Londres

Rainha do pop
Mariana Amaral
por Mariana Amaral

Guia de Londres

Veja neste guia prático de viagem a Londres:

O que esperar de Londres

torre de londres e tower bridge

Tower Bridge, vista da Torre de Londres

Na hierarquia das grandes cidades do planeta, Londres é a mais pop. É a cidade que Nova York reverencia, e que Paris respeita. Talvez seja o lugar que mais 'conhecemos' antes mesmo de chegar.

Sabemos a cor dos ônibus, como são as cabines telefônicas, e onde está o Big Ben. A família real? Pelo menos uns 5 membros dá para citar de cor -- e, se bobear, até o palácio onde cada um mora. Um aprendizado que vem dos livros de história, das revistas de fofoca, dos programas de culinária (na TV há mais chefs-celebridade londrinos do que de qualquer outro lugar!) e de muitas comédias românticas estreladas por Hugh Grant.

Chegando em Londres, reconhecemos a vista do alto da London Eye, e ver a Tower Bridge pela primeira vez dá uma emoçãozinha na gente. Os carros trafegando do lado contrário, as pessoas apressadas no metrô -- a Londres que a gente imaginava é mesmo como Londres é.

Mas, ainda assim, há muito por descobrir.

Do passado, aprender sobre a Londres de quase 10 séculos atrás, na surpreendente Torre de Londres. Do presente, encontrar uma Londres que fala mais de 300 línguas, e que tem mercados de rua que são um exemplo dessa pluralidade. A metrópole mais tradicional do mundo é também a mais diversa de todas.

Diversifique sua experiência também. Aproveite os extraordinários museus (gratuitos!), mas não perca de vista a street art de Shoreditch. Assista a um musical no West End (menos caros que na Broadway!), e também pare para escutar os músicos nas estações de metrô. O fish & chips do almoço pode muito bem ser sucedido por um curry no jantar (ambos já podem ser considerado pratos típicos locais).

E fique atento a qualquer novidade que passar pelo seu caminho. Vai por mim: o que é novo em Londres hoje será pop no mundo inteiro amanhã.

Voltar | Topo

O que muda com o Brexit?

A novela da saída do Reino Unido da União Europeia -- o Brexit -- não tem dia para terminar. O novo primeiro-ministro Boris Johnson entrou decidido a fazer valer a última data combinada, 31 de outubro de 2019. Sua preferência é pelo 'hard Brexit', um Brexit sem ressalvas, quase um divórcio litigioso com a Europa.

O que Boris não esperava era que o Parlamento se mobilizasse para impedir que isso acontecesse. Por uma boa razão: um 'hard Brexit' pode ter efeitos devastadores -- insegurança jurídica para os imigrantes europeus, crise de desabastecimento nos primeiros meses, um pouco de inflação e alguma desvalorização da libra.

Acompanhe os acontecimentos para se manter bem-informado sobre o que acontece no Reino Unido. Mas saiba que, não importa a modalidade de Brexit a ser adotada, não haverá impacto para os viajantes brasileiros.

Para o turista brasileiro, não muda nada

Para quem viaja ao Reino Unido com passaporte brasileiro, o Brexit -- aconteça quando acontecer -- não muda nada.

Apesar de ser membro da União Europeia, o Reino Unido nunca adotou a moeda comum (o euro) nem aderiu à zona comum sem fronteiras internas (o Espaço Schengen).

Brasileiros sempre precisaram fazer imigração ao chegar ao Reino Unido vindos do continente europeu. E sempre tiveram que se sujeitar às regras de imigração próprias do Reino Unido. Continará igualzinho.

(E se o Reino Unido endurecer tanto com o Terceiro Mundo que resolva passar a exigir visto de brasileiros? Isso pode acontecer. Mas a exigência de visto não depende do Brexit. Por não compartilhar a mesma política de imigração do Espaço Schengen para não-europeus, o Reino Unido poderia exigir visto de brasileiros mesmo fazendo parte da União Europeia.)

Voltar | Topo

Londres: quando ir

columbia road flower market

Columbia Road Flower Market

Para escapar da chuva em Londres… só viajando para outro destino. Não que o tempo seja ruim todos os dias -- é que não existe uma época do ano que seja muito mais seca do que as outras.

E se pode chover em qualquer estação, use outros critérios de desempate para decidir quando ir a Londres.

Londres no inverno

O inverno em Londres não chega a ser congelante -- pode nevar, mas as médias de temperatura no período se mantêm positivas. O pior da estação são mesmo os dias curtos. O sol se põe às 16h, e só amanhece lá pelas 8h.

O melhor do inverno? Atrações com menos filas e museus mais vazios (ou menos cheios, em se tratando de Londres).

  • Janeiro é o mês mais frio do ano, com temperaturas entre 3°C e 8°C.
  • Fevereiro também é frio, com temperaduras entre 3º e 9ºC.
  • Março vê temperaturas chegarem aos dois dígitos: mínima de 4ºC, máxima de 12ºC.

Voltar | Quando ir a Londres | Topo

Londres na primavera

O horário de ‘verão’ começa no finalzinho de março, e aproveitar Londres ao ar livre vai ficando cada vez mais prazeroso com o avançar da primavera. As fachadas e os parques cheios de flores deixam a cidade ainda mais bonita.

Se você vier na Páscoa, é bom avisar: as escolas entram em recesso, e as atrações ficam com bastante fila. A cidade também enche durante a Maratona de Londres, mas é um evento divertido de acompanhar.

  • Abril tem temperaturas entre 6°C e 16°C.
  • Maio registra variação de 9°C e 18°C.
  • Junho já tem clima de quasae verão: mínimade 12°C, máxima de 21°C.

Voltar | Quando ir a Londres | Topo

Londres no verão

Filas, metrô sem ar-condicionado e tarifas mais caras de hospedagem: o verão em Londres tem vários poréns. Mas é também o momento em que a cidade está mais animada, com uma agenda cultural cheia de eventos ao ar livre. É a época dos festivais de música, da Pride (Parada do Orgulho Gay, no início de julho) e do carnaval caribenho de Notting Hill (em 2020, dia 23 de agosto).

  • Julho é o mês mais quente, com temperaturas entre 14°C e 24°C -- ondas de calor, porém, podem levar a picos de 30ºC.
  • Agosto traz temperaturas entre 14°C e 22°C.
  • Setembro já tem mínima de 11º entre 11°C, com máxima ainda em 20°C.

Voltar | Quando ir a Londres | Topo

Londres no outono

Terminado o fervo de verão, Londres desacelera, mas nem tanto. O horário de 'verão' termina no final de outubro. As horas de luz diminuem, dando a sensação de dias mais curtos, e as temperaturas vão ficando rapidamente invernais. No início de novembro já começam as festividades de fim de ano, com vitrines decoradas, rinques de patinação no gelo e mercados de Natal.

  • Outubro tem mínima de 9°C e máxima de 16°C.
  • Novembro registra temperaturas entre 6°C e 12°C.
  • Dezembro é gelado, com mínima de 3°C e máxima de 9°C

Voltar | Quando ir a Londres | Topo

Julho x janeiro?

Se você só pode viajar durante as férias escolares, precisa escolher entre duas Londres bem diferentes.

Indo a Londres em janeiro, você vai querer passar a maior parte do tempo em ambientes fechados: museus, teatros, pubs, e até no seu próprio hotel (que vai ser mais bem preparado para o inverno do que para o verão, ao menos). Os dias escuros podem ser um pouco deprê.

Indo a Londres em julho, você vai aproveitar mais a cidade ao ar livre, em parques, mercados e eventos de verão. As atrações vão estar muito mais cheias, e você vai precisar de mais planejamento para não gastar as férias em filas. O clima vai ser quase de festa. Escolhendo o meio do ano, confira se o seu hotel tem ar condicionado -- os mais em conta podem não oferecer esta comodidade.

Querendo seguir viagem pela Inglaterra ou pelo Reino Unido, combinando Londres com Dublin, Edimburgo ou Highlands, não tenha dúvidas: vá em julho.

Voltar | Quando ir a Londres | Topo

Que roupa eu levo?

camden market loja collectif

Camden Market

A sua mala para o inverno de Londres deve ter peças que componham camadas, para que você não passe frio na rua, nem calor em ambientes fechados. Leve roupas térmicas (calça, blusa e meias) para usar como segunda pele. Blusas de manga comprida e calças fazem a segunda camada. Suéteres e um casaco impermeável tipo 'bonequinho Michelin' vão por cima (escolha um modelo mais comprido, até o meio das coxas). Para os pés, botas impermeáveis e antiderrapantes. Como acessórios, luvas, gorro e cachecol -- e um guarda-chuva.

Para o outono ou a primavera, prepare uma mala mais parecida com a de inverno do que com a de verão. O casaco impermeável pode ser mais curto; as botas podem ser substituídas por sapatos fechados; meias térmicas e gorro talvez não sejam necessários. De resto, é bem provável que você continue precisando se abrigar bem para caminhar na rua, especialmente à noite, ou quando o dia estiver chuvoso.

Para sua mala de verão em Londres, bermudas e camisetas são bem-vindas, mas não deixe de levar calças compridas, suéteres, jaqueta e echarpe. Uma capa de chuva levinha é uma boa, também.

Voltar | Quando ir a Londres | Topo

Natal e Réveillon em Londres

O Natal é uma época complicada para turistar em Londres. Nos dias 24, 25 e 26 de dezembro (Boxing Day) a maioria das atrações e museus fecha. No dia 25 de dezembro, não há circulação de transporte público (para ir e vir dos aeroportos, marque um trânsfer ou agende um minicab). Para aproveitar o clima natalino, chegue antes do Natal.

O Ano Novo em Londres tem queima de fogos na London Eye, com acesso pago. As entradas são vendidas pelo site da prefeitura já em setembro. É preciso ter paciência para as multidões nas ruas, resistência ao frio, e pique para eventualmente voltar a pé para o hotel, já que os transportes têm operação reduzida.

Voltar | Quando ir a Londres | Topo

403 comentários

Marcia duarte sejopoles

Ficamos em londres no periodo de 27/12 a 02/01 e gostaria de deixar minhas impressoes. Ficamos no hotel st pancras renassence excelente por sinal e ja deixei os comentarios no post sobre hoteis. A cidade eh linda super organizada limpa e segura. Vale a pena aproveitar a sua historia e museus. Em relacao a comprax eh super caro. Gostaria de recomendar os servicos da guia beatriz leal do site bem em londrs. Fizemos um city tour com ela excelente que valeu super a pena. Ela eh um amor de pessoa e nos da uma visao otima da historia da cidade. Ela tem outros roteiros alem do city tour que tambem podem ser combinados pelo site dela max nao tivemos tempo. Recomendo muito fazerm um dia o passeio a greenwich tb vale a pena e pode se ir de metro tranquilamente. Usamos bastante o metro e comprei o oyster com passe de 7 dias para as zonas 1 e 2 conforme li em outros posts.
So tivemos um dissabor que foi a contratacao dos servicos da firm vip turismo, combinei por email de irem nos buscar na nossa chegada no aeroporto e ninguem estava la. Qdo chegamos ao hotel o sr anderson nos contactou que estava no aeroporto e que se desncontrou de nos. Ate ai tudo bem. Ja havia combinado um city tour com eles no dia seguine no valor de 300 libras. Porem foi um desastre! O sr anderson nao eh um guia e sim um motorista nao explicava nada e respondia de forma laconica as nossas perguntas e nao fazia a menor questao de interagir com a nossa familia de pessoas. Por fim meu filho esqueceu os oculos dele no carro. Imediatmente contactei o andersone como iriamos ficaf uma semana na cidade pedi para qdo pudesse deixar o oculos no hotel. Qual nao foi a minha surpresa qdo depois de alguns dias apos contato com ele lembrando do oculos o sr anderson disse que se nos fizessemos o translado com a sua firma eles entregariam no dia do transport para o aeroporto ou se nao ele so poderia me entregar os oculos se pagassemos 60 libras!! Uma verdadeira extorsao tendo em vista que tinhamos dado 30 libras de gorgeta alem das 300 por um pessimo servico. Depois de algum tempo acho que ele caiu em si e disse que um colega iria a st pamcras pegar alguns clientes e deixaria os oculos na recepcao. E assim foi feito. Mas fica o aviso ano usemos sevicos de vip turismo nem dom" guia" Anderson. A maior arapuca.

Rodrigo Ferrari

Que estranho Sra. Marcia duarte sejopoles utilizei o servico da mesma empresa, e fiquei surpreendido com o exelente atendimento do Anderson inclusive fui atendido por ele pessoalmente. Super gente boa, muito atencioso e fiquei imprecionado com o vasto conhecimento de Londres, nos explicou sobre tudo.
Eu e Minha Familia recomendamos !

Beatriz
BeatrizPermalinkResponder

Obrigada pela recomendacao Marcia. Foi um prazer recebe-los em Londres e fico feliz que tenham realmente gostado. Um grande abraco!

Paula Sanches
Paula SanchesPermalinkResponder

Marcia, acho que voce tem algo com a tal da Beatriz ai por que eu e meu marido utilizamos a mesma empresa e fomos muito bem atendidos; e foi 5 dias de passeios, o Anderson sobem explicar tudo, nos proporcionou uma viagem maravilhosa!! Extremamente educado, atencioso e culto, nos tirou varias duvidas sobre o dia a dia na inglaterra, e sobre lugares para visitar.... Sua simpatia foi contagiante!

Agora se nao gostou... por que deu 30 libras de gorjeta ?

Katia Cintra Sacramento

Boa tarde,pretendo ir à Londres no final de Setembro,só que jamais viajei a qualquer lugar fora do Rio de Janeiro,muito menos para fora do país.Minha filha vai assistir ao show do One Direction no Arena 2 em Londres no dia 29/09/2015.O que eu realmente preciso é me situar com passaporte,passagens(de preferencia baratas),hotel próximo ao estadio,quanto levar em dinheiro para mim e minha filha.No caso do hotel a acomodação tem de ser para três,já que uma amiga de minha filha vai também.O mais importante é que você me diga qual o melhor lugar para conexão,já que sei que na Espanha é complicado e Estados Unidos nem pensar.Desde de já agradeço sua atenção,abraços.Kátia

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Katia! Estando com todos os documentos em ordem, você pode fazer conexão em qualquer cidade da Europa. Há vôos diretos saindo do Rio, também.

Erick Soares
Erick SoaresPermalinkResponder

A media esperada que cada turista gaste por dia e de 100 Libras.
Com relacao a Acomodacao...podemos sugerir se nos permiti o que chamamos de Acomodacoes Smart...que seriam Apartamentos de 2 ou 3 Quartos nas areas Centrais de Londres,localizado proximos a Supermercados,Metro...Areas de Compras e com toda Estrutura como Internet,Tvs de Led,Cozinha Montada,Quartos completos,Lavanderia ,ou seja toda Infra-Estrutura de um Apto para que vc se sinta em casa.
Vale a pena conferir...
Os precos sao muito atraentes!

Cadu
CaduPermalinkResponder

Já montei meu roteiro com base nas dicas do VNV. Muito útil!!!! Chego no dia 20/3 em Londres, e vou direto para Manchester com meu filho assistir a um jogo do Manchester City. Qual é a melhor opção de transporte? Muito obrigado pela ajuda!
abraços, Cadu

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cadu! Veja horários e compre passagem o quanto antes em http://www.thetrainline.com . O ideal era dormir a primeira noite em Londres, porque coordenar chegada de avião com traslado até estação e horário de trem é bastante complicado. Você arrisca ou perder o trem ou tomar um chá de cadeira na estação, dependendo do intervalo escolhido e dos percalços da viagem.

Cadu
CaduPermalinkResponder

Muito obrigado pela pronta resposta, e pela dica da Train Line, vamos usar o trem... Sei que pode ser cansativo, mas os trens saem a cada 20 minutos, acho que dá para conjugar... Se realmente formos direto à Manchester, evitamos o custo de uma diária em Londres. Fechei um pacote em Manchester com duas noites e ingressos para o Jogo que será realizado no dia 21(no dia seguinte à nossa chegada). Do Heathrow até a estação de saída do trem, qual seria o melhor transporte? E qual seria a estação mais adequada para embarque para Manchester? Muito obrigado!!!!!!!! Abraços!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cadu! No http://www.thetrainline.com vai aparecer a estação de onde sai o trem. Note que se você deixar para comprar na hora, vai pagar a tarifa cheia. Se comprar com antecedência e não conseguir embarcar naquele exato horário comprado, perderá a passagem.

Veja como se deslocar dos aeroportos:
https://www.viajenaviagem.com/2012/11/chegando-em-londres-transporte-depara-seus-5-aeroportos

Familiarize-se também com a ferramenta da TFL:
https://www.tfl.gov.uk/plan-a-journey/

Giselle
GisellePermalinkResponder

Olá boa noite! Estou indo p Londres no carnaval com minha filha de 13 anos e gostaria de uma dica de hotel para ficar perto do Queen's Theatre ja que quero assistir ao espetaculo e voltar a noite a pe e com seguranca p o hotel. Vcs poderiam me indicar algum? Obrigada. Giselle

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Giselle! O Thristle Piccadilly fica a uma quadra.

Sergio
SergioPermalinkResponder

Boa noite, estarei indo para Londres agora em Fevereiro com minha esposa. Pretendemos conhecer os principais pontos turísticos em 5 dias e queríamos um hotel numa região que seja tranquila de locomoção para estes passeios mas que nos possibilite sair a pé para jantar a noite. Poderia nos ajudar com a sugestão? Tentamos ler as opiniões mas há muita divergência e com as diferentes zonas do metrô ficamos na dúvida do que facilitaria mais nosso dia a dia.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sergio! Dê uma olhadinha no tópico "Onde ficar?"

Depois leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/02/hoteis-em-londres-o-relato-dos-leitores

Erick Soares
Erick SoaresPermalinkResponder

Sergio...oferecemos um tipo de Acomodacao que chamamos de " Acomodacao Smart ".
Os valores sao bem atraentes e muita comodidade...

caroline
carolinePermalinkResponder

Ola, pode me ajudar? Volto de Londres para Paris pela Cityjet, franquia bagagem 23 kg (sistema low cost). No entanto, no site não há indicação do limite das dimensões da mala a ser despachada. Vocês sabem dizer?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Caroline! Para malas despachadas nunca há restrição de tamanho de mala, só de peso mesmo. REcomendamos usar uma mala tamanho M com 65 cm de altura.

Mário
MárioPermalinkResponder

Qual é o meio mais prático, partindo de Londres, para se ir a Greenwich?
Agradeço desde já.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mário! Indo de barco, o próprio traslado já é um programa - https://www.viajenaviagem.com/2011/06/5-programas-legais-em-east-london

ricardo araujo dias

olá Ricardo .vou viajar para a italia em agosto, entre os dias 7 e 15. depois que fechei o pacote para Itália, decidi conhecer Londres e por inexperiência minha ( essa é a minha primeira viagem internacional ), optei por comprar uma nova passagem entre o brasil e a Inglaterra entre os dias 18 e 25 de agosto. gostaria de saber se existe algum impedimento de não poder entrar na Inglaterra pois o intervalo de uma viagem e outra é de apenas 2 dias. desde já agrdeço

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ricardo! Quem responde é a Bóia. Não há nenhum problema.

monica
monicaPermalinkResponder

Olá, baseada nas informações da Jackie , gostaria de saber se no período em que The Beatles' Chidhood Homes estiverem fechados para visitação, só será admitida a visitação a partir do dia 25/02 , vale a pena fazer o passeio da National Trust e na parte da tarde o passeio do Magical Mystery Tour, uma vez que na National Trust pode-se entrar nas casas e como elas estarão fechadas, essa visitação não poderá acontecer.O restante do passeio da National se assemelha ao do Magical Mystery Tour?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Monica! Você pode falar com a Jackie no blog dela:

http://www.viajesim.com/2011/03/como-ir-liverpool.html

LUCIANE
LUCIANEPermalinkResponder

Olá gostaria de saber quero ir a portugal porto començando tenho 15 dias de ferias da pra ir em qual paises perto que se vantajoso de eu ir vc pode me indicar em quanto dias eu fico em cada pais

Emilia
EmiliaPermalinkResponder

Bóia, pode me passar um roteiro Londres Escócia Irlanda por favor? Sei que vcs têm mas não estou achando. Pretendemos viajar em maio. Depois vou perguntando aos poucos o resto, tipo trocar moedas, etc.
Obrigada!

Emanueli
EmanueliPermalinkResponder

Bom dia,
gostaria de uma dica de empresas que fazem passeios em Londres, vamos passar apenas 2 dias e gostaria de ser acompanhada por alguma empresa também para fazer o transfer, aeroporto- hotel.
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Emanuel! Aqui você tem dicas de como ir por conta própria dos aeroportos:
https://www.viajenaviagem.com/2012/11/chegando-em-londres-transporte-depara-seus-5-aeroportos

Erick Soares
Erick SoaresPermalinkResponder

Estamos a disposicao caso se interese...Montamos seu Roteiro conforme sua vontade...

Sabrina
SabrinaPermalinkResponder

Londres é exemplo em organização e também estampa um ar de seriedade, consegue ser bela ao mesmo tempo em que se abstém de tanta pompa optando pela discrição e, como você citou, possui um multiculturalismo visível. Alguns momentos da minha viagem relatei aqui:
http://www.liveforexperiences.blogspot.com.br/
Um passeio que foi rápido, mas permitiu conhecer um pouco da cidade e do jeito de ser londrino.

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Fiz um roteiro bacana de 2 dias saindo de Londres que pode tambem ser divido em duas opcoes de bate-e-volta: Castelo Leeds, Canterbury, Dover e Hastings.

Seguem os link para os relatos, dicas e fotos no World, Surprise me:

- Roteiro completo: http://world-surpriseme.blogspot.com/2015/01/canterbury-dover-e-hastings.html

- Potencial bate-volta: http://world-surpriseme.blogspot.com/2015/01/castelo-leeds-inglaterra.html

Bruno
BrunoPermalinkResponder

Chegarei, em maio, à Londres vindo de Bruxelas (o trem para na estação St Pancras). De Londres retornarei ao Brasil. Preocupo-me muito em chegar de trem com malas para ter que pegar taxi ou metrô para chegar ao hotel. É uma boa opção ficar em algum bom hotel proximo à estação St Pancras? É uma região distante das áreas mais turísticas (big ben, parlamento, london eye)? Dessa estação para o aeroporto há linha de metrô? Agradeço a atenção

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruno! É central. Leia a seção "Onde ficar", logo acima.

Leia também:
https://www.viajenaviagem.com/2012/11/chegando-em-londres-transporte-depara-seus-5-aeroportos

Maria das Graças

Bruno, é uma ótima opção sim. E em frente a estação Saint Pancras tem o hotel Premier Inn Saint Pancras onde fiquei por 3 noites agora em janeiro, vindo de Bruxelas, de passagem para Leeds, no norte do País. É um hotel de rede que nos atendeu plenamente. Quarto amplo com uma cama de casal grande e uma cama de solteiro. Atendimento cordial, café da manhã incluído na diária e excelente para um hotel dessa categoria. Mas no quarto não tem cofre e nem telefone o que não me fez a menor falta.
Do lado da estação Saint Pancras está a estação King's Cross com trem e várias linhas de metro até para o Aeroporto Heathrow.

Beatriz
BeatrizPermalinkResponder

Oi!!!!
Eu e meu marido faremos um intercâmbio em Londres no período de 02 de maio a 28 de junho de 2015. A escola em que faremos o curso será a Embassy, a qual possui duas unidades na cidade: uma no centro e outra em Greenwich. O nosso objetivo com essa viagem é praticar o inglês, mas principalmente fazer turismo em Londres, bem como nas cidades e até países vizinhos. Mas estamos com uma grande dúvida quanto a nossa hospedagem, já que procuramos um local com bom preço, mas que facilite nossa locomoção para os passeios e seja prático para ir à escola… Nos sugeriram que ficássemos nas acomodações da própria Embassy em Greenwich.. Você acha que essa opção é melhor que tentar alugar algo mais central e estrudar na Embassy do Centro?

Nós não conhecemos Londres e nosso inglês é muito ruim…
Nos ajude!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Mariana
MarianaPermalinkResponder

se vc tem grana pra bancar, fique na do centro, lógico!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Beatriz! Greenwich é um lugar encantador, porém é bastante contramão para turistar em Londres nas horas vagas.

Eliazer Raizel

Escolha a unidade do centro da cidade pois será mais fácil conhecer Londres estando no centro. Se você decidir estudar em Greenwich provavelmente terão que se hospedar naquela região pela comodidade de transporte. Já estudando no centro você pode morar onde estiver mais em conta pois o transporte fica fácil.

Lie
LiePermalinkResponder

Por favor, pensei em ficar uns 6 dias em Londres e 3 na Escócia e gostaria de saber se os hotéis costumam guardar, mediante o pagamento de uma taxa, uma das malas (minha e do meu marido). Preferia viajar somente com uma para não sobrecarregar e pensei em fazer a Escócia no meio da viagem e estar em Londres no final para não correr nenhum risco de perder meu vôo de volta. Depois lerei com mais calma sobre os roteiros que vocês postaram para ver qual o melhor local para ficar.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lie! Caso você volte a se hospedar em Londres no mesmo hotel, você pode perguntar se eles guardariam. Não é usual.

Você pode usar um dos guarda-volumes das estações de trem:
http://www.visitlondon.com/traveller-information/essential-information/baggage-left-luggage

ana Claudia Palhas

Ola boa noite!
Eu e minha familia iremos á Londres, vindo de Lisboa em Abril. Pode me ajudar com algumas questoes? Como faco pra ir do Aeroporto de Gatwick ao centro...sem ser taxi? Algo barato mesmo...
Queria ir ao Old Trafford em Manchester...sabe cono faco pra chegar?
Estou buscando hospedagem, pelo air BNB...acha boa ideia ficar em Westminster ou próximo?

Marcia
MarciaPermalinkResponder

Ficamos de 21 a 28 de janeiro e aproveitei muitas dicas, e embora tendo seguido muitas a risca, felizmente não precisamos usar o guarda-chuva eheheheheh. Dias lindos e clima tranquilo para inverno. Ficamos bem próximos a Paddington Station o que ajudou muito. Utilizamos o Travelcard de 7 dias (não o Oister, pois estavamos no período de promocão 2for1. E utilizamos o Heatrow Express ida e volta.

Emilia
EmiliaPermalinkResponder

Bóia, afundei sad O roteiro de Londres está OK , Edimburgo 3 dias, mas agora afundei! Porque queremos ir para Irlanda, entre outras coisas, Galwai. E não consigo fazer um roteiro legal e produtivo a partir de Edimburgo! Pode me ajudar por favor? E em relação às passagens, é mais vantajoso voltar para Londres, ou da Irlanda mesmo? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Emilia! Você não deixou detalhes da sua viagem, quantos dias tem à disposição, etc. Deixe mais informações para que a gente possa ajudar smile

Emilia
EmiliaPermalinkResponder

Londres - 5dias; York 1dia(trem);Edimburgo 2dias (trem); daí para a frente, que estou com medo de desperdiçar muito tempo na estrada. Tipo se formos para Inverness. E daí, para a Irlanda (Galwai)que é importante para nós e pretendemos ficar 3 dias. Fica um período de 2 dias vagos do total de . 13 dias. Já descontei os da viagem. Também não sei se é melhor comprar uma passagem ida e volta Londres, ou se sairia mais barato vir da Irlanda/Brasil.Afff Deu branco..smile.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Emilia!

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2013/08/roteiro-londres-edimburgo-highlands/

https://www.viajenaviagem.com/2014/10/reino-unido-carro-road-trip-inglaterra-escocia-irlanda-norte

Emilia
EmiliaPermalinkResponder

Vc já tinha me passado. Carro não é a opção preferida. Vou tentar aproveitar o post da Andrea. De qualquer forma, obrigada pela força! Abs

Mauro Santos
Mauro SantosPermalinkResponder

Olá. Estarei em Londres a passeio em junho, por uns 8 dias, e mais 3 dias rodando por Cotswolds. Irei sozinho. Já estive lá por uns 5 dias, mas foi há uns 25 anos atrás... Recomendaram-me o Premier Inn London Kensington (Earl's Court), bem localizado, com diária a 110 libras. Vi na internet o Ibis Budget London Whitechapel, custando 60 libras. O que você acha desse Ibis e de sua localização? É que com a diferença de valor eu alugo um carro pra zanzar por Cotswolds e ainda sobra um troquinho. Vi no seu site em algum lugar, que o Ibis mais bem localizado de Londres é o Ibis London Euston St. Pancras, mas a diária é 112 libras. Poderia pagar um Ibis transferindo pontos Multiplus para a Accor. O que você acha, Mestra?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mauro! O Ibis Whitechapel está em East London, mas não no melhor ponto do bairro. Vai dar um trabalhinho extra para chegar e sair.

Eugênia
EugêniaPermalinkResponder

Olá Bóia! Chego em Amsterdam dia 25/04 e fico até dia 28, quando vou para Londres, e a volta é dia 10/05, de Paris. Vc acha viável incluir mais uma cidade entre Londres e Paris ou fica muito apertado? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eugênia! O Ricardo Freire recomenda entre 5 e 7 dias tanto para Londres quanto para Paris numa primeira viagem.

Eugênia
EugêniaPermalinkResponder

OK! Muito obrigada!!

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Bom dia, estou viajando pra Londres em março com meu filho já é adulto, gostaria de saber se ficar em Hyde Park é uma boa localização, se é central, ou fica longe ?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristina! Não é uma região especialmente conveniente, mas você não estaria numa má localização. Veja este mapinha para entender a cidade e onde estão os hotéis: https://www.viajenaviagem.com/2011/02/hoteis-em-londres-o-relato-dos-leitores

RAQUEL
RAQUELPermalinkResponder

Estou indo para Londres a partir do dia 14/03, gostaria de saber como é o clima neste período, ficaremos 03 dias.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Raquel! Você vai estar pertinho do início da primavera. Dê uma olhada na média histórica de temperatura para a data que vocês estarão lá no Weather.com

Alex
AlexPermalinkResponder

Olá, alguém pode me ajudar? Ficarei quatro dias em julho, em Londres, mas nunca fui para lá e não conheço nada. Vi na decolar o Travelodge London Battersea por um preço bem razoável. Fica muito longe do centro da cidade? É difícil chegar ao centro? Há alguma opção econômica como esta?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alex! Este endereço é um pouco afastado, sim, mas existem outros hotéis Travelodge em localização mais prática. Veja:
https://www.viajenaviagem.com/2010/02/hoteis-em-londres-as-redes-economicas

Espie também as sugestões de leitores para hospedagem em Londres:
https://www.viajenaviagem.com/2011/02/hoteis-em-londres-o-relato-dos-leitores

Alex
AlexPermalinkResponder

obrigadado. Vou verificar. Com o real do jeito que está, qualquer um será caro mesmo. Rs

Maria das Graças

Alex, dê uma olhada no Premier Inn Saint Pancras. Eu fiquei lá de passagem no início do último mes de janeiro e gostei. Diária com um excelente café da manhã incluído, quarto amplo e muito limpo e atendimento cordial. Excelente custo/benefício.

Janaina
JanainaPermalinkResponder

Pessoal, estou indo para Amsterdã, Edimburgo e Londres, nesta ordem, e em setembro. Saio de Salvador para Amsterdã e volto por Londres de avião. Mas, os trechos internos quero fazer de trem, pois as empresas lowcost tem franquia bem limitada de bagagem e não quero gastar com estes adicionais. No entanto, já entrei por várias vezes no site da raileurope para cotar passagem, mas dá sempre indisponível. Alguém me aconselha um outro site para que eu possa ter idéia de horários e valores, e até comprar os bilhetes de trem?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Janaina! Compre as passagens entre 120 e 90 dias antes da data, que é quando estão no sistema e oferecem desconto. De Amsterdã a Londres você compra em http://www.ns-hispeed.nl/en , e entre Londres e Edimburgo, em http://www.thetrainline.comj65 .

Para apenas simular horários, use o site da cia. alemã, que é o melhor banco de dados de trem da Europa: http://www.bahn.de/international .

Os meios mais indicados para o trajeto são avião entre Amsterdã e Edimburgo e trem entre Edimburgo e Londres. Você poderia ter incluído o trecho Amsterdã-Edimburgo na sua passagem transatlântica.

Viaje com pouca bagagem. Uma mala M (quatro rodinhas, 65 cm de altura) + uma mochilinha é o bastante para qualquer viagem à Europa. Use lavanderias.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2014/02/comparacao-precos-raileurope-x-ferrovias-europeias

https://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-trem-na-europa

https://www.viajenaviagem.com/2011/12/mala-ideal

Janaina
JanainaPermalinkResponder

Muito obrigada! Só mais uma dúvida. Em qual destes sites posso achar bilhetes de Amsterdã para Edimburgo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Janaina! Vai ter que comprar duas passagens separadas, uma até Londres, outra até Edimburgo. Reforçamos a recomendação de avião neste trecho.

Janaina
JanainaPermalinkResponder

Obrigada! Seguirei a sugestão. Dentre as empresas low cost recomenda alguma para o vôo entre Amsterdã - Edimburgo? Outra dúvida é onde posso pesquisar sobre limite de bagagem nestas cias aéras. Ou nenhuma delas dá franquia. Pelo que pesquisei a KLM que faz este trecho para vôos domésticos (ou seja, dentro do Reino Unido) dá uma franquia de uma bagagem de até 23kg. Procede mesmo essa informação? O que me recomenda?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Janaina! O ideal seria incluir esse trecho na passagem transatlântica. Não tendo incluído, orce em http://www.kayak.com.br ou http://www.skyscanner.com.br . Low-costs e cias. convencionais competem em várias rotas e as cias. convencionais muitas vezes têm preços semelhantes às low-cost para compras com antecedência.

Viaje leve:
https://www.viajenaviagem.com/2011/12/mala-ideal

Janaina
JanainaPermalinkResponder

Valeu! Conto como foi no meu retorno. Abraço e obrigada pela atenção

Ana Cláudia
Ana CláudiaPermalinkResponder

Olá gente!
queria informações sobre o bairro de Camden. Gostei de um apartamento nesta região. Fácil locomoção? Comércio etc...
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Claudia! Não é um bairro central, mas tem tradição alternativa e noite animada.

Veja deslocamentos no site da TFL:
https://www.tfl.gov.uk/plan-a-journey/

Delza A Carvalho

Estou programando ir para Londres em julho. Iremos eu, meu marido e nosso filho de 2 anos (na época estará com 2 anos e 9 m). Vamos visitar um amigo e ficar hospedado na casa dele. Mas gostaria tb, é claro, de incluir outras cidades no reteiro: tipo ir pra Paris e de lá seguir de trem pra Londres. Mas gostaria mto de ir pra amsterdam tb. Qual seria a melhor maneira de seguir esse roteiro? Estarei programando uns 15 dias pra essa viagem.

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Descer em Amsterdã, depois ir de trem para Paris e depois ir de trem para Londres. Só tome cuidado com o tempo em cada cidade. Se programe.

Alessandra
AlessandraPermalinkResponder

Boa tarde, gostaria de tirar uma dúvida com vcs. Vi nos posts de vcs que a melhor opção é o trem. Estou tentando comprar a passagem no Eurostar de Londres para Paris, no próprio site da Eurostar, mas não estou conseguindo. Aparece um aviso que teve um problema com o meu cartão. Vocês sabem se é possível comprar com cartão brasileiro? Caso negativo, como faço para comprar a passagem por aqui?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alessandra! Desbloqueie o seu cartão para compras internacionais e tente novamente. Senão, veja se na http://www.raileurope.com.br o preço continua o mesmo.

Alex Rodrigues

Olá!
Tendo em vista as atuais cotações da Libra e do Euro, o que vocês acham menos desvantajoso: comprar libras aqui no Brasil, ou comprar Euro e trocar por libras chegando em Londres?
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alex! Compre libras no Brasil. Não faça duas operações de câmbio. A cada operação de câmbio você perde um pouco.

Alex Rodrigues

Obrigado pela dica, Bóia!

Tamy
TamyPermalinkResponder

Olá. Irei para Londres no início de agosto. Uma amiga minha que já morou em Londres me apresentou uma amiga dela (via Internet) para que pudesse me hospedar na casa dessa pessoa. Na verdade essa pessoa aluga quartos. No caso, eu tenho a carta convite assinado pela dona da casa, porém o problema é que ela mesma não estará no país no período da minha viagem. Terei algum problema na imigração?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tamy! Não tem não.

Tamy
TamyPermalinkResponder

Obrigada pela resposta! Fiquei mais tranquila.

Siga as Placas | Dicas de Londres

Tamy, chegando com um endereço é sempre mais fácil. Em raríssimos casos o pessoal da imigração dá um telefonema ou verifica o endereço ou telefone. Certifique-se de ter todos os detalhes corretos do endereço onde irá ficar.

Tamy
TamyPermalinkResponder

Olá, certo vou verificar sim! Obrigada pela informação!

eliane pezzella

Bom dia,estou indo para a Inglaterra,neste momento qual moeda é mais vantajosa para levar,Dólares,Euros ou Libras?Desde já obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eliane! Para a Inglaterra, leve libras. Entenda que a cada operação de câmbio entre moedas a gente perde um pouco. Você perde um pouco ao comprar euros e perde mais um pouco ao trocar euros por libras. Compre direto libras.

eliane pezzella

Valeu,obrigado!

Reynaldo Leite

Lamentável: estou tentando alugar um carro em Heathrow para ir até a Escócia em 15 dias. O seguro da locação é caríssimo, e cartões de crédito como Visa, MasterCard Platinun, e Amex tem um seguro gratuito quando a locação é paga com eles.
O problema é: online, não é possível abrir mão do seguro (CDW) em nenhum site das locadoras. Todas colocam como “já incluso”, “grátis” ( o que sabemos que não é).
Procurei informações e achei várias denúncias (no The Guardian, por ex.), de que, devido a alta concorrência, as margens de lucro da locação estão baixas, e eles ganham “vendendo seguros”. Os atendentes ganham comissões sobre esses “extras” que nos empurram, inclusive com ameaças veladas, do tipo “se vc bater, vai te custar 30 mil libras”, “se vc não contratar vamos ter que dar um pente fino no carro e vai demorar muito para liberar”, ou “o seguro do seu cartão não cobre isso ou aquilo (mentira)”.
Pois é...falam tão mal do Brasil, e aqui teríamos ao menos o código do consumidor para denunciar essa venda casada. E a prática deles é típica de república das bananas, sem lei ou direitos. Verdadeiro cartel.
sad

Tamara
TamaraPermalinkResponder

Oi Bóia. Estou em Oxford e amando tudo. Obrigada este site ajudou muito.
Gostaria de registrar o nosso agradecimento pelas suas dicas e também gostaria de fazer jus à uma das guias que vocês listaram em outra página, a Angelica Waller.
Super simpática, atenciosa e barata! Rs
Conhece muito bem a cidade e deu muitas dicas. Nos ensinou a andar pela cidade e reservou táxi super mais barato. Ela tem ótimas revisões no TripAdvisor.

Maria Helena Tavares

Olá Boia. Acabo de voltar de Londres e suas informações foram muito úteis. Aos que vão pela primeira vez quero tranquiliza-los: todos são muito atenciosos e gentis em ajudar e dar informações. Fiquei encantada! O único problema que tive foi com a ViATOR que contratamos para um serviço de shuttel no dia 4/6 em que deveria nos transportar do aeroporto ao hotel e após esperarmos por duas horas sem que ninguém aparecesse pegamos um taxi. Tentei trocar o serviço para a volta,sem resposta é só hoje recebi um email dizendo que eu não estava no aeroporto e como tal näo há reembolso. Estive onze dias em Londres e nào recebi resposta aos email.

Andrea gubert
Andrea gubertPermalinkResponder

Primeiro, meu superagradecimento ao teu blog que já vem me ajudando durante tantos anos por aí. O problema hoje é como descobrir se tem trem q saia do aeroporto heathrow direto para york. Se preciso posso parar em oxford ou bristol. De repente teria, mas não consigo encontrar. Não queria ir até king cross c malas e duas crianças do aeroporto. E programei voltar no final da viagem p Londres, dai de Edinburgoo.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andrea! É preciso ir a Londres. Heathrow só tem trens para Londres. A estação para York é Kings Cross mesmo. Compre em http://www.thetrainline.com .

Maelyn
MaelynPermalinkResponder

Vamos para Londres no final de Agosto, e gostaria de saber se vale mais a pena chegar lá com Euro e trocar por Libra, ou já chego com Libra, tendo em vista a Libra á R$ 5,33 (socorro!)?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maelin! 1 euro está valendo 68 centavos de libra. Por isso custa mais barato no Brasil. Se levar euros você se sujeita às pegadinhas das casas de câmbio, que sempre embromam os turistas com taxas escondidas ou cotações enganosas. Compre libras. A cada operação de câmbio você perde dinheiro. Restrinja essas operações ao mínimo.

Magali Viajante

Oi Maelyn,

Se você está preocupada com o quanto vai gastar em Londres, dá uma olhada neste post, que mostra como aproveitar a cidade sem ir à falência!

http://magaliviajante.com/2015/07/29/mochilao-em-londres-13-dicas-pra-quem-quer-viajar-barato/

Boa viagem!

Camila Cabral
Camila CabralPermalinkResponder

Estive em Londres com minha família e quero registrar minha experiência.
Conheci a empresa vip turismo londres pelo blog drieverywhere.
O Roni nos proporcionou uma viagem maravilhosa! Extremamente educado, atencioso e culto, nos tirou varias duvidas sobre o dia a dia na inglaterra, sobre lugares para visitar.... Acrescentou demais no nosso passeio. Sua simpatia foi contagiante!

Mauricio
MauricioPermalinkResponder

Olá. Li no site da imigração britânica e e outros locais que é necessário apresentar fotos 3,5 por 4,5 junto com o passaporte para entrar no Reino Unido. Estive lá há dois anos e não pediram nada. Alguém sabe se é uma nova exigência?
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mauricio! A informação não procede.

Ana
AnaPermalinkResponder

Olá Maurício
Voltei semana passada de Londres, fiquei três dias na cidade.
Não me solicitaram fotos mas a imigração me fez uma série de questionamentos ( motivos que eu estava ingressando, onde ficaria, com quem, endereço do hotel e cronograma de viagem). Na hora confesso que me apavorei um pouco, pois não esperava me questionarem tanto...rs..mas depois me liberaram. Boa sorte

Roberto Furutani

Olá,
Tenho guardado alguns dólares USD.
O que vale mais, trocar aqui no Brasil por libras ou deixar pra trocar lá?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Roberto! Troque lá.

Karla Gê
Karla GêPermalinkResponder

olá,
Alguém saberia me dizer se tem casa de câmbio na estação St Pancras e onde ela fica (um ponto de referência qqr que seja fácil de achar, já que eu não falo inglês) pois quero trocar as libras que sobrarem por euros quando eu voltar para Paris. Procurei essa informação no google mas não achei...sad
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Karla! Existe uma agência da ICE. Pergunte por "currency exchange" se não encontrar.

Cláudio Ferreira de Mendonça

Olá. Estou programando uma viagem a Paris e Londres em maio de 2017 e gostaria de saber quando devo comprar as passagens? Um ano antes? seis meses antes? Já tenho o meu roteiro todo montado inclusive com endereços de hotéis que só farei as reservas após adquirir as passagens é claro.
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cláudio! Normalmente as vendas abrem 330 dias antes da data. Compre assim que achar tarifas razoáveis (tipo 800 dólares + taxas). Você também pode ficar de olho nas épocas de promoções para tentar conseguir um preço bastante descontado (tipo 500 dólares + taxas).

Renata
RenataPermalinkResponder

Olá, estou em Paris há dez dias e depois de amanhã viajo para Londres de eurostar e ficarei por oito dias. Infelizmente não comprei as libras no Brasil, pois não tinha definido que iria para Londres. Na minha situação, onde é melhor trocar euros por libras esterlinas, em Paris ou em Londres? Quais os lugares mais seguros e que são mais vantajosos?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renata! Tanto faz. Procure bancos com setor de câmbio, pagam melhor do que casas de câmbio e não usam subterfúgios para pegar o freguês em pegadinhas.

Patrícia
PatríciaPermalinkResponder

Londres é lindo e sabe bem recordar smile
Deixo aqui o meu blog de viagens, caso queira espreitar smile
http://imahopelesswanderer.blogspot.pt/

Alice
AlicePermalinkResponder

Olá bóia!
Estou acompanhando o preço das passagens de trens pelo site nationalrail.uk pois viajarei para Londres em maio e pretendo fazer bate e voltas e tambem visitar liverpool. Agora que começaram a "abrir" as pesquisas das datas de maio achei o preço maior.. será porque logo que abre fica mais alto? ou pode ser uma época mais procurada?? me assustei com algumas tarifas para dias da semana que eu já havia simulado no mes de abril... o que acham? Abs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alice! Este site diz que os descontos aparecem entre 10 e 12 semanas antes da data:
http://www.moneysavingexpert.com/travel/cheap-train-tickets

Alice
AlicePermalinkResponder

Obrigada Bóia!! já dei uma lida rápida .. me cadastrei num site que eles indicam para alerta de preço! oremos!!! abs

Felipe Tavares

Oi Bóia. Vou passar os meses de julho e agosto em Londres. Imagino que seja um risco desnecessário levar aqui do Brasil todas as libras que vou precisar lá, sendo assim, há alguma saída magica que eu desconheço para pagar menos que os 6,38% de IOF para Cartão de Crédito ou VTM?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Felipe! Infelizmente, não.

Maria das Graças

Vá sacando da sua conta corrente do banco brasileiro. Cadastre a liberação para saque no site do banco e não se esqueça de levar o cartão. Tem IOF (0,38%), taxas e limite de valor diário e semanal. É uma ótima opção para viagens longas.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria das Graças! O IOF para saque/débito originalmente era de 0,38%, mas já faz um tempo passou a 6,38%, igual ao cartão pré-pago e ao cartão de crédito.

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Infelizmente o Governo cobriu todas as alternativas que tínhamos para pagar menos impostos!! A única solução que eu vejo é quem tem amigos lá fora e pode comprar moeda direto com eles. Mas isso é uma situação muito peculiar, obviamente. :/

Alice
AlicePermalinkResponder

Olá Bóia!
Gostaria de tirar uma dúvida! Quando os sites mostram as passagens, p ex, London Liverpool St a Edingburgh, eles incluem o preço do metro de London LIverpool St a London Kings Cross, que é de onde parte o trem. Assim, não seria mais em conta comprar diretamente de London Kings Cross e usar o oyster para fazer a baldeaçao de metro? pergunto porque li que o oyster debita as tarifas de acordo com os horários de pico, entao posso pegar uma mais barata do que a incluida na passagem do trem. correto?
abs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alice! Para saber, você vai precisar simular dos dois jeitos. Não fazemos simulações de preço para leitores.

Alice
AlicePermalinkResponder

Ok! eu sei que nao fazem! já fiz e saiu mais em conta, mas pagarei o metro no oyster. obrigada

Bernardo
BernardoPermalinkResponder

Bom dia.Primeiramente parabéns pelo site, o acompanho desde 2013. Estou indo em junho para Londres, Paris e Normandia e estou com uma dúvida sobre o seguro viagem. Precisarei de um para a França e um para a Inglaterra, já que esta não faz parte do tratado de Schengen? Ou o mesmo seguro de 30.000 euros já será suficiente para Londres? Desde ja, obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bernardo! Os seguros Schengen cobrem a Europa inteira, inclusive países que não pertencem ao espaço Schengen.

Roberto
RobertoPermalinkResponder

Minha preocupação com Londres é mais primária.
Como entender o fluxo no Heathrow ( é assim mesmo ? ).
Saio dia 19/06 , pela British direto para São Paulo. Chego de Paris com uma amigo que vai me dar carona , e depois vai para outro lugar.Não falo inglês . Portanto , muito menos entendendo .
O checkin da British é feito em qualquer dos balcões ? Será que tem alguém lá que fale português ? A proximidade entre chekin , segurança e controle de passaporte , me permite ter fluxo facilitado ?
Se chegar num terminal e tiver de sair de outro , daí que estou mais preocupado : não tenho mínima ideia sobre o trenzinho.
Em vista dessa minha deficiência aeroportuária quanto tempo antes devo chegar.
Obrigadíssimo .

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Roberto! Faça seu check-in online e chegue ao aerporto com pelo menos 3 horas de antecedência. Os guichês da British estarão no terminal indicado no seu cartão de embarque. Apresente seu cartão de embarque para qualquer funcionário e você será encaminhado. Ninguém perde vôo por não saber inglês. As pessoas perdem vôo por chegar em cima da hora.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar