Arraial d'Ajuda

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

A oferta de hospedagem no Arraial d'Ajuda é bem diversificada: vai de resort a pousadas econômicas, passando por hotéis de charme. Veja nossas dicas selecionadas de onde ficar no Arraial d'Ajuda:

A Bóia recomenda: onde ficar no Arraial d'Ajuda

Clique nos nomes em azul para ver os detalhes

Charme & aconchego
Villa 2 Santos (Centro)
Legian Villa (fora do Centro, perto da praia)

Charme & vista
Beijo do Vento (Alto do Mucugê)
Casarão Alto Mucugê (Alto do Mucugê)
Maitei (Rua do Mucugê, cara)

Custo x benefício
Coqueiros (perto da Rua do Mucugê)
Erva Doce (Rua do Mucugê, no fervo)
Mar Aberto (Rua do Mucugê, econômica)

Pé na areia
Arraial d'Ajuda Eco Resort (meia-pensão, Apaga-Fogo)
Sítio São Francisco (Araçaípe)
Kûara (Mucugê, cara)

Conforto & distanciamento social:
Casas de temporada (a maioria, perto da praia)

Voltar | Topo

Hospedagem no Arraial d'Ajuda: o que esperar

Hotel Kûara, Arraial d'Ajuda

Hotel Kûara

O Arraial d'Ajuda é um destino completo no quesito acomodações. Tem de resort a pousadinha baratinha, passando por uma grande oferta de casas de temporada. O destaque vai para o bom elenco de pousadas charmosas a diárias relativamente em conta. Na baixa temporada, a concorrência faz aparecerem pechinchas até mesmo nas pousadas bacanas à beira-mar.

A principal decisão a tomar é: ficar no Centro ou numa praia? Em termos logísticos, hospedar-se no Centro é melhor -- o transporte durante o dia para as praias é farto e barato. Quanto mais perto da rua do Mucugê, porém, mais exposto você estará ao barulho de eventuais festas noturnas. Mas se você quer férias 100% praianas, então escolha sua pousada na praia.

No centro ou na praia, a maioria das pousadas inclui na diária um café da tarde, com bolo e biscoitos.

Já as casas de temporada se situam, em sua maioria, a poucas quadras do mar.

Voltar | Topo

Pousadas no Centro

Beijo do Vento (Alto do Mucugê)

Pousada Beijo do Vento, Arraial d'Ajuda

Pousada Beijo do Vento

No alto da falésia sobre a praia do Mucugê, a Beijo do Vento sintetiza as melhores qualidades do Arraial d'Ajuda: tem uma relação custo x benefício x charme imbatível. O apartamento com jacuzzi no terracinho é sob medida para lua de mel. O único inconveniente é precisar encarar uma ladeira ao voltar da praia ou da noite. Nota 9,1 no Booking (junho/2020).

Casarão Alto Mucugê (Alto do Mucugê)

Pousada Casarão Alto Mucugê, Arraial d'Ajuda

Pousada Casarão Alto Mucugê

Vizinha da Beijo do Vento, um pouco mais acima na rua, a Casarão Alto Mucugê tem padrão de revista de decoração: um gramado amplo e bem-cuidado, piscina elegante, apartamentos e bangalôs decorados com muito estilo. Nota 8,9 no Booking (junho/2020).

Villa 2 Santos (Centro, longe da Rua do Mucugê)

Pousada Villa 2 Santos, Arraial d'Ajuda

Pousada Villa 2 Santos

Escondida num condomínio fechado no centrinho, a Villa 2 Santos é uma pequena pousada aberta por um inglês e um francês com experiência em grande hotelaria (trabalharam no Hôtel Costes em Paris). São apenas 4 apartamentos e um chalé em torno de uma piscina charmosa. O café da manhã, servido em etapas, é divino. Nota 9,8 no Booking (junho/2020).

Coqueiros (Centro, perto da Rua do Mucugê)

Pousada Coqueiros, Arraial d'Ajuda

Pousada Coqueiros

No centrinho, mas fora do fervo da rua do Mucugê. Confortável e bem mantida, sem ser cara. Piscina boa, algumas vagas de estacionamento privativas. Por todas essas qualidades, a Pousada Coqueiros se mantém há 20 anos como uma das minhas preferidas no Arraial. O restaurante da pousada funciona à noite, com cardápio (reduzido) do Mulato's. Nota 8,9 no Booking (junho/2020).

Água de Coco (Centro, perto da Rua do Mucugê)

Aberta em 2016, a Água de Coco é uma das pousadas mais novas do centro. Os quartos são branquinhos, há gazebos na piscina e móveis de design no bar. Quadros de inspiração zen decoram a maioria dos ambientes. Há um espaço para ioga e meditação. O café da manhã é composto por alimentos orgânicos, com boa oferta para quem tem intolerância a glúten ou lactose. A rua do Mucugê está a duas quadras. Nota 9,3 no Booking (junho/2020).

Hotel Maitei (Rua do Mucugê, fora do fervo)

Hotel Maitei, Arraial d'Ajuda

Hotel Maitei

Num trecho sossegado da rua do Mucugê entre a zona do footing e a descida para a praia, com linda vista para as praias dos Pescadores e do Araçaípe, o Hotel Maitei é o mais sofisticado do centro do Arraial. Tem apartamentos superconfortáveis, duas piscinas (uma no terraço) e um espírito chic-despojado que remete a Búzios. Nota 9,5 no Booking (junho/2020).

Paraíso do Morro (Rua do Mucugê, fora do fervo)

Onde ficar no Arraial d'Ajuda: Pousada Paraíso do Morro

Pousada Paraíso do Morro

Célebre por ter sido cenário da novela das 7 "Paraíso Tropical", de 2009, o hotel Paraíso do Morro tem a mesma localização do Maitei, com diárias bem mais palatáveis. Provavelmente isso mude: o hotel estará fechado até 15 de dezembro para grandes reformas, e o resultado mais provável é um upgrade de categoria e preço. Nota 9,2 no Booking (junho/2020)

Baixu Village (Rua do Mucugê, fora do fervo)

Além de suítes convencionais, o Baixu Village dispõe de apartamentos de 1 ou 2 quartos com cozinha completa, incluindo utensílios. Está na rua do Mucugê, fora do fervo, perto da descida para a praia. A piscina e a maioria das unidades têm vista para o mar. Nota 8,7 no Booking (junho/2020).

Mar Aberto (Rua do Mucugê, fora do fervo)

Onde ficar no Arraial d'Ajuda: Pousada Mar Aberto

Pousada Mar Aberto

Se você procura economia com ótima localização, e não precisa de muito espaço no quarto, a Mar Aberto é uma ótima opção. O layout é típico das pousadinhas anos 90, com os quartos pequeninos enfileirados nos fundos da sede, cada um com sua rede na varanda, de frente para o jardim. Fica no melhor ponto da rua do Mucugê: suficientemente longe do barulho, e a dois passos do início da descida para a praia. Recentemente adicionou uma piscina. Nota 8,7 no Booking (junho/2020).

Cheiro Verde (Rua do Mucugê, perto do fervo)

Onde ficar no Arraial d'Ajuda: Pousada Cheiro Verde

Pousada Cheiro Verde

Uma das pousadas mais tradicionais do Arraial, a Cheiro Verde não entrega a idade: há alguns anos ganhou uma super-reforma que lhe deu padrão de hotel, sem perder o astral de pousada. É uma boa opção para quem procura quartos triplos ou quádruplos no centrinho. Tem uma piscina rodeada por verde nos fundos. Nota 8,9 no Booking (junho/2020).

Erva Doce (Rua do Mucugê, no fervo)

Onde ficar no Arraial d'Ajuda: Pousada Erva Doce

Pousada Erva Doce

Outra das pousadas-símbolo do Arraial d'Ajuda, a Erva Doce há alguns anos converteu o espaço entre a rua e a pousada numa praça de restaurantes. Mas quando você entra pela porta, volta 20 anos no tempo: a pousada conserva o estilo original do Arraial (e de Trancoso), com árvores frondosas, muita vegetação e os chalés distribuídos em torno da piscina. Está no coração do footing da rua do Mucugê. Nota 9,2 no Booking (junho/2020).

Manacá Pousada Parque (fora do Centro)

Ligeiramente fora do Centro, a Manacá é uma instituição do Arraial d'Ajuda. Seu fundador (já falecido) foi um dos mentores da urbanização charmosa do centrinho como antídoto à massificação de Porto Seguro. Os quartos aconchegantes, o jardim bem-cuidado e a piscina de borda infinita com vista para o rio Buranhém e a praia do Araçaípe compensam a caminhada de 10 minutos até a rua do Mucugê. Para ver a localização no mapa, clique no botão (-) para aumentar o quadro. Nota 9 no Booking (junho/2020).

Voltar | Topo

Hospedagem nas praias

Arraial d'Ajuda Eco Resort (Apaga-Fogo)

Onde ficar no Arraial d'Ajuda: Arraial d'Ajuda Eco Resort

Arraial d'Ajuda Eco Resort

Costumo definir o Arraial d’Ajuda Eco Resort como 'um resort para quem não gosta de resort'. Quero dizer: quem gosta de resort vai encontrar tudo aqui -- meia-pensão, piscina grande, equipe de recreação, kid's club, parquinho, spa, quadra de tênis. Mas quem não gosta pode muito bem fazer de conta que está num hotel convencional: caminha-se pouco entre o apartamento, a piscina e a praia.

Os quartos das categorias "superior" e "vista mar" têm decoração de pousada de charme (mas os 'standard' e 'vista rio' são bem comuns). O jardim se estende do rio Buranhém até a praia e é cenografado com gazebos e esculturas de orixás feitas por Tati Moreno (da mesma série que enfeita o Dique do Tororó em Salvador).

O Arraial d'Ajuda Eco Resort fica em frente à chegada da balsa, mas seus hóspedes usam um barco exclusivo para fazer a travessia. O resort também oferece uma van própria para o centrinho do Arraial, com saídas em horários determinados. Aproveitar a noite na vila não significa abrir mão da meia-pensão: os hóspedes podem escolher entre usar o plano no almoço ou no jantar.

Para quem vai com criança, o grande diferencial é o acesso ao parque aquático Arraial d'Ajuda Eco Parque incluído na diária (verifique o calendário de abertura). Nota 9,2 no Booking (junho/2020).

→ Consulte tarifas do Arraial d'Ajuda Eco Resort com valores exclusios para cadastrados no Zarpo

Pousada Sítio São Francisco (Araçaípe)

Pousada Sítio São Francisco

Pousada Sítio São Francisco

À beira-mar na praia do Araçaípe, a pousada Sítio São Francisco tem chalés decorados com capricho (piso de mosaico, bons quadros e fotografias) e uma piscina cheia de bossa no gramado. Você pode pegar praia na pousada ou escapar para os bares de praia da vizinhança: Coqueirão ou Sting. Nota 8,7 no Booking (junho/2020).

Pousada Rigatoni (Araçaípe)

Onde ficar no Arraial d'Ajuda: Pousada Rigatoni

Pousada Rigatoni

As acomodações da Pousada Rigatoni consistem bangalozinhos avulsos espalhados pelo jardim um sobrado com apartamentos entre a piscina e a praia. O estilo clean predomina na decoração, quebrado por algum detalhe colorido (pinturas na parede, almofadas, mantas). A estrutura de praia é aberta ao público, com bar e restaurante (italiano!). Nota 9 no Booking (junho/2020).

Legian Villa (Araçaípe)

Onde ficar no Arraial d'Ajuda: Legian Villa Hotel

Legian Villa Hotel

A Legian Villa fica a três quadras da praia, mas é mais estilosa do que qualquer pousada à beira-mar do Araçaípe. Bangalôs de inspiração balinesa guardam quartos aconchegantes, com grande presença de madeira. Os ambientes sociais são sofisticados. O formato da piscina, que combina uma raia com uma área mais larga, permite nadar a sério ou brincar. Nota 8,8 no Booking (junho/2020).

Hotel Mar Paraíso (Mucugê)

Onde ficar no Arraial d'Ajuda: Hotel Mar Paraíso

Mar Paraíso

Pé na areia, bem no fervo do Mucugê, o Mar Paraíso é um condomínio de apartamentos tipo time-sharing que também funciona como hotel. Os apartamentos são equipados com cozinha completa e mesa de refeições. O ambiente é de resort, com bastante muvuca em torno da piscina. Para subir ao centro você vai precisar enfrentar a ladeira ou chamar um táxi (R$ 20). Nota 8,3 no Booking (junho/2020).

Hotel Kûara (Mucugê)

Hotel Kûara

Hotel Kûara

O mais novo hotel à beira-mar do Arraial d'Ajuda (abriu em 2018), o Kûara foi construído no local onde funcionava a antiga Mucugê Village. Do que havia anteriormente, só restou o riozinho Charmoso, que continua cortando o terreno. O terreno foi ocupado de maneira intensiva, mas com sensatez. Os blocos de apartamentos ficam nos fundos, em dois níveis, de modo a oferecer vistas para o mar em todas as unidades. Os quartos são amplos e têm móveis de qualidade, mas falta leveza praiana. A faixa de praia, porém, abriga um belo beach lounge exclusivo para hóspedes. A piscina (bem grandinha, com vários ambientes) fica imediatamente atrás, ao lado do restaurante da noite. Uma pontezinha sobre o riacho une a área de praia e piscina à sede, onde fica o restaurante do café da manhã. Há um spa L'Occitane e quadras de tênis. Para ir à vila, chame um táxi (R$ 20). Nota 9,4 no Booking (junho/2020).

Hotel Pousada Pitinga (Parracho)

Hotel Pitinga

Hotel Pousada Pitinga

Primeiro hotel de charme do Arraial d'Ajuda, o clássico Hotel Pousada Pitinga é um dos fundadores da associação Roteiros de Chame. Seus bangalôs tinham originalmente o formato de chalés de montanha suíços, mas foram repaginados para ganhar varandas com vista para o mar ou o belo jardim com coqueiros e plantas exóticas. A piscina, redonda, fica incrustada num deck elevado. Há três lugares para tomar sol: na areia, no deck frontal ou num deck recuado, mais alto. O restaurante da pousada, Cauim, funciona para almoço e jantar e tem uma varanda debruçada na praia. A praia da Pitinga está a 8 minutos de caminhada para a direita. O táxi à vila custa R$ 20. Nota 8,6 no Booking (junho/2020).

Pousada Privillage (Parracho)

Onde ficar no Arraial d'Ajuda: Pousada Privillage

Pousada Privillage

Situada num amplo terreno que continua do outro lado da estradinha, a Pousada Privillage tem apartamentos aconchegantes distribuídos por um jardim de densa vegetação. O deck da piscina dá para a praia e tem uma área sombreada pela copa de uma amendoeira. O restaurante funciona também para o jantar e é bastante elogiado. Fica num ponto mega sossegado da praia do Parracho, a três minutinhos a pé da praia da Pitinga. O táxi ao centro sai R$ 20. Nota 9,1 no Booking (junho/2020).

Voltar | Topo

Casas de temporada no Arraial d'Ajuda

O Arraial d'Ajuda é um excelente lugar para alugar uma casa perto da praia no Sul da Bahia. Há muitíssimas casas ao longo de todo o Caminho da Balsa (entre a balsa de Porto Seguro e o centrinho da vila), muitas delas pertencendo a condomínios fechados com segurança e serviço de manutenção.

É possível encontrar, verificar disponibilidade, saber preços e alugar essas casas sem burocracia na página de casas de temporada em Trancoso no Booking.

Verifique no mapa a localização das casas com relação à praia e o centro. Depois de efetuar sua reserva, você terá um canal direto com o anfitrião, que vai repassar contatos de diaristas e babás, se você quiser.

Arraial d'Ajuda tem um ótimo supermercado (o Cambuí), além de mercadinhos, padarias e farmácias.

Voltar | Topo

Nenhum comentário, deixe o primeiro!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar