João Pessoa

Guia de João Pessoa

João Pessoa

Volta e meia João Pessoa é apresentada como o último pedaço do Nordeste a ser descoberto. Em parte é verdade: a Paraíba ainda é bem menos conhecida do que deveria. Mas seus descobridores tornam-se fãs – e não param de retornar.

Uma das cidades mais antigas do Brasil, João Pessoa nasceu longe do mar, à beira do rio Sanhauá. Os bairros da orla são recentes e obedecem a um inteligente plano diretor, que limita a altura dos prédios das quadras próximas ao mar.

Ultimamente, porém, surgiu um bairro residencial de arranha-céus, o Altiplano, que mudou o skyline da cidade. Mas está a uma distância segura da praia.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    João Pessoa: farol de Cabo Branco

    Os pessoenses se orgulham do título de ‘uma das cidades mais verdes do mundo’, mas a conta é inflada pela existência de uma reserva (fechada) de mata atlântica área urbana, a Mata do Buraquinho. Nas ruas não muita sombra, não.

    Para aproveitar a cidade, a melhor dica é: acorde cedo!. João Pessoa (na verdade, todo esse ‘nariz’ do Nordeste) está uma hora adiantada — o fuso horário deveria ser o mesmo de Fernando de Noronha. Como não é, o sol nasce o ano inteiro antes das 5h, e o pôr do sol acontece no máximo às 17h.

    É muito fácil se movimentar pela beira-mar – e sair em busca de praias escondidinhas tanto ao norte, em Cabedelo, quando ao sul, na Costa do Conde.

    277 comentários

    Estarei em João Pessoa em uma semana que as melhores marés serão 0.5 e 0.7. Já li aqui no site que até 0.5 é aceitável para as piscinas naturais, então vou arriscar. O que eu gostaria de saber é se com maré 0.7 consigo fazer o passeio a areia vermelha, pois a informação que consta é que ele ocorre 20 dias por mês, mas não especifica o nível máximo. Obrigada!

      Olá, Camila! Com 0,7 não vai rolar. O banco de areia só aparece nas marés mais baixas, exatamente aquelas em que vale a pena ir a piscinas naturais.

    Olá! Estou programando uma viagem a João Pessoa para novembro/ 2017. Esterei com minha bebê com 9 meses na época da viagem. Gostaria de saber informações sobre melhores praias com barracas/quiosques estruturados para ficar com bebê, pois contar com sombra de guarda sol não é o mais indicado! Obrigada!!! Abraços

    Olá! Nós vamos com certa frequencia a Joao Pessoa, por isso quero sugerir alguns restaurantes deliciosos:

    Casa do Bacalhau R. Franca Filho, 52 – Manaíra, João Pessoa Tel. (83) 3247-8511. Muito bom, atendimento ótimo e preço justo!

    Bar do Cuscuz: Av. Cabo Branco, 3056 – Cabo Branco, além da comida deliciosa, adoro a carne de sol na nata, o ambiente é muito agradável e a vista maravilhosa!

    Nau Frutos do Mar: R. Lupércio Branco, 130 -Manaira. Maravilhoso, lindo, bom atendimento.

    Obrigado! Não tinha visto de Natal, pois vim por link enviado por whatsapp de amigo. Já escolhi a cidade: Natal (e Pipa). Pareceu-me linda e com variedade incrível de passeios ao meu gosto. Valeu mesmo pelas dicas. Fiquem certos de que este site presta realmente um serviço de utilidade pública. Fiquei encantado com os detalhes dos passeios e de como vocês organizam as praias de Natal e arredores. Acho que faltaram essas descrições aqui em João Pessoa, pois em Natal a gente acessa outros guias maiores para Galinhos, Gostoso, Pipa e até aeroporto em detalhes. Aqui fica tudo no mesmo Post de João Pessoa.

      Olá, Ronaldo! Pipa, Gostoso e Galinhos são destinos. Não há nenhum destino de porte semelhante no litoral da Paraíba. O aeroporto de Natal é novo, tem uma série de peculiaridades e pegadinhas e precisa ser explicado melhor do que o de João Pessoa.

    Estou na dúvida entre João Pessoa e Natal. Meu interesse é fazer muitos passeios, prais diferentes, pois terei 7 dias, além de querer dispor de boa infraestrutura de hotéis e restaurantes. Verifiquei que preço de passagem é praticamente o mesmo para ambas. Natal é mais interiorana que João Pessoa? Onde verei lugares mais bonitos? Agradeço a ajuda.

    Bom dia, gostaria de fazer um passeio que sai dos padões que as empresas oferecem e estou tendo dificuldades de localizar alguem que faça. Vocês teriam pessoas/empresas para indicar que façam um trabalho legal e de confiança? O roteiro que gostaria de fazer é: Hotel em Joao Pessoa no dia 17/09 + Barra de Mamanguape (Projeto Peixe Boi) + Barra de Camaratuba + Baia Formosa + Barra do Cunhau e nos deixariam no Hotel de Pipa.

      Olá, Carolina! Seu roteiro é muito bacana. Você terá que negociar o percurso com um taxista. Seu hotel em João Pessoa (ou, melhor ainda, sua pousada em Pipa) pode indicar um profissional de confiança.

    Estou planejando conhecer a praia de Tambaba c minha namorada e gostaria de saber se é viável me hospedar em João Pessoa ou devo procurar uma cidade mais prox.
    N tenho transporte e caso decida por João Pessoa tem transporte c frequência q nos garanta ida e volta sem probls?

      Olá, Val! Tambaba não é servida por transporte público. Você pode ir até Jacumã mas lá vai precisar contratar táxi ou mototáxi.

    Olá, Boia e todos,
    Eu sempre bebo da fonte do Viaje na Viagem, e agora venho trazer minha contribuição sobre João Pessoa.
    Gostei muito da cidade, da tranquilidade de lá, das praias lindas.
    Vou tentar dividir meu relato em tópicos, pra facilitar:
    1) hospedagem
    Fiquei no Nord Class Cabo Branco, mas aluguei um flat particular no hotel, diretamente com o dono, por meio de um site de alugueis de temporada.
    Gostei bastante do apto, com uma mini cozinha e uma varanda com vista deslumbrante. Só achei que ele fica meio longe de tudo (é o último hotel da Av. Cabo Branco), e não dá pra fazer quase nada a pé (tipo sair pra jantar), principalmente porque essa última parte da orla é mais vazia e um pouco mais escura.
    A piscina é bem gostosa, e os funcionários são muito prestativos.
    2) transporte
    Essa foi a primeira vez que aluguei carro em viagem, e achei que valeu muito à pena. É muito fácil se locomover em João Pessoa e seus arredores (Conde, Cabedelo, aeroporto), e vc chega a qualquer lugar com o Waze.
    3) passeios
    Fui para as piscinas naturais de Picãozinho e do Seixas, e também para Areia Vermelha, e achei tudo muito parecido. Vc entra no catamarã, vai para o meio do mar e chega às piscinas. Acho que não vale à pena fazer esses 3 passeios.
    Para Picãozinho e Seixas, peguei o catamarã na Praia de Tambaú, bem ao lado do Hotel Tropical Tambaú. 35 reais por pessoa (só o barco; sem o transporte do hotel à praia).
    Para Areia Vermelha, o barco sai da Praia do Poço. Tbm 35 reais.
    Peguei o carro e tbm fui para a Praia de Coqueirinho (a que mais gostei), Tambaba (só fui na parte dos “vestidos” – linda!), e Barra de Gramame.
    Em Coqueirinho fiquei na parte mais calma da praia (lado oposto ao dos quiosques). Lá tem uns meninos que alugam guarda sol e cadeiras (30 reais), e buscam nos quiosques o que vc quiser consumir. Outros meninos tomam conta do carro e cobram 5 reais.
    Em Tambaba é preciso pagar uma espécie de Zona Azul para estacionar (5 reais). Fiquei no canto da praia, perto da entrada da parte naturista. Lá tem um quiosque com cadeiras e guarda-sois, e vc só paga o que consumir.
    Fui também ver o por do sol na Praia do Jacaré, mas não achei tãaaao maravilhoso. Paguei 35 reais para ver o espetáculo a partir de um catamarã, mas achei a maior enrolação. Vc entra no barco, ele dá uma volta, aí entram um Lampião e uma Maria Bonita e ficam dançando forró, depois tem o Jurandir do Sax com o Bolero de Ravel. Vale mais à pena ficar no “cais” e ver de lá.
    4) restaurantes
    – Canoa dos Camarões: eu não como camarão, mas minha mãe comeu um prato com camarões e lagostas e gostou muito. Eu pedi um prato com carne de sol. Os dois pratos, mais uma entrada de queijo coalho empanado, e um refrigerante, saiu cerca de 150 reais.
    – Olho de Lula: fomos no restaurante. Minha mãe comeu uma moqueca (e amou!) e eu comi um filé a parmegiana (muito bom tbm). Deu uns 100 reais.
    – Lovina: achei o atendimento péssimo. Dois garçons foram extremamente mal-educados. A comida estava boa, mas nada surpreendente. Dois pratos custaram 100 reais.
    – Empadinhas Barnabé: que delícia! As empadinhas são deliciosas e baratinhas (3,50 cada uma). Recomendo a de queijo. Muito boa.
    – Mangai: o buffet é bem completo, com inúmeras opções de pratos regionais. A decoração é linda. Vale conhecer.
    – Parque Cabo Branco: inaugurou dia 01/12, e é uma espécie de Food Park, cheio de Food Trucks, com diversas opções de comida, sobremesas, bebidas. Comi um hambúrger muito bom, mas não lembro o nome do carrinho. Fica na Av. Cabo Branco.
    Espero que essas dicas sejam úteis!
    Abraços!

      Puxa, vou viajar pela primeira vez sozinha, será a segunda vez que vou à JAMPA, obrigada pelas dicas, valeu super.

    Vou ficar os dias 10/11/12/Março (o dia todo)em João Pessoa, na verdade chego 09/03 a noite e saio 13/03 de manhã. Gostaria de ir a Porto de Galinhas e os outros 2 dias gostaria que fizesse um roteiro de passeio p/ mim. O que sugere???. grato.

    Quero deixar um alertar, estava realizando um passeio ao litoral sul com um guia, quando na primeira parada, o mirante de Gramame fomos assaltados por duas pessoas encapuzadas e armadas. Ficamos lá por duas horas quando apareceu um outro guia que nos deu carona até a praia que ficava abaixo do mirante. Não fomos os primeiros e provavelmente não seremos os últimos, mas fica o alerta. Todos os guias levam neste lugar, então é bom ficar esperto.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito