Introdução a Jericoacoara

Guia de Jericoacoara

Jericoacoara

Jericoacoara continua a mudar. Aquele vilarejo de pescadores escondido entre dunas nos confins do litoral cearense, onde os hippies vinham dormir em redes nas casas dos moradores, já há muito tempo não existe mais.

A primeira mudança aconteceu em 1987, quando o Washington Post citou Jericoacoara numa reportagem sobre praias remotas – e a repercussão da matéria revelou Jeri para os brasileiros.

A segunda mudança veio entre meados dos anos 90 e o início dos anos 2000, quando Jericoacoara se tornou uma meca de esportes a vela – primeiro o windsurf, depois o kitesurf. A vila começou ali a se estruturar para o turismo.

Nos anos 2010 Jeri ganhou um upgrade de conforto, com uma nova leva de hotéis e restaurantes que de rústicos não têm nada. Sair à noite se tornou o novo esporte da vila.

A inauguração do aeroporto de Jericoacoara, em 2017, foi mais consequência do que causa da mudança do perfil de visitantes. A transformação que o aeroporto vai trazer é a dos projetos imobiliários já à venda na Lagoa do Paraíso e na Praia do Preá.

O importante para curtir a viagem é não ir em busca de uma Jericoacoara que não existe mais. Jeri é uma festa – você só precisa aceitar o convite.

A Bóia recomenda:

Deu no Washington Post: “Uma das 10 praias mais bonitas do mundo” (só que não)

Em 1987 Jericoacoara não passava de um vilarejo de pescadores isolado por dunas nos confins do oeste do Ceará.

Seu destino começou a mudar em março de 1987, quando o Washington Post resolveu fazer uma matéria para sua revista de domingo sobre praias exóticas e desconhecidas.

Um dos correspondentes do jornal tinha estado recentemente em Jericoacoara, e emplacou a praia na reportagem — que continha mais duas: Sanibel Island, na Flórida, e Mombasa, no Quênia.

Àquela altura, pouquíssimos brasileiros já tinham ouvir falar de Jeri. Numa época em que não havia internet, a revista Visão resolveu turbinar a notícia, anunciando que “o Washington Post elegeu Jericoacoara como uma das 10 mais bonitas praias do mundo”.

Só que não. Lendo a matéria original, você não vai encontrar nenhuma menção a ranking.

(Na capa da revista, porém, havia a chamada ‘As melhores praias do mundo estão chamando’).

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Mas a história das “10 mais bonitas” pegou, e não há quem tire o título do curriculum vitae de Jericoacoara.

    Se você quer entender todo o mal-entendido, leia esta matéria do ‘Guardian’ britânico, que inclui uma entrevista com o autor da reportagem original.

    291 comentários

    Olá pessoal, estou indo (casal) para Jericoacoara no dia 23/05/15, alguém interessado em dividir um transfer em 4×4?

    Iremos para Jeri (casal) nesta quinta, dia 26; chegaremos em Fortaleza 10:30 (segundo a Avianca). Alguém gostaria de dividir o transporte? Pegamos o contato de uma 4×4 que sairia por 450 total, ele disse que chegaríamos em umas 4-5
    horas.

    Gostaria muito de conhecer Jeri, mas será que dá pra encarar o percurso do aeroporto de Fortaleza para Jeri com uma criança de dois anos?

    Utilizei o transfer do Claudio, pois vi a indicação aqui no site. Foi tudo bem tranquilo, pois saímos do aeroporto de Fortaleza as 12h30 e chegamos em Jeri as 17h (com direito a parada para almoço. Negociei tudo por whatsapp e o motorista dele estava la no horário combinado e foi super profissional. O contato dele eh 88 9712 7535.

    Aproveito para deixar a dica sobre o ônibus FretCar, pois como estava apenas eu e meu namorado quisemos economizar com o transfer da volta e entao utilizamos a jardineira + onibus. De certa forma eh tranquilo. Mas se preparem para um atendimento nao profissional e atrasos. Compramos o horário das 14h45 e a jardineira so chegou em Jeri as 16h. Fui questionar o atraso educadamente e o atendente foi bem rude dizendo que nao podia fazer nada e que se quisesse mais esclarecimentos teria que ligar no SAC.
    De Jeri ate Jijoca eh no mínimo uma hora de jardineira. Nao eh confortável mas da para encarar. Chegando em Jijoca o ônibus estava nos aguardando. Vale ressaltar que ônibus eh sim confortável e os bancos reclinam bastante. Como pegamos o ônibus VIP e nao teve paradas chegamos em Fortaleza as 22h.

    Gente, meu comentário foi pro espaço. Estou pensando em ficar uns 2 dias na Lagoa do Paraíso em Jijoca e o restante em Jericoacoara. Mas preciso saber como estão as lagoas, pois me falaram que estão quase secas. Alguém teve esses dias por lá e sabe de alguma coisa ? Estou dependendo disto para fechar meu roteiro.

      Olá, Marcia! Ligue na Pousada do Paulo, eles são bastante honestos. A época das chuvas recomeça no começo do ano. Mais para o fim do ano é normal que as lagoas estejam secas.

      Marcia, acabo de voltar de la. A lagoa azul esta seca. A Paraíso esta ok. Pelo que me informaram nao esta cheia como ja foi, mas da para aproveitar normalmente.

    Olá! Estou pensando em ir pra Jeri em abril/15 e queria saber sobre o clima…chove nessa epoca? nao achie posts sobre o clima…como é baixa temporada, tem restaurantes legais essa epoca? pensamos em ficar o my Blue mas ouvi dizer que tem festas na praia…e é barulho e queria saber quanto tempo ficar numa primeira vez.,..please, dicas!!!

    Pessoal, estou indo para Jeri com minha esposa dia 19/02/15.
    Alguém para dividir o transfer para Jeri, saindo de Fortaleza?
    71 8688 1803

    Pessoal! Eu e meu marido estamos indo para Jeri de 21 a 26 de abril. Pensei em ir pela praia e tenho interesse de compartilhar os transfers de ida e volta. Alguém interessado?

    Fizemos o transfer (minha esposa e eu) ida e volta Fortaleza / Jericoacoara em 19 e 26 jan/15 com o pessoal da Jeritour – Cláudio – whatsapp 55 88 97127535. Galera da melhor qualidade, pontualidade britânica, segurança, boa de papo, Hilux 4×4 show de bola, limpinha e cheirosa. Vale a pena conferir!
    Ficamos na Pousada Windjeri, pertinho da praia na Rua do Forró que nos satifez plenamente. Td de bom … excelente café da manhã, instalações novinhas e gente muito atenciosa. Adoramos !!!

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito