Londres

Rainha do pop
Mariana Amaral
por Mariana Amaral

Guia de Londres

Veja neste guia prático de viagem a Londres:

O que esperar de Londres

torre de londres e tower bridge

Tower Bridge, vista da Torre de Londres

Na hierarquia das grandes cidades do planeta, Londres é a mais pop. É a cidade que Nova York reverencia, e que Paris respeita. Talvez seja o lugar que mais 'conhecemos' antes mesmo de chegar.

Sabemos a cor dos ônibus, como são as cabines telefônicas, e onde está o Big Ben. A família real? Pelo menos uns 5 membros dá para citar de cor -- e, se bobear, até o palácio onde cada um mora. Um aprendizado que vem dos livros de história, das revistas de fofoca, dos programas de culinária (na TV há mais chefs-celebridade londrinos do que de qualquer outro lugar!) e de muitas comédias românticas estreladas por Hugh Grant.

Chegando em Londres, reconhecemos a vista do alto da London Eye, e ver a Tower Bridge pela primeira vez dá uma emoçãozinha na gente. Os carros trafegando do lado contrário, as pessoas apressadas no metrô -- a Londres que a gente imaginava é mesmo como Londres é.

Mas, ainda assim, há muito por descobrir.

Do passado, aprender sobre a Londres de quase 10 séculos atrás, na surpreendente Torre de Londres. Do presente, encontrar uma Londres que fala mais de 300 línguas, e que tem mercados de rua que são um exemplo dessa pluralidade. A metrópole mais tradicional do mundo é também a mais diversa de todas.

Diversifique sua experiência também. Aproveite os extraordinários museus (gratuitos!), mas não perca de vista a street art de Shoreditch. Assista a um musical no West End (menos caros que na Broadway!), e também pare para escutar os músicos nas estações de metrô. O fish & chips do almoço pode muito bem ser sucedido por um curry no jantar (ambos já podem ser considerado pratos típicos locais).

E fique atento a qualquer novidade que passar pelo seu caminho. Vai por mim: o que é novo em Londres hoje será pop no mundo inteiro amanhã.

Voltar | Topo

O que muda com o Brexit?

A novela da saída do Reino Unido da União Europeia -- o Brexit -- não tem dia para terminar. O novo primeiro-ministro Boris Johnson entrou decidido a fazer valer a última data combinada, 31 de outubro de 2019. Sua preferência é pelo 'hard Brexit', um Brexit sem ressalvas, quase um divórcio litigioso com a Europa.

O que Boris não esperava era que o Parlamento se mobilizasse para impedir que isso acontecesse. Por uma boa razão: um 'hard Brexit' pode ter efeitos devastadores -- insegurança jurídica para os imigrantes europeus, crise de desabastecimento nos primeiros meses, um pouco de inflação e alguma desvalorização da libra.

Acompanhe os acontecimentos para se manter bem-informado sobre o que acontece no Reino Unido. Mas saiba que, não importa a modalidade de Brexit a ser adotada, não haverá impacto para os viajantes brasileiros.

Para o turista brasileiro, não muda nada

Para quem viaja ao Reino Unido com passaporte brasileiro, o Brexit -- aconteça quando acontecer -- não muda nada.

Apesar de ser membro da União Europeia, o Reino Unido nunca adotou a moeda comum (o euro) nem aderiu à zona comum sem fronteiras internas (o Espaço Schengen).

Brasileiros sempre precisaram fazer imigração ao chegar ao Reino Unido vindos do continente europeu. E sempre tiveram que se sujeitar às regras de imigração próprias do Reino Unido. Continará igualzinho.

(E se o Reino Unido endurecer tanto com o Terceiro Mundo que resolva passar a exigir visto de brasileiros? Isso pode acontecer. Mas a exigência de visto não depende do Brexit. Por não compartilhar a mesma política de imigração do Espaço Schengen para não-europeus, o Reino Unido poderia exigir visto de brasileiros mesmo fazendo parte da União Europeia.)

Voltar | Topo

Londres: quando ir

columbia road flower market

Columbia Road Flower Market

Para escapar da chuva em Londres… só viajando para outro destino. Não que o tempo seja ruim todos os dias -- é que não existe uma época do ano que seja muito mais seca do que as outras.

E se pode chover em qualquer estação, use outros critérios de desempate para decidir quando ir a Londres.

Londres no inverno

O inverno em Londres não chega a ser congelante -- pode nevar, mas as médias de temperatura no período se mantêm positivas. O pior da estação são mesmo os dias curtos. O sol se põe às 16h, e só amanhece lá pelas 8h.

O melhor do inverno? Atrações com menos filas e museus mais vazios (ou menos cheios, em se tratando de Londres).

  • Janeiro é o mês mais frio do ano, com temperaturas entre 3°C e 8°C.
  • Fevereiro também é frio, com temperaduras entre 3º e 9ºC.
  • Março vê temperaturas chegarem aos dois dígitos: mínima de 4ºC, máxima de 12ºC.

Voltar | Quando ir a Londres | Topo

Londres na primavera

O horário de ‘verão’ começa no finalzinho de março, e aproveitar Londres ao ar livre vai ficando cada vez mais prazeroso com o avançar da primavera. As fachadas e os parques cheios de flores deixam a cidade ainda mais bonita.

Se você vier na Páscoa, é bom avisar: as escolas entram em recesso, e as atrações ficam com bastante fila. A cidade também enche durante a Maratona de Londres, mas é um evento divertido de acompanhar.

  • Abril tem temperaturas entre 6°C e 16°C.
  • Maio registra variação de 9°C e 18°C.
  • Junho já tem clima de quasae verão: mínimade 12°C, máxima de 21°C.

Voltar | Quando ir a Londres | Topo

Londres no verão

Filas, metrô sem ar-condicionado e tarifas mais caras de hospedagem: o verão em Londres tem vários poréns. Mas é também o momento em que a cidade está mais animada, com uma agenda cultural cheia de eventos ao ar livre. É a época dos festivais de música, da Pride (Parada do Orgulho Gay, no início de julho) e do carnaval caribenho de Notting Hill (em 2020, dia 23 de agosto).

  • Julho é o mês mais quente, com temperaturas entre 14°C e 24°C -- ondas de calor, porém, podem levar a picos de 30ºC.
  • Agosto traz temperaturas entre 14°C e 22°C.
  • Setembro já tem mínima de 11º entre 11°C, com máxima ainda em 20°C.

Voltar | Quando ir a Londres | Topo

Londres no outono

Terminado o fervo de verão, Londres desacelera, mas nem tanto. O horário de 'verão' termina no final de outubro. As horas de luz diminuem, dando a sensação de dias mais curtos, e as temperaturas vão ficando rapidamente invernais. No início de novembro já começam as festividades de fim de ano, com vitrines decoradas, rinques de patinação no gelo e mercados de Natal.

  • Outubro tem mínima de 9°C e máxima de 16°C.
  • Novembro registra temperaturas entre 6°C e 12°C.
  • Dezembro é gelado, com mínima de 3°C e máxima de 9°C

Voltar | Quando ir a Londres | Topo

Julho x janeiro?

Se você só pode viajar durante as férias escolares, precisa escolher entre duas Londres bem diferentes.

Indo a Londres em janeiro, você vai querer passar a maior parte do tempo em ambientes fechados: museus, teatros, pubs, e até no seu próprio hotel (que vai ser mais bem preparado para o inverno do que para o verão, ao menos). Os dias escuros podem ser um pouco deprê.

Indo a Londres em julho, você vai aproveitar mais a cidade ao ar livre, em parques, mercados e eventos de verão. As atrações vão estar muito mais cheias, e você vai precisar de mais planejamento para não gastar as férias em filas. O clima vai ser quase de festa. Escolhendo o meio do ano, confira se o seu hotel tem ar condicionado -- os mais em conta podem não oferecer esta comodidade.

Querendo seguir viagem pela Inglaterra ou pelo Reino Unido, combinando Londres com Dublin, Edimburgo ou Highlands, não tenha dúvidas: vá em julho.

Voltar | Quando ir a Londres | Topo

Que roupa eu levo?

camden market loja collectif

Camden Market

A sua mala para o inverno de Londres deve ter peças que componham camadas, para que você não passe frio na rua, nem calor em ambientes fechados. Leve roupas térmicas (calça, blusa e meias) para usar como segunda pele. Blusas de manga comprida e calças fazem a segunda camada. Suéteres e um casaco impermeável tipo 'bonequinho Michelin' vão por cima (escolha um modelo mais comprido, até o meio das coxas). Para os pés, botas impermeáveis e antiderrapantes. Como acessórios, luvas, gorro e cachecol -- e um guarda-chuva.

Para o outono ou a primavera, prepare uma mala mais parecida com a de inverno do que com a de verão. O casaco impermeável pode ser mais curto; as botas podem ser substituídas por sapatos fechados; meias térmicas e gorro talvez não sejam necessários. De resto, é bem provável que você continue precisando se abrigar bem para caminhar na rua, especialmente à noite, ou quando o dia estiver chuvoso.

Para sua mala de verão em Londres, bermudas e camisetas são bem-vindas, mas não deixe de levar calças compridas, suéteres, jaqueta e echarpe. Uma capa de chuva levinha é uma boa, também.

Voltar | Quando ir a Londres | Topo

Natal e Réveillon em Londres

O Natal é uma época complicada para turistar em Londres. Nos dias 24, 25 e 26 de dezembro (Boxing Day) a maioria das atrações e museus fecha. No dia 25 de dezembro, não há circulação de transporte público (para ir e vir dos aeroportos, marque um trânsfer ou agende um minicab). Para aproveitar o clima natalino, chegue antes do Natal.

O Ano Novo em Londres tem queima de fogos na London Eye, com acesso pago. As entradas são vendidas pelo site da prefeitura já em setembro. É preciso ter paciência para as multidões nas ruas, resistência ao frio, e pique para eventualmente voltar a pé para o hotel, já que os transportes têm operação reduzida.

Voltar | Quando ir a Londres | Topo

416 comentários

Sandra Lopes
Sandra LopesPermalinkResponder

Adorei as dicas do site, fui a Londres semana passada com meu esposo e filhos, e pude conferir de perto o quanto é deslumbrante esta cidade. Adorei Stonehenge e Windsor.. esplêndidos!!
Contei com os serviços da TAM TRANSFER LONDRES(www.tamtransferlondres.com.br), no qual o motorista Leonardo nos auxiliou bastante dando dicas sobre compras e atracões noturnas, alem claro de nos informar de forma encantadora cada historia sobre os principais pontos.
Agradeço demais a vocês pelas ótimas dicas e economizamos bastante, podendo ate pensar em voltar outra vez.

Sebastião
SebastiãoPermalinkResponder

Gostaria de saber se épossível comprar somentea ida de sp. para Londres,com milhas , e depois voltar de Munique para SÃO PAULO, agora para julho /15. Pois não estou conseguindo encontrar ida e volta para inicio de julho e volta por volta de 23 de julho, volta tbm com milhas.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sebastião! Normalmente não vale a pena. Uma perna simples entre o Brasil e a Europa custa quase tanto quanto uma passagem ida e volta. Use suas milhas para viajar dentro do Brasil, é o melhor uso.

Luanda
LuandaPermalinkResponder

Se tiver algum cadeirante procurando dicas de acessibilidade em Londres, não deixe de dar um pulinho no nosso blog: http://rioparacadeirantes.blog.com/tag/londres/

Abraços a todos!

Guilherme Marcato

Ricardo, tudo bom? Tenho uma dúvida. Será que pode me ajudar?

Estou indo passar um mês na Europa no fim do ano. Meu voo é São Paulo - Veneza, como o voo é Ibéria farei conexão/imigração na Espanha. Até ai tudo ok, entro no espaço Schengen e pronto.
Fico uns dias em Veneza e depois vou para Londres (de avião) passar o reveillón lá e ficar 5 dias no total. Isso significa que farei um voo internacional, já que o Reino Unido não faz parte do Espaço Schengen, certo?

Porém depois de ficar os 5 dias em Londres eu vou para Paris (de trem) e volto novamente ao Espaço Schengen para continuar o resto da viagem e é aí que entra minha dúvida.

Brasileiros não precisam de visto de turismo tanto para o espaço schengen quanto para o reino unido. Porém você só pode ir 1 vez a cada 90 dias, correto?
Se eu vou obter meu visto de entrada na Espanha e depois saio do espaço schengen (indo para Londres de avião), como fica quando eu for continuar a viagem indo para Paris de trem? Eles irão carimbar minha saída do espaço schengen quando eu estiver deixando Veneza e seguindo para Londres? Eu vou precisar de um novo carimbo de entrada quando retornar de londres para paris (via trem)? A regra de "uma entrada a cada 90 dias no espaço schengen" fica onde nesse caso?

vou ter problemas com esse roteiro?

Obrigado desde já.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Guilherme! Brasileiros podem passar até 90 dias a cada 180 na Europa, com tantas entradas quanto forem necessárias. Tenha sempre passagem de volta, reservas de hotel, extratos de cartão e seguro-saúde à mão para qualquer eventualidade na passagem pela imigração.

No Reino Unido o agente dá uma permanência de até 6 meses. Se sair do país e voltar, receberá nova permanência.

Guilherme Marcato

Oi Boia, tudo bom? Obrigado pela resposta.
Tenho mais umas dúvidas e as informações que acho pela internet muitas vezes são contraditórias.

Fiz todas as reservas de hoteis no booking.com, mas não efetuei o pagamento de nenhuma delas. Escolhi pagar no check-in do hotel. As reservas de hoteis para os países do espaço schengen e para o reino unido precisam estar pagas? Eles podem pedir os comprovantes de pagamentos ou só a cópia das reservas (impressas do email)?

Troquei minha passagem e não vou mais chegar pela espanha, vou chegar pela italia, em roma. Localizei no site da embaixada os valores mínimos de euros para entrada na italia. Mas não estou localizando os valores mínimos para entrada no reino unido e também depois para entrada na frança, já que vou sair do espaço schengen quando for da italia para londres e depois entro de novo por paris. Você sabe me informar os valores ou um lugar confiável onde posso achá-los?

No reino unido preciso mesmo ter comprovante de residência, de emprego aqui no brasil etc.?

Na europa em geral (espaço schengen e UK) esses "extratos de cartão" podem ser a simples impressão da página do meu banco onde consta o limite do cartão de crédito e extrato da c/c ou precisa ser algo mais formal, enviado pelo banco?

Hellllp!!!

obrigado mais uma vez!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Guilherme! As reservas não precisam estar pagas. O valor é 65 euros por dia, por pessoa. Imprima os extratos, será o suficiente.

Paula
PaulaPermalinkResponder

Pessoal, para quem quiser dicas sobre outras cidades para visitar na Inglaterra, além de Londres, visitem o Comer, Dormir e Viajar! Gostaremos da visita! smile
http://comerdormireviajar.wordpress.com

Nathália
NatháliaPermalinkResponder

Muito bom essa matéria, tem várias dicas que eu não sabia e que vou usar nas minhas próximas viagens. Eu indico o site Geleia Cultural http://www.geleiacultural.com para quem quiser conhecer Londres, lá tem de tudo! Usei todos os dias e foi lá que encontrei a minha escola de inglês! Bjs

Kitty Viana
Kitty VianaPermalinkResponder

Queria dica de uma viagem diferente... Pretendemos ir buscar nossa filha de 16 anos no intercâmbio em Brighton e passar uns 15 dias com toda a família (além dela, mais um de 21 e uma de 9 anos). Como já conhecemos bem Paris e Londres, queremos uma sugestão de roteiro a partir de Londres para esse período de final de ano. Leste europeu?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Kitty! Faz bastante frio, mas o interessante é pegar cidades como Praga com menos turistas. Veja dicas para o inverno europeu aqui: https://www.viajenaviagem.com/2010/12/europa-no-inverno-impressoes-e-dicas-de-um-recem-chegado/

gisele viana teixeira

gosto muito de suas dicas,ja incorporei varias na minha viajem.tenho uma duvida,tenho que deixar o hotel cedo,e pego o trem para Paris a noite,onde posso deixar as malas:,a estaçao do trem tem esse serviço:Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gisele! Você pode deixar suas malas no próprio hotel. Mesmo depois do check-out, eles podem guardar suas malas para você pegar mais tarde. Mas se preferir, deixe no guarda-volumes da estação.

Adriana
AdrianaPermalinkResponder

Acabei de chegar de Londres e tem um post quentinho no blog
http://atravessarfronteiras.blogspot.com.br/2014/08/londres-diversao-facil.html

Lucas
LucasPermalinkResponder

Boa tarde, Ricardo.
Em outubro vou desembarcar em Genebra para ter aulas em Lausanne. Ganhei uma passagem que chega 4 dias antes do início das aulas e vou até Londres gastar esses dias na companhia de alguns amigos. Consigo despachar minha bagagem de Genebra para Lausanne pelo Fast Baggage (considerando que só vou pegá-la dali a 4 dias)? Ou devo usar o guarda-volumes do aeroporto? Aguardo pela sua ajuda. Obrigado e parabéns pelo belo trabalho!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lucas! Esse é um guia sobre Londres. Por favor, deixe a sua pergunta em um post pertinente: https://www.viajenaviagem.com/destino/suica

Carina
CarinaPermalinkResponder

Por favor, queremos passar o ano novo 2014/2015 em Edinburgo? Será que o clima nos permitirá fazer um passeio pelas Highlands?

Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carina! Este é um guia sobre Londres. Por favor, deixe a sua pergunta em um post pertinente: https://www.viajenaviagem.com/destino/edimburgo

Pedro Cesar
Pedro CesarPermalinkResponder

Boia e Ricardo, bom-dia!
O novo site está ótimo!!! Parabéns!
Por favor, preciso de uma opinião. Pretendo logo após o Natal, dia 26 por exemplo, ou no início de janeiro, fazer o roteiro Londres (4 noites) - Berlim (3 noites) - Munique (3 noites) - Madri (4 noites). Seria um bom roteiro em termos de tempo de estada em cada cidade e em ordem de cidades? Acredito que em Londres, Berlim e Munique pegarei um frio intenso. Conseguirei conhecer bem as cidades?
Muito obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Pedro! Fará bastante frio em Madri também. Andaluzia, Portugal e Barcelona é que têm temperaturas mais amenas.

Tenha em mente que o dia de deslocamento é um dia perdido. Cortando uma cidade seu roteiro ficará melhor.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar

FABIANO
FABIANOPermalinkResponder

Olá Bóia, alguma dica relacionada aos Rolling Stones para visitar em Londres?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabiano! Esta agência oferece walking tours com o tema rock'n roll: http://londonrockwalks.com

Sebastião
SebastiãoPermalinkResponder

Olá, por favor , preciso da ajuda de vcs. Tenho milhas Smiles e quero comprar passagem ida para LHR e volta por MUC, p/ julho de 2015, não tenho encontrado passagens diretas p/ estes lugares. Tenho encontrado GRU-CDG ida e volta com escala e duração de 17 a 20hs. O site Smiles não informa onde é a parada para escala , vôo Air France. Compraria depois vôos internos, CDG-LHR e volta MUC-CDG com milhas. Teria um aumento de 50000 milhas, mais ainda 25000milhas entre LHR-TXL. Dúvida; devo continuar esperando encontrar os vôos diretos, pois temos ainda 11 meses p/ a viagem ou devo comprar as que eu achei, pois tenho milhas suficientes. Serão 2 passagens. Obrigado pela ajuda.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sebastião. Trocar passagens por milhas requer dedicação e sorte, não há garantia. O Ricardo Freire recomenda usar em viagens nacionais, é mais fácil e rentável.

Luis
LuisPermalinkResponder

Sebastião, vôos diretos do Brasil para Londres somente, salvo engano, via TAM ou British Airways, ou seja, não irás conseguir vôos diretos pelo Smiles. Irei a Paris-Londres em abr/15 e o retorno de Londres consegui pelo Smiles por 35000 milhas, pela KLM, com conexão em Amsterdã.

Alexandre Costa

Olá! Os cartões de crédito pré-pagos são bem aceitos em Londres? Obrigado e parabéns pelo site!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alexandre! Os cartões pré-pagos são aceitos em qualquer lugar que aceite cartões de suas bandeiras. Mas hoje em dia eles pagam o mesmo IOF que o cartão de crédito (que dá milhas). São mais interessantes como plano B.

Carol Akemi
Carol AkemiPermalinkResponder

Não achei nenhum post sobre York, mas quem ficar um tempo em Londres e decidir fazer um bate-e-volta ou passar um final de semana na região, aconselho a fazerem o free tour da empresa White Rose.
Contei meu dia em York no meu blog.
http://passaporteparaomundo.com/2014/09/14/um-dia-em-york/
Obrigada

miriam tereza teixeira araujo

Farei uma viagem pela Europa de 07 a 22/10. Fico em Londres de 07 a 12/10. Você tem um roteiro interessante para esse período nessa época?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Miriam! Não temos roteiros dia a dia para Londres, mas você pode usar as dicas deste guia para montar o seu wink

Aline Souza
Aline SouzaPermalinkResponder

Entre em contato que eu lhe dou dicas.

HIRANITAG V SANTOS

Somos um grupo de 6 pessoas e estaremos em Londres no proximo domingo dia 21/09 , ficaremo aí 5 dias, em Paris 5 dias e na Alemanha 10 dias. consigo comprar um chip para usar internet no meu ipone em todos países ou é preciso um chip para cada país? Está muito frio aí? Só hoje conheci seu blog , é muito bom .

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Hiranitag! Será necessário comprar um chip em cada país que você visitar. Para saber mais, leia: https://www.viajenaviagem.com/2012/03/chip-local-no-exterior

O outono começa oficialmente no fim do mês e com isso as temperaturas já começam a cair um pouquinho no hemisfério norte. Para saber as temperaturas em Londres, Paris e Berlim (já que não sabemos as cidades na Alemanha), veja:
http://www.worldweatheronline.com/London-weather/City-Of-London-Greater-London/GB.aspx?day=20
http://www.worldweatheronline.com/Paris-weather/Ile-De-France/FR.aspx?day=20
http://www.worldweatheronline.com/Berlin-weather/Berlin/DE.aspx?day=20

thatiana
thatianaPermalinkResponder

Olá!
Eu vou para Amsterdã em novembro, e de la vou pegar avião para londres, e depois pretendo fazer ums visita de trem p Paris... quantas vezes eu vou faz passar pela imigração?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thatiana! Você passa pela imigração ao chegar em Amsterdã, ao entrar em Londres e ao retornar a Paris.

Lu
LuPermalinkResponder

Riq, acabei de chegar de lá e achei tudo carésimo!!!

Ficamos no Bloomsbury Htl, cuja localização é excelente, mas o preço reflete isso.

Mesmo p/comer em cadeias fast, tipo Wasabi, ou até o Spaghetti House continua sendo caro p/nós! E olha q as coisas no Rio estão um absurdo! Mas concordo c/vc q come-se mto bem, diferente do passado. E os serviços de maneira geral tb melhoraram mto. Eles disseram q foi por causa das olimpíadas. Tomara q tb aconteça o mesmo por aqui.

Mas fiquei mto contente pq encontrei a Londres descolada, misturada c/o tradicional, é claro! Adorei me perder pelas ruas de Fitzrovia, descobrir as feirinhas de Shoreditch e Hackney (em especial o Broadway Market aos sábados). E amei o Crate Brewery, em Hackney Wick! Uma pizzaria, a preços módicos,c/som rolando, uma galerinha bem descolada, mesas grandes comunitárias, bem diferente de tudo q já vi por aqui. Porém, a área onde está situado é meio tenebrosa. Dá medo, mas é segura. Indo de overground tem uma estação pertinho. Mas, independente do bairro, a noite ferve!! Tem gente na rua até tarde!

Além, é claro, dos museus q são bárbaros, e grátis. Mas fui a 2 exposições (pagas pq são temporárias) sensacionais: novidades das múmias no British e Digital Revolution no Barbican, ambas c/tecnologia de ponta!

Se lembrar de + alguma coisa interessante, volto prá contar!
Bjs,
Lu

rachel
rachelPermalinkResponder

Estou indo pra londres essa semana e li em um site que precisamos levar documentos que comprovem nossa profissao, nossa renda, estado civil etc, e tudo isso deve ser traduzido por profissional. Achei um pouco estranho, mas fiquei preocupada. E verdade?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rachel! Não precisa de tudo isso, não. Veja os documentos exigidos aqui: https://www.viajenaviagem.com/2012/05/europa-imigracao-bagagem/

audrey santaliestra

Parabéns pelo novo site! Estou adorando receber o VnV no e-mail! Preciso da ajuda de vocês. No final do ano de 22 de dezembro a 3 de janeiro vou estar com meu marido em Liverpool visitando meu filho que esta estudando lá. Vocês tem alguma dica da vizinhança de Liverpool, cidades vizinhas para um bate e volta. Como estaremos num período de festas e em pleno inverno, além de matar a saudades do filho queríamos fazer alguns passeios interessantes. Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Audrey! Infelizmente não temos conteúdo sobre esta região, além de um bate-volta de Londres a Liverpool:
https://www.viajenaviagem.com/2011/03/londres-liverpool-bate-volta-para-beatlemaniacos-dica-da-jackie

A melhor fonte de dicas sobre os arredores de Liverpool está na sua família: seu filho pode se informar com moradores de Liverpool quais são os passeios mais bacanas dos arredores. É bobagem ir à net quando você tem um atalho muito mais quente dentro de casa.

audrey santaliestra

Obrigada!
Valeu!

rachel
rachelPermalinkResponder

Muito obrigada bóia! Então preciso do extrato do cartão de crédito. O que seria VTM?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rachel! VTM é a sigla para Visa Travel Money, mas pode ser qualquer cartão pré-pago de viagem. wink

rachel
rachelPermalinkResponder

Eu nao vou levar cartao pre pago. Vou utilizar credito mesmo e levar um pouco de dinheiro. Levo o que entao para comprovar, meu extrato de conta?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rachel! O extrato recente de sua conta no Brasil, assim como a indicação de qual seu limite no cartão de crédito, são suficientes.

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Boia et al,

Alguma recomendacao de operadora que oferece tour somente para Stonehenge? Estou lendo uns posts contraditorios em alguns sites: uns falam que o trem ate Salisbury + onibus funciona bem e outros falam que o trem sai mais caro do que pegar tour privado alem dos horarios dos onibus de Salisbury para Stonehenge serem limitados.

Obrigada!

World, Surprise me: http://world-surpriseme.blogspot.com/

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! Normalmente as operadoras oferecem o tour com Bath e Salisbury mesmo. A Viator tem opção de passeio apenas para Stonehenge, dê uma olhada.

Michele Born
Michele BornPermalinkResponder

Olá, gosto muito do seu site, os posts são sempre ótimos...
Gostaria de uma dica...vou viajar dia 31 de janeiro e ficar doze dias na europa, meu plano é dois dias em Lisboa, 5 em barcelona e 5 em Londres. É um bom roteiro? Quero conhecer a europa no frio mas..nessa época é muito frio? Outra coisa, posso deixar para comprar as passagens lisboa x barcelona e barcelona x Londres quando chegar na europa ou compro antes de viajar? Obrigada

Mariana
MarianaPermalinkResponder

Michele, eu tiraria um dia de BCN e colocaria em Lisboa, porque no inverno costuma chover, aí se vc pega um dos dias em Lisboa com chuva já viu né, não dá pra fazer nada... se sobrar tempo em lisboa vc pode ir conhecer o palacio de queluz.

Renata
RenataPermalinkResponder

Estou planejando minha viagem a Londres para maio de 2015. Comecei a pesquisar preços de passagens... Em média, com que antecedência devo adquiri-las para garantir um bom preço? Atualmente, elas custam em torno de R$3500,00 com taxas. Devo esperar preços menores surgirem?

Mariana
MarianaPermalinkResponder

Oi Renata. Também estou planejando pra maio/15 e não vou comprar ainda não, vou esperar alguma promoção, porque tem tempo... e pior que R$ 2800 (preço de agora) não vai ficar... abs

Renata
RenataPermalinkResponder

Oi Mariana! Obrigada! Vou seguir seu conselho e esperar preços melhores. Abs

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Olha, muito mais barato do que R$ 2800 (US$ 1.100) em vôo direto, com todas as taxas, vai ser dificil. É arriscado esperar, você até pode economizar uns 200 dólares em alguma promoção, mas também pode não encontrar as datas que quer. É uma aposta, mas pior pode ficar.

Renata
RenataPermalinkResponder

Oi Neftali! Por volta de R$2800 é sem as taxas. Com as taxas fica por volta de R$ 3400,00. Um pouco mais, um pouco menos. No meu caso, é um voo com conexão, pois da minha cidade não saem voos direto para Londres.

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Oi Renata. É, aí é mais caro. Os US$ 1.100 que eu vi era saindo do Rio, em maio, direto pela British, com todas as taxas. Lembre-se que o Dólar está subindo, então o preço em Reais sobe. Mas é verdade, acho que você ainda pode conseguir um preço melhor, especialmente pela TAP.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renata! Experimente o alerta de tarifas do Voopter, que avisa quando aparece a tarifa que você quer pagar:

https://www.viajenaviagem.com/2014/10/voopter-como-funciona-dicas-passagens-aereas-baratas

Renata
RenataPermalinkResponder

Obrigada, Neftalí!
Obrigada, Bóia!

Daniela
DanielaPermalinkResponder

Olá! Estou planejando uma viagem para Londres em janeiro, com meu marido e filhos de 9 e 11 anos, e estou em dúvida sobre dois hoteis, que ficam em regiões diferentes: Premier Inn Kensigton (ao lado da estação Earl´s Court) e Premier Inn Victoria (perto da estação Victoria). Alguém me ajuda: qual dos dois hoteis e/ou regiões seriam mais agradáveis para ficar com crianças? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniela! Nenhuma das regiões é especificamente agradável para crianças. Earl's Court é uma região mais agradável.

Bruno Barros
Bruno BarrosPermalinkResponder

Boa noite,
Planejo uma viagem entre Londres, Bruxelas e Amsterdã. Quantos dias seriam interessantes? A melhor seqüência das cidades seria esta mesmo? pensamos em ir no final de março para abril/15 (preferíamos ir em maio, mas não poderemos). Esse período é primavera, mas será que pegaremos frio? agradeço as dicas e sugestoes

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruno! O Ricardo Freire sugere ao menos 6 dias em Londres, mais 3 para Amsterdã e 2 para Bruxelas. Mas é bacana você ler este post: https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar
Estes links também vão ajudar você a montar a viagem: https://www.viajenaviagem.com/destino/bruxelas e https://www.viajenaviagem.com/destino/amsterda

Rafael
RafaelPermalinkResponder

Oi Galera, tudo certo!?
Passando só pra contar de um passeio que faço todas as terças que é o pub crawl histórico. Está tendo bastante aceitação e todo ele é em português. Mais detalhes no www.j.mp/PubTche.
E pra fãs de Beatles: www.j.mp/BeatlesTche
Não vou encher de detalhes aqui pra não encher o saco (hehe) mas nos links tem todos os detalhes.
Espero poder contribuir com a viagem de todos. Abração! smile

Nelita
NelitaPermalinkResponder

Vou à Europa no período de 1/01 a 19/01/15. Chegarei e voltarei por Londres e pretendo conhecer Paris. Mas como tenho bastante tempo gostaria de incluir Lyon, Zurique ou Genebra e Bruxelas. Dada a sua experiência considera este um roteiro possível para se aproveitar bem cada lugar ou teria outras sugestões para me ajudar?
Gosto muito das dicas de seu blog.
Obrigada,
Nelita

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nelita! O Ricardo Freire sugere ficar ao menos cinco dias inteiros em Londres e mais cinco em Paris (desconte os dias de chegada e saída no continente europeu nessa conta). Este post pode ajudar você a desenhar esse roteiro: https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar

Lyon e Genebra estão para o mesmo lado, já Bruxelas está para outro.

Leia sobre os destinos:

https://www.viajenaviagem.com/destino/suica

https://www.viajenaviagem.com/destino/bruxelas

Sandra
SandraPermalinkResponder

Farei uma viagem a Londres no dia 18/03/2015. Minha filha está morando em Leicester e vamos passar umas férias de 20 dias. Pensamos em passar 4dias em Londres e, a partir daí, fazer um roteiro para a França, Itália e retorno à Londres para a volta. Gostaria de saber locais para passeios, melhores condições de transporte e hospedagem

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sandra! O Ricardo Freire indica ficar pelo menos 5 dias inteiros em Londres, 5 em Paris e 4 em Roma. De Londres até Paris, você pode ir de trem. De Paris até a Itália, voe.

Para dicas de roteiro, veja:
https://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa
https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar
https://www.viajenaviagem.com/destino/paris/
https://www.viajenaviagem.com/destino/roma/

Nelita
NelitaPermalinkResponder

Adoro as dicas deste blog, sempre o consulto antes de viajar.
Em janeiro vou à Europa, chego em Londres dia 30/12 /14 e volto dia 20/01/14. Gostaria de ir a Paris, Lyon, Genebra ou Zurique, Luxemburgo e Bruxelas. Em sua opinião, é um roteiro muito extenso? O que sugere para tornar a viagem bem proveitosa e menos cansativa, mais ou menos dentro deste roteiro?
Obrigada,
Nelita

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nelita! Respondemos à sua dúvida ontem... Ela está um pouquinho mais pra cima, aqui nesta página. smile

Nelita
NelitaPermalinkResponder

Adoro as dicas deste blog, sempre o consulto antes de viajar.
Em janeiro vou à Europa, chego em Londres dia 30/12 /14 e volto dia 20/01/14. Gostaria de ir a Paris, Lyon, Genebra ou Zurique, Luxemburgo e Bruxelas. Em sua opinião, é um roteiro muito extenso? O que sugere para tornar a viagem bem proveitosa e menos cansativa, mais ou menos dentro deste roteiro?
Obrigada,
Nelita

monica albano
monica albanoPermalinkResponder

Gostaria de saber o caminho que faz o onibus Paris - Londres, noturno

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Monica! Consulte a Eurolines: http://eurolines.fr/

Maria das Graças

Comprei bilhete do Eurostar de Londres para Rotterdam mas não consigo imprimi-lo em casa. Alguém teve o mesmo problema? Conseguiu resolvê-lo? Ou a solução foi imprimi-lo na estação?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria das Graças! Qual foi o método de entrega escolhido? Existem os e-tickets, que podem ser impressos em casa, e os bilhetes que você retira em máquinas na estação. Quais são as instruções que vieram no recibo?

Maria das Graças

No e-mail que confirma a reserva vem um link com o botão "download & print your ticket". E a outra opção sugerida no mesmo e-mail é pegar o ticket na Saint Pancras apresentando o mesmo cartão de crédito que pagou a passagem.

Maria das Graças

Bóia, obrigada pelo seu interesse em me ajudar. Fiz uma pesquisa na Internet e vi que o problema é de muitos. Desisto. Vou imprimir os bilhetes na estação.

Carina Teixeira

Estou a pensar ir a Londres em Janeiro. Devido ao frio e às poucas horas de sol, será que vale a pena ir nessa altura? Será que dá para conhecer e aproveitar a cidade? Estou a ponderar ir em Janeiro devido aos preços super baratos dessa época do ano. Agradecia muito o vosso feedback. Obrigada smile

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carina! Se o frio não te incomodar, vá sim. Saia cedo de casa para aproveitar o dia ao máximo. wink

Maria aparecida

Qual a melhor região para se hospedar em Londres ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Aparecida! Leia o item "Onde ficar", nesta mesma página, um pouco acima, no texto.

Fernando Pompeu

Prezado Ricardo,
Eu gostaria de saber se vale a pena adquirir o cartão de débito AMEX GlobalTravel, ou se é melhor levar em Libras (dinheiro)? Estou me preparando para viajar daqui a um ano e pretendo juntar o dinheiro aos poucos.
Obrigado
Fernando

giselle
gisellePermalinkResponder

Ola grata pelo site. Vou viajar em março de 2015 pela Europa, chegada em Londres, fim da viagem em Frankfurt, gostaria de saber como faço pra comprar passagem ida e volta com destinos diversos pela mesma companhia área?

Maria das Graças

Giselle, repare que no espaço que colocamos data da viagem, origem/destino vem a opção "múltiplos destinoa". É por lá que terá que seguir. Fazendo essa seleção abrirá uma página onde voce complementará com as datas e locais.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Giselle! As discussões deste post aqui devem ajudar você a realizar o processo de compra com múltiplos destinos: https://www.viajenaviagem.com/2011/12/passagens-multidestinos-em-que-site-voce-compra

Alexandre
AlexandrePermalinkResponder

Gostaria de saber se tem como comprar pacotes de passeios aqui do Brasil, por uma agencia ou coisa assim (London eye, madame tussaud, Dangeous e aquário.,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alexandre! Você pode comprar os ingressos nos sites das atrações. Não temos dicas de agências.

Leonardo
LeonardoPermalinkResponder

Embarco para Londres agora em Janeiro e, para o meu azar, esses benditos pounds não param nunca de subir sua cotação frente ao real. Estou considerando dar uma espremida no orçamento.
Vou eu e minha namorada e somos um casal jovem. Não pretendemos comprar nada, somente alimentação básica, transporte e atrações (daremos preferencia as gratuitas). Eu sei que isso é missão ingrata pra vocês, mas acham que 1000 libras para os dois juntos, num período de para 6 dias é muito arriscado ?
Quem já teve uma experiencia, se puder dizer a média do orçamento ou se isso está dentro da realidade, eu agradeceria demais! =)

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leonardo! É complicado prever gastos pessoais, mas ao menos uma coisa é boa: em Londres, muitas das atrações bacanas são gratuitas, como ver a troca da guarda, entrar em boa parte dos museus...

Renata
RenataPermalinkResponder

Olá, Ricardo! Sempre te ouço na Band News. Posso te pedir uma ajuda? Vou viajar com minha filha adolescente para Londres pela primeira vez em julho de 2015. É confiável comprar ingresso de atrações como Madame Trussauds e London Eye pela internet? Vale a pena fazer passeio pelo Tamisa e comprar ingresso também pela internet? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renata! Quem responde é A Bóia.

Compre a Londoneye com hora marcada pela internet. Há um ingresso combinado com o Madame Tussaud.

O melhor passeio pelo Tâmisa é pelos barcos do Thames Clippers, que funcionam como transporte regular até Greenwich. Dá para comprar na hora, como se fosse um ônibus.

Camile
CamilePermalinkResponder

Olá, Bóia e Ricardo!
Vou para Londres em janeiro agora, e estou com uma baita dúvida de viajante iniciante: o vôo faz conexão em Washington. Preciso de visto para os EUA?
Obrigada e abraços,
Camile.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Camile! Precisa, sim. Sem visto, não vão te deixar embarcar no Brasil.

Camile
CamilePermalinkResponder

Muito obrigada! Ouvi tanta opinião diferente que não me México antes. Espero que ainda dê tempo! Obrigada, mesmo!

Marina
MarinaPermalinkResponder

Olá, feliz 2015. Estou planejando ir para Londres em junho deste ano. Pesquisei no booking e encontrei um studio com um bom preço. Gostaria de saber se essa localização e boa 36-37 Cartwright Gardens, Camden, Londres, WC1H 9EH, Reino Unido. Pelos comentários fica perto da estação Kings Cross e a 1 km do Museu Britânico. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marina! Fica realmente perto da estação Kings Cross. É central e conveniente para quem vem de trem de Paris.

Marina
MarinaPermalinkResponder

Obrigada pela resposta. Mas e conveniente também para andar por Londres? Bjs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marina!

Por favor, leia o item "Onde ficar", mais acima. Obrigada.

Francisco
FranciscoPermalinkResponder

Pretendo ir à Europa, começando por Portugal e Espanha. Pergunto: qual é a sugestão de dias para poder conhecer o Porto, Lisboa e Madri?

stella costa
stella costaPermalinkResponder

Olá estou indo para Londres no dia 13 de fevereiro,gostaria de ir a um show, tem como eu comprar daqui do Brasil os ingressos?

Maria do Carmo

Bom dia!

Eu e meu marido pretendemos fazer uma viagem para Roma, Londres e Paris. Quais os meios de transportes que vocês sugerem entre eles?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria do Carmo! Avião entre Roma e Paris ou Londres. Trem entre Paris e Londres.

Maria do Carmo

Qual o site que vocês sugerem para comprar trechos internos na Europa (Londres, Paris, Roma)? O site jetcost.com.br é seguro? Vi passagens nos sites das seguintes empresas Airberilin, EasyJet, Norweglan, Iberia com preços inferiores a 300 reais? É isso mesmo?

Desde já agradeço pelas informações.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria do Carmo! Não conhecemos este site, mas comprando com antecedência você encontra passagens baratas. Note que muitas vezes a taxa de embarque e outras taxas extras, sobretudo nas low-costs, só aparecerão quando você chegar na última página antes de comprar.

O Ricardo Freire usa o http://www.kayak.com.br e o http://www.skyscanner.com.br .

Isabela
IsabelaPermalinkResponder

Boa Tarde, Gostaria de uma ajuda, vou para Londres agora em fevereiro, e depois gostaria de ir para Amsterdã, gostaria de saber se e melhor ir de trem ou de avião? Posso parar em alguma cidade antes de chegar em Amsterdã? Depois de Amsterdã partiremos para Milão.
Muito obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Isabela! De trem você pode fazer um pit-stop em Bruxelas.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar