Guia de Maceió

Maceió

A orla mais fotogênica do Nordeste fica em Maceió. Grande parte dos visitantes, porém, só vê as praias urbanas na hora de sair do hotel e de voltar, no fim da tarde: ao norte e ao sul existem praias ainda mais bonitas, e com balneabilidade melhor.

Depois de um dia de passeio, Maceió recebe você de volta com a mais variada coleção de restaurantes que você encontrará numa capital do seu porte. Do sururu nativo à comida peruana, a mesa de Maceió é tão apetitosa quanto suas praias.

Quando ir a Maceió

O tempo é mais firme entre setembro e março. Os meses mais propensos a chuvas são maio e junho. O mar é bonito o ano inteiro, mas fica mais claro nos últimos e nos primeiros meses do ano. O alto verão é também quando a bela praia urbana de Ponta Verde oferece balneabilidade.

O Réveillon é bastante movimentado, com pelo menos duas mega-festas produzidíssimas. É possível comprar ingressos perto do dia, em postos de vendas nos hotéis.

Em janeiro a elite da cidade se transfere para a Barra de São Miguel, 30 km ao sul, onde também acontece o Carnaval de rua da região. Já o melhor São João é na cidade histórica de Marechal Deodoro, 20 km ao sul.

Quando dá praia em Maceió

Como chegar a Maceió

De avião

Maceió é ligada por vôos diretos a São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Aracaju. De outras cidades é preciso fazer conexão em alguma dessas cidades (na maioria das vezes, São Paulo ou Salvador).

Para sair do aeroporto em trânsfer compartilhado ou privado e ir para o seu hotel em Maceió, pesquise opções com nossa parceira Easy Travel Shop.

De carro

São Miguel dos Milagres está a 100 km ao norte: é preciso sair da estrada logo depois de São Luís do Quitunde. Maragogi fica a 130 km; a viagem leva entre duas horas e duas horas e meia, por causa do trânsito pesado de Maceió até Paripueira e das curvas da serrinha no interior.

A BR 101 liga Maceió a Aracaju (285 km ao sul). Mesmo depois que concluírem a sua duplicação, o caminho mais bonito continuará sendo a litorânea AL 101 Sul, que permite a entrada em várias. (Para prosseguir a Sergipe, pegue a balsa de Penedo para Neópolis.)

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

Onde ficar em Maceió

A orla de Pajuçara é o endereço de boa parte dos hotéis da cidade – e do comércio voltado para os turistas, incluindo feirinhas de artesanato.

O bairro mais interessante de Maceió, no entanto, é a Ponta Verde, vizinha da Pajuçara. Por ali você na praia mais bacanas e se sentirá num ponto mais residencial e menos turístico.

O outro pólo hoteleiro importante da cidade é a Jatiúca, onde ficam os hotéis com maior estrutura. A beira-mar por ali tem tapioqueiras e até forró (mas o mar nunca está em condições de banho).

Para ficar pé-na-areia fora da cidade, escolha entre resorts em Pratagi e Ipioca (20 e 30 km ao norte), e hotéis na Barra de São Miguel (30 km ao sul).

Veja um dossiê detalhado das praias, hotéis e restaurantes de Maceió.

Resorts em Maceió

O que fazer em Maceió

Alugue um carro. Mas quando der preguiça, pegue praia em Ponta Verde, em barracas como a Lopana e a Canoa. (Veja 5 bares de praia em Maceió e arredores que eu recomendo.)

Se for ao litoral norte (recomendo ir ao Hibiscus, em Ipioca), almoce na volta num dos restaurantes dos Altos de Ipioca. Voltando do litoral sul (Barra de São Miguel é a mais gostosa), a parada obrigatória é nos restaurantes à beira do canal da Massagüeira.

Eu explico toda a região — para você escolher o que visitar — neste post.

Não recomendo fazer o bate-volta a Maragogi: é muito puxado (Paripueira é mais perto). O passeio à foz do São Francisco fica mais confortável quando você dorme em Penedo.

Maceió no Viaje na Viagem

512 comentários

Boa noite.
Estou pensando em viajar para Maceió, no mes de Maio.
Percebi que aqui no site, tem á dica de não ir neste mês, pois chove….

Isto é fato mesmo? Pois estou indo com minha família e uma pessoa de idade…

Obrigada adorei o site

Olá,
Fiz uma reserva pelo Booking.com em um hotel em Maceió, o qual está cobrando, além do valor das diárias, uma taxa de serviço de 10%. Gostaria de saber se esta taxa é obrigatória ou é opcional, como as pagas em bares e restaurantes? Abs

    Olá, Maria Luiza! Em muitas cidades a taxa é cobrada. Na folha de reserva, antes de fechar negócio, o Booking sempre informa se há taxas ou impostos a serem cobrados posteriormente ou se o preço já é total.

Quero visitar Maceio em Setembro/2015 juntamente com meu marido, para ficarmos durante uma semana, quero ficar em um Hotel pertinho da praia, não gostamos muito de passeios demorados para outras praias, gostamos de lugares tranquilos com bons restaurantes e feiras de artesanatos, lugares sossegados e simples. pode me indicar uma praia nestas condições.

    Olá, Divina! A melhor praia urbana em Maceió é a de Ponta Verde. Veja dicas na seção “Onde ficar” logo acima.

Queria uma ultima opinião, gosto muito de praias e queria saber se Maceió tem as praias mais bonitas do que natal, porque estou com muita dúvida sobre isso, eu gosto muito de beleza natural e gostaria de uma dica sobre isso, vc pode me ajudar?

    Olá, Fernando! Não delegue decisões de gosto pessoal. As duas têm praias bonitas à sua maneira. Maceió tem coqueiros e mar verdinho. Natal tem dunas e falésias. Veja fotos, siga o seu feeling.

Olá me chamo Fernando e sou de presidente prudente, estou indo pra Maceió em março e quero marcar o meu hotel, gostaria de saber qual o melhor lugar pra se hospedar, Pajuçara ou Ponta Verde?

    Muito obrigado pela dica, vai ser minha primeira viagem com a minha namorada, pois fiquei em dúvida entra natal e Maceió, já que eu não conheço nenhum dos lugares excolhi Maceió.

Olá, boa tarde. Vou com minha namorada passar o Reveillon 2014/2015 em Maceio e gostaria de saber quais Hoteis e Restaurantes que habitualmente fazem festa ou jantar de reveillon. As festas organizadas pela Prefeitura são boas sugestões? Obrigada

Olá! Vou passar o Revéillon em Maceió, do dia 29/12 ao dia 03/01 com meu marido. Nós não vamos alugar carro porque nossa pousada nem tem estacionamento e essa época costuma ser muito cheia. Gostaríamos de fazer três passeios, com base nas dicas do Viaje na Viagem: Paripueira, Praia do Gungua e Hibiscus. O que vale mais a pena no custo benefício: ir por conta, de táxi ou com alguma agência de turismo? Nesse último caso, seria bom reservar antes, considerando a alta temporada?
Obrigada

    Olá, Carolina! De táxi, vocês tem a liberdade de ir e voltar quando quiserem. Com um grupo você tem a vantagem de pagar e ter tudo organizado para você. Não sabemos informar preços. Entre em contato com alguma agência de turismo ou peça indicações ao seu hotel sobre passeios e pesquise valores de tarifas de táxi em sites como o Tarifa de Táxi: http://www.tarifadetaxi.com/

    Olá vou passar o natal próximo a praia de Paripueira. VC tem alguma sugestão de programação. Tipo shows naquela mediações?

    Olá, Cristiane! Normalmente as prefeituras patrocinam shows na época do Réveillon. Desconhecemos “shows de Natal”.

Boa Noite!
Estou com passagens compradas para Maceió`em Janeiro de 2015,estou um pouco preocupada,pois recebi algumas informações que Maceió e muito perigosa para tomar uma série de cuidados.Vou ficar hospedada na Pajuçara essas informações procedem.Obrigada

    Olá, Maria! Tome exatamente as mesmas precauções que você toma na sua cidade.

Olá,
Como sempre faço minhas viagens com as suas dicas e sempre foram maravilhosas e após ver suas dicas estamos indo a pousada do toque mas nosso voo chega em Maceió e vamos ficar 2 dias no holiday inn express que vimos no seu post.uma dúvida como fazer o deslocamento aeroporto/ hotel, chegaremos de madrugada?

    Olá, Dudu! Você pode pegar um táxi no aeroporto ou combinar um trânsfer, que o seu hotel pode ajudar a marcar.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.