Lençóis Maranhenses

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Lençóis Maranhenses: quando ir?

A época ideal é entre junho e o início de setembro. Assim você vai encontrar as lagoas cheias e o sol brilhando (tempo bom é uma condição essencial para que a beleza das águas apareça).

Como chegar | Onde ficar | Onde comer | O que fazer | Roteiros

Entre janeiro e maio é a época das chuvas -- o auge é entre março e abril, quando chove em média 400mm no mês. E é bom mesmo que chova; se não cair essa chuva toda, as lagoas não enchem, e a temporada será perdida.

A partir de setembro, as lagoas começam a secar. Em Santo Amaro ainda é possível encontrar lagoas com água até o início de outubro, se a temporada de chuvas tiver sido boa. Mas de maneira geral, a partir de outubro o caçador de lagoas terá o seu objetivo bastante prejudicado.

A única lagoa perene o ano inteiro, a Lagoa da Esperança, não é como as outras: apenas uma de suas margens tem um paredão de duna; pelo menos metade do seu entorno é composto por mangue.

Para combinar a melhor época dos Lençóis com a melhor época de São Luís, venha na época de São João (2ª quinzena de junho), quando a capital está tomada pelo bumba-meu-boi. Comece pela festa e depois vá curtir os Lençóis.

Lençóis Maranhenses: quando as lagoa estão cheias?

  • Lagoas cheias, tempo instável: Maio

33 comentários

Carolina Borba

Alguém que esteve recentemente nos Lençóis sabe informar a situação das lagoas? Tenho estadia no período de 10/08 a 17/08 e estou curiosa! smile

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carolina! O Ricardo Freire passará por lá daqui a duas semanas e deve fazer algum boletim.

Carol Borba
Carol BorbaPermalinkResponder

Oba!!! Quase nos encontramos...que pena! smile

Cristiane
CristianePermalinkResponder

Tenho apenas 5 dias de reserva fechada em São Luís no início de dezembro. Alguém pode me dizer se vale a pena ir até os Lençóis? Ou onde exatamente estará bom (se terá lagoas)?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristiane! Está escrito com todas as letras no texto. Não há lagoas nesta época. Não é culpa nossa. A gente gostaria que houvesse, mas não há.

Luisa
LuisaPermalinkResponder

Boa tarde! Eu chego quarta 14 de junho por volta das 14hs a Sao Luiz, da pra tomar direito a van que vá ate Santo Amaro? quero ficar la 2 noites, Barreirinhas uma noche e Atins duas noites, e volto segunda 19 5am. Alguém poderia me dizer se e fatível fazer isso o fica muita coisa? obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luisa! Normalmente as vans saem de manhã cedo. Algumas poucas saem à tarde. Tem que ligar para os vanzeiros e ver se algum passa no aeroporto lá pelas 15h.

valeria umann
valeria umannPermalinkResponder

oi luiza.. acho que vc deveria escolher uma base.. as distancias entre os povoados sao grandes e o deslocamento é desconfortavel... vc so tera quatro dias para ficar na regiao.. escolha um dos lugares e aproveite o que ele tem de especial... Vou em julho, chego no sabado em sao luis e vou direto para barreirinhas.. Vou ficar seis noites por la e tive que optar... ou Santo Amaro ou barreirinhas..

Rose
RosePermalinkResponder

Boa noite
Tenho viagem marcada par dia 06/06/2018 com saída de São Paulo as 10:55 e prevista a chegada em São Luiz as 14:25
Qual o clima para o período de 7 dias
Chega a fazer Frio ao anoitecer ou é totalmente quente.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rose! No Nordeste só faz frio se você ligar o ar condicionado a toda.

OSWALDO ELIAS GUEDES LASSAROT

Estou pensando em ir à Lençóis neste mês de junho/18. Gostaria de saber se as lagoas já estão cheias. Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Oswaldo! Estão.

Vera fontana
Vera fontanaPermalinkResponder

Pretendo visitar Lençóis na última semana de agosto e primeira semana de setembro. Como foram as chuvas este ano? É provável que as lagoas estejam cheias nessa época?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vera! Choveu a contento. Quanto antes você puder ir, sempre é melhor.

Kelly
KellyPermalinkResponder

Olá boa noite

Julho é uma boa época para ir em Lençóis Maranhense se sim teria dicas de onde se hospedar e quais passeios fazer.

Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Kelly! Sobre quando ir, leia o texto nesta página. Não sei se você chegou a notar, mas página se chama Quando ir e o texto explica exatamente quando ir.

Caso você se disponha a enfrentar outro monte de letrinhas, aqui vão as páginas sobre onde ficar e o que fazer:
https://www.viajenaviagem.com/destino/lencois-maranhenses/onde-ficar-lencois-maranhenses/
https://www.viajenaviagem.com/destino/lencois-maranhenses/o-que-fazer-lencois-maranhenses/

Dalla
DallaPermalinkResponder

Gostaria de saber se no período de 28 de dezembro a 11 de janeiro vale a pena conhecer os lençóis maranhenses quais as condições das piscinas naturais.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Dalla! Gostaria de saber se no período em que você esteve aqui fazendo essa pergunta não daria para ter simplesmente lido o texto...

Melo
MeloPermalinkResponder

ESTOU AQUI, LAGOAS NUITO CHEIAS !!!

Renata
RenataPermalinkResponder

Estou planejando ir aos Lençóis de 12 a 16/10. Soube que esse ano houve bastante chuva, será que é certo de encontrarmos lagoas cheias nesse período?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renata! Por mais generosa que tenha sido a estação das chuvas, em outubro eu só arriscaria Santo Amaro. Se você acha que pode viajar ano que vem entre junho e setembro, transfira sua viagem para o ano que vem.

VITOR HUGO
VITOR HUGOPermalinkResponder

Estou planejando visitar os Lençóis Maranhenses por volta do dia 23/09/18. Como choveu bastante este ando, consigo pegar as principais lagoas ainda cheias? Estou aguardando essa informação, para planejar minha viagem ao Nordeste. Desde já, obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vitor Hugo! Tão tarde assim em setembro, eu só arriscaria Santo Amaro.

FABIOLA
FABIOLAPermalinkResponder

Olá, tenho viagem marcada para última semana de setembro, vou conseguir aproveitar algumas lagoas? Tenho 6 dias e fico com receio que seja muito tempo caso n consiga encontrar as lagoas cheias.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabiola! Pense em dedicar mais dias a Santo Amaro.

Kelly
KellyPermalinkResponder

Boa tarde,Gostaria de saber se se tem algum período do mês de Agosto que seria ideal para conhecer os lençois?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Kelly! Sempre quanto mais cedo, melhor. As lagoas enchem lá por maio e começam a secar sob o sol a partir de meados de junho.

Camila Anjos
Camila AnjosPermalinkResponder

Boa Noite,

Apareceu uma promoção para a virada do ano, comprei e depois vi seus posts sobre a seca das lagoas...furada. Enfim, agora que já comprei, poderia me indicar um roteiro paralelo? Os lugares q seriam interessantes de conhecer nesta época? Estava vendo de sair de São Luís e ir para Santo Amaro, mas talvez não valha a pena. Qual sua opinião? Migro para outras cidades?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Camila! Sendo bem realista, no seu lugar eu calcularia quanto gastaria em traslado, hospedagem, passeios e alimentação e colocaria na conta de um cancelamento da passagem. Vale a pena gastar mais dinheiro para não ver as lagoas dos Lençóis? As lagoas 'permanentes' não são aquelas que você vê nas fotos -- são lagoas comuns, com vegetação, não entre dunas. Os passeios do rio Preguiças não são prejudicados nesta época, em Atins tem kitesurf, mas para ver o que os Lençóis Maranhenses têm de diferente você vai precisar voltar na época certa.

Maria José Rodrigues

Em outubro estarei ai com grupo de oito pessoas será que vou encontrar algumas lagoa cheia?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria José! Como está explicado no texto, suas melhores chances serão em Santo Amaro.

Joana
JoanaPermalinkResponder

Boa tarde! Alguém sabe me dizer se consigo contemplar as belas lagoas no mês de Outubro?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Joana! Sua melhor chance é em Santo Amaro. Mas você pode perder a viagem.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar