quando ir a gramado

Guia de Gramado

Quando ir a Gramado

O ano inteiro é aproveitável em Gramado e Canela. Você pode escolher quando ir de acordo com a temperatura: entre abril e outubro, o frio é garantido, de dia e à noite. Nos demais meses, mesmo se fizer calor durante o dia, as noites serão fresquinhas.

A chuva varia pouco ao longo do ano em Gramado: não existe nenhuma época particularmente seca ou chuvosa demais. Não confie na previsão do tempo: só dá para saber com mais certeza se vai chover ou não na véspera. Mas não se preocupe — a região é bonita mesmo com tempo cinzento.

Você também pode escolher a época da viagem para aproveitar algum dos vários eventos que acontecem ao longo do ano. Quase todo mês tem um:

Festivais em Gramado

Temperatura, chuva e eventos

Janeiro em Gramado

Gramado quando ir: janeiro

Muito calor de dia, com possibilidade de noites fresquinhas. Mínima de 18ºC, máxima de 28ºC. 150 mm de chuva (pode haver temporais no fim de tarde). As hortênsias ainda estarão floridas.

Em 2021, o Natal Luz vai de 28 de outubro de 2021 até 30 de janeiro de 2022

Fevereiro em Gramado

E continua o verão: mínima e máxima são as mesmas de janeiro (18ºC e 28ºC), assim como a chuva: 150 mm, que podem vir sob a forma de eventuais torós. As hortênsias começam a murchar.

Em 2020, o Gramado In Concert acontece de 31 de janeiro a 8 de fevereiro. Nesse período, a cidade é tomada por apresentações de música erudita e popular, com epicentro na Rua Coberta. Há também oficinas com músicos renomados.

O Carnaval de 2020 vai cair de 21 a 25 de fevereiro. A programação oficial da cidade acontece na Expogramado, normalmente com um baile de salão na sexta e um desfile de blocos no domingo.

Atenção: entre os dois eventos (ou seja, de 9 a 20 de fevereiro em 2020) a cidade entra em modo baixíssima temporada. Nesta época, algumas atrações (como o Mini Mundo e o Jardim de Lavanda) costumam aproveitar para fechar por férias coletivas.

Março em Gramado

Gramado quando ir: março

Passou o verão? Ainda não. Para passar um friozinho, você vai precisar torcer por uma frente fria. A mínima continua em 18ºC, enquanto a máxima desce para 27ºC. Chove menos, porém: 110mm.

Não há eventos programados para março. Por isso mesmo, é uma boa época para conseguir hospedagem mais em conta e aproveitar a cidade menos cheia.

Abril em Gramado

Gramado quando ir: abril

O frio está começando a bater à porta: a mínima baixa a 15ºC, enquanto a máxima não costuma passar de 24ºC. As chuvas rondam os 130 mm.

A Páscoa em Gramado é a primeira grande festa popular do ano, e dura quase um mês. Haja chocolate! Em 2019, vai de 31 de março a 21 de abril. A cidade fica toda enfeitada. Tem atrações na Rua Coberta de 3ª a domingo (incluindo uma trupe de artistas mambembes no fim de tarde), Parada de Páscoa no fim de semana e procissões religiosas.

Maio em Gramado

Gramado quando ir: maio

O friozinho chegou, enfim. Salvo um inesperado veranico, pode contar com máximas abaixo de 20ºC, e mínimas pouco acima de 10ºC. Chove pouco: 120 mm.

O festival do mês é a Festa da Colônia, que em 2019 se realiza de 1º a 19 de maio. É a mais autêntica das festas gramadenses: a Expogramado vira uma feira dedicada aos produtos coloniais alemães e italianos (com uma concessão aos portugueses também). Shows e oficinas culinárias completam o programa.]

Junho em Gramado

Com temperaturas ligeiramente inferiores que as de maio (mínima de 11ºC, máxima de 18ºC) e um pouquinho mais de chuva (150 mm), junho já oferece clima de inverno.

Não há festivais. Se você evitar a semana do feriado de Corpus Christi (em 2019, de 20 a 24 de junho) vai curtir o frio da Serra com tarifas menos elevadas do que as de julho.

Julho em Gramado

Gramado quando ir: julho

Os termômetros oscilam entre 10ºC e 17ºC. Torça para vir uma frente polar, que a temperatura pode cair próxima a zero. A chuva está naquela média: 150 mm.

A cidade lota, pelo frio e pelas férias. Para entreter os visitantes, acontece o evento Estação Gramado, com eventos culturais na Rua Coberta e degustações na Praça Major Nicoletti, de 1º a 31 de julho.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

Agosto em Gramado

Gramado quando ir agosto

O inverno continua — mínima de 12ºC, máxima de 19ºC no meio do dia em dias ensolarados. Chuvas de 130 mm.

Além do frio, a atração do mês é o Festival de Cinema de Gramado. Em 2019, as datas são de 16 a 24 de agosto. Nesta semana, espere hospedagem mais cara. Você pode cruzar com o povo de cinema na rua e em restaurantes. Depois de definida a programação, os ingressos serão postos à venda pelo site oficial.

Setembro em Gramado

Gramado quando ir: setembro

A primavera está próxima, mas as temperaturas ainda continuam invernais. Mínima de 12ºC, máxima de 20ºC no meio do dia de dias ensolarados. Chove um pouco mais: 160 mm.

O evento do mês é o Festival de Cultura e Gastronomia, que em 2019 vai de 5 a 22 de setembro. A Rua Coberta vira um corredor de quiosques de comida de rua gourmet e todos os restaurantes da cidade anunciam pratos especiais. Há também oficinas de culinária ministradas por chefs de prestígio e shows de rua gratuitos.

Outubro em Gramado

A temperatura máxima já volta a ficar acima dos 20ºC, e a mínima não baixa muito dos 15ºC. Só não dá para saudar a primavera com força porque as hortênsias ainda não floresceram, e o mês é um tiquinho mais chuvoso que a média — 170 mm.

Apesar de 12 de outubro não ser feriado em 2019, a cidade pode acabar ficando mais cheia na semana de 15 de outubro por conta do recesso escolar. No mais, dia 24 de outubro começa a maior festa do ano: o Natal Luz.

Novembro em Gramado

Gramado quando ir: novembro

Mínima de 15ºC, máxima de 24ºC, 140 mm de chuva. Se você quer assistir ao Natal Luz antes do calorão do verão, venha em novembro.

Se vier no feriado de 15 de novembro, compre seus ingressos com antecedência (colocaremos aqui o link quando as vendas abrirem). Na segunda quinzena começa, timidamente, a floração das hortênsias.

Dezembro em Gramado

Quando ir a Gramado: dezembro

A temperatura em dezembro vai de 17ºC a 26ºC, com 130 mm de chuva. As hortênsias estarão floridas desde a estrada, deixando ainda mais bonita a decoração natalina.

A cidade vive a altíssima temporada: o Natal Luz faz mais sentido no mês do Natal. Querendo pagar um pouco menos caro, viaje na primeira quinzena. Caso vá passar a noite de Natal, não se preocupe: há grande oferta de ceias de Natal em hotéis e restaurantes.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.