Lençóis Maranhenses

Ciclo das águas
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Guia dos Lençóis Maranhenses

Veja neste guia prático de viagem aos Lençóis Maranhenses:

É lindo. É único. É o ecossistema mais original do Brasil. Mas de "deserto", os Lençóis Maranhenses só têm mesmo a areia. Chove bastante no primeiro semestre: é o que faz as lagoas encherem, ano após ano.

Lá por junho, as chuvas cessam e o sol passa a brilhar todos os dias. E então as lagoas começam, lentamente, a secar. Em meados de outubro, a maior parte estará vazia.

Lençóis Maranhenses: as bases

Santo Amaro - Barreirinhas - Atins

A grande novidade dos Lençóis Maranhenses é a pavimentação da estrada a Santo Amaro do Maranhão, o vilarejo que fica praticamente dentro do parque nacional. Santo Amaro oferece um acesso mais rápido a mais lagoas, e suas lagoas também são as que ficam cheias por mais tempo.

Por isso, a partir da versão 2019 deste guia, Santo Amaro passa a encabeçar as dicas dos Lençóis Maranhenses em todas as seções.

Voltar | Topo

Lençóis Maranhenses: quando ir?

Lençóis Maranhenses: quando ir

Vá de meados de junho ao início de setembro

O ciclo das águas é implacável. No primeiro semestre, as chuvas constantes abastecem o lençol freático (captou?), que transborda e forma as lagoas. No segundo semestre, o sol perene vai secando as lagoas que a chuva encheu.

Para visitar os Lençóis Maranhenses em todo o seu esplendor, você precisa ir no no início da época seca, antes que as lagoas evaporem. É preciso esperar parar a chuva porque com tempo nublado as lagoas, mesmo cheias, perdem o encanto: é a luz do sol que ilumina os azuis e verdes das lagoas mais bonitas.

Se você quer ter uma experiência à altura da sua expectativa, vá entre junho e setembro.

Lençóis Maranhenses quando ir

Lagoas na sombra: é preciso sol para que elas brilhem

Lençóis Maranhenses: quando as lagoas estão cheias?

Lagoas supercheias, sol | Junho (2ª quinzena) | Julho

Lagoas ainda cheias, sol | Agosto | Setembro (1ª quinzena)

Lagoas ainda cheias em Santo Amaro, sol | Setembro (2ª quinzena) | Outubro (1ª quinzena)

Lagoas secas, sol | Outubro (2ª quinzena) | Novembro | Dezembro

Lagoas enchendo, chuvas | Janeiro | Fevereiro | Março | Abril

Lagoas cheias, tempo instável | Maio | Junho (1ª quinzena)

Veja a situação mês a mês:

Lençóis Maranhenses entre janeiro e maio

É a época das chuvas. As lagoas começam o ano secas de tudo e só vão ter volume novamente lá por abril ou maio. Mas mesmo quando já houver volume, o tempo estará instável e você pode desperdiçar os passeios encontrando as lagoas sob tempo nublado, sem brilho.

Lençóis Maranhenses entre junho e setembro

As lagoas estão cheias, e o tempo está firme, com sol brilhando todos os dias. Assim estão criadas as condições para uma viagem 100% satisfatória. Quanto mais cedo nesse intervalo você vai, mais lagoas cheias vai encontrar.

Note que, a partir de agosto, algumas lagoas começam já a apresentar volume baixo, sobretudo em Atins. Em Barreirinhas, para pegar o circuito da Lagoa Bonita no auge da beleza, vá até o fim de julho, comecinho de agosto.

Lençóis Maranhenses entre outubro e dezembro

Depois de setembro, as lagoas secam. Em Santo Amaro ainda é possível encontrar lagoas com água até o início de outubro, se a temporada de chuvas tiver sido boa. Mas de maneira geral, a partir de outubro o caçador de lagoas terá o seu objetivo bastante prejudicado.

Mas não tem nenhuma lagoa perene?

A única lagoa perene o ano inteiro, a Lagoa da Esperança, não é como as outras.

Apenas uma de suas margens tem um paredão de duna. Pelo menos metade do seu entorno é composto por mangue. As águas são escuras. Não é a paisagem dos Lençóis Maranhenses que você tem na cabeça.

Lençóis Maranhenses + São Luís

Para combinar a melhor época dos Lençóis com a melhor época de São Luís, venha na época de São João (2ª quinzena de junho), quando a capital está tomada pelo bumba-meu-boi. Comece pela festa e depois vá curtir os Lençóis.

Voltar | Topo

Calendário de passagens baratas

Fonte: Viajanet

Voltar | Topo

245 comentários

Marcos
MarcosPermalinkResponder

Olá, Boia! Irei aos Lençóis Maranhenses na virada de julho para agosto com a minha namorada e montaremos base primeiro em Barreirinhas, depois em Santo Amaro (Atins fica para uma próxima, não haverá tempo infelizmente para ficarmos lá). Sabe me dizer se é melhor reservar os passeios com antecedência ou se é melhor comprar quando já estiver lá? Os passeios que pretendemos fazer são: o da Lagoa Azul, Lagoa Bonita e o de voadeira pelo rio Preguiças (quando estivermos hospedados em Barreirinhas) e o da Lagoa da Andorinha e o da Lagoa América (quando estivermos hospedados em Santo Amaro). Uma outra informação que não consegui encontrar é se é possível fazer o passeio da Lagoa América na parte da tarde, todos os relatos que acompanhei na internet dizem que o passeio foi na parte da manhã. Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcos! Os passeios de Barreirinhas serão oferecidos por email pela pousada. Os de Santo Amaro, se você tentar reservar com antecedência, provavelmente serão no modo privativo. Para tentar se encaixar em passeios compartilhados é melhor já estar lá. Sua pousada também pode dar uma ajuda.

valter lençóis

Walter guia travessia lençóis maranhenses reserva seu passeio pelo Whatsapp+55(98)991349675

Andrea
AndreaPermalinkResponder

Ola, queria fazer o trajeto Jericoacoara --- St. Amaro MA, de 4x4, (isso da para fazer num dia?) e ficar um dia (2 noites) la?
Depois ir para Atins de 4x4, queria saber se as lagoas sao muito parecidos com os do St. Amaro MA ou e melhor ficar em para Barreirinhas e fazer um bate volta para St. Amaro por um dia, e depois ir para Atins?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andrea! Não tente ir com carro próprio a Atins. É preciso ter experiência de dirigir na areia fofa. De Jijoca a Santo Amaro é possível ir em um dia, sim, a estrada é toda asfaltada agora.

Andrea
AndreaPermalinkResponder

Ola, queria tambem saber se vale a pena ir de transfer 4x4 a Atins primeiro que parece bem o que a gente gosta (Jeri 20 anos atras, uma vila pequena, ruas de areia com pousadas rustico chic) e depois visitar St. Amaro MA para ver as lagoas la ou seria muito repetitiva? O Atins sozinha ja da um gosto dos Lencois Maranhenses? obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andrea! Se você visitar Atins no início da temporada, entre fim de junho e julho, pegará lagoas cheias e terá todo o gostinho dos Lençóis. Santo Amaro tem mais lagoas mas seria um downgrade de ambiente.

Andrea
AndreaPermalinkResponder

Mais uma duvida, se vamos para Atins, saindo do Jericoacoara no comeco do Julho (2 adultos e 2 adolescentes 13 e 14 anos) qual seria o jeito mais divertido para estes adolescentes (e os pais) de chegar?

Denise
DenisePermalinkResponder

Olá!! Queria saber se em novembro é uma época boa para ir para Lençois Maranhenses? Será que corremos o risco de pegar lagoas secas ?

Elisabete
ElisabetePermalinkResponder

Olá! Sempre que penso em viajar, passo aqui no Blog e sempre minhas viagens são incríveis. Em Setembro e e meu mazrido vamos fazer a Rota das Emoções. Minhas datas não coincidem com a Rota Combo e então decidi alugar um carro. A dúvida é: com a conclusão da MA-315 ficou mais tranquilo fazer este trajeto de carro alugado? Deixando o carro nos estacionamentos de Sto Amaro e Jijoca, ou seja, fazendo os passeios com as Jardineiras. Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elisabete! Tudo indica que sim. O Ricardo Freire está indo agora para lá e testará todo o circuito de carro.

Elisabete
ElisabetePermalinkResponder

Que beleza! Vou aguardar ansiosamente o relato e a opinião do grande mestre Ricardo. Obrigada

Natalie Tang
Natalie TangPermalinkResponder

Olá Boia, vou ficar no feriado de Junho agora em Atins, e estou pensando se vale a pena ficar dois dias antes em Barreirinhas para fazer o circuito da Lagoa Bonita - não vou conseguir fazer o sobrevoo de Lençois e queria ter uma vista mais panoramica, e pelas fotos Lagoa Bonita parece ser o lugar. Será que fico dois dias em Barreirinhas ou aproveito Sao Luis e o São João? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Natalie! Com dois dias em Barreirinhas você consegue fazer dois passeios. Em junho as lagoas estão bem cheias. Entre o São João e Lençóis a decisão é sua, nenhuma das duas opções é tecnicamente desrecomendável.

Angelica Januario Veronez

Olá bóia, já sabe qdo Ricardo vai postar os novos comentários? Gostaria de ir em meados de agosto para lençóis.
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Angelica! A idéia do Ricardo é atualizar os guias durante a viagem. No momento ele está trabalhando no de São Luís. Quando acabar, vai fazer o de Lençóis. Atualmente ele está em Santo Amaro do Maranhão. É um trabalho artesanal, por isso é bom. Mas não cobre velocidade, por favor.

Gilmar Rezende Gonçalves

Fizermos neste mês de junho 2019 os Lençóis Maranhenses, primeira notícia Boa, Lagoas estão cheias. Nosso roteiro foi barreirinhas 2 Dias: seguimos está pedem para se aprender;
1° Passeio Lagoa Bonita parte da Tarde. 2° Passeio Lagoa Azul.
Seguimos para Atins passeio Quadriciclo pelos pequenos lençóis, Super indico, foi uma experiência nota 10 (Terminamos passeio em Cabaré) seguimos 10 minutos de barco.
Hospedamos em Atins 2 noite.
A tarde vimos por do sol da praia, dia seguinte passeio lagoa da ilha , linda água azul turquesa (procurar agência que faça esse percurso) terminamos o dia por do sol lagoa sete mulheres, jantamos no canto de Atins, melhor camarão grelhado que já comemos.
Atins tem passeio da revoada não deu tempo para fazer.
Retornamos a barreirinhas as 7 da manhã na voadeira Linha convencional ( pousada agenda retorno).
Santo Amaro: chegando de Atins seguimos para Santo Amaro, 2 dias: 1° Passeio Lagoa da Gaivota, lagoa do Peixe, por do Sol Andorinha.
2 Passeio melhor de todos dos Lençóis, Emendadas ( Por do sol Lagoa da Concha) retorno já com lua cheia. (NUNCA VI NADA IGUAL).
Não fiz Betânia não deu Tempo.
São Luis: centro histórico, com almoço Restaurante Senac.
Toda passeio seguro, pessoas agradáveis.

Vanessa Palma Naveira

Boa noite pessoal,
Estou indo de São Luis ate Santo Amaro e gostaria de saber a melhor forma de fazer esse translado. E se alguém tem alguma indicação. Estou indo dia 01 de julho de 2019.

Vou ficar 2 dias em Santo Amaro e gostaria de indicação de guia para fazer os passeios. Dicas de lagoas imperdíveis e do translado para barreirinhas

Obrigada

Isabel Costa
Isabel CostaPermalinkResponder

Olá, sou capixaba e estou pretendendo a ir lençóis maranhense, março seria uma data boa para a viagem?? e vcs poderiam me indicar alguns passeios ?

Edilene Nascimento

Sou de Rwcife e acabei de voltar do roteiro São Luis-Barreirinhas-Sao Luís , em 6 dias (3 para cada cidade). Achei ótimo o período do São João no Maranhão pois é uma festa diferente do São João pernambucano. Foi surprentende ver o boi bumba e outras danças religiosas. Mas se preparem é um clima quente e úmido mesmo no inverno. Muitas comidas diferentes. Amei o arroz de cuxa e o arroz maria Isabel...Andei no centro durante os dias úteis e não tive problemas de seguranca.o táxi é barato e o uber fácil., Achei a cidade ampla e limpa nos pontos turísticos. .Gostei da foto gratuita no Palácio do governo do estado que todos têm direito..muitos restaurantes nas praias,. A única coisa que lamentei encontrar foi um escorpiao no banheiro do quarto do hotel em Barreirinhas.dentro da pia. A solução foi abrir a torneira para ele descer pelo ralo.mas tudo o resto foi fenomenal. As lagoas cheias eram um show!

Galego guia trekking lençóis

Olá bom dia Sou guia de Turismo lençóis maranhenses parque Nacional do Maranhão nordeste guia local nascido e criado nos lençóis maranhenses melhor guia travessia nos lençóis trekking de três à 4dias. Vários Tipos de passeios Santo Amaro barrerinhas canto de atins. Reserva Whatsapp (98) 988588396 (98) 996171708 chamar no Whatsapp q agente mandar o roteiro. Guia Galego

Luciana Piccirilli

Olá, sou de SP e acabei de retornar de uma viagem aos Lençóis. Não me hospedei em São Luis, sendo que do aeroporto segui direto para Barreirinhas, com um transfer (Tigre) contratado ainda em SP. Valor do transfer: R$ 120 por pessoa (ida e volta). Me hospedei no Porto Preguiças. O hotel é muito bom, mas caro. Fica fora da cidade e uma corrida de táxi sai por R$ 40 (ida e volta). Quanto aos passeios, achei que fica pouco tempo nos lugares, poderia ter uma duração maior. Fechei com a agência do próprio hotel, apesar de serem desorganizados, pois os valores são tabelados. Minha dica é conversar com outros hóspedes e fechar um grupo, para contratar passeio privativo, porque vc fica mais tempo nos lugares e faz o seu horário.

Alison Neves
Alison NevesPermalinkResponder

Olá! Vou visitar São Luís e o Parque dos Lençóis no final de Julho. O transfer de São Luís para Barreirinhas é fácil de conseguir ou melhor já reservar antes de ir. Faço as mesma pergunta com relação aos passeios dentro do Parque, há muita oferta em Barreirinhas?

Parabéns pelo site e sucesso nas viagens sempre!

ROBERTA BERNARDON

Bom Dia 'A Bóia',

Maravilha esse teu site! Parabéns e obrigada por compartilhar tanta informação smile
Para conhecer as belezas de Santo Amaro, Barreirinhas e Atins, quantos dias é recomendado em cada lugar para fazer os passeios sem correrias? O trajeto melhor seria nessa ordem? (considerando saída do aeroporto de São Luis...)

Taís
TaísPermalinkResponder

Oi bóia, estou na dúvida se depois do delta sigo para barra grande ou vou direto para Camocim. Vou fazer a travessia dos lençóis e seguir a Rota até Jeri. O q acha? Compensa passar em Barra grande?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Taís! O Ricardo Freire ama Barra Grande.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar