Paris

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Paris: quando ir

Não existe época imprópria para visitar Paris. Mas tampouco — pelo menos do ponto de vista meteorológico — existe uma época perfeita.

Os céus de Paris costumam estar mais cinzentos do que ensolarados, e é difícil escapar de alguma chuva, não importa quando você vá. Em termos de volume, até que chove pouco -- entre 50 a 60mm todo mês. Toró é difícil acontecer; em compensação, os chuvisqueiros são persistentes.

(Quer ver neve? Inclua na sua viagem algum destino mais alto ou mais nórdico. Em Paris quase nunca neva.)

Dezembro, janeiro e fevereiro têm máximas em torno de 10ºC; as minimas podem descer a quase 0ºC.

Março, abril, outubro e novembro registram máximas em torno de 15ºC e mínimas logo abaixo de 10ºC.

Maio, com temperaturas amenas entre 13ºC e 18ºC depois do longo inverno, é um dos meses mais caros para se hospedar em Paris. Junho e setembro têm temperaturas mais agradáveis, com máximas na casa dos 20ºC e mínimas dificilmente inferiores a 15ºC.

Julho e agosto são calorentíssimos -- mas só para os padrões parisienses. As máximas passam dos 25ºC (e, no caso de canicule, podem atingir os 30ºC). Não é incomum, porém, aparecer uma seqüência de dias frescos com máximas abaixo dos 20ºC (nunca viaje a Paris sem um casaquinho).

Os maiores inconvenientes do verão são a falta de ar-condicionado (que pode incomodar em uma ou outra noite mais quente) e as férias coletivas de muitos restaurantes no mês de agosto. Mas também é uma época supergostosa de ver Paris inteira (ou pelo menos quem não foi para a praia) na rua. O melhor lugar para passear (e, por que não, se hospedar) no verão é o Canal St.-Martin.

Calendário de preço de passagem aérea: Paris (fonte: Viajanet)

Só posso ir nas férias: janeiro ou julho?

Muita gente desaconselha julho (e agosto) porque Paris ficaria "menos parisiense", por conta da debandada de parte da população em férias. Talvez a cidade fique realmente turística demais para quem mora nela, mas para quem está visitando esse problema não existe. Eu particularmente gosto muito mais de caminhar e passear de bermuda e manga curta do que encasacado. Conte apenas com filas maiores nas atrações turísticas (mas marque a hora da sua subida na Torre Eiffel, compre um Paris Museum Pass, e você só sofrerá com a fila do detector de metais de Versalhes).

Janeiro tem dias curtos e bastante frio; viajando nesta época, programe mais dias e aumente o conforto do hotel. É uma boa época para alugar um apartamento e brincar de ser parisiense por uma semana.

As duas épocas são de hotéis mais baratos do que na meia-estação.

27 comentários

Cristina Setter

Fomos a Paris no ano passado seguindo as dicas do Viagem e foi tudo de bom! O que já era perfeito foi atualizado. Parabéns!

Roberta
RobertaPermalinkResponder

Ótimas observações! Só uma correção: temperaturas de 0°C a 10°C entre dezembro e fevereiro é num inverno tranquilo. Em invernos mais puxados as mínimas chegam fácil a -8°C... moro aqui há 4 anos e já vi de tudo... rs

Tânia Maria Granzotto

Achei que setembro seria mais quente por ser verão, mas está constando que a máxima é 20 graus, será só isso?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tânia! É a média de temperatura máxima. Você pode pegar uma semana com frente fria com 15ºC de máxima, pode pegar uma onda tardia de calor com máximas acima de 25ºC.

Riva
RivaPermalinkResponder

Bóia, pretendo ir a Paris em agosto, e de lá a Tel Aviv e Roma. Estou preocupada pois vários países estão recomendando que não se venha ao Brasil por causa do vírus causador da zika. Meu medo é ser barrada na entrada de algum dos países por vir de um dos países onde esta epidemia está forte. Gostaria da sua opinião a respeito.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Riva! Não há nenhuma restrição.

Berenice Batista Pereira

Adorei o seu site, e apesar de estar atrasada estou tentando programar uma viagem em janeiro usando as suas dicas. Queria saber se existe alguma estação de esqui ou alguma cidade próxima a Paris que tenha neve e dê para fazer um bate volta. Obrigada e um abraço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Berenice! Infelizmente não tem não.

Ricardo Silva
Ricardo SilvaPermalinkResponder

Vou viajar para Paris entre 29 dez 2016 e 2 jan 2017. Em Versailles, Louvre, Tour Eiffel, etc, há filas especiais para grávidas, certo? Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ricardo! Não há não. Mas nada impede de ir direto ao controlador e pedir para entrar. Vai depender do tamanho da barriga. É mais discreto pedir para entrar pelo portão de saída.

Carla
CarlaPermalinkResponder

Fui uma vez em janeiro de 2007 se não me engano eu fui com primos, mais fiquei só 4 dias em Paris, Lembro que tava um frio e ventava muuuito do vento te empurrar para frente, lembro que num dos dias não deixaram subir no topo da Torre Eifel por conta do vento, lembro também que ate saiu noticia nos jornais ate brasileiros sobre a ventania e meus pais e tios preocupados, lembro também que por conta do frio e neve as estatuas nas ruas ficavam cobertas com tapume para proteger ano que vem pretendo ir de novo a Europa se eu conseguir juntar dinheiro pois não quero ir para passar aperto, vou com minha tia mais não quero ir em época de neve pois acho que prejudica pois pretendemos pegar trem e ir para outras cidades tenho medo da neve cancelar trem e tudo mais

Vanessa Serafim

Olá! Pretendo ir para Lisboa e Paris, entre final de maio e início de junho de 2018. A proximidade com a Copa do Mundo pode encarecer a viagem? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vanessa! Não há absolutamente nenhuma relação entre a data, os lugares e o evento.

Lisandra
LisandraPermalinkResponder

Bóia, estou planejando uma viagem pra Europa em abril de 2018, passando por Paris por volta do dia 07 a 17, mas pesquisando sobre periodos do ano pra ir a Paris, vi que dia 08 de abril de 2018 está programada a Maratona de Paris, você acha que o evento pode ser um problema pra uma viagem tranquila ou que por conta da maratona seria melhor replanejar e deixar Paris pra depois desse periodo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lisandra! A Maratona deve encarecer a hospedagem na véspera e interditar algumas ruas no dia. Nada mais grave do que isso.

Raíssa
RaíssaPermalinkResponder

Olá, Bóia!
Vou a Paris em fevereiro 2018, porem durante o dia estarei sozinha pois meu marido estará trabalhando. Ficar sozinha e passaer durante o dia lá é perigoso?

Diana
DianaPermalinkResponder

Em janeiro, posso fazer visita aos pontos turísticos como Torre Eiffel e Museu Louvre? pretendo ir dia 26/12 a 06/01. Qual a sua opinião?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Diana! Tudo funciona normalmente.

Izabella Zava
Izabella ZavaPermalinkResponder

Só discordo do verão. Fui em julho em 2014 e foi um calor horrível. Só de noite ficava agradável. E eu sou do Rio.

Gerson Miranda

olá Boia, no mês de outubro e novembro é uma época boa e barata para viajar para Paris?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gerson! São meses caros. Se você quer pegar hospedagem mais em conta, tem que encarar o frio de janeiro e fevereiro ou o calor de julho e agosto. Nos meses de temperatura não-extrema os preços de hospedagem sobem.

Lucielma Bernardino

Oi, estamos indo a Lisboa, Roma, Florença e Paris, entre final de junho e inicio de julho. Boa parte da viagem programada a partir das dicas de vcs. Somos 5 adultos e uma criança ansiosos para desfrutar das belezas desses lugares fascinantes. Depois passo para contar como foi. Grata!

Sueme
SuemePermalinkResponder

Olá, e na última semana de fevereiro e início de março? o clima vai ser mais primavera ou inverno?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sueme! O inverno vai até 20 de março. Continuará frio até maio.

MARILENE
MARILENEPermalinkResponder

Oi Bóia e pessoal, vou ficar 3 dias em Paris, numa conexão prolongada, entre os dias 24 e 26 de dezembro, os franceses comemoram o Natal no dia 24 ou 25? O comercio fica aberto nestes dias? Preciso reservar jantar do dia 24 ou eles são como americanos que só celebram no almoço do dia 25?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marilene! Comemoram na noite de 24 e quase tudo fecha no dia 25, incluindo museus.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar