Bonito

Guia de Bonito

Bonito

Bonito parece até nome-fantasia — como se tivessem batizado o lugar por causa da belezura dos seus rios cristalinos, povoados por peixes coloridos. Trata-se de uma coincidência: o povoado se formou dentro das terras da Fazenda Rincão Bonito, fundada em 1869, mais de um século antes de inventarem o termo ecoturismo.

O fato de Bonito ser bonito, porém, explica apenas parte do seu sucesso. O diferencial de Bonito está em outros adjetivos — como ‘organizado‘, ‘responsável‘ e ‘sustentável‘. Num país onde o turismo predatório impera, e piscinas naturais em alto-mar ficam tão apinhadas quanto banhos públicos japoneses, Bonito optou pela conservação.

Bonito é único — mas não deveria ser. Todos os destinos turísticos brasileiros têm muito o que aprender aqui.

A Bóia recomenda:

  • Outono e inverno têm pouca chuva e são ótimos para fazer flutuações (a temperatura das nascentes é constante ao longo do ano)
  • Primavera e verão têm mais chuva, mas você aproveita o calor para banhos de cachoeira
  • Aproveite os voos diretos da Azul e da Gol para não precisar trânsfer desde Campo Grande
  • É obrigatório comprar os passeios por meio de uma agência de turismo. Não adianta ir ao atrativo sem voucher – não há venda nos próprios locais
  • Programe no mínimo dois passeios de flutuação, um passeio de cachoeira, a Gruta Azul e o boia-cross (ficando mais tempo, preencha seus dias com mais passeios, todos valem a pena)
  • Compre seus passeios com antecedência: 1 mês para baixa temporada, 3 meses para feriadões e 6 meses para alta temporada (assim você não perde nenhum da sua lista)
  • Transporte compartilhado aos passeios é mais caro que alugar carro, mas poupa esforço e garante que você não se perca nem perca seus passeios
  • Hospede-se no centrinho se não for alugar carro

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    O que esperar de Bonito

    Todos os atrativos — a maioria situada em propriedades privadas — têm plano de manejo e limite diário de visitação. Os visitantes são acolhidos em centros de recepção bem-equipados, onde recebem instruções para os passeios e são então guiados em pequenos grupos para o desfrute responsável da natureza.

    Na volta da flutuação, da caminhada, da cavalgada ou do banho de cachoeira, uma mesa farta de comida da fazenda, preparada no fogão a lenha, costuma estar à espera. Nham!

    163 comentários

    Fui com uma menina de 8 anos, em janeiro e ela conseguiu aproveitar todos os passeios programados sem exceção, e adorou todos!!!

    Olá, muito bom as informações aqui postadas, mas não consegui ver ninguém informando se os passeios em Bonito são tranquilos para uma criança de 11 anos.

      Olá, Vagner! Se a criança for colaborativa, serão tranqüilos.

    Estivemos em Bonito entre 15 e 22 de abril e considero o local como o mais profissional e estruturado para eco turismo que conheço no Brasil. Fomos a Campo Grande, locamos um carro, em três horas e meia fizemos a viajem até Bonito. A estrada é boa exceto no trecho final que está em obras. Pousada Arte da Natureza valeu a pena pelas acomodações, piscinas e localização. Fizemos Aquário Natural, Grutas Azul e São Miguel, Nascente do Sucuri, Nascente Azul, Rio da Prata, Barra do Sucuri, Balneários do Sol, Figueira e Parque Ecológico do Rio Formoso, e Buraco das Araras. Dispensáveis seriam os balneários, o restante são imperdíveis. No Juanita comemos um pacu assado excelente, no João uma traíra sem espinhos muito boa e no Toca do Peixe um pirarucu fantástico. O tempo ajudou, choveu um pouca mas nada que atrapalhasse os passeios. Bonito seria um local para retornar um dia. Os preços dos passeios, comida e estadia condizem com a qualidade do que é oferecido.

      Em tempo: a organização é tal que, uma semana após nossa viagem, a Bonitour enviou as notas eletrônicas dos passeios.

    Quase sempre começo minhas pesquisas para um destino por aqui no VnV. Depois, vou pesquisando nos sites recomendados e chego às minhas decisões.
    Desta forma, fechei um pacote de passeios com a agência ABN e tudo correu bem.

    Num dia de temporal no Rio da Prata, um raio caiu durante nossa flutuação e chegou até nosso grupo. Minha esposa relatou um choque passando pelas suas costas, eu tive um choque na testa e outras duas meninas também sentiram a descarga, uma ficou com taquicardia.

    Sugestão: não concorde com o guia, se este disser que existe condições de fazer a flutuação, em caso de temporal com raios por perto.

    O passeio foi cancelado e depois de contatos com a ABN, refizemos o passeio em outra data, sem nova cobrança.

    Sobre locomoção: fizemos três passeios com transporte compartilhado e os demais, com o taxi do Nico. Super gente fina, preço honesto, pontual.

    Fomos em janeiro, as cachoeiras estavam cheias, ótimas para fotografar, mas alguns lugares estavam fechados para banho, devido justamente ao volume de água.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito