Introdução a Maceió

Guia de Maceió

Maceió

A orla mais fotogênica do Nordeste fica em Maceió. Grande parte dos visitantes, porém, só vê as praias urbanas na hora de sair do hotel e de voltar, no fim da tarde: ao norte e ao sul existem praias ainda mais bonitas, e com balneabilidade melhor.

Depois de um dia de passeio, Maceió recebe você de volta com a mais variada coleção de restaurantes que você encontrará numa capital do seu porte. Do sururu nativo à comida peruana, a mesa de Maceió é tão apetitosa quanto suas praias.

Quando ir a Maceió

O tempo é mais firme entre setembro e março. Os meses mais propensos a chuvas são maio e junho. O mar é bonito o ano inteiro, mas fica mais claro nos últimos e nos primeiros meses do ano. O alto verão é também quando a bela praia urbana de Ponta Verde oferece balneabilidade.

O Réveillon é bastante movimentado, com pelo menos duas mega-festas produzidíssimas. É possível comprar ingressos perto do dia, em postos de vendas nos hotéis.

Não há Carnaval em Maceió – a folia mais animada de Alagoas é em Barra de São Miguel. Já o melhor São João é na cidade histórica de Marechal Deodoro, 20 km ao sul.

Como chegar a Maceió

Veja na página Como chegar a Maceió:

Onde ficar em Maceió

A orla de Pajuçara é o endereço de boa parte dos hotéis da cidade – e do comércio voltado para os turistas, incluindo feirinhas de artesanato.

O bairro mais interessante de Maceió, no entanto, é a Ponta Verde, vizinha da Pajuçara. Por ali você na praia mais bacanas e se sentirá num ponto mais residencial e menos turístico.

O outro pólo hoteleiro importante da cidade é a Jatiúca, onde ficam os hotéis com maior estrutura. A beira-mar por ali tem tapioqueiras e até forró (mas o mar nunca está em condições de banho).

Para ficar pé-na-areia fora da cidade, escolha entre resorts em Pratagi e Ipioca (20 e 30 km ao norte), e hotéis na Barra de São Miguel (30 km ao sul).

Confira 45 hotéis, resorts e pousadas explicados na página Onde ficar em Maceió, atualizada em 2023.

O que fazer em Maceió

Nossa página O que fazer em Maceió acaba de ser atualizada. Pegue esses atalhos:

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    723 comentários

    Boa tarde estou querendo ir com minha família pra Maceió em meados de julho … É uma boa época ? Principalmente em relação ao clima … Obrigada

      Olá, Solange! É o fim da época de chuvas. Em julho o lugar do Nordeste com tempo mais firme é o Ceará.

    Olá, vou a Maceió agora no ano novo, saindo de Salvador. Minha dúvida é: melhor ir pela 101 ou via Penedo para seguir pela AL 101?

      Olá, Leonardo! Agora que duplicaram a 101 em Alagoas, está mais rápido e mais seguro pela 101. A rota de Penedo é mais pitoresca e potencialmente mais bonita, se você tiver tempo para dormir em Penedo ou no litoral sul.

    Olá… vocês sabem se em Maceió existem barracas com boa estrutura como por exemplo Crocobeach de Fortaleza? (incluindo armários para guardar nossos pertences) Obrigada!

      Olá, Patricia! Não é comum em Maceió. Você encontrará só em algumas poucas barracas fora da cidade, como Hibiscus em Ipioca ou Mar & Cia em Paripueira.

    Olá amigo, parabéns pelo site!
    Estou querendo ir em janeiro para Maceió, gostei muito do hotel “Ritz’ (lagoa das Antas) Voce saberia me dizer se a praia de frente para o hotel é apropriada para banho?

      Olá, Rodolpho! A praia em frente não é boa não. Mas a piscina acaba de ser modernizada.

    Se quer tranquilidade e mar maravilhoso se hospede em Carneiros e visite Maragogi para o passeio as galés ( fique de olho na tábua das marés ) e praia do Xaréu ! Acabei de passar por lá, fiz o contrário, mas hoje ficaria em Carneiros sem dúvida

    Olá Bóia. Em março vamos viajar de carro por 10 dias de Recife (2 dias) a Maceio (3 dias) .Já conheço ambas as cidades e também Porto de Galinhas e a Rota Ecológica.Tudo seguido suas dicas. Nosso foco agora é Carneiros e Maragogi. Minha duvida em qual dos dois me hospedar os outros 5 dias. Ou dividir em ambos destinos. Não preciso de vila por perto nem agito noturno. Queria praia vazia, mar transparente e areia branquinha, tipo piscinão, pousada frente mar com gramado e coqueiros. Só isso…

      Olá, Eleonora! Essa é a descrição da Rota Ecológica. Se existisse algum outro lugar na região que cumprisse esses requisitos, você já teria ouvido falar.

      Passe dois dias em carneiros ( ou tamandaré) e 3 em Maragogi (ou Japaratinga). De Maragogi dá para conhecer diversas praias na região (Barra Grande e Japaratinga sendo as principais). Se você for para Maceió pelo litoral dá para conhecer Japaratinga, Porto de Pedras, Tatuamunha, São Miguel dos Milagres, Porto da Rua, Barra de Santo Antônio, Tabuba, Paripueira, Praia da Sereia. Todas em uma reta só e todas lindíssimas.
      De Japaratinga para Porto de Pedras se atravessa de carro pela balsa. Já é outro passeio.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito