Quando ir a Florianópolis

Quando ir a Florianópolis

Pergunte a qualquer morador do litoral de Santa Catarina, e a resposta será unânime: o momento ideal para curtir as praias catarinenses é no comecinho do outono — entre meados de março e abril (eu também arriscaria maio). É quando o tempo costuma estar mais firme — e os engarrafamentos atrapalham menos em Floripa, e simplesmente desaparecem em outras praias.

Mas vamos examinar a situação mês a mês:

Janeiro e fevereiro são os meses mais quentes, com máximas próximas aos 30ºC. É quando a ilha está mais cheia — em janeiro e no carnaval, estará lotada. O caderninho meteorológico indica uma média histórica de 180mm de chuva em janeiro e quase 200mm em fevereiro — ou seja, espere alguma chuva durante a sua estada. Nesses meses, o melhor é se hospedar direto na praia que você quer mais freqüentar — ou, se for a outra praia, sair cedo e voltar cedo para casa, para evitar ficar preso no trânsito.

Março e abril ainda oferecem temperatura compatível com ir à praia (em março as máximas chegam a 28ºC, em abril a 25ºC), mas o volume de chuvas tende a diminuir: a média histórica de abril é ligeiramente abaixo dos 100mm. É a baixa temporada preferida dos argentinos, que não precisam de tanto calorão quanto os brasileiros.

Maio não é para os friorentos: a temperatura média máxima é de 23ºC. Mas veranicos acontecem… e o tempo costuma ser firme. É como janeiro em Miami: pode ficar frio demais para ir à praia, mas também pode dar uma praia legal, se você não precisar de clima tórrido para estender sua canga na areia.

Florianópolis costuma ter um inverno ameno, com chuva abaixo dos 100mm em junho, julho e agosto. Mas com máximas na casa dos 20ºC, é difícil pegar praia. A partir de julho, porém, dá para fazer observação (terrestre) de baleias franca, que podem ser avistadas no sul da ilha (e também entre Garopaba, Praia do Rosa e Imbituba).

As chuvas voltam na primavera. Entre setembro, outubro e novembro o tempo é imprevisível, com a passagem de muitas frentes frias que trazem dias nublados e chuvisquentos em seqüência, acompanhados de temperaturas invernais. Se você está indo a Floripa a fim de praia, recomendo evitar essa época.

Dezembro já faz o termômetro subir perto dos 30ºC, e São Pedro já se comporta como no verão. A vantagem é aproveitar a ilha antes dos turistas de janeiro chegarem.

116 comentários

Discordo, na.minha região tenho uma praia semideserta, com movimento zero de carnaval. Super tranquilo e ainda tem natureza e uma boa infra pra aproveitar. Pide procurar praia moçambique

Estou querendo ir de moto para Floripa no carnaval. Ouvi falar em congestionamentos gigantescos… Vocês sabem me informar se no congestionamento, andando de moto, dá para passar tranquilo no corredor (meio dos carros)?? As ruas são largas, dando espaço suficiente para moto no meio dos carros? Abraços… aguardo resposta…

Fui em janeiro e fiquei num hostel na Barra da Lagoa, 2/3 quarteirões da praia e uma parada de ônibus quase na esquina. Gostei do local porque a praia é boa, tem prática de standup e outros, tem uma pequena trilha levando às piscinas naturais e próximo praia mole, Joaquina e lagoa da Conceição. Dia de semana, fora do horário do pico, não peguei trânsito. Meu único dia de dor de cabeça com trânsito foi num domingo porque as praias entre a barra e a lagoa da Conceição estavam todas lotadas!!! Eu realmente recomendo a barra da lagoa.

Olá, eu e minha família incluindo meu pet pretendemos nos hospedar entre os dias 23 a 27 dezembro, porém, estou um pouco receosa sobre congestionamento, amigos me disseram ser meio complicado a locomoção… e precisamos voltar para São Paulo para trabalhar dia 28…O que me sugeri? Gratidão!

Florianópolis ilha da chuva…ilha do trânsito complicado. E com. Certeza imprevisível tá calor e de repente a noite tem que vestir um casaco e nunca pode esquecer o guarda chuva e com.chuva não tem nada pra fazer não tem teatro ,não tem nada e as vezes não vale a pena pagar pra ver o mar pois a água também geralmente tá fria. E imprópria para banho devido a poluição não tem esgoto .e os restaurantes jaogam tudo na rede fluvial o trânsito e ruim o transporte público e ruim não tem transporte náutico E lindo nas fotos mas na prática é bem complicado.

Olá! Pretende ir em janeiro, mas queria me hospedar numa praia e, simplesmente, ficar para relaxar. Sem locomoção para não pegar trânsito e sem muita muvuca na areia. É um sonho possível? Quais praias (sem ondas fortes) vocês me recomendam? Obrigada!

Olá, estou pensando em conhecer a Ilha em Fevereiro de 2019. Como o Carnaval será em março acredito que não será um período intenso de turistas, embora fevereiro seja mês de férias kkk O que mais me preocupa é em relação a previsão do tempo. Fevereiro é um mês propício ao calor e bom pra quem quer aproveitar as praias ? Obrigada 🙂

    Olá, Stephanie! O verão é um pouco chuvoso, mas fevereiro costuma ser menos molhado que janeiro. Sim, haverá menos turistas do que em janeiro.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito