João Pessoa

Guia de João Pessoa

João Pessoa

Volta e meia João Pessoa é apresentada como o último pedaço do Nordeste a ser descoberto. Em parte é verdade: a Paraíba ainda é bem menos conhecida do que deveria. Mas seus descobridores tornam-se fãs – e não param de retornar.

Uma das cidades mais antigas do Brasil, João Pessoa nasceu longe do mar, à beira do rio Sanhauá. Os bairros da orla são recentes e obedecem a um inteligente plano diretor, que limita a altura dos prédios das quadras próximas ao mar.

Ultimamente, porém, surgiu um bairro residencial de arranha-céus, o Altiplano, que mudou o skyline da cidade. Mas está a uma distância segura da praia.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    João Pessoa: farol de Cabo Branco

    Os pessoenses se orgulham do título de ‘uma das cidades mais verdes do mundo’, mas a conta é inflada pela existência de uma reserva (fechada) de mata atlântica área urbana, a Mata do Buraquinho. Nas ruas não muita sombra, não.

    Para aproveitar a cidade, a melhor dica é: acorde cedo!. João Pessoa (na verdade, todo esse ‘nariz’ do Nordeste) está uma hora adiantada — o fuso horário deveria ser o mesmo de Fernando de Noronha. Como não é, o sol nasce o ano inteiro antes das 5h, e o pôr do sol acontece no máximo às 17h.

    É muito fácil se movimentar pela beira-mar – e sair em busca de praias escondidinhas tanto ao norte, em Cabedelo, quando ao sul, na Costa do Conde.

    275 comentários

    Olá Ricardo,
    Quantos dias são ideais para se conhecer bem João Pessoa? Terei uma semana de férias em março. Pode ser combinado com algum outro destino próximo?

      Olá, Josué! Quem responde é a Bóia. Volte entre hoje à noite e amanhã e este capítulo estará completamente reformulado, incluindo respostas a essas suas duas dúvidas específicas.

    Tem a possibilidade de ir de tambau para o por do sol em cabedelo de bike? Há ciclovias? É seguro?

      Olá, Aline! A praia fluvial do Jacaré fica do outro lado da BR 230. Você teria que acompanhar pelo GPS para saber o exato momento onde sair da orla, cruzar o bairro e atravessar a estrada. A volta seria à noite. Não é uma boa idéia, não.

    Olá Ricardo.. Olá a todos!
    Sou de João Pessoa e realmente falta melhorar alguns pontos em relação a estrutura turística. Porém é uma cidade que encanta a grande parte de seus visitantes, com suas belezas naturais e históricas. Sou um AMIGO LOCAL, caso queiram mais detalhes sobre a cidade, estou a disposição pra dúvidas! [email protected]

    Por sugestão deste site minha irmã e eu nos hospedamos na Pousada Conchas em Tabatinga,em João Pessoa, no mês de abril de 2016. Sugiro que tirem deste conceituado site, que gosto muito, a indicação dessa pousada. As instalações estão péssimas, sujas e com mal cheiro. Lencóis e toalhas velhos e encardidos com aviso no quarto de que são trocados a cada dois dias. O café da manhã simplesmente horrível. O restaurante, tercerizado, também péssimo. Como não havia outro jeito passamos uma noite e no dia seguinte trocamos de hotel. Perdemos dinheiro porque nos foi cobrado antecipado, mas não perdemos as férias.

      Olá Tânia, concordo com você.
      Fiquei nessa Pousada em dezembro de 2014.
      Jurei para nunca mais.

    Eu havia ouvido um comentário do Ricardo Freire na Band News anos atrás. Fiquei com essa visão paradisíaca imaginária em minha mente, assim que tive oportunidade, vim conhecer a Praia do Jacaré e apreciar o pôr do sol ao som de Bolero de Ravel. Simplismente esplendoroso, maravilhoso, inesquecível! Obrigada pela dicá.

    Hoje É dia 25/09/16,estou em João Pessoa,c om minha esposa,alugamos carro e fomos a várias praias,tudo muito fácil,sem trânsito,preços ótimos comparados a outras capitais.Estamos em Cabo Branco,estamos até pensando em morar aqui,qualidade de vida excelente.

    Bom dia eu tô aqui em João Pessoa Paraíba eu fiquei muito decepcionada com a cidade muito abandonada e sem conservação e falta de restauração. Realmente só as praias que são lindas e eu preferia mil vezes voltar em Maceió que valeu a pena ficar em Maceió.

    Olá, Boia!
    Vale à pena se hospedar alguns dias em João Pessoa e mais alguns no Litoral Sul? Ou dá pra fazer tudo a partir de João Pessoa?
    Obrigada!

      Olá, Juliana! Dá certo dos dois jeitos. As praias do sul estão a 60/90 minutos da orla de João Pessoa. Se você quer curtir João Pessoa à noite, vá e volte. Se você quer acordar e dormir na praia, divida a estada.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito