Amsterdã

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Amsterdã: quando ir

Inclui | Jardim de tulipas Keukenhof

É raro pegar tempo bom prolongado na Holanda. Venha preparado para pegar alguma chuva em qualquer época do ano. Vale muito a pena acompanhar a previsão do tempo para programar os passeios: as previsões para o dia seguinte e sobretudo para o mesmo dia costumam ser bem acertadas, o que ajuda a aproveitar os momentos de abertura de sol para atividades ao ar livre. Para o jardim de tulipas Keukenhof, clique aqui.

Quando | Clima & roupa | Alta x baixa temporada | Tulipas | Julho x Janeiro

Calendário de preço de passagem aérea: Amsterdã (fonte: Viajanet)

Amsterdã: temperatura e chuvas

Com umidade média de 80% ao longo do ano, Amsterdã está sempre sujeita a templo nublado e chuvisqueiros. Chuvas torrenciais, porém, são raras.

Que roupa eu levo?

Leve sempre capa de chuva e um guarda-chuva dobrável. Amacie um calçado impermeável no Brasil, antes de viajar.

Entre outubro e abril, leve um casaco revestido de penas (desses que deixam a gente com cara de bonequinho Michelin). Com esse casaco, você não vai precisar de muitas camadas nem no frio mais intenso.

Entre dezembro e março, use também gorro e luvas. Segunda pele (roupa de baixo térmica) só é indicado para quem sente muito, muito frio. Como todos os ambientes são aquecidos, há o risco de passar muito calor com roupa de baixo térmica. (Mas você sempre pode levar, testar e usar se gostar.)

Inverno

Entre dezembro e fevereiro, a temperatura varia entre 0º e 5ºC. Pode nevar, mas é bastante raro. Os dias são curtos: em janeiro, amanhece perto das 9h e escurece logo depois das 16h. Capriche um pouco mais na hospedagem, você vai querer ficar um pouco mais no hotel. Veja dicas para viajar à Europa no inverno.

Primavera

Março tem mínimas já próximas dos 5ºC, e máximas que podem ultrapassar os 10ºC. Abril é um tiquinho mais quente, e maio já tem mínimas perto dos 10º, e máximas que podem ultrapassar os 15ºC.

Em 2018, o horário de verão entra em vigor domingo 25 de março. Em abril, o sol nasce logo depois das 7h e se põe entre 20h e 21h.

Verão

O verão -- junho, julho e agosto -- não chega a ser quente no sentido brasileiro da palavra. As temperaturas mínimas ocorrem em torno dos 15ºC, e as máximas, em torno dos 20ºC. Excepcionalmente, ondas de calor podem trazer temperaturas máximas até 25ºC ou, excepcionalissimamente, 30ºC -- mas são eventos bem raros. É mais comum sofrer com friacas de 15ºC em pleno verão (basta aparecer uma frente fria).

Justamente por não ser exageradamente quente, o verão não tem contra-indicações na Holanda. De fato, o verão é a época mais gostosa para visitar a Holanda e todo o norte da Europa. Os holandeses estão no melhor humor e tudo é feito na rua; quaisquer 17ºC já dão motivo para short, minissaia e camiseta. Os dias são longuíssimos: em julho, amanhece entre 5h e 6h e anoitece entre 21h e 22h.

Quando ir a Amsterdã: Gay Pride Parade

Um evento que deixa Amsterdã ainda mais divertida no verão é a Gay Pride Parade, que é fluvial. Em 2018, acontece no sábado 4 de agosto (tem festa a semana inteira).

Outono

Em setembro você ainda pode pegar calorzinho de verão (mas as frentes frias são ainda mais comuns). Outubro já registra mínimas abaixo de 10ºC, e novembro, mínimas em torno dos 5ºC. Para quem vive no Brasil, outubro e novembro já podem ser considerados invernão.

O horário de verão termina sempre no fim de outubro (em 2017, dia 29 de outubro; em 2018, dia 28 de outubro). Em novembro de qualquer ano, amanhece entre 7h e 8h e escurece perto das 17h.

Quando | Clima & roupa | Alta x baixa temporada | Tulipas | Julho x Janeiro

Amsterdã: alta e baixa temporada

Em termos de preço de hospedagem, a época menos cara é o inverno (dezembro a fevereiro).

Já a época mais cara ocorre nas meias-estações: primavera (meados de abril, maio, junho) e outono (setembro, outubro, meados de novembro).

Há dois períodos em que as diárias de hotel vão à estratosfera em Amsterdã:

  • No entorno da Páscoa, quando há férias escolares na Holanda e países vizinhos (em 2018, a sexta-feira santa cai dia 30 de março)
  • No Dia do Rei, dia 27 de abril, quando o país pára para comemorar o aniversário de Willem-Alexander (em 2018, o Dia do Rei cai numa sexta-feira).

Quando | Clima & roupa | Alta x baixa temporada | Tulipas | Julho x Janeiro

Keukenhof (jardim de tulipas)

Quando ir a Amsterdã: temporada de tulipas

A época mais desejada por muitos brasileiros para viajar a Amsterdã é durante o funcionamento do parque de tulipas Keukenhof, nos arredores da capital.

Em 2018, o parque abre entre 22 de março e 13 de maio. Se você está programando sua viagem em função do Keukenhof, leve em conta que nos arredores da Páscoa (última semana de março) e do dia do Rei (semana de 23 de abril) os preços de hospedagem em Amsterdã serão os mais altos do ano.

Leia sobre o Keukenhof (como chegar e comprar ingresso) aqui, e também veja como é possível ir direto do aeroporto para Keukehnhof aqui.

Quando | Clima & roupa | Alta x baixa temporada | Tulipas | Julho x Janeiro

Só posso nas férias: janeiro ou julho?

No inverno, os dias curtos, o frio, e a chuva característica da cidade atrapalham a melhor atividade a se fazer em Amsterdã, que é caminhar pelos canais, de atração em atração. A vantagem de visitar Amsterdã em janeiro é aproveitar preços um pouco mais baixos de hospedagem.

Julho é melhor do que janeiro para visitar Amsterdã. Desfrute do calorzinho de verão nos cafés e restaurantes com mesas na calçada, ande de bicicleta, faça passeios de barco. A agenda cultural da cidade vai estar mais animada, e os preços dos hotéis, apesar de mais caros, não serão os mais altos do ano.

Quando | Clima & roupa | Alta x baixa temporada | Tulipas | Julho x Janeiro

Nenhum comentário, deixe o primeiro!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar