Amsterdã

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Amsterdã: quando ir

Inclui | Jardim de tulipas Keukenhof

É raro pegar tempo bom prolongado na Holanda. Venha preparado para pegar alguma chuva em qualquer época do ano. Vale muito a pena acompanhar a previsão do tempo para programar os passeios em Amsterdã: as previsões para o dia seguinte e sobretudo para o mesmo dia costumam ser bem acertadas, o que ajuda a aproveitar os momentos de abertura de sol para atividades ao ar livre. Para o jardim de tulipas Keukenhof, clique aqui.

Quando ir | Clima & roupa | Alta x baixa temporada | Tulipas | Julho x Janeiro

Amsterdã: temperatura e chuvas

Com umidade média de 80% ao longo do ano, Amsterdã está sempre sujeita a templo nublado e chuvisqueiros. Chuvas torrenciais, porém, são raras.

Que roupa eu levo?

Leve sempre capa de chuva e um guarda-chuva dobrável. Amacie um calçado impermeável no Brasil, antes de viajar.

Entre outubro e abril, leve um casaco revestido de penas (desses que deixam a gente com cara de bonequinho Michelin). Com esse casaco, você não vai precisar de muitas camadas nem no frio mais intenso.

Entre dezembro e março, use também gorro e luvas. Segunda pele (roupa de baixo térmica) só é indicado para quem sente muito, muito frio. Como todos os ambientes são aquecidos, há o risco de passar muito calor com roupa de baixo térmica. (Mas você sempre pode levar, testar e usar se gostar.)

Inverno

Entre dezembro e fevereiro, a temperatura varia entre 0º e 5ºC. Pode nevar, mas é bastante raro. Os dias são curtos: em janeiro, amanhece perto das 9h e escurece logo depois das 16h. Capriche um pouco mais na hospedagem, você vai querer ficar um pouco mais no hotel. Veja dicas para viajar à Europa no inverno.

Primavera

Março tem mínimas já próximas dos 5ºC, e máximas que podem ultrapassar os 10ºC. Abril é um tiquinho mais quente, e maio já tem mínimas perto dos 10º, e máximas que podem ultrapassar os 15ºC.

Em 2018, o horário de verão entra em vigor domingo 25 de março. Em abril, o sol nasce logo depois das 7h e se põe entre 20h e 21h.

Verão

O verão -- junho, julho e agosto -- não chega a ser quente no sentido brasileiro da palavra. As temperaturas mínimas ocorrem em torno dos 15ºC, e as máximas, em torno dos 20ºC. Excepcionalmente, ondas de calor podem trazer temperaturas máximas até 25ºC ou, excepcionalissimamente, 30ºC -- mas são eventos bem raros. É mais comum sofrer com friacas de 15ºC em pleno verão (basta aparecer uma frente fria).

Justamente por não ser exageradamente quente, o verão não tem contra-indicações na Holanda. De fato, o verão é a época mais gostosa para ir a Amsterdã (aliás toda a Holanda e o norte da Europa). Os holandeses estão no melhor humor e tudo é feito na rua; quaisquer 17ºC já dão motivo para short, minissaia e camiseta. Os dias são longuíssimos: em julho, amanhece entre 5h e 6h e anoitece entre 21h e 22h.

Quando ir a Amsterdã: Gay Pride Parade

Um evento que deixa Amsterdã ainda mais divertida no verão é a Gay Pride Parade, que é fluvial. Em 2018, acontece no sábado 4 de agosto (tem festa a semana inteira).

Outono

Em setembro você ainda pode pegar calorzinho de verão em Amsterdã (mas as frentes frias são ainda mais comuns). Outubro já registra mínimas abaixo de 10ºC, e novembro, mínimas em torno dos 5ºC. Para quem vive no Brasil, outubro e novembro já podem ser considerados invernão.

O horário de verão termina sempre no fim de outubro (em 2017, dia 29 de outubro; em 2018, dia 28 de outubro). Em novembro de qualquer ano, amanhece entre 7h e 8h e escurece perto das 17h.

Quando | Clima & roupa | Alta x baixa temporada | Tulipas | Julho x Janeiro

Amsterdã: alta e baixa temporada

Em termos de preço de hospedagem, a época menos cara para ir a Amsterdã é o inverno (dezembro a fevereiro).

Já a época mais cara ocorre nas meias-estações: primavera (meados de abril, maio, junho) e outono (setembro, outubro, meados de novembro).

Há dois períodos em que as diárias de hotel vão à estratosfera em Amsterdã:

  • No entorno da Páscoa, quando há férias escolares na Holanda e países vizinhos (em 2018, a sexta-feira santa cai dia 30 de março)
  • No Dia do Rei, dia 27 de abril, quando o país pára para comemorar o aniversário de Willem-Alexander (em 2018, o Dia do Rei cai numa sexta-feira).

Quando | Clima & roupa | Alta x baixa temporada | Tulipas | Julho x Janeiro

Keukenhof (jardim de tulipas)

Quando ir a Amsterdã: temporada de tulipas

A época mais desejada por muitos brasileiros para ir a Amsterdã é durante o funcionamento do parque de tulipas Keukenhof, nos arredores da capital.

Se você está programando sua viagem em função do Keukenhof, leve em conta que nos arredores da Páscoa (última semana de março) e do dia do Rei (semana de 23 de abril) os preços de hospedagem em Amsterdã serão os mais altos do ano.

Leia sobre como visitar o Keukenhof (como chegar e comprar ingresso) e também veja como é possível ir direto do aeroporto para o parque.

Quando | Clima & roupa | Alta x baixa temporada | Tulipas | Julho x Janeiro

Só posso nas férias: janeiro ou julho?

No inverno, os dias curtos, o frio, e a chuva característica da cidade atrapalham a melhor atividade a se fazer em Amsterdã, que é caminhar pelos canais, de atração em atração. A vantagem de visitar Amsterdã em janeiro é aproveitar preços um pouco mais baixos de hospedagem.

Julho é melhor do que janeiro para visitar Amsterdã. Desfrute do calorzinho de verão nos cafés e restaurantes com mesas na calçada, ande de bicicleta, faça passeios de barco. A agenda cultural da cidade vai estar mais animada, e os preços dos hotéis, apesar de mais caros, não serão os mais altos do ano.

Quando | Clima & roupa | Alta x baixa temporada | Tulipas | Julho x Janeiro

19 comentários

Catarina
CatarinaPermalinkResponder

Estou pensando em ir nos dias aí é cair ao feriado da Libertação 04 e 05 maio. Será que o movimento na cidade (shows de dia inteiro no domingo e começando 20h30 sábado podem atrapalhar as programações / passeios tradicionais?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Catarina! Não.

Cristiane
CristianePermalinkResponder

Pode atrapalhar sim! Infelizmente eu só descobri isso na prática... estivemos lá em maio deste ano e várias atrações fechavam bem antes do horário "normal" (ex.: Heineckein Experience), outras nem abriram nestes dias. Se puder evitar estes dias, penso que seria mais proveitoso. Por outro lado, é muito interessante estar por lá para acompanhar as homenagens que eles fazem e ver o respeito que eles demonstram por este dia. É admirável.

Dani
DaniPermalinkResponder

Querida Boia,

Esse ano vou realizar um sonho dos meus pais: leva-los para assistir o show do Andre Rieu em Maastricht, na Holanda, em julho. Para isso comprei a passagem tipo multiplas cidades: vamos chegar por Londres, passaremos 6 noites, depois seguiremos para Maastricht onde passaremos 2 noites e por fim chegaremos em Amsterdã onde passaremos 4 noites. Minha dúvida é a seguinte: como ir de Londres a Maastricht de trem? Estive pesquisando e vi que a maneira mais rápida de chegar é indo por Bruxelas, porém o trem que sai de St. Pancres Londres chegará em Bruxelas na estação Midi. E o trem para Maastricht partirá da estação Nord. Como faço para fazer essa troca de estação? É possível ir de metrô? A estação é acessível (tem escadas rolantes?) Como faço para comprar um passe de metrô? E melhor ir de uber? Qual o intervalo minimo necessario que devo considerar entre a chegada de um trem em Midi e a partida de na Nord?
Agradeço antecipadamente a atenção.
Abraços.

Dani

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Dani! Todas as passagens com origem ou destino Bruxelas incluem traslado de trem local entre as três estações da cidade. É só pegar o próximo trem local em Bruxelles Midi para Bruxelles Nord (é a mesma linha que passa em Bruxelles Central).

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/2016/05/trem-entre-holanda-e-belgica-dicas

Helga
HelgaPermalinkResponder

Oi!
Vou viajar com minha irmã em 2019 e é para A Holanda que queremos ir. Amsterdam é nossa meta mas como temos 15 dias dá pra montar um roteiro incluindo outros lugares.
Nos ajude...
Qual a melhor época do ano em termos de custo/ benefício?
Somos duas senhoras ? e não é pra ficar hostel mas hotel jeitosinho, barato e de boa localização deve ser possível, não é?
Sabe aquelas férias merecidas e desejadas?
Eu & minha irmã.

Fernando Andrade

Olá, Ricardo.

Agradeço muito suas informações, vão ajudar bastante em minha próxima viagem à Holanda.

No entanto, tenho encontrado dificuldade em uma dica, a bota impermeável. Acho essencial para os Países Baixos, parece que chuva lá acontece há qualquer hora.

Em uma viagem há algum tempo para Londres comprei um tênis impermeável da Timberland, foi uma decepção. Além de ficar encharcada, a sola molhada é escorregadia e o tênis é extremamente desconfortável.

Bom, lá vai a pergunta: você tem alguma indicação de um bom tênis impermeável? Se não tênis, uma bota que permita caminhadas de mais de 8 horas por dia durante 30 dias? É o tempo que ficarei na Holanda em maio/junho deste ano smile.

Agradeço muito sua ajuda!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernando! A Decathlon tem uma seção de botas de montanhismo, compre lá que é quente.

Guilherme
GuilhermePermalinkResponder

Quantos dias são necessários em Amsterdã? Qual(is) cidade(s) próxima(s) vale(m) a pena conhecer?

Sueli Schmidt
Sueli SchmidtPermalinkResponder

Estava programada para ir a Holanda este mês de abril por conta do coronavírus atrapalhou toda a viagem . Gostaria de ir em setembro é uma época boa? Vou vê as tulipas? É frio?obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sueli! É uma época ótima, mas não haverá tulipas.

Patricia Maisonnette

Olá, Bóia!!
Eu, meu marido e filho de 15 anos estávamos com viagem marcada p Amsterdã e Bruxelas no mês de abril. Meu filho tem asma e o coronavirus está nos assustando... resolvemos adiar a viagem para julho. Já tínhamos adquirido entradas para o Parque das tulipas e a casa de Anne Frank. Será q conseguirei remarcar essas atrações? Obrigada bjsss adoro o blog...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patricia! Caso venham a ser decretadas medidas restritivas vai ficar mais fácil conseguir os reembolsos sem custo.

karla ramos melo oliveira

Ola Boia
Infelizmente viajariamos para Belgica e Holanda em junho , mas devido ao coronavirus teremos que remarcar para as proximas ferias , fevereiro de 2021, epoca do carnaval no Brasil. Os passeios de barco , museus e trens funcionam normalmente nesse periodo ? Deixaremos de ter algo muito bom que não funcione no inverno? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Karla! Apenas o passeio do Kinderdijk não estará funcionando. O resto estará positivo operante!

Filomena
FilomenaPermalinkResponder

Boa tarde!
Vocês podem me dizer se Amsterdã está recebendo brasileiros? Gostaria de ir entre os dias 16 e 25 de janeiro de 2021.
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Filomena! A Europa segue fechada para passaporte brasileiro.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Atenção: Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 23 de novembro.
Cancelar