela atenção. Abços, Lina.

    Olá, Lina! Nesta época, a melhor opção no litoral brasileiro são as praias do Sudeste. No Caribe a temporada de furações engata só a partir de julho, mas a rota não atinge a todas as ilhas. Para saber mais, veja este post: https://www.viajenaviagem.com/2010/06/furacoes-no-caribe-um-balanco/

    Em Caribe A-Z (ali em cima, no menu Américas) informe-se sobre o período mais apropriado para ir a cada ilha, especificamente!

    Oi, Ricardo! Muito obrigada pela dica! Como já conheço bem as praias do Sudeste, como boa mineira que sou, e aproveitando que agora a Gol faz vôos diretos de Brasília pra Aruba e Curaçao (hoje moro em Brasília), estou bastante inclinada a ir pra lá. Daí surge a velha dúvida – e já li seu post sobre o assunto: Aruba ou Curaçao??? Bom, “cada escolha, uma renúncia”, não é??? Mas, aproveitando sua boa vontade e experiência, você saberia me dizer se há operadoras que realizam vôos entre essas duas ilhas??? Quem sabe eu consigo conciliar… 😉
    Abração. Lina.

Oi Ricardo, vou tirar férias em abril e gostaria de ir para o Nordeste. Fico preocupada com a chuva e na dúvida se vale investir em uma viagem para Fernando de Noronha e Recife, ou ir para alguma outra praia na Bahia ou ainda Jericoacoara.
O que você acha? Vale a aposta?

Obrigada!

    Aloha, Tati! O post dá a receita do Comandante para quem quiser se arriscar. Siga as recomendações!

ola!!! Estou fechando minhas ferias em julho (entre os dias 3 e 11) em Maragogi, mas estou com medo das chuvas!!! chove muito nessa epoca??? da pra fazer curso de mergulho mesmo no inverno? Obrigada 🙂

Em Maceió, abril de 2010 praticamente não choveu. As chuvas começaram na 2a. quinzena de maio e em junho foi muita chuva.
Eu nao deixaria de viajar por causa disso, pois é meio imprevisível.

olá…..as minhas ferias estao marcadas para 04/04/11 a 20/04/11….e eu gostaria de viajar para o nordeste ….mas estou com medo das chuvas…tem alguma dica se na primeira semana de abril chove menos…..obgada

A pousada Riacho dos milagres é recomendadíssima!
Quartos excelentes, confortáveis, super limpos e bem novinhos, o Staff é super bem treinado e atencioso. A pousada fica de frente pro mar numa região com bastante piscinas naturais, e conta com uma piscina azul muito bonita e vários ambientes para relaxar. A comida na pousada também é muito boa, especialmente o café-da-manhã, com frutas, suco feito na hora, tapiocas no sabor desejado, enfim, tudo de bom! Eu comentei com os donos da pousada que o site deveria ser reformulado, pois quem fecha com eles não espera uma pousada tão boa…

Oi Riq!!!
Amo suas opiniões, pitacos e conselhos… adoro viajar, muitas ainda estão na cabeça, mas chego lá… Bem, indo ao que interessa.
Estou indo em outubro pra Carneiros. Época boa, sem muita gente ou chuva, praia só pra mim… hehehe…
Indo sozinha, me recomenda algum lugar em especial? Não muito caro… pelo grande número de dias… bjim

    Não tem muuuuitas opções na praia, não, Fabi… A pousada em conta de que eu gostava fechou. A mais em conta hoje deve ser o Sítio da Prainha (que deve ser a mais sossegada, também). Compare com os Bangalôs do Gameleiro e com a Ariquindá.

    https://www.sitiodaprainha.com.br/v2/index.php
    https://www.praiadoscarneiros.com.br/
    https://pousadapraiadoscarneiros.com.br/

    Considere também as pousadas mais em conta da Rota Ecológica, como a Pousada dos Sonhos e a Riacho dos Milagres.

    https://www.pousadadosonhoalagoas.com/
    https://www.riachodosmilagres.com.br/

    Riq,
    esse seu comentario me fez pensar…eu estava super indo pra Pousada do Caju…mas pra ir a praia tranaquilinha do que por luxo e tal e aí surgiu essa Riacho dos Milagres com o preço mais em conta só pra me deixar na dúvida!
    Vi agora que está no 100 praias e também num post das antigas. Ela é super isolada assim…porque fala em praia semideserta…isolamento total…
    Ai que dúvida…

    Todas elas são meio “super isoladas”, porque, com exceção das que estão em Porto da Rua (Côté Sud/Pousada dos Sonhos) não há vilarejo em volta.

    A praia do Riacho é ainda menos povoada.

    E como sei que todas essas pousadas são recomendáveis por vc…a dúvida permanece…

    Elas guardam uma relação correta entre preço e conforto (o Toque acaba cobrando um “premium” maior, pela fama e procura).

Ricardo, recebi dicas suas aqui neste mesmo post e resolvi reler dezenas de artigos do site, inclusive daquele outro (Freire’s) que sempre consulto. Com isso, decidi ir para Maragogi (5d) e Maceió (3d).
Achei ótimo! Estava com medo da chuva, mas o pior – como você diz – em julho (a partir de dia 1) já tinha passado. Nublou alguns dias. Poucas ocasiões de chuviscos. O mar não estava tão belo nos dois primeiros dias, mas a partir do terceiro (com uma estiada mais firme) foi ficando lindo. Ainda estava aquém do verão, claro. Em resumo, a viagem foi ótima porque além da praia estar agradabilíssima, NÃO tinha a MUVUCA do verão (aquele mar de gente) e os preços de tudo estavam muuuito bons. Não trocaria esta data por janeiro (a menos que seja um ano no qual eu esteja com paciência incomensurável). Descobri o paraíso! Muuuito obrigada por todo o serviço que você presta.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito