passeio atacama geiser del tatio

Guia do Atacama

Atacama: madrugando para ver os geysers de Tatio

Geysers de Tatio

Este é o passeio que te mandam deixar para o último dia da sua viagem ao Atacama. Você vai sair de San Pedro, a 2.400 metros acima do nível do mar, para chegar a 4.300 no campo geotérmico de Tatio (mais um substantivo composto para o seu vocabulário.

Depois desse tour, “campo geotérmico” vai virar algo tão corriqueiro como “jardim botânico”), então é bom que seu organismo esteja mais habituado à altitude

Para evitar o mal-estar de altitude (soroche), recomendam não tomar álcool nem comer carne vermelha na véspera. Mas o mais duro é precisar madrugar: é no amanhecer que o vapor é mais intenso e ocorrem os jatos d’água fervendo.

E de San Pedro até o campo geotérmico dá uma hora de viagem.

As vans partem para os gêiseres às 4:00 da matina. É preciso chegar lá antes do sol nascer.

Chegando...

Amanhecendo nos Geysers de Tatio

De longe a gente não dá nada pelo bicho. Mas chegando perto…

Geysers de Tatio

Pípols, essa é a fonte luminosa da natureza!

O espetáculo não dura muito. Os geysers funcionam 24 horas por dia, mas o vaporzão e os jatos d’água só são cinematográficos enquanto há um contraste marcante entre a temperatura da água (nesta altitude, entra em ebulição aos 80°C) e a temperatura ambiente (neste nosso dia, -2°C)

passeio atacama geiser del tatio

Alegria dos fotógrafos de plantão

Assim que o sol aparece a temperatura ambiente começa a subir, e o bafo matinal da mãe Terra vai amainando.

Dia nascendo nos Geysers de Tatio

Hora do café, então…

Para ver fotos boas de verdade, visite este post da Silvia de Oliveira no Matraqueando, ilustrado pelos cliques do Raul Mattar.

• Esse é um dos passeios mais curiosos do Atacama
  • É recomendável deixá-lo para o último dia, assim seu corpo consegue se aclimatar melhor
  • Não subestime as temperaturas baixas, vá bem agasalhado
  • No dia anterior pegue leve no álcool, na alimentação pesada e durma cedo
  • Prove o pastelzinho de queijo de cabra que geralmente é vendido na volta do passeio
  • Na mochila, leve protetor solar, hidratante labial, boné ou chapéu, tênis ou bota de trekking e mantenha-se hidratado

Passeio a convite do hotel Tierra Atacama.

Eu amei os Geysers! É mais uma passeio daqueles imperdíveis. Agora eu senti um cheiro forte, mas nada que incomodasse.

Demais, Riq! Eu fui ao Chile e à Bolívia, pertinho daí, mas não deu pra visitar… Quero muito ir um dia.
Eu estive em Cuzco e La Paz e não senti o soroche, mas é melhor tomar os cuidados.
Abs e mande novas notícias!

Riq, vim em um outro post seu um comentário sobre Uyuni na Bolívia. Já é possível dar uma esticada até lá com um mínimo de conforto ou o esquema ainda é de mochileiro heavy metal?

Acredito que as condições sejam backpacker hardcore, mas isso é só de ouvir falar.

Na minha próxima incursão quero usar um desses passeios apenas como traslado, e só num sentido.

Há agências em San Pedro do Atacama que vendem passeios de um dia para o Salar de Uyuni, de van. Mas não fiz esse passeio nem me informei mais. Creio que o hotel onde você se hospedar em SPA pode dar alguma dica.

Bate-volta acho que não rola não, Arthur. Pelo que eu vi tem sempre pernoite…

Ric.
Quando lá estive(há 6 anos), não havia banheiros. Sempre tinha uma pedra ocupada. Tive que andar muito e olhando para o chão,até achar uma desocupada. Foi uma comédia. Gelava tudo.

Riq, minhas dúvidas são: melhor época pra ir, a ordem “ideal” dos passeios, já que vc disse que esse deveria ficar por último, e o custo total dessa “brincadeira” deslumbrante.

Obs; só posso tirar “férias” no período do carnaval e no máximo 10 dias. Será que dá?
Bjs

Elaine

10 dias pra Santiago + Atacama tá óóóóóótimo. Eu fiquei três dias apenas, o que só não é pecado mortal porque eu tenho uma boa desculpa para voltar (quero fazer a integração Salta + Atacama + Uyuni).

Publiquei os passeios na ordem em que fiz. Dos importantões, faltaram o passeio às lagoas altiplanas e ao Salar de Tara, dois passeios de dia inteiro. Não encane muito com a ordem não — apenas deixe os geysers para quando o seu organismo já estiver acostumado com altitude.

Um dos lugares mais impressionantes que já fui. O Tatio vale todo o sacrificio de levantar as 4 da matina com -8

Acho que nunca vi uma foto feia desta região…

madrugar + frio + altitude valeu super a pena!
fiquei curiosa sobre o cheiro… conta!

Boa pergunta, eu ia dizer isso em outro lugar e esqueci. Não senti cheiro forte não. A rua em São Paulo é bem mais fedorenta do que o Taito :mrgreen:

Olá Riq, gostaria das dicas do Hotel em Santiago. Estou para confirmar no Hotel Orly, mas depois dos seus comentários, vou esperar mais um pouco.

Ricardo, em junho é possível visitar o Atacama, ou estará um frio insuportável?
Abraço

Estará suuuperfrio à noite e ao amanhecer, mas de dia você poderá pegar 30 graus.

Paulo, em meados de junho do ano passado peguei -20° nos Geisers del Tatio. Na cidade de San Pedro estava por volta de 3 graus. Bem feio.