João Pessoa

Guia de João Pessoa

João Pessoa

Volta e meia João Pessoa é apresentada como o último pedaço do Nordeste a ser descoberto. Em parte é verdade: a Paraíba ainda é bem menos conhecida do que deveria. Mas seus descobridores tornam-se fãs – e não param de retornar.

Uma das cidades mais antigas do Brasil, João Pessoa nasceu longe do mar, à beira do rio Sanhauá. Os bairros da orla são recentes e obedecem a um inteligente plano diretor, que limita a altura dos prédios das quadras próximas ao mar.

Ultimamente, porém, surgiu um bairro residencial de arranha-céus, o Altiplano, que mudou o skyline da cidade. Mas está a uma distância segura da praia.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    João Pessoa: farol de Cabo Branco

    Os pessoenses se orgulham do título de ‘uma das cidades mais verdes do mundo’, mas a conta é inflada pela existência de uma reserva (fechada) de mata atlântica área urbana, a Mata do Buraquinho. Nas ruas não muita sombra, não.

    Para aproveitar a cidade, a melhor dica é: acorde cedo!. João Pessoa (na verdade, todo esse ‘nariz’ do Nordeste) está uma hora adiantada — o fuso horário deveria ser o mesmo de Fernando de Noronha. Como não é, o sol nasce o ano inteiro antes das 5h, e o pôr do sol acontece no máximo às 17h.

    É muito fácil se movimentar pela beira-mar – e sair em busca de praias escondidinhas tanto ao norte, em Cabedelo, quando ao sul, na Costa do Conde.

    275 comentários

    Vou agradecer eternamente suas dicas e precisar delas mais uma eternidade. Por favor, posso pegar um uber no aeroporto de JPA e ficar 3 dias em Pipa e para conhecer o sul de JPA em 4 dias, o melhor seria me hospedar em Tambau ou no centro ????

      Olá, Marize! Você consegue chamar um Uber no aeroporto de João Pewssoa para ir a Pipa, mas o motorista pode recusar a corrida ao saber o destino, porque dificilmente vai conseguir uma corrida de volta de Pipa a João Pessoa. No aeroporto você pode negociar um valor de trânsfer fora da tabela com os taxistas. Você também pode comprar uma passagem de ida a Natal com volta de João Pessoa.

      Se você quer ir vários dias seguidos ao litoral sul de JOão Pessoa, talvez valha mais a pena dividir a estada com algum hotel desta costa. Caso não queira, o trajeto entre JOão Pessoa e as praias ao sul vai levar entre 60 e 90 minutos, não importa onde você se hospede na orla de João Pessoa.

    Olá Boia,
    Olha eu aqui de novo, mantendo a prática de só seguir viagem depois de conferir suas ficar 😉
    Dúvida: os passeios para as praias do Norte / Sul podem ou não serem feitos de buggy pela praia? Vc fez um comentário sobre isso, mas fiquei na dúvida se seria restrito aquela praia ou se valia p/ todo litoral. Obrigada 💙

      Olá, Heloisa! Felizmente para o bem do meio ambiente não é permitido trafegar de bugue na areia em JOão Pessoa. Devia ser assim em todo lugar.

    Olá Bóia,

    Já que estão falando sobre Jampa, Paraiba…senti muita falta das dicas de nosso comandante e sua tripulação sobre o Cariri Paraibano. Saindo um pouco do litoral há uma Paraiba também sensacional. Meu sonho era conhecer Cabaceiras , a roliúde nordestina, por causa do filme “Auto da Compadecida”, e eis que surgiu um roteiro que deixou a turma em terra boquiaberta.
    Se me permite compartilhar:
    Saimos de Recife de carro ( pousar em Jampa é incrivelmente mais caro), fizemos as praias de Jampa, seguimos para Pedra do Ingá ( as famosas Itacoatiaras) e rumo a Cabaceiras, onde foi a nossa base para conhecer a cidade, conhecer o cariri, o Lajedo do Pai Matheus, Lajedo Sacas de Lã, e outras trilhas nas formações rochosas únicas na região.
    Saímos de Cabaceiras rumo à Bananeiras, agreste potiguar até Araruna, onde fica a Pedra da Boca, para saltar no “pendulo humano”.
    Sobre o planalto da Borborema, saímos do Cariri, para o agreste até a região do brejo entre paraiba e rio grande do norte.
    Após dias de aventura no interior, fomos para Fortim ( fortaleza) e terminamos a nossa viagem em Galinhos ( Natal).
    Foram 3000 km de pura aula de geografia com pitadas de história.
    Fica a dica!
    Abraços,
    Flávia

      Oi Flávia, tudo bem? Me permita tirar uma dúvida com você? Sobre essa viagem no interior da PB, estamos também pensando em ir a Cabaceiras quando estivermos em João Pessoa no fim do ano. E neste caso, como são as rodovias no interior da PB, especialmente para Cabaceiras? É tranquila? Ruim ou boa? Segura?

      Olá Fabrício,
      Respondendo por aqui pois não aparece a opção “ responder” no seu comentário .
      A estradas rumo ao interior da Paraíba são retas de perder de vista, em bom estado de conservação e bem seguras. Achei muito tranquilo e bem receptivo fazer esse roteiro.
      Abraços
      Flavia

    Seu site é a salvação das minhas viagens. Gostaria de visitar as praias do norte e as do sul de João Pessoa, em 7 dias, sem pressa. O que seria melhor : Ficar 4 dias no centro e visitar o sul , depois pegar uma pousada no norte e visitar o norte ???? Ou ao contrário ???

      Olá, Marize! Em que praia do norte você quer ficar? Camaratuba? Baía da Traição? As do sul são melhores e podem ser visitadas com base em João Pessoa mesmo. Ao norte o melhor já seria Pipa mesmo.

    As dicas do site são ótimas, mas eu gostaria muito de umas dicas personalizadas! Vou viajar em setembro, mais precisamente de 23 a 30. Me hospedo em Tambaú, aproveitar a praia tranquila, e pretendo fazer o passeio nas piscinas, além de outras praias próximas ao sul. Minha pergunta é: vale a pena esticar um pouco mais pra conhecer Pipa (estive em Natal e não fui) e/ou Porto de Galinhas (tenho vontade de ir, mas me desanima a hospedagem lá.). Obrigado desde já!

    Como ex-publicitário e aposentado (admirava muito seu trabalho na sua época de redator publicitário), descobri esse lugar incrível onde busco informações precisas pra quando eu for viajar. Parabéns pelo rumo acertado que você tomou, em benefício de seus seguidores também. Abração!

    Oi. Adoro o site e sempre sigo suas dicas. Vc conhece algum resort em João Pessoa? Acho que não tem. Obrigada.

      Olá, Lilian! Não tem não. Já existiu um resort na região de Conde, o Mussulo, mas não era à beira-mar e acabou fechando. Parece que estão construindo um super resort na região do Seixas, mas é para o futuro.

    Parabéns pelo site, eu sempre consulto antes de viajar. Uma pergunta: Em João Pessoa alugar um caro ou fechar os passeios com agência? Muito obrigado.

      Olá, Enio! Dá certo das duas maneiras. Lembre-se apenas que há lei seca na Paraíba.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito