Lençóis Maranhenses

Ciclo das águas
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Guia dos Lençóis Maranhenses

Veja neste guia prático de viagem aos Lençóis Maranhenses:

É lindo. É único. É o ecossistema mais original do Brasil. Mas de "deserto", os Lençóis Maranhenses só têm mesmo a areia. Chove bastante no primeiro semestre: é o que faz as lagoas encherem, ano após ano.

Lá por junho, as chuvas cessam e o sol passa a brilhar todos os dias. E então as lagoas começam, lentamente, a secar. Em meados de outubro, a maior parte estará vazia.

Lençóis Maranhenses: as bases

Santo Amaro - Barreirinhas - Atins

A grande novidade dos Lençóis Maranhenses é a pavimentação da estrada a Santo Amaro do Maranhão, o vilarejo que fica praticamente dentro do parque nacional. Santo Amaro oferece um acesso mais rápido a mais lagoas, e suas lagoas também são as que ficam cheias por mais tempo.

Por isso, a partir da versão 2019 deste guia, Santo Amaro passa a encabeçar as dicas dos Lençóis Maranhenses em todas as seções.

Voltar | Topo

Lençóis Maranhenses: quando ir?

Lençóis Maranhenses: quando ir

Vá de meados de junho ao início de setembro

O ciclo das águas é implacável. No primeiro semestre, as chuvas constantes abastecem o lençol freático (captou?), que transborda e forma as lagoas. No segundo semestre, o sol perene vai secando as lagoas que a chuva encheu.

Para visitar os Lençóis Maranhenses em todo o seu esplendor, você precisa ir no no início da época seca, antes que as lagoas evaporem. É preciso esperar parar a chuva porque com tempo nublado as lagoas, mesmo cheias, perdem o encanto: é a luz do sol que ilumina os azuis e verdes das lagoas mais bonitas.

Se você quer ter uma experiência à altura da sua expectativa, vá entre junho e setembro.

Lençóis Maranhenses quando ir

Lagoas na sombra: é preciso sol para que elas brilhem

Lençóis Maranhenses: quando as lagoas estão cheias?

Lagoas supercheias, sol | Junho (2ª quinzena) | Julho

Lagoas ainda cheias, sol | Agosto | Setembro (1ª quinzena)

Lagoas ainda cheias em Santo Amaro, sol | Setembro (2ª quinzena) | Outubro (1ª quinzena)

Lagoas secas, sol | Outubro (2ª quinzena) | Novembro | Dezembro

Lagoas enchendo, chuvas | Janeiro | Fevereiro | Março | Abril

Lagoas cheias, tempo instável | Maio | Junho (1ª quinzena)

Veja a situação mês a mês:

Lençóis Maranhenses entre janeiro e maio

É a época das chuvas. As lagoas começam o ano secas de tudo e só vão ter volume novamente lá por abril ou maio. Mas mesmo quando já houver volume, o tempo estará instável e você pode desperdiçar os passeios encontrando as lagoas sob tempo nublado, sem brilho.

Lençóis Maranhenses entre junho e setembro

As lagoas estão cheias, e o tempo está firme, com sol brilhando todos os dias. Assim estão criadas as condições para uma viagem 100% satisfatória. Quanto mais cedo nesse intervalo você vai, mais lagoas cheias vai encontrar.

Note que, a partir de agosto, algumas lagoas começam já a apresentar volume baixo, sobretudo em Atins. Em Barreirinhas, para pegar o circuito da Lagoa Bonita no auge da beleza, vá até o fim de julho, comecinho de agosto.

Lençóis Maranhenses entre outubro e dezembro

Depois de setembro, as lagoas secam. Em Santo Amaro ainda é possível encontrar lagoas com água até o início de outubro, se a temporada de chuvas tiver sido boa. Mas de maneira geral, a partir de outubro o caçador de lagoas terá o seu objetivo bastante prejudicado.

Mas não tem nenhuma lagoa perene?

A única lagoa perene o ano inteiro, a Lagoa da Esperança, não é como as outras.

Apenas uma de suas margens tem um paredão de duna. Pelo menos metade do seu entorno é composto por mangue. As águas são escuras. Não é a paisagem dos Lençóis Maranhenses que você tem na cabeça.

Lençóis Maranhenses + São Luís

Para combinar a melhor época dos Lençóis com a melhor época de São Luís, venha na época de São João (2ª quinzena de junho), quando a capital está tomada pelo bumba-meu-boi. Comece pela festa e depois vá curtir os Lençóis.

Voltar | Topo

283 comentários

Isabel Beirigo

Vi as dicas sobre os Lençóis e queria pedir uma sugestão de itinerário para 7 dias na região. Sou casada, meu marido e eu gostamos de passeios e descanso, tranquilidade e beleza natural. Qual a dica?
Obrigada!
Isabel.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Isabel! Não fazemos roteiros personalizados. Leia os posts sobre os Lençóis Maranhenses, incluindo os comentários dos nossos leitores. Eles irão te ajudar. Com um roteiro mais ou menos pronto, podemos dar sugestões. wink

Patricia Sousa

Olá Á Boia.
O roteiro de 07 dias é conhecido como Emoções. O roteiro começa em São Luís e termina em Fortaleza e com certeza é o melhor do nordeste.. fiz o roteiro com a Gi Conect que acabei encontrando nas buscas e vi comentários.. http://www.giconect.com.br/p/lencois-maranhenses.html
sds.

rosangela
rosangelaPermalinkResponder

Qual a boa época para ir a Lençóis, saindo de Recife, e fazendo todos os passeios?
Posso explorar?! rs
Temos de 20 a 29 de outubro, mtas dúvidas para aproveitar as curtas férias. Aceitamos sugestões!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rosangela! A melhor época é de junho a meados de setembro!

Fernanda Scafi

Rosangela, se quiser ver +/- como são os Lençóis em fevereiro, tenho algumas fotos aéreas aqui: http://taindopraonde.blogspot.com.br/2014/08/fundo-do-bau-lencois-maranhenses.html. Fui em fevereiro um tempão atrás, era a única época que podia ir.

giancarlo
giancarloPermalinkResponder

Olá, sou estrangeiro, estou planejando uma viagem nos dias 15 a 20 setembro, mas não sabemos se conseguiremos ver as lagoas cheias, pois é o período de seca. Poderia nos ajudar com essa informação. obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Giancarlo! Recomendamos Santo Amaro do Maranhão nesta época:

https://www.viajenaviagem.com/2013/09/vnvbrasil-ao-vivo-de-santo-amaro-do-maranhao

giancarlo
giancarloPermalinkResponder

Olá, já fiz a compra da passagem, para o dia 19/09 chegando de avião em sao luiz às 3hrs, o que faço para chegar em Santo Amaro nesse msm dia e aproveitar o final da tarde pelo menos um passeio?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Giancarlo! 3 da tarde ou da madrugada? Se for da madrugada, talvez dê tempo de pegar a van que passa tipo 3h30 no aeroporto. Este post traz as coordenadas para você contratar o transporte:

https://www.viajenaviagem.com/2014/08/sao-luis-lencois-delta-jeri-transporte-dicas

Marialba
MarialbaPermalinkResponder

Qual o melhor período para conhecer Lençóis Maranhenses?

Obrigada.
Marialba

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marialba! O melhor período é de meados de junho a meados de setembro, para ver as lagoas cheias.

Adalberto Betti

Gostaria de receber dicas sobre lençois maranhenses e cidade de Santo Amaro. Pretendo ir com minha esposa em junho.2015.obrigado a todos. Bom Natal

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adalberto! Por favor clique nos posts que estão listados nesta página. Obrigada.

RICARDO LUIS
RICARDO LUISPermalinkResponder

Boa Tarde, sempre vou a Parnaíba via Chapadinha, mas fiquei sabendo que há uma obra de Barreirinhas até Paulino Neves, caso já esteja pronta o percurso ficará bem menor, tens alguma noticia desta estrada? O que sei é que hoje apenas passa carro traçado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ricardo! Não temos notícia dessa estrada não.

Aline Liesegang

Gostaria de ir aos Lençois no carnaval. Sei que não é a melhor época pois a maioria das lagoas estará seca. Já li todos os posts sobre o lugar, mas ficou a dúvida: as lagoas perenes não são bonitas nesta época? E mais uma coisa, as chuvas que caem nessa epoca atrapalham muito os passeios? Pode ser que chova o dia inteiro?
Obrigada! Bjs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aline! As lagoas vão ficar bonitas dali a vários meses. Aproveite as dunas e o rio. As chuvas podem ser intermitentes ou dar longas tréguas, é imprevisível.

sidney
sidneyPermalinkResponder

quero fazer uma viagem no mês de junho, mas estou preocupado com o período chuvoso, gostaria de saber de praias que nesta época não chove , obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sidney! Consulte o nosso Praiômetro!
https://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe smile

Fabio
FabioPermalinkResponder

Pretendo ir ao Maranhão em Novembro, apos o dia 15/11
É uma epoca boa para conhecer os lençóis?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabio! Vá aos Lençóis entre junho e setembro. Em novembro as lagoas já estarão secas.

Samanta Abreu
Samanta AbreuPermalinkResponder

Iremos a São Luís em abril, apesar de já ter lido que a melhor época é entre os meses de junho e setembro, porém gostaria de saber se nesse mês as lagoas ainda estão secas ou se o passeio até o Parque Nacional é indicado?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Samanta! Não recomendamos.

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Fui em abril de 2014 e peguei lagoas.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda! Chove bastante no primeiro semestre e é natural que as lagoas já estejam cheias antes de junho. Recomendamos de junho em diante para pegar tempo bom de maneira mais garantida. O sol é necessário para que a beleza das lagoas apareça.

Raquel
RaquelPermalinkResponder

Olá Fernanda. Qro ir pra Lençois na ultima semana de abril e receio não ser uma boa época. Me conte sua experiencia, por favor.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Raquel! Vá entre junho e setembro:

https://www.viajenaviagem.com/quando-ir-lencois-maranhenses

Sara Maria da Silva

Olá Ricardo, tudo bem? Viajei em 2012 para os Lençóis Maranhenses e foi uma viagem indescritível. Gostaria de ir novamente este ano, porém, com as secas no Brasil, temo não ver a mesma paisagem que vi a primeira vez. Você sabe me dizer se teremos aquele cenário belíssimo este ano? Você indica alguma agência que tenha um pacote de 7 dias? Muito obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sara! As lagoas dependem das chuvas do primeiro semestre. Acompanhe a previsão do tempo em São Luís e Barreirinhas. Não tem estado seco não.

Confira pacotes de operadoras como Freeway e Venturas.

Herlei c.Rodrigues

E porque vc não recomenda o passeio no mês de abril?Eu e meu marido iremos dia 15/04/2015 pra São luis vamos passar 30 dos..

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Herlei! Porque ainda está chovendo e as lagoas ainda não estão completamente cheias.

Herlei c.Rodrigues

Mas nestas condições eu não poderei visitar o parque....fazendo.o roteiro sugerido por vc....obrigada

vanessa
vanessaPermalinkResponder

maio vale a pena?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vanessa! Recomendamos junho a setembro.

Fabíola
FabíolaPermalinkResponder

Olá. Estou planejando uma viagem para final de junho/ início de julho com meu marido e filhas de 7 e 5 anos. Os lençóis são um bom destino com crianças? Grata.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabíola! Se eles tiverem disposição para escalar dunas de areia no calor, e fizerem passeios em voadeira, que são como canoas grandes a motor, sem reclamar, você pode considerar.

Rose Oliveira
Rose OliveiraPermalinkResponder

Olá! Meu marido e eu vamos conhecer os lençóis no inicio do mês de agosto 2015. Temos de7 a 10 dias.

Gostaria de ficar uma noite em santo Amaro. Estamos meio perdidos quanto ao roteiro que devemos seguir. Parece tudo tão lindo.... por isso gostaria de dividir 1 noite em santo amaro umas 3 em Barreirinhas, 1 noite em caburé, 1 atins e 2 noites em São Luis na volta, pq fica mais perto do aeroporto. Esse roteiro é viável?

Vcs acham que é necessário reservar pousada nessa época?

Gostaria de ir sem reservas porque poderíamos ter mais liberdade, porém temos medo de não acharmos vagas.

O que vcs me aconselham? Qqr ajuda será muito benvinda.

Muito obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rose! O Ricardo Freire não recomenda viajar sem todas as reservas feitas. Você corre o risco de não encontrar vaga nas pousadas que deseja se hospedar ou encontrar diárias bem mais caras. wink

Sandra
SandraPermalinkResponder

Olá Rose

Também estou programando viajar com meu marido nesse periodo, você ja fechou algo? Podemos trocar informações, se quiser.

jsandra26@gmail.com

Julia Gabriela

Bom Dia, estou programando a viagem para 10/05. É período de chuva ainda ?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Julia! Você pode pegar chuva, mas o bom é que as lagoas estarão cheias. wink

juliana
julianaPermalinkResponder

Boa noite! Chove muito no final do mês de maio em Lençóis Maranhenses ?? Quero ir, mas estou com receio de não ter sol, porque praia, lagoa, sem sol é ruim de mais. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! Pode chover.

Leciane
LecianePermalinkResponder

Soube que o calor do Maranhão é terrível, e quem nao está acostumado pode até nao aguentar.
É verdade? Quero ir em meados de junho, mas nao suporto esse calor intenso não, se essa informação procede, qual mês vc acharia mais viável pra eu ir?
Me ajuda.
Muito obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leciane! Em meados de junho já vai ser quase inverno. As temperaturas certamente estarão mais agradáveis para quem não gosta de muito calor.

Leciane
LecianePermalinkResponder

E no mês de maio faz muito calor em Lençóis apesar da chuva?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leciane! As temperaturas em maio são mais amenas, mas ainda faz calor.

Catia
CatiaPermalinkResponder

A Bóia, já aproveitando esse papo de calor/frio em Lençóis. Entre MAIO E JUNHO, qual desses meses fa mais calor? Só poderei ir em um desses meses, quero o que esteja mais quente.
Qual vc me indica?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Catia! Recomendamos junho, não pelo calor, mas porque pára de chover e as lagoas estarão mais cheias.

Catia
CatiaPermalinkResponder

Mas olhando em termos de calor, qual mês é mais quente, maio ou junho?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Catia! Estará igualmente quente, bastante quente, às vezes até extremamente quente, nos dois meses.

Juliana Silva
Juliana SilvaPermalinkResponder

Vc me indicaria ficar mais dias em São Luís ou em Barreirinhas?
Abraços.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! Fique pelo menos dois dias inteiros, sem contar o dia da chegada, em São Luís. Acrescente mais um dia se for a Alcântara. Dedique 3 a 7 dias inteiros aos Lençóis Maranhenses.

Aline
AlinePermalinkResponder

Olá! Desisti de ir aos Lençóis em fevereiro e penso em ir em abril. Sei que é época de chuva, mas será que corro o risco de pegar dias com chuva o dia inteiro? Ou é do tipo chove e daqui a pouco abre o sol? Existe algum site aonde eu possa acompanhar como está a chuva lá e como está o nível das lagoas? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aline! É impossível prever. Olhe: os Lençóis ficam longe pra caramba. É uma viagem cara e cheia de perrengues. Por que ir na época errada?

Apoena Horta
Apoena HortaPermalinkResponder

Olá Boia!
Vocês poderiam me dar uma dica? Na minha viagem aos Lençóis, pretendo passar quatro noites em Santo Amaro, uma em Barreirinhas (apenas para pernoite) e três em Atins. Vocês me aconselham a começar a viagem por Atins ou por Santo Amaro?
Muito obrigada mais uma vez!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Apoena! A viagem fica mais dinâmica com Atins no final.

Sibele
SibelePermalinkResponder

Acabo de fazer a rota das emoções e gostaria de deixar algumas contribuições. Foi minha 2ª vez nos Lençóis, e, sim faz diferença ir no período de Junho a Setembro, não só pelo nível de água das lagoas, mas também por conta dos insetos, os moradores me disseram que tem mais Muriçocas no período das chuvas, mesmo assim valeu a pena.
Me arrependi de não ter contratado um carro pra ir de São Luiz até Santo Amaro, pois a viagem seria menos cansativa, o Nilson(98 98848-7036) cobra R$500,00 para 4 pessoas na sua Hilux e você não tem que sair de madrugada. Os outros passeios custam em média R$300,00 a R$350,00 o carro para até 7 pessoas.
Em Atins comi o delicioso camarão da Luzia, polêmicas a parte, estava muito bom e o marido dela é uma simpatia!
Contratei a agência Ecodunas ( (98) 3349.0545 e 9992.8810) para me levar de Atins a Jericoacoara, passando pelo Delta do Parnaíba, o serviço foi excelente, fomos de carro até Tutóia e depois de barco até Parnaíba, super recomendo, pois a viagem é um passeio pelo Delta, com direito a parada pra banho e almoço, só não conseguimos pegar a revoada dos Guarás em função do mau tempo. Dormimos em Parnaíba e no dia seguinte seguimos para Jeri, num misto de viagem e passeio, pois passamos por Tatajuba, paramos pra almoço,etc.
Em Jeri ficamos na Pousada do Maurício e o transfer utilizado pra ir a Fortaleza foi do Isaac.

Viviane
VivianePermalinkResponder

Apesar de saber que maio é época de chuva, há única possibilidade de ir no penúltimo fim de semana; por faltar apenas 7 dias para adentrar junho- mês recomendado, gostaria de saber se continua sendo forçação de barra ir nesse período. Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Viviane! É uma boa aposta.

Nelson
NelsonPermalinkResponder

Olá,
Tenho oportunidade de ir aos lençóis no inicio do mês de Agosto, porem minha esposa estara com 7,5 meses de gravidez, ela quer ir mesmo assim, mas tenho receio, pra quem é possivel aproveitar os passeios mesmo estando com barrigão??????

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nelson! É preciso subir e descer dunas. O hospital equipado mais próximo está a 4 horas de estrada. Consulte o seu médico. E acima de tudo, use o bom senso.

Roberdan Caldas

Olá A bóia, vc está enganado meu amigo! Temos um hospital de alta complexidade instalado dentro do município de Barreirinhas que fica à 05 minutos do centro da cidade.

Karoline
KarolinePermalinkResponder

Olá! Acabei de chegar de Barreirinhas, e como peguei muitas dicas aqui, volto para contar como foi e ajudar outros viajantes. Fui na quarta à noite, e cheguei em são Luís de madrugada. Hava vans saindo a todo momento para Barreirinhas, então consegui logo pegar uma delas, a 70 reais. A viagem levou umas 4 hs e chegamos em Barreirinhas bem cedo pela manhã. Ficamos na Pousada Atairu, pagando 120 a diária para casal na reserva antecipada pelo Booking. É simples mas atende bem, fica na beira rio, onde têm os restaurantes e bares, e os donos são muito atenciosos. Fizemos quase todos os passeios com eles mesmo, os preços estavam melhores do que nas agências. Existem 3 passeios principais: 2 para diferentes circuitos de lagoas e 1 de voadeira no rio Preguiças que vai até a praia. Achamos este último desnecessário, pois fomos até lá pra ver mesmo os Lençois, e este passeio nos pareceu um monte de paradas desinteressantes, combinadas para "entreter turistas". Enfim, todos fazem este passeio, mas nós só fizemos porque tínhamos o último dia livre e na cidade de Barreirinhas não tem nada para fazer durante o dia. Já os passeios para os Lençóis são maravilhosos, foi pra isso que fomos até lá, e não nos decepcionamos. É deslumbrante! Gostaríamos de ter ficado em Atins, que parece ser muito mais interessante, mas tivemos pouco tempo. Pra quem fica em Barreirinhas, 3 dias são suficientes para ver o que interessa. À noite a beira-rio fica animada, com bares e restaurantes com música ao vivo, mas nada muito autêntico. Fui no A Canos e O Bambu, considerados os 2 melhores, mas a comida é apenas ok. Gostei de outro chamado Deck Bistrô, com uma varanda de frente para o rio. Mas não espere atendimento bom e cerveja gelada, em geral eles são muito amadores ainda. Na volta preferimos o ônibus da Cisne Branco para São Luís, para tentar dormir melhor. Custou 44 reais e a viagem foi boa, umas 4hs e meia. Da rodoviária de São Luís o táxi pro aeroporto custou 20 reais, bem pertinho. Definitivamente, Barreirinhas não é uma cidadezinha charmosa, é apenas a base para visitar o paraíso. Se voltar um dia, ficarei em Atins, porque apesar de ser mais rústica e sem estrutura, me parece mais autêntica e fica colada no parque dos Lençóis (se pudesse teria ido pra lá todos os dias!).
Espero que ajude outros viajantes!

Lisa Asato
Lisa AsatoPermalinkResponder

Olá Karoline,
Adorei seus comentários e dicas, estou planejando ir em Agosto, vc acha que 5 dias são o suficiente pra conhecer o local?
Obrigada!
Bj

Roberdan Caldas

O mês de agosto é ótimo! Ainda temos muitas Lagoas cheias para se visitar.

Marcia
MarciaPermalinkResponder

Para dizer a verdade, estou achando que o "fator sorte" fala mais alto. Sempre li sobre os períodos de chuvas... lagoas cheias, etc. Fui aos Lençóis Maranhenses em junho deste ano.
Segundo o guia local choveu em abril e maio e mesmo assim pouca coisa, ou seja, as lagoas não estavam cheias conforme muitas pessoas já presenciaram. Acho que a dica realmente é evitar o segundo semestre do ano. Mas... não deixe de visitar esse paraíso !!!

Julio Cesar Corrêa

Estive em Santo Amaro em junho deste ano e encontrou a maior parte das lagoas bem cheias. Não sei sobre a região de Barreirinhas. Ouvi dizer que naquela região, não choveu tanto e, com a exceção da Lagoa dos Peixes, as outras estavam apenas pela metade.
De qualquer forma, quem pretende ir a Santo Amaro, as maiores lagoas (Emendadas, Cabras, Muricim) estavam tão cheias que os guias diziam que elas não devem secar este ano, deverão chegar ao período de chuvas ainda com bastante água.
Quem quiser conferir as fotos:
http://jccbalaperdida.blogspot.com.br/
Abração!

Camila Torres
Camila TorresPermalinkResponder

É realmente um lugar super espetacular. Estive lá em agosto do ano passado, e foi lindo.
Vou deixar aqui o link pros posts pra ajudar a galera também: http://www.colecionandoimas.com.br/category/lencois-maranhenses

[]s!

Patricia Leardine

Nossa, é um lugar super super bonito. Gostaria de conhecer na época que formam as lagoas, deve ser algo realmente especial. Essa foto que você publicou com a legenda de Atins, tem uma casinha escrito "Vende-se". Agora pensa se não dá vontade de passar um tempão ali.... Lindas imagens, uma ótima viagem!

Bruno Felix
Bruno FelixPermalinkResponder

Olá, Estamos planejando viajar para Lençóis em julho. O nosso plano é passar 3 dias entre Barreirinhas e Atins e 2 dias em Santo Amaro. Tenho duas opções em relação ao trecho Barreirinhas e Atins e não sei qual é a melhor. Opção 1 : 2 dias em Barreirinhas ( um dia para cada lagoa ) e 1 dia de bate e volta para Atins ( dúvida : esse bate volta inclui a lagoa verde ? ) / Opção 2 : 1 dia em Barreirinhas ( passeio das 2 lagoas ) , 2 dias em Atins ( dúvida - é possível visitar as lagoas Azul e Bonita a partir de Atins ? ) Obrigado !

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruno! As lagoas mais bonitas são as que se visitam a partir de Atins e Santo Amaro, quando você pernoita em Atins e Santo Amaro. São lagoas maiores, mais bonitas e com menos gente do que a Lagoa Azul e a Lagoa Bonita.

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Olá,
Tenho sete inteiros para aproveitar os Lençóis, no próximo mês. Como vou sozinha, não sei se passo a semana inteira em Barreirinhas, pois facilitaria a contratação de passeios ou se divido os dias entre os lugares menores (3 Barreirinhas, 2 Santo Amaro e 2 Atins). O que você acha, Bóia? smile

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda! Para fazer os passeios de Santo Amaro e Atins você precisa se hospedar em Santo Amaro e Atins.

Simone Paiva da Motta

Olá,
È possível chegar de carro normal, sem tração, em Santo Amaro? Caso não, em qual cidade seria possível deixar o carro e como fazer para ir a Santo Amaro? Passarei 25 dias em julho, entre Fortaleza e São Luís. Cogito alugar carro, apesar de não parecer a melhor opção, porque viajo com equipamento de Kite e contrarar 4X4 para todo este período deve ficar muito caro. Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Simone! Carro não é uma boa opção, você terá que dar toda a volta de Parnaíba a Barreirinhas (600 km) e deixar seu carro em Barreirinhas.

Todos os pólos de kite na região alugam kite, inclusive Atins.

Laura
LauraPermalinkResponder

Ola, vou para os Lencois em julho.Nosso plano e ir para Barreirinhas, Atins e no final Santo Amaro. Minha duvida e como ir de Atins para Santo Amaro. Sei que vou ter que pegar um 4x4 de Atins para Barreirinhas. Mas de Barreinhinhas para Santo Amaro ? Tem cans que fazem esse trajeto ? Ou eu pego o onibus que vai para Sao Luiz e paro em Sangue ? E depois pego um 4x4 ? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Laura! Tem que pegar uma van ou ônibus de Barreirinhas com direção a São Luís e parar em Sangue, então pegar a próxima jardineira que faça Sangue-Santo Amaro. Veja os telefones das vans Sangue-Santo Amaro na página "Como chegar". Por favor esgote o conteúdo antes de perguntar.

Lana
LanaPermalinkResponder

Estou planejando ir aos lencois com minha familia em Julho de 2017. Vou estar com um bebe de 6 meses. Isso e um problema?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lana! Alguém vai precisar ficar com o bebê na pousada enquanto vocês fazem os passeios. Ou você em sã consciência levaria seu bebê numa jardineira para chacoalhar em estrada de terra e subir duna com o vento levantando areia?

Lu
LuPermalinkResponder

Gostaria de saber como faço p/achar um post sobre a minha viagem aos Lençóis, Delta Parnaíba, Barra Grande e Jeri. Acho q foi em 2013, 2014??

Lu
LuPermalinkResponder

Qdo pesquiso no índice de posts, só aparecem 4 e sei q há mtos +. Eu mma peguei várias dicas nos anteriores.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lu! Mantemos aqui listados os que não desatualizaram demais. Não vale a pena manter posts muito velhos listados só por causa de dicas nos comentários, quando o texto principal já caducou...

Lu
LuPermalinkResponder

Obrigada por ter mandado. Entendi pq n aparece. Sempre q n achar um post, posso te pedir? Ou há alguma forma de encontra-lo sem te incomodar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lu! Pode pedir, claro!!!! Mas dá pra achar pelo Google também -- foi como eu achei mrgreen

Lu
LuPermalinkResponder

Puxa, fui lá checar e é super fácil!!! Thks!

ARS
ARSPermalinkResponder

Olá Boia,
Pelos comentários que li, temos que pernoitar em Atins e Santo Amaro para fazer os passeios das lagoas desses pontos, que são as mais legais. Isso é pq os passeios saem bem cedo, ou pq o trajeto para Atins e Santo Amaro e muito puxado para fazer de bate volta?
Pergunto isso pq estou indo com duas crianças de 4 e 7 anos a Lençois agora em Julho e fico na dúvida se dar pra ficar tranquilo com elas em Atins e Santo Amaro.
E os parques de Tutóia, compensa esticar até lá?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, ARS! As lagoas cristalinas estão apenas nos limites do parque. Nos Pequenos Lençóis, na Ilha do Caju, em Tutóia as lagoas são escuras. Desista das lagoas de Santo Amaro com crianças. As de Atins são factíveis, se você fretar uma voadeira e já tiver transporte esperando em Atins.

Guilherme
GuilhermePermalinkResponder

Boia, me permita discordar de voce desta vez, sim?
Estive em Santo Amaro esta semana com minha filha de 7 anos e foi uma viagem perfeitamente adequada para ela com esta idade, por causa da maior facilidade de acesso para Santo Amaro (Apenas 1 hora de areia, a partir da estrada de asfalto)

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Guilherme! A informação foi dada antes de sabermos do novo acesso. O Ricardo Freire também esteve por lá essa semana e acaba de publicar um post. A próxima fase é atualizar o conteúdo existente.

Guilherme
GuilhermePermalinkResponder

Oi, Boia
Na verdade, quis dar minha opinião, menos por ter usado a rota já terraplenada, e mais pelo fato de ter estado lá esta semana com uma criança da mesma idade que a dela, e não ter tido nenhum perrengue... wink

Ricardo Freire

Guilherme, o nosso ~problema~ era mais com o transporte, mesmo. Agora que ficou fácil já mudamos de opinião smile

Marcelle Ribeiro

Pessoal, alguém tem alguma fonte confiável para dizer como foram as chuvas na região? Comprei passagens para a primeira semana de agosto, mas já teve agência me dizendo que não choveu muito (abaixo do esperado) e agência me dizendo que choveu sim.
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelle! O Ricardo Freire estará lá na semana que vem e postará informações frescas.

Marcelle Ribeiro

Que maravilha, Bóia! Aguardo ansiosamente! rsrsrsrs

Guilherme
GuilhermePermalinkResponder

Oi, MArcelle
Acabei de voltar de Santo Amaro, Barreirinhas e Atins.
Choveu menos que o normal este ano, o nível das lagoas está mais baixo que o normal, mas minha aposta é que, na 1ª semana de agosto, voce ainda pegará varias lagoas com agua!
E, não desmarque sua viagem!
Com a terraplenagem da estrada para Santo Amaro, 2016 será talvez o ultimo ano de lá ainda do jeito paradisiaco que é até agora...

Carolina Borba

Eu vou na segunda semana de agosto Marcelle!!! Pede para segurarem a água nas lagoas para mim!!!! razz grin

José Tarcísio A. Santos

É uma viagem maravilhosa, mas tem que incluir Santo Amaro, onde as lagoas quase nunca ficam vazias

Claudia
ClaudiaPermalinkResponder

Olá amigos da bóia, estive recentemente visitando aos lençóis maranhenses e tive conhecimento do projeto de instalação de um parque eólico na região entre Paulino Neves e Barreirinhas, o que significa implantar alguns elefantes brancos (neste caso hélices gigantes) para captar o vento e produzir energia em uma região de belezas únicas onde encontram-se os lençóis maranhenses.
O grupo Omega responsável pela instalação do parque eólico em 2018 alega, como na maioria dos grandes projetos deste país, que os investimentos de cerca de R$ 1 bilhão proporcionarão o desenvolvimento econômico da região através dos royalties oferecidos à comunidade do entorno, no entanto é já sabido que o estado do maranhão é autossuficiente na produção de energia e esta energia seria utilizada pelas regiões do Sul e Sudeste do Brasil (já não basta a Usina de Itaipu para isso?!). Desta forma, acredito que a instalação deste complexo se faz altamente desnecessária e será altamente capaz de destruir o teor paisagístico desta região que atrai visitantes de diversas partes do mundo.
Com base na afirmação de uma visitante chinesa que impressionada com a beleza dos lençóis me confessou que somos abençoados por ter esta riqueza no quintal de casa e não precisar dar a volta ao mundo para desfrutá-lo é que venho expor a minha total desaprovação à instalação deste parque eólico e a visível descaracterização da paisagem natural de um dos patrimônios naturais de nosso país. Peço que compartilhem também esta ideia e ajudem a protege-lo para que não se torne mais um dos grandes projetos falidos e descabíveis deste governo e desta sociedade incapaz de reconhecer o valor dos seus próprios recursos.

Alexandre
AlexandrePermalinkResponder

Parabéns pelo site!
Vou para os lençóis na primeira semana de agosto e estou tendo problemas para arranjar traslados de São Luis/Santo Amaro e Santo Amaro/Barreirinhas (todos cobram valores acima de 500 reais no privativo - não queria pegar van na madruga!). Vocês têm alguma dica? A estrada de Sangue para Santo Amaro está melhor mesmo? Alguém poderia me ajudar? Desde já agradeço

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alexandre! Você não está tendo problemas. O preço é esse mesmo. Ou você paga, ou consegue outros passageiros para dividir, ou vai de carro de linha. Há saídas à tarde também.

Alexandre
AlexandrePermalinkResponder

Obrigado, Bóia! Só mais uma dúvida... a estrada de Sangue a Santo Amaro está melhor mesmo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

https://www.viajenaviagem.com/como-chegar-lencois-maranhenses

Alexandre
AlexandrePermalinkResponder

Muito obrigado! Esse link tem mesmo todo o "mapa da mina"!

Valdinho Pellin

Bom dia. Regressei ontem dos lençóis. Como utilizei muitas dicas aqui vou tentar contribuir com algumas informações. Fiz uma viagem de 10 dias divididos em três bases diferentes: São Luís, Santo Amaro e Atins. Abaixo deixo algumas dicas:
a) O centro histórico de São Luís realmente está bastante degradado, mas mesmo assim tem uma arquitetura interessante. Vale a pena separar pelo menos um dia inteiro para explora-lo. Durante o dia me senti seguro mas a noite nem tanto. A rua boêmia fica em frente ao bar senzala.
b) Vale muito a pena separar um dia para conhecer Alcântara. Ao chegar em Alcântara você será abordado por muito guias oferecendo serviços. Vale a pena negociar e contratar um guia por algumas horas. A história da cidade é bem legal. A viagem de São Luís a Alcântara de barco não é muito tranquila e pode ser importante, para não dizer fundamental, tomar um remédio para enjoo.
c) Em relação aos lençóis não percam muito tempo escolhendo a cidade base. O melhor dos lençóis está, sem dúvida, em Santo Amaro. A estrada para chegar até a cidade é bem tranquila e não tive dificuldade nenhuma de me deslocar de São Luís até lá. Quem quiser uma dica de hospedagem com uma ótima relação custo x benefício pode tentar se hospedar na Pousada São José (a Marineide, dona da pousada, auxilia inclusive no agendamento dos passeios que são feitos na cooperativa local).
d) Há vários passeios para fazer a partir de Santo Amaro. Sugiro que façam os passeios de Quadriciclos. Assim é possível explorar melhor as lagoas e você consegue fazer passeios praticamente privados. Um excelente guia, também com uma ótima relação custo x benefício, é o Vinícius { (98) 999087045}.
e) Atins é a parte mais roots dos Lençóis. É legal conhecer. Tem dois passeios tradicionais (o canto do Atins e a Lagoa da Capivara). No Canto de Atins há dois ótimos restaurantes: o tradicional restaurante da Luzia e o Antônio. Almocei nos dois e gostei de ambos. A diferença é que o do Antônio aceita pagamento em cartão (e é um pouco mais caro).
f) Passei por Barreirinhas, mas sinceramente não tive nenhuma vontade de conhecer, principalmente depois de explorar as paisagens surreais dos lençóis a partir de Santo Amaro.
Espero ter ajudado. Foi uma viagem bem legal que superou minhas expectativas.

daise neves
daise nevesPermalinkResponder

Assim como os demais, também buscamos muitas dicas aqui antes de nossa viagem a Santo Amaro.
Infelizmente fizemos contato com o Vinicius, aqui recomendado. Confirmamos e reconfirmamos o passeio com 3 quadriciclos, mas para nossa grande decepção ele não apareceu. Atendeu o telefone a primeira vez, mas não deu qualquer explicação e nem respondeu às inúmeras mensagens. Realmente decepcionante!! Fomos depois informados que com frequência ele não aparece... e principalmente ficamos sabendo que o passeio de quadriciclo não é autorizado pelo parque (http://www.icmbio.gov.br/parnalencoismaranhenses/guia-do-visitante.html).

Paula Campano
Paula CampanoPermalinkResponder

Irei conhecer os lençóis maranhenses dia 9 de agosto de 2016. Saio de Salvador, com meu marido, de carro próprio.
É possível fazermos uma rota independente para conhecermos Delta do Parnaíba e Jericoacoara?
Gostaria de saber se tem trecho pavimentado e seguro para tal, se vale a pena é quais as dicas para essa 'Rota das Emoções' por conta própria.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paula! Esta é apenas a primeira página do capítulo. Por favor, consulte também o restante do conteúdo, que está didaticamente linkado em vários pontos desta página.

As informações de trajeto estão na página Como Chegar:

https://www.viajenaviagem.com/como-chegar-lencois-maranhenses

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar