londres vista do alto

Guia de Londres

Londres

Na hierarquia das grandes cidades do planeta, Londres é a mais pop. É a cidade que Nova York reverencia, e que Paris respeita. Talvez seja o lugar que mais ‘conhecemos’ antes mesmo de chegar.

Chegando em Londres, reconhecemos a vista do alto da London Eye, e ver a Tower Bridge pela primeira vez dá uma emoçãozinha na gente. Os carros trafegando “do lado contrário”, as pessoas apressadas no metrô — a Londres que a gente imaginava é mesmo como Londres é.

Mas, ainda assim, há muito por descobrir.

O que esperar de Londres

torre de londres e tower bridge

Do passado, aprender sobre a Londres de quase 10 séculos atrás, na surpreendente Torre de Londres. Do presente, encontrar uma Londres que fala mais de 300 línguas, e que tem mercados de rua que são um exemplo dessa pluralidade. A metrópole mais tradicional do mundo é também a mais diversa de todas.

Diversifique sua experiência também. Aproveite os extraordinários museus (gratuitos!), mas não perca de vista a street art de Shoreditch. Assista a um musical no West End (menos caros que na Broadway!), e também pare para escutar os músicos nas estações de metrô.

O fish & chips do almoço pode muito bem ser sucedido por um curry no jantar (ambos já podem ser considerado pratos típicos locais).

E fique atento a qualquer novidade que passar pelo seu caminho. Vai por mim: o que é novo em Londres hoje será pop no mundo inteiro amanhã.

Londres: quando ir

columbia road flower market

Para escapar da chuva em Londres… só viajando para outro destino. Não que o tempo seja ruim todos os dias — é que não existe uma época do ano que seja muito mais seca do que as outras.

E se pode chover em qualquer estação, use outros critérios de desempate para decidir quando ir a Londres.

Londres no inverno

O inverno em Londres não chega a ser congelante — pode nevar, mas as médias de temperatura no período se mantêm positivas. O pior da estação são mesmo os dias curtos. O sol se põe às 16h, e só amanhece lá pelas 8h.

O melhor do inverno? Atrações com menos filas e museus mais vazios (ou menos cheios, em se tratando de Londres).

  • Janeiro é o mês mais frio do ano, com temperaturas entre 3°C e 8°C.
  • Fevereiro também é frio, com temperaturas entre 3° e 9°C.
  • Março vê temperaturas chegarem aos dois dígitos: mínima de 4°C, máxima de 12°C.

Londres na primavera

O horário de ‘verão’ começa no finalzinho de março, e aproveitar Londres ao ar livre vai ficando cada vez mais prazeroso com o avançar da primavera. As fachadas e os parques cheios de flores deixam a cidade ainda mais bonita.

Se você vier na Páscoa, é bom avisar: as escolas entram em recesso, e as atrações ficam com bastante fila. A cidade também enche durante a Maratona de Londres, mas é um evento divertido de acompanhar.

  • Abril tem temperaturas entre 6°C e 16°C.
  • Maio registra variação de 9°C e 18°C.
  • Junho já tem clima de quase verão: mínima de 12°C, máxima de 21°C.

Londres no verão

Filas, metrô sem ar-condicionado e tarifas mais caras de hospedagem: o verão em Londres tem vários poréns. Mas é também o momento em que a cidade está mais animada, com uma agenda cultural cheia de eventos ao ar livre.

É a época dos festivais de música, da Pride (Parada do Orgulho Gay, no início de julho) e do carnaval caribenho de Notting Hill (em 2020, dia 23 de agosto).

  • Julho é o mês mais quente, com temperaturas entre 14°C e 24°C — ondas de calor, porém, podem levar a picos de 30°C.
  • Agosto traz temperaturas entre 14°C e 22°C.
  • Setembro já tem mínima de 11°C, com máxima ainda em 20°C.

Londres no outono

Terminado o fervo de verão, Londres desacelera, mas nem tanto. O horário de ‘verão’ termina no final de outubro. As horas de luz diminuem, dando a sensação de dias mais curtos, e as temperaturas vão ficando rapidamente invernais.

No início de novembro já começam as festividades de fim de ano, com vitrines decoradas, rinques de patinação no gelo e mercados de Natal.

  • Outubro tem mínima de 9°C e máxima de 16°C.
  • Novembro registra temperaturas entre 6°C e 12°C.
  • Dezembro é gelado, com mínima de 3°C e máxima de 9°C

Julho x janeiro?

Se você só pode viajar durante as férias escolares, precisa escolher entre duas Londres bem diferentes.

Indo a Londres em janeiro, você vai querer passar a maior parte do tempo em ambientes fechados: museus, teatros, pubs, e até no seu próprio hotel (que vai ser mais bem preparado para o inverno do que para o verão, ao menos). Os dias escuros podem ser um pouco deprê.

Indo a Londres em julho, você vai aproveitar mais a cidade ao ar livre, em parques, mercados e eventos de verão. As atrações vão estar muito mais cheias, e você vai precisar de mais planejamento para não gastar as férias em filas.

O clima vai ser quase de festa. Escolhendo o meio do ano, confira se o seu hotel tem ar condicionado — os mais em conta podem não oferecer esta comodidade.

Querendo seguir viagem pela Inglaterra ou pelo Reino Unido, combinando Londres com Dublin, Edimburgo ou Highlands, não tenha dúvidas: vá em julho.

Natal e Réveillon em Londres

O Natal é uma época complicada para turistar em Londres. Nos dias 24, 25 e 26 de dezembro (Boxing Day) a maioria das atrações e museus fecha. No dia 25 de dezembro, não há circulação de transporte público (para ir e vir dos aeroportos, marque um trânsfer ou agende um minicab). Para aproveitar o clima natalino, chegue antes do Natal.

O Ano Novo em Londres tem queima de fogos na London Eye, com acesso pago. As entradas são vendidas pelo site da prefeitura já em setembro. É preciso ter paciência para as multidões nas ruas, resistência ao frio, e pique para eventualmente voltar a pé para o hotel, já que os transportes têm operação reduzida.

Que roupa eu levo?

camden market loja collectif

A sua mala para o inverno de Londres deve ter peças que componham camadas, para que você não passe frio na rua, nem calor em ambientes fechados.

Leve roupas térmicas (calça, blusa e meias) para usar como segunda pele. Blusas de manga comprida e calças fazem a segunda camada. Suéteres e um casaco impermeável tipo ‘bonequinho Michelin’ vão por cima (escolha um modelo mais comprido, até o meio das coxas).

Para os pés, botas impermeáveis e antiderrapantes. Como acessórios, luvas, gorro e cachecol — e um guarda-chuva.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Para o outono ou a primavera, prepare uma mala mais parecida com a de inverno do que com a de verão. O casaco impermeável pode ser mais curto; as botas podem ser substituídas por sapatos fechados; meias térmicas e gorro talvez não sejam necessários.

    De resto, é bem provável que você continue precisando se abrigar bem para caminhar na rua, especialmente à noite, ou quando o dia estiver chuvoso.

    Para sua mala de verão em Londres, bermudas e camisetas são bem-vindas, mas não deixe de levar calças compridas, suéteres, jaqueta e echarpe. Uma capa de chuva levinha é uma boa, também.

    523 comentários

    Riq, acabei de chegar de lá e achei tudo carésimo!!!

    Ficamos no Bloomsbury Htl, cuja localização é excelente, mas o preço reflete isso.

    Mesmo p/comer em cadeias fast, tipo Wasabi, ou até o Spaghetti House continua sendo caro p/nós! E olha q as coisas no Rio estão um absurdo! Mas concordo c/vc q come-se mto bem, diferente do passado. E os serviços de maneira geral tb melhoraram mto. Eles disseram q foi por causa das olimpíadas. Tomara q tb aconteça o mesmo por aqui.

    Mas fiquei mto contente pq encontrei a Londres descolada, misturada c/o tradicional, é claro! Adorei me perder pelas ruas de Fitzrovia, descobrir as feirinhas de Shoreditch e Hackney (em especial o Broadway Market aos sábados). E amei o Crate Brewery, em Hackney Wick! Uma pizzaria, a preços módicos,c/som rolando, uma galerinha bem descolada, mesas grandes comunitárias, bem diferente de tudo q já vi por aqui. Porém, a área onde está situado é meio tenebrosa. Dá medo, mas é segura. Indo de overground tem uma estação pertinho. Mas, independente do bairro, a noite ferve!! Tem gente na rua até tarde!

    Além, é claro, dos museus q são bárbaros, e grátis. Mas fui a 2 exposições (pagas pq são temporárias) sensacionais: novidades das múmias no British e Digital Revolution no Barbican, ambas c/tecnologia de ponta!

    Se lembrar de + alguma coisa interessante, volto prá contar!
    Bjs,
    Lu

    Olá!
    Eu vou para Amsterdã em novembro, e de la vou pegar avião para londres, e depois pretendo fazer ums visita de trem p Paris… quantas vezes eu vou faz passar pela imigração?

      Olá, Thatiana! Você passa pela imigração ao chegar em Amsterdã, ao entrar em Londres e ao retornar a Paris.

    Somos um grupo de 6 pessoas e estaremos em Londres no proximo domingo dia 21/09 , ficaremo aí 5 dias, em Paris 5 dias e na Alemanha 10 dias. consigo comprar um chip para usar internet no meu ipone em todos países ou é preciso um chip para cada país? Está muito frio aí? Só hoje conheci seu blog , é muito bom .

    Farei uma viagem pela Europa de 07 a 22/10. Fico em Londres de 07 a 12/10. Você tem um roteiro interessante para esse período nessa época?

      Olá, Miriam! Não temos roteiros dia a dia para Londres, mas você pode usar as dicas deste guia para montar o seu 😉

    Olá! Os cartões de crédito pré-pagos são bem aceitos em Londres? Obrigado e parabéns pelo site!

      Olá, Alexandre! Os cartões pré-pagos são aceitos em qualquer lugar que aceite cartões de suas bandeiras. Mas hoje em dia eles pagam o mesmo IOF que o cartão de crédito (que dá milhas). São mais interessantes como plano B.

    Olá, por favor , preciso da ajuda de vcs. Tenho milhas Smiles e quero comprar passagem ida para LHR e volta por MUC, p/ julho de 2015, não tenho encontrado passagens diretas p/ estes lugares. Tenho encontrado GRU-CDG ida e volta com escala e duração de 17 a 20hs. O site Smiles não informa onde é a parada para escala , vôo Air France. Compraria depois vôos internos, CDG-LHR e volta MUC-CDG com milhas. Teria um aumento de 50000 milhas, mais ainda 25000milhas entre LHR-TXL. Dúvida; devo continuar esperando encontrar os vôos diretos, pois temos ainda 11 meses p/ a viagem ou devo comprar as que eu achei, pois tenho milhas suficientes. Serão 2 passagens. Obrigado pela ajuda.

      Olá, Sebastião. Trocar passagens por milhas requer dedicação e sorte, não há garantia. O Ricardo Freire recomenda usar em viagens nacionais, é mais fácil e rentável.

      Sebastião, vôos diretos do Brasil para Londres somente, salvo engano, via TAM ou British Airways, ou seja, não irás conseguir vôos diretos pelo Smiles. Irei a Paris-Londres em abr/15 e o retorno de Londres consegui pelo Smiles por 35000 milhas, pela KLM, com conexão em Amsterdã.

    Boia e Ricardo, bom-dia!
    O novo site está ótimo!!! Parabéns!
    Por favor, preciso de uma opinião. Pretendo logo após o Natal, dia 26 por exemplo, ou no início de janeiro, fazer o roteiro Londres (4 noites) – Berlim (3 noites) – Munique (3 noites) – Madri (4 noites). Seria um bom roteiro em termos de tempo de estada em cada cidade e em ordem de cidades? Acredito que em Londres, Berlim e Munique pegarei um frio intenso. Conseguirei conhecer bem as cidades?
    Muito obrigado!

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito