São Luís

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Vai continuar para os Lençóis? Vá entre junho e setembro

São Luís: quando ir

O clima do Maranhão se caracteriza por duas estações distintas: as chuvas caem no primeiro semestre, ao passo que a partir de julho o sol brilha todos os dias.

Quer saber quanto chove? Em dezembro as chuvas começam a voltar devagarinho (100mm de média histórica). Em janeiro se aproximam dos 200mm. Em fevereiro, março e abril rondam os 400mm (é bastante chuva). Em maio as chuvas começam a diminuir, ficando em torno de 300mm. Em junho baixam para 200m e em julho, para 100mm (já dá para encarar). De agosto a novembro as chuvas serão raríssimas.

A segunda quinzena de junho é a época para participar das celebrações do São João à moda maranhense: em vez do forró, a tradição é o bumba-meu-boi. Os bois se apresentam nos arraiais montados em diversos pontos da cidade (leia mais em O que fazer).

Já em Alcântara a grande celebração de rua é a Festa do Divino, que acontece quarenta dias depois da Páscoa.

A melhor época para ir aos Lençóis Maranhenses vai de junho a setembro, quando o tempo está firme e mais lagoas estão cheias. No primeiro semestre chove muito (e é preciso sol alto e forte para admirar as cores das lagoas). A partir de outubro, a maioria das lagoas estará seca.

São Luís: quando dá praia?

Nenhum comentário, deixe o primeiro!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar