Maceió

Água na boca
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

A orla mais fotogênica do Nordeste fica em Maceió. Grande parte dos visitantes, porém, só vê as praias urbanas na hora de sair do hotel e de voltar, no fim da tarde: ao norte e ao sul existem praias ainda mais bonitas, e com balneabilidade melhor.

Depois de um dia de passeio, Maceió recebe você de volta com a mais variada coleção de restaurantes que você encontrará numa capital do seu porte. Do sururu nativo à comida peruana, a mesa de Maceió é tão apetitosa quanto suas praias.

Quando ir a Maceió

O tempo é mais firme entre setembro e março. Os meses mais propensos a chuvas são maio e junho. O mar é bonito o ano inteiro, mas fica mais claro nos últimos e nos primeiros meses do ano. O alto verão é também quando a bela praia urbana de Ponta Verde oferece balneabilidade.

O Réveillon é bastante movimentado, com pelo menos duas mega-festas produzidíssimas. É possível comprar ingressos perto do dia, em postos de vendas nos hotéis.

Em janeiro a elite da cidade se transfere para a Barra de São Miguel, 30 km ao sul, onde também acontece o Carnaval de rua da região. Já o melhor São João é na cidade histórica de Marechal Deodoro, 20 km ao sul.

Maceió: quando dá praia?

Como chegar a Maceió

Maceió é ligada por vôos diretos a São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Aracaju. De outras cidades é preciso fazer conexão em alguma dessas cidades (na maioria das vezes, São Paulo ou Salvador).

São Miguel dos Milagres está a 100 km ao norte: é preciso sair da estrada logo depois de São Luís do Quitunde. Maragogi fica a 130 km; a viagem leva entre duas horas e duas horas e meia, por causa do trânsito pesado de Maceió até Paripueira e das curvas da serrinha no interior.

A BR 101 liga Maceió a Aracaju (285 km ao sul). Mesmo depois que concluírem a sua duplicação, o caminho mais bonito continuará sendo a litorânea AL 101 Sul, que permite a entrada em várias. (Para prosseguir a Sergipe, pegue a balsa de Penedo para Neópolis.)

Onde ficar em Maceió

A orla de Pajuçara é o endereço de boa parte dos hotéis da cidade – e do comércio voltado para os turistas, incluindo feirinhas de artesanato.

O bairro mais interessante de Maceió, no entanto, é a Ponta Verde, vizinha da Pajuçara. Por ali você na praia mais bacanas e se sentirá num ponto mais residencial e menos turístico.

O outro pólo hoteleiro importante da cidade é a Jatiúca, onde ficam os hotéis com maior estrutura. A beira-mar por ali tem tapioqueiras e até forró (mas o mar nunca está em condições de banho).

Para ficar pé-na-areia fora da cidade, escolha entre resorts em Pratagi e Ipioca (20 e 30 km ao norte), e hotéis naBarra de São Miguel (30 km ao sul).

Veja um dossiê detalhado das praias, hotéis e restaurantes de Maceió aqui.

O que fazer em Maceió

Alugue um carro. Mas quando der preguiça, pegue praia em Ponta Verde, em barracas como a Lopana e a Canoa. (Veja 5 bares de praia em Maceió e arredores que eu recomendo.)

Se for ao litoral norte (recomendo ir ao Hibiscus, em Ipioca), almoce na volta num dos restaurantes dos Altos de Ipioca. Voltando do litoral sul (Barra de São Miguel é a mais gostosa), a parada obrigatória é nos restaurantes à beira do canal da Massagüeira.

Eu explico toda a região -- para você escolher o que visitar -- neste post.

Não recomendo fazer o bate-volta a Maragogi: é muito puxado (Paripueira é mais perto). O passeio à foz do São Francisco fica mais confortável quando você dorme em Penedo.

Maceió no Viaje na Viagem

249 comentários

Flavia
FlaviaPermalinkResponder

Boa noite, notei que no quadro quando da praia o mes de março nao foi citado, ha algum motivo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Flavia! É um mês de transição, já chove mais do que no verão mas não tanto quanto de abril em diante.

Mariana Araújo

Realmente, fui à Ipioca em março de 2018 e dos 3 dias que passei lá, 2 foram de chuva. Não arriscaria esse mês novamente

Celia
CeliaPermalinkResponder

Boa Tarte!
Estou indo com minha familia nas férias de Janeiro para Macéio, está sendo uma viagem de sete dias queria dicas de praias para visitar qual as melhores as distancias e quais compensa mais ir sendo que é um prazo curto para conhecer todas, vamos alugar um carro e queria dicas também de restaurantes.
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Célia!

Veja:

https://www.viajenaviagem.com/2012/04/maceio-as-praias/

Mirian
MirianPermalinkResponder

Oi, Célia! Já visitei Maceió 3x e estou indo pela 4ª vez agora em dezembro. Na minha opinião, as melhores praias são Ipioca (fico no Hibiscus), Barra de São Miguel (gosto da barraca Praêro) e Praia do Gunga. Destas três, a mais distante é a do Gunga. As outras são relativamente próximas. Como vou com crianças, opto por ficar em praias com boa estrutura de apoio.

Boa viagem!

Klebson da Paz Siewert

Estou indo para Maceió em dezembro e gostaria de saber se é tranquilo ir e voltar para as praias do Gunga , Francês , Ipioca e Paripueira de Uber?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Klebson! Você vai depender da disponibilidade de Uber para voltar. É mais seguro negociar com taxista do ponto do hotel.

flávio
flávioPermalinkResponder

vou para maceió em abril. chove muito?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Flávio! Maio e junho são os meses mais chuvosos, mas em abril já pode chover mais do que você gostaria, sim.

Carla
CarlaPermalinkResponder

Bom dia! Minha viagem esta marcada para 14 de novembro. Estou com dúvidas, fico em Ponta Verde ou Pajuçara? No post diz que a praia de ponta verde é melhor, mas um amigo disse que lá dá muita alga. Por que não indica Pajuçara para banho?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carla! A praia de Ponta Verde tem dois lados, porque é uma ponta de península. O lado que é contíguo à Jatiúca, em frente aos hotéis Ponta Verde e Maceió Mar de vez em quando tem alga. O lado que é contíguo à Pajuçara, onde está a barraca Lopana ,dificilmente tem alga. Dá para ir andando da praia da Pajuçara até este pedaço.

Por favor, leia o nosso post sobre praias e hotéis em Maceió:
https://www.viajenaviagem.com/2012/04/maceio-as-praias/

Edilaine
EdilainePermalinkResponder

Olá Carla, estarei de viagem nessa data tbm. Vou ficar em Ponta Verde. Estou indo sozinha. Fechei o pacote com a CVC, me informaram que Ponta Verde é um ótimo local.

Felipe
FelipePermalinkResponder

Olá, estou com viagem de 10 dias marcada para Maceió e gostaria de algumas sugestões. Pensei em chegar em Maceió e ficar por ali 2 dias, ir um dia na praia do gunga, um dia na foz do são francisco e depois no outro dia seguir cedo pro norte com destino a Maragogi. Pensei em ficar 3 dias em Maragogi e na volta pra maceió queria ficar uns dois dias entre esse trajeto(talvez são miguel dos milagres). Se puder me dar umas dicas de onde visitar e ficar entre Maragogi e Maceió na volta agradeço.
Um abraço

Thallysson Flavio Silva

Muito bom site, parabéns!!!

Estou quase marcando minha viagem para dia 25/05 a 01/06, estava praticamente fechado o pacote com preço muito interessante, mas vi os relatos de chuva nessa época, é melhor desistir né? Poxa os preços estavam bons e pra mim é uma boa epoca, pela questão do trabalho...

ANDERSON MIGUEL ZEGHAIB

Olá vc recomenda ir de Maceió até.porto de galinhas para um bate e volta ou não compensa???

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Anderson! São quase 4 horas de viagem. Deixe para ir a Porto de Galinhas quando você tiver tempo para viajar a Porto de Galinhas.

sioamra Silva
sioamra SilvaPermalinkResponder

Boa tarde,
gostaria de saber se é possível ir de Maceió a Aracaju , ou se não e recomendado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Siomara! É muito longe para passar o dia, mas se você quiser dividir a sua viagem entre as duas cidades, não há problema.

Nayara
NayaraPermalinkResponder

Boa noite,

Quero muito ir para Maceio, em ABRIL; será que chove todo dia? pretendo ir de 22 a 30 de abril.

JAQUELINE SANTOS

eu vou estar indo para Maceió no começo de setembro, chove e um período que pega a maré baixa, da pra fazer mergulho?

Eleonora
EleonoraPermalinkResponder

Olá Bóia. Em março vamos viajar de carro por 10 dias de Recife (2 dias) a Maceio (3 dias) .Já conheço ambas as cidades e também Porto de Galinhas e a Rota Ecológica.Tudo seguido suas dicas. Nosso foco agora é Carneiros e Maragogi. Minha duvida em qual dos dois me hospedar os outros 5 dias. Ou dividir em ambos destinos. Não preciso de vila por perto nem agito noturno. Queria praia vazia, mar transparente e areia branquinha, tipo piscinão, pousada frente mar com gramado e coqueiros. Só isso...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eleonora! Essa é a descrição da Rota Ecológica. Se existisse algum outro lugar na região que cumprisse esses requisitos, você já teria ouvido falar.

Andréa Lima
Andréa LimaPermalinkResponder

Passe dois dias em carneiros ( ou tamandaré) e 3 em Maragogi (ou Japaratinga). De Maragogi dá para conhecer diversas praias na região (Barra Grande e Japaratinga sendo as principais). Se você for para Maceió pelo litoral dá para conhecer Japaratinga, Porto de Pedras, Tatuamunha, São Miguel dos Milagres, Porto da Rua, Barra de Santo Antônio, Tabuba, Paripueira, Praia da Sereia. Todas em uma reta só e todas lindíssimas.
De Japaratinga para Porto de Pedras se atravessa de carro pela balsa. Já é outro passeio.

Patricia
PatriciaPermalinkResponder

Se quer tranquilidade e mar maravilhoso se hospede em Carneiros e visite Maragogi para o passeio as galés ( fique de olho na tábua das marés ) e praia do Xaréu ! Acabei de passar por lá, fiz o contrário, mas hoje ficaria em Carneiros sem dúvida

Rodolpho
RodolphoPermalinkResponder

Olá amigo, parabéns pelo site!
Estou querendo ir em janeiro para Maceió, gostei muito do hotel "Ritz' (lagoa das Antas) Voce saberia me dizer se a praia de frente para o hotel é apropriada para banho?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rodolpho! A praia em frente não é boa não. Mas a piscina acaba de ser modernizada.

Octavio
OctavioPermalinkResponder

Olá ! Estou indo para Maceió no carnaval para descansar. Teria para recomendar um boa pousada estilo Boutique com pé na areia ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Octavio! Considere a Kazatao.

Patricia
PatriciaPermalinkResponder

Olá... vocês sabem se em Maceió existem barracas com boa estrutura como por exemplo Crocobeach de Fortaleza? (incluindo armários para guardar nossos pertences) Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patricia! Não é comum em Maceió. Você encontrará só em algumas poucas barracas fora da cidade, como Hibiscus em Ipioca ou Mar & Cia em Paripueira.

Leonardo Fernandes

Olá, vou a Maceió agora no ano novo, saindo de Salvador. Minha dúvida é: melhor ir pela 101 ou via Penedo para seguir pela AL 101?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leonardo! Agora que duplicaram a 101 em Alagoas, está mais rápido e mais seguro pela 101. A rota de Penedo é mais pitoresca e potencialmente mais bonita, se você tiver tempo para dormir em Penedo ou no litoral sul.

Tatiane
TatianePermalinkResponder

Bom dia!

Estarei em férias em julho, vcs recomendam conhecer Maceio nesse período?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tatiane! É o fim da época de chuvas. Em julho, no Nordeste, pense no Ceará.

Renata Santos Pedro

Gostaria de saber se todas as praias de Maceió tem o mar calmo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renato! Todas as que indicamos, sim.

Solange costa
Solange costaPermalinkResponder

Boa tarde estou querendo ir com minha família pra Maceió em meados de julho ... É uma boa época ? Principalmente em relação ao clima ... Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Solange! É o fim da época de chuvas. Em julho o lugar do Nordeste com tempo mais firme é o Ceará.

Glauciene Oliveira

Bom dia! Gostaria de saber como é a temperatura de Maceió em outubro, pois nos comentários que vi, foram poucas as pessoas que foram neste período, e vamos neste período e estou com um pouco de receio!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Glauciene! Faz o calor o ano inteiro em Maceió. No ar condicionado faz frio. Outubro não é chuvoso.

Pri
PriPermalinkResponder

Boa tarde!
Vou para Maceió no dia 07 de Abril até o dia 14. Nesta data a maré estará boa? Desde já, agradeço.

ariel
arielPermalinkResponder

Olá pessoal, com minha mulher estamos planejando uma viagem pra Maceió/Ponta do mangue no mes de julio. Nossa duvida é sim há muita chuva nesse mes. Brigado desde Argentina.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ariel! Em julho os melhores destinos do Nordeste são Fortaleza e Jericoacoara (o 'verão' do Ceará começa em julho) e a região de Porto Seguro (chuvas bem distribuídas ao longo do ano, sem estação de chuvas definida). Também é excelente para ir aos Lençóis Maranhenses.

A costa do Nordeste do norte da Bahia (Salvador) até o Rio Grande do Norte (Natal) ainda está na estação de chuvas em julho. O pior das chuvas (maio/junho) já vai ter passado, mas o risco de chuva ainda é grande em julho.

https://www.viajenaviagem.com/destino/fortaleza/
https://www.viajenaviagem.com/destino/jericoacoara/
https://www.viajenaviagem.com/destino/lencois-maranhenses/
https://www.viajenaviagem.com/2012/12/praias-bahia-santo-andre-porto-seguro-arraial-ajuda-trancoso-espelho-caraiva-corumbau-cumuruxatiba-prado-abrolhos/

Thiago nicolau gioiosa

Bom dia, estou indo para Maceio na próximo semana (21/01) irei ficar com minha noiva lá durante 9 dias e estou com uma dúvida, alugo um carro para chegar nas praia e fazer passeios ou fico com opção de fechar pacotes para passeios.
Desde já agradeço
Thiago

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thiago! Dá certo dos dois jeitos. Se alugar carro, não beba, porque tem Lei Seca.

Ligia Penteado

Sempre tem na praia os guias oferecendo os passeios, acho uma proposta interessante para quem não quer se preocupar. Faça uma cotação logo dos carros e quando chegar aqui, vocês decidem. Tem uma localiza bem na praia de Jatiúca, de fácil acesso.

Cleonice
CleonicePermalinkResponder

Boa noite. Estarei em Maceió na próxima semana. O serviço de uber em Maceió é seguro? Compensa fazer os passeio por esse transporte ou indica outro? Att, Cleonice

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cleonice! O problema de fazer passeios para fora da cidade com Uber é conseguir um Uber para voltar. Para esse tipo de passeio é melhor negociar com taxistas de hotel. Dentro da cidade funciona OK.

Jessica
JessicaPermalinkResponder

Fechei um pacote para maceio em junho. Ja desanimei por causa dos relatos de chuvas. Sao chuvas muito intensa ? Vou do dia 06 ao 12.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jessica! Pode até não chover. Mas se chover, não dá para reclamar.

Ligia Penteado

Ano passado não choveu muito, mas em 2017, foi um dilúvio que começou em maio e só parou em outubro. É muito relativo. Mas mesmo assim são dias quentes, que na maioria das vezes dá para aproveitar um pouco por aqui.

Valmyr
ValmyrPermalinkResponder

Olá!
Vale a pena um passeio à cidade histórica de Marechal Deodoro? Nós apreciamos cidadezinhas históricas, com centrinho típico e ar bucólico. É o caso de Marechal?
Valeu!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Valmyr! Marechal tem igrejas bonitas, vale uma passadinha na ida ou na volta das praias do sul.

Rafaela
RafaelaPermalinkResponder

Olá,
Vou para Maceió, no carnaval. Começo do mês de Março, na previsão estendida, diz que as chuvas começam após o meio do mês.
Espero que seja verdade. rs

Elaine
ElainePermalinkResponder

Mês de Julho fã frio e chove ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elaine! Pode ser chuvoso, mas frio só no ar condicionado.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar