Maceió

Água na boca
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

A orla mais fotogênica do Nordeste fica em Maceió. Grande parte dos visitantes, porém, só vê as praias urbanas na hora de sair do hotel e de voltar, no fim da tarde: ao norte e ao sul existem praias ainda mais bonitas, e com balneabilidade melhor.

Depois de um dia de passeio, Maceió recebe você de volta com a mais variada coleção de restaurantes que você encontrará numa capital do seu porte. Do sururu nativo à comida peruana, a mesa de Maceió é tão apetitosa quanto suas praias.

Quando ir a Maceió

O tempo é mais firme entre setembro e março. Os meses mais propensos a chuvas são maio e junho. O mar é bonito o ano inteiro, mas fica mais claro nos últimos e nos primeiros meses do ano. O alto verão é também quando a bela praia urbana de Ponta Verde oferece balneabilidade.

O Réveillon é bastante movimentado, com pelo menos duas mega-festas produzidíssimas. É possível comprar ingressos perto do dia, em postos de vendas nos hotéis.

Em janeiro a elite da cidade se transfere para a Barra de São Miguel, 30 km ao sul, onde também acontece o Carnaval de rua da região. Já o melhor São João é na cidade histórica de Marechal Deodoro, 20 km ao sul.

Maceió: quando dá praia?

Como chegar a Maceió

Maceió é ligada por vôos diretos a São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Aracaju. De outras cidades é preciso fazer conexão em alguma dessas cidades (na maioria das vezes, São Paulo ou Salvador).

São Miguel dos Milagres está a 100 km ao norte: é preciso sair da estrada logo depois de São Luís do Quitunde. Maragogi fica a 130 km; a viagem leva entre duas horas e duas horas e meia, por causa do trânsito pesado de Maceió até Paripueira e das curvas da serrinha no interior.

A BR 101 liga Maceió a Aracaju (285 km ao sul). Mesmo depois que concluírem a sua duplicação, o caminho mais bonito continuará sendo a litorânea AL 101 Sul, que permite a entrada em várias. (Para prosseguir a Sergipe, pegue a balsa de Penedo para Neópolis.)

Onde ficar em Maceió

A orla de Pajuçara é o endereço de boa parte dos hotéis da cidade – e do comércio voltado para os turistas, incluindo feirinhas de artesanato.

O bairro mais interessante de Maceió, no entanto, é a Ponta Verde, vizinha da Pajuçara. Por ali você na praia mais bacanas e se sentirá num ponto mais residencial e menos turístico.

O outro pólo hoteleiro importante da cidade é a Jatiúca, onde ficam os hotéis com maior estrutura. A beira-mar por ali tem tapioqueiras e até forró (mas o mar nunca está em condições de banho).

Para ficar pé-na-areia fora da cidade, escolha entre resorts em Pratagi e Ipioca (20 e 30 km ao norte), e hotéis na Barra de São Miguel (30 km ao sul).

Veja um dossiê detalhado das praias, hotéis e restaurantes de Maceió aqui.

O que fazer em Maceió

Alugue um carro. Mas quando der preguiça, pegue praia em Ponta Verde, em barracas como a Lopana e a Canoa. (Veja 5 bares de praia em Maceió e arredores que eu recomendo.)

Se for ao litoral norte (recomendo ir ao Hibiscus, em Ipioca), almoce na volta num dos restaurantes dos Altos de Ipioca. Voltando do litoral sul (Barra de São Miguel é a mais gostosa), a parada obrigatória é nos restaurantes à beira do canal da Massagüeira.

Eu explico toda a região -- para você escolher o que visitar -- neste post.

Não recomendo fazer o bate-volta a Maragogi: é muito puxado (Paripueira é mais perto). O passeio à foz do São Francisco fica mais confortável quando você dorme em Penedo.

Maceió no Viaje na Viagem

372 comentários

Ronéria
RonériaPermalinkResponder

Bom dia! Estarei viajando com meu esposo e filho de 3 anos para Maceió em julho no período de 20/07 a 28/07. Vamos ficar no Iloa resort, gostaria de uma ajuda quanto aos passeios para se fazer em família. Vi no site sobre as piscinas naturais e julho não será um período bom. O que poderia me indicar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ronéria! Com tempo bom e maré baixa, piscinas naturais são um bom passeio. Em julho é apenas mais difícil o tempo bom, mas pode ocorrer.

Marcieli
MarcieliPermalinkResponder

Bom dia,

Vou viajar para Porto de Galinhas, e Maragogi do dia 17/06 a 23/06, a data é boa para fazer passeios nas piscinas naturais?

Obrigada.

Claudia
ClaudiaPermalinkResponder

Ola!!! Estou buscando opcoes para viajar com familia e amigos na primeira semana de Janeiro. Moro nos USA ha alguns anos e quero passear. Sei que Janeiro tem muita chuva entao estou na duvida entre praia ou nao. Minha filha de 2 anos estara conosco. Estaremos com faixas etarias de 2 anos a 65!! Me ajuda!!??? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Claudia! Janeiro não tem muita chuva em Maceió não.

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/2016/05/praia-em-janeiro-brasil-caribe/

TIAGO ZORZETTO

Olá
Junho ou julho é a melhor pra ir?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tiago! A melhor época é de setembro a fevereiro. Junho costuma ser superchuvoso, julho pode chover bem também.

Pamella
PamellaPermalinkResponder

Boa tarde!
Abril é uma época boa para ir pra Maceio?
É chuvoso?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Pamella! Vá à costa leste do Nordeste, do norte da Bahia ao Rio Grande de Norte, entre setembro e fevereiro, para ter maior garantia de tempo bom.

Maria Luiza Bonsanto

Vou agora dia 16.11 para Maceió.Fui informada que as praias do francês e Gunga foram limpas.isso procede?

Regina Lucia Arrevabene

Eu e meu marido estivemos em Maceió no período de 26/10/19 à 03/11/19. Viemos com receio do petróleo nas praias. Visitamos muitas praias: São Miguel dos Milagres, Paripueira, Francês, Gunga e Barra de São Miguel e Dunas de Marapé, além das praias urbanas de Ponta Verde, Pajuçara e Jatiuca, e não vimos petróleo em nenhuma delas. Ficamos encantados com a beleza das praias de Maceió! A maré estava baixa e as piscinas naturais são um verdadeiro paraíso!

Jennifer
JenniferPermalinkResponder

Olá, estou planejando viajar com meu esposo e mais um casal de amigos lá pro dia 08/05, teremos 15 dias para aproveitar Maceió e região.
Me preocupei há pouco onde li que Maio não é dos meses o melhor para visitar a cidade.. gostaria de saber mais sobre esse período (se algum passeio fica improvável e etc).

No mais, gostariamos de explorar bem a região, se tiverem dicas de rotas, compartilhem por favor. Abraço

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jennifer! É época superchuvosa, não vale a pena.

Andrea Pavani
Andrea PavaniPermalinkResponder

olá, boa noite ! Estaremos indo em Familia na semana do Natal para Maceió, o que vc indica para comemorarmos a Ceia de Natal ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andrea! Seu hotel saberá informar o que pode funcionar.

Marissol
MarissolPermalinkResponder

Vale a pena ir em Abril ?
Estou curtindo muito seus xomcomentários.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marissol! Pode ser chuvoso. Se você der azar, pode ser inclusive bastante chuvoso.

Ledson
LedsonPermalinkResponder

Gostaria de saber se em março é uma boa ir para maceio. Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ledson! É a transição do verão para o inverno. Deve chover um pouquinho, já, mas a viagem deve ser aproveitável.

Eduardo César Sebastião

Estarei indo com minha família na semana do Carnaval e ficaremos na praia Pajuçara, tem Carnaval nessa região Pajuçara, Ponta verde??

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eduardo! É provável que haja carnaval de rua pela região.

Iandra
IandraPermalinkResponder

Gostaria de saber quais locais ir praias com bebê de 8 meses?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Iandra! As praias de Maceió têm mar calmo.

WLADIMIR BAPTISTA FIGUEIREDO

Olá. Estou programando viajar com.minha esposa para Maceió entre 08 e 15 se março de 2020. Gostaria de saber se é recomendável viajar a Maceió neste período.

Obrigado
Wladimir

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Wladimir! É uma estação intermediária entre o verão e a estação das chuvas. Provavelmente fará bom tempo, mas se o inverno chegar mais cedo, pode chover mais do que você gostaria.

Kitti
KittiPermalinkResponder

Comprei um pacote de viagem em Dezembro 2019 para Maceió, Maragogi, porto de galinhas e com passeio em gunga para 2 pessoas vou ficar 10 dias

O pacote tem validade de abril a novembro de 2020.

Ainda não informamos a data para a agencia de qdo queremos ir.

Na sua opinião qual seria o melhor mês para aproveitarmos bastante as praias sem risco de chuva e maré alta?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Kitti! Maré alta ocorre todos os dias do ano, em dois momentos do dia. Escolha uma semana de lua cheia ou de lua nova, quando a maré baixa ocorre de manhã e o nível mínimo fica mais baixo, propício para passeios a piscinas naturais. Para pegar bom tempo, viaje a partir de setembro. Quanto mais tarde no ano, melhor.

Anderson Alves Mendes de Almeida

Bom dia! Comprei pacote de viagem para Maceió 6 dias, para aproveitar somente 4 dias e meio por causa ados horário do vôo. Eu minha esposa e minha filha de 2 anos, estou querendo alugar carro lá. Qual melhores praias para visitar???

Sérgio
SérgioPermalinkResponder

Olá bom dia, pretendo ir de carro saindo do RJ para poder visitar Maceió, Maragogi e Porto de Galinhas em Setembro . Qual o melhor roteiro vocês me sugerem? Desde já agradeço

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sérgio! Vá pela BR 101.

Manuela
ManuelaPermalinkResponder

Vou para Maceió em março e vi que existem uns passeios para o rio São Francisco, tanto cânions quanto foz. São interessantes? Olhando por cima no site da Decolar achei que tem cara de ser amontoado sad

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Manuela! Foz é até factível, mas cânions são muito muito muito longe.

Fremioth Viegas

em pp estou a pensar ir para Maceió no dia 19 de Agosto, terei bom tempo, sem chuvas para ir a praia? que passeios recomendaria? Ir a Maragogi?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fremioth! Em agosto ainda pode chover um pouco. Para passear em Maragogi, programe dois pernoites porl á.

Guilherme Vale

Olá tudo bem?
Vou viajar para Maceió final de Janeiro e minha namorada vai fazer aniversário enquanto estivermos lá. Tem alguma dica de passeio romântico ou restaurante que possa "encomendar" uma surpresa? Hahaha

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Guilherme! O restaurante Akuaba tem um anexo gastronômico, o espaço Vera Moreira, que faz menus-degustações de quinta a sábado. https://www.instagram.com/akuababr/

O Sur também é supersofisticado e funciona todas as noites.
https://www.facebook.com/surartegastronomica

Outra boa idéia é ver se o trimarã da barraca Lopana, que vai às piscinas naturais da Pajuçara, sai no dia do aniversário. Encaixe o casal na saída e peça à Lopana que embarque um espumante para comemorar.
https://www.lopana.com.br/trimara/#2

MADI
MADIPermalinkResponder

Adoroooo o canal de vcs! Quero viajar para o Nordeste dia 27.12.20 até 05.01.2021. Qual local vc indica no quesito beleza natural x gastos "padroes" x estar com adolescente? Pensei em Jericoacoara x Maragogi x Morro de SP x Porto de Galinhas

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Madi! No Réveillon tudo fica bem mais caro do que deveria em qualquer lugar de praia. O lugar mais encarável aí desse grupo é Morro de São Paulo.

PEDRO PAULO FERREIRA SILVA

Gostaria de uma dica para abril vou chegar em Maceió dia 23/04 as 19:00 e voltar dia 29 as 22:00 gostaria de um roteiro que eu possa fazer para eu poder reservar hospedagem antes gostaria de ir até Maragogi e tipo ficar um dia ou dois em outras praia . Pode me ajudar ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Pedro Paulo! Verifique a lua e programe duas a três noites em Maragogi durante a lua cheia ou nova, para fazer passeios às piscinas naturais e às croas/bancos de areia.

Daniela Cristina Martins

Oi vou pra Maceió agora em fevereiro ficar 7 dias.
Já reservei um hotel em Ponta verde por 4 dias.
Gostaria de saber se compensa ir pra Maragogi pra conhecer as praias de lá esses 3 dias.
Onde ficar por lá .

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniela! Vale sim. Se couber no seu orçamento, tente ficar na praia de Antunes (pousadas Rangai e Anttunina). Se ficar muito caro para o seu bolso, tente uma pousada na vila mesmo, como o Odoiá ou Olho d'Água.

Programe os dias em Maragogi para coincidirem com uma lua nova ou cheia.

https://www.viajenaviagem.com/2010/11/piscinas-naturais-7-dicas-para-nao-perder-a-viagem/

Carlos Junior
Carlos JuniorPermalinkResponder

Olá. Parabéns !!!! Exelente site, completo e com tudo.

Gostaria de uma sugestão: terei 10 dias e estava pensando em fazer Porto de Galinhas + Maceio, o que você acha ?

Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlos! Entre setembro e fevereiro é uma boa idéia. Mas Maragogi tem praias mais bonitas e mais amigáveis para o banho do que Porto de Galinhas.

Adriana Reis
Adriana ReisPermalinkResponder

Gostaria de saber se Março é um bom mês para conhecer Maceió!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriana! Pode chover.

Ana Paula
Ana PaulaPermalinkResponder

Estou planejando ir a Maceió, tenho disponibilidade qualquer época do ano! Gostaria de sugestões de praias passeios e hospedagem com crianças de 2 anos.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Paula! Vá entre setembro e fevereiro.

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/2012/04/maceio-as-praias/

Micheli Marques

Olá!
Obrigada por todas as dicas! Sempre organizo minha viagens por aqui!!!
Meu marido e eu viajaremos para Maceió de 10 a 21/02 e tenho reserva na Pajuçara por 7 dias, os outros 4 ainda estou decidindo e gostaria de pedir ajuda:
Vc poderia dizer mais sobre o pq alugar um carro? Tenho vários amigos q já foram e me disseram q os passeios não são caros e as distâncias não me parecem tão grandes!
Sobre hospedar na Ponta Verde, nas fotos vejo muitas algas na praia, é sempre assim?
Como já conheço Maragogi, não pretendo ir nessa viagem, então para os últimos dias eu estou pensando em desacelerar; vi o Hotel Ritz Lagoa da Anta, vc indica? Vi que a praia não é boa, mas achei perto da Ponta Verde e Pajuçara caso queira uma praia perto.
Prometo que é a última: a noite temos outras opções além da Pajuçara? Não tô procurando muito agito, só ter atividade mesmo!
Muito obrigada VnV!!! Vcs arrasam!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Michelli! A Ponta Verde tem sargaço na parte "de cima", contígua à Jatiúca. A parte "de baixo", contígua à Pajuçara, não tem sargaço.

Por favor leia sobre praias e hotéis:
https://www.viajenaviagem.com/2012/04/maceio-as-praias/

Micheli Marques

Olá Boia!!!
Muito obrigada!!!
Vou ver se encontro algo parecido com o Ritz mais na Ponta Verde "de baixo" no link!!!
Sobre alugar um carro ainda fiquei na dúvida... penso que se somar combustível, aluguel e estacionamento (mtos hotéis cobram) não fica atrativo! Mas não sei se não estou vendo todos os prós e contras...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Micheli! É mais negócio combinar passeios de dia inteiro com taxistas. Inclusive vocês ficam despreocupados da Lei Seca.

Lady Morais
Lady MoraisPermalinkResponder

Meu marido sofreu AVC e tem bastante dificuldade de locomoção. Vc poderia me informar um hotel que atravesse a rua e já dê na praia? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lady! O Best Western Premier é ótimo.

Nezilda
NezildaPermalinkResponder

Olá! Tenho 15 dias pra viajar na segunda quinzena de maio. Pelo que li, Maceió não é uma boa opção por causa das chuvas. O que vc sugere no Nordeste?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nezilda! É época chuvosa em todo o Nordeste. Apenas o Sul da Bahia é uma boa aposta.

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/2016/02/praia-em-maio-brasil-caribe/

Douglas
DouglasPermalinkResponder

Olá, no período de 21 a 27 de abril, tenho chances de pegar calor e sol em Maceió? ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Douglas! Calor sempre. O sol vai depender da sua sorte, abril já faz parte da estação chuvosa.

Elaine
ElainePermalinkResponder

Ola!
Vou para maceio entre 02/05 a 09/05 sera q consigo aproveita as praias ? Não comprei nenhum passeio ainda pq estou com medo de pega muita chuva.Oque faze em Maceió quando chove?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elaine! A época costuma ser chuvosa. Há pouco o que fazer na cidade fora ir à praia.

https://www.viajenaviagem.com/2016/02/praia-em-maio-brasil-caribe/

Mariana
MarianaPermalinkResponder

Boa tarde!
Estou querendo ir a Maceió no dia 16/04 à 21/04, vi alguns comentários sobre possibilidade de chuva, e estou muito receosa, e preciso decidir logo rs. O que me sugere? Abril sempre chove? Maceió é um lugar para viagem de amigas?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mariana!

Veja onde chove mais no Brasil em abril, isso pode ajudar na sua decisão:
https://www.viajenaviagem.com/2016/02/praia-em-abril-brasil-caribe/

Assista também a este vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=Z_04S8oMRCI

RENATO BRAZUNA VIVEIROS

Boa tarde,
Comprei um pacote para Maceió na da de 04 a 11/07/20. Será que é época muita chuvosa?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renato! É época chuvosa. O quanto vai chover, nunca se sabe.

Marli
MarliPermalinkResponder

Olá, no mes de novembro quero fazer uma viagem de carro de 7 dias, de Salvador para Maceió. Gostaria de ir parando pelas praias, me instalando pelo caminho até chegar ao destino. Como traçar um roteiro?

Juliano
JulianoPermalinkResponder

Ricardo,
Estava pesquisando um pacote para Maceió ha 1 mês para viajar em dezembro e estava ate barato. Logo depois que liberaram o Turismo em Alagoas os valores triplicaram. Subiram mais do que os valores normais praticados pra dezembro. O que voce acha desse posicionamento das operadoras? Você entende que é a forma de retomar o turismo? Abraço

Ricardo Freire

Juliano, não andei vendo preços não. Mas a oferta de vôos deve estar bem limitada, não? Além de relativamente poucos hotéis abertos. Já tentou cotar hospedagem e passagem separadamente? De todo modo, é um pouco prematuro para viajar de avião a turismo. As coisas devem retomar alguma normalidade lá por outubro.

Juliano
JulianoPermalinkResponder

Os preços dos hotéis, separadamente, permanecem os mesmos de antes. Os voos tem muita oferta de horário e os preços.subiram pouco. Os pacotes, e falo de operadora grande, explodiram. Viajar desempacotado esta mais barato. Abraço

Ricardo Freire

Interessante... Chutando aqui: pode ser que os pacotes incluam possibilidade de remarcação "sem custo" e já embutiram isso no preço. Dê uma olhada na diferença de condições de compra. (Única explicação que eu consigo achar, rs)

Juliano
JulianoPermalinkResponder

Grande parte dos hotéis e voos tbm permitem a remarcação sem custo. Alguns hotéis ate o cancelamento sem.custo. Realmente é estranho. Prazer em conversar contigo.

Marcelo Lopes
Marcelo LopesPermalinkResponder

Parabéns pelo site.
Pretendo fazer uma viagem de carro com minha esposa entre Maceió e Recife num período de 2 semanas passando por Maragogi, praia do carneiros, porto de galinhas e Recife. As duvidas: muitas paradas para pouco tempo, as estradas são boas e principalmente, é seguro?
Abraço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! Distâncias curtas, estradas boas, vá com calma e sempre de dia. O único perigo são os motoristas/caminhoneiros imprudentes. De resto, já fizemos esse trecho inúmeras vezes sem nenhum perrengue.

José Carlos
José CarlosPermalinkResponder

Os vôos de são Paulo a Maceió, e Maceió a são Paulo tem previsão de normalização? Tenho reservas de 8 a 19 de setembro na região. 2 dias em Porto de galinhas, 2 dias em Maragogi, e 5 em Maceió. Só tenho visto vôos regulares para Recife. Será que é melhor alterar a viagem tá Recife ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, José Carlos! As cias. aéreas estão redesenhando suas malhas à medida em que a procura vai aparecendo ou sumindo.

Thiago Ghantous

Boa noite, tenho uma viagem programada com a minha namorada para os dias 12/08 ao 19/08, e gostaria de saber quais os passeios que estarão liberados por favor?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thiago! Os passeios estão liberados, mas isso não quer dizer que estejam acontecendo. O ponto de partida para as piscinas naturais de Paripueira ainda não reabriu (hoje é 3 de agosto). Em Maragogi os passeios estão funcionando com limite de visitantes.

Natália Makino

Bom dia! Viajarei para aí em Abril, ficarei do inicio ao fim do mês. Aí diz que não é bom ir neste mês, por quê? E quanto aos passeios, vai ter neste período?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Natália! É o início da estação das chuvas. Os passeios acontecem de todo jeito.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar