Foz do Iguaçu

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Foz do Iguaçu: quando ir

Foz do Iguaçu é um destino que pode ser visitado o ano inteiro.

Foz do Iguaçu na primavera e no verão

Entre outubro e março, chove um pouco mais e a temperatura máxima freqüentemente ronda os 30ºC. O mês mais chuvoso, historicamente, é outubro. Os mais quentes: dezembro, janeiro e fevereiro.

Nessa época a vazão das águas é maior, e é mais agradável visitar as cataratas -- um passeio em que é impossível não se molhar.

Quando há muita chuva, pode haver a abertura das comportas de Itaipu, que torna a visita à usina ainda mais interessante. Em compensação, o excesso de vazão pode prejudicar a visão da Garganta do Diabo, já que o contorno da catarata muitas vezes acaba escondido pelo spray no ar.

Foz do Iguaçu no outono e no inverno

Entre abril e novembro, chove menos e pode fazer frio. Os meses mais secos, historicamente, são julho e agosto. Os meses mais frios são junho, julho e agosto, quando a temperatura mínima pode descer a 10ºC (de madrugada e no início da manhã). Dias ensolarados, porém, costumam ter grande amplitude térmica, e mesmo nos meses mais frios a temperatura máxima pode chegar aos 25ºC.

Nesta época a vazão das cataratas tende a diminuir. Exceto em caso de secas drásticas, a diminuição do volume das cataratas não prejudica a visita -- algumas quedas, como a Garganta do Diabo, ficam mais bonitas com vazão um pouco menor. Além disso, em época de pouca chuva a espuma fica branca, e não turva como na época chuvosa.

O ponto baixo de visitar nessa época é o frio -- que, num dia sem sol, pode deixar menos agradável sua visita às cataratas. (Mas se abrir o sol, você não passará frio.) Nessa época, tome vitamina C e leve uma mochilinha impermeável com uma muda de roupa para trocar depois de se molhar no spray das cataratas.

Feriadão: vale a pena ir a Foz do Iguaçu?

  • Na comparação com outros destinos clássicos de feriadão na praia e na serra, Foz do Iguaçu oferece muitas vantagens. Você não precisa se procupar com a meteorologia (chuva atrapalha menos em Foz do que na praia ou na serra). A cidade tem condições de absorver os visitantes: Foz não engarrafa, não sofre falta d'água nem de luz. E os hotéis sobem menos as tarifas do que as pousadas de praia e serra.
  • Os parques, claro, estarão bem mais cheios do que fora de feriado. Por isso, procure chegar cedo para fazer os circuitos antes do grosso dos visitantes. E reserve com antecedência passeios com vagas limitadas, como Macuco Safári e Itaipu.

16 comentários

Zé Ricardo
Zé RicardoPermalinkResponder

Alô Bóia! Estamos(casal com 50 anos de idade) planejando ir de 08 a 13/08/18, é uma boa idéia nessa época!? gostamos de um friozinho!! Parabéns pelo trabalho de Vcs!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Zé Ricardo! Explicamos prós e contras do inverno no texto. Agora é você que tem que pesar, não podemos fazer isso por ninguém.

Beatriz
BeatrizPermalinkResponder

Oi Boia! Quantos dias você recomendaria para ficar com crianças curtindo passeios e hotel em dezembro?
Obrigada

Leo
LeoPermalinkResponder

Pergunta que não quer calar... No carnaval tem muvuca? Queremos um lugar calmo mas que tenha diversão pra adolescente da família. wink
Em 2019, o carnaval é em início de março, então não é época de muita chuva, geralmente. É boa ideia carnaval em Foz?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leo! Foz estará cheia, como qualquer lugar turístico em feriado. Não há muvuca de carnaval.

Leo
LeoPermalinkResponder

Blz. Não tendo muvuca de carnaval, já tá valendo! grin
Se formos pra lá, na volta conto como foi.
Obrigada. Abs.

Michele Cardozo

Olá , gostaria de confirmar estou querendo ir apartir do dia 20/10 vc acha que daria p fazer o passeio tranquilo nas cataratas?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Michele! Você fará um passeio tranqüilo o ano inteiro.

Rafael
RafaelPermalinkResponder

Olá!

Para o super feriadão de novembro, qual a sugestão para Foz do Iguaçu?

Diego Gregorio

Olá Bóia, como vai?
Mês de abril é bom ir a Foz?Costuma chover muito?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Diego!

Leia o tópico "Foz do Iguaçu no outono e no inverno". Abril está mencionado ali.

Henrique
HenriquePermalinkResponder

VnV, Foz do Iguaçu na segunda quinzena de Janeiro ou no Carnaval? Qual é mais barato e menos cheio de gente?
E é melhor se hospedar no lado argentino (para aproveitar os restaurantes argentinos e as compras no free-shop) ou no lado brasileiro?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Henrique!

A lotação vai ser equivalente. Veja se o preço das passagens desempata.

Leia sobre hospedagem e restaurantes:
https://www.viajenaviagem.com/destino/foz-do-iguacu/onde-ficar-foz-do-iguacu/
https://www.viajenaviagem.com/destino/foz-do-iguacu/o-que-fazer-foz-do-iguacu/

Caroline
CarolinePermalinkResponder

Fui em abril e achei excelente: quantidade menor de turistas, clima ideal.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar