Sevilha

Mariana Amaral
por Mariana Amaral

Sevilha: onde comer

O que comer: tapas ou refeições convencionais?

Comer em Sevilha não significa necessariamente pedir entrada, prato principal e sobremesa (primer plato, segundo plato y postre). Mesmo em restaurantes convencionais é possível compor uma refeição apenas com tapas, os petiscos que talvez sejam a melhor (e mais divertida) expressão da cozinha espanhola.

Muita gente também se dedica ao esporte de almoçar ou jantar aos pouquinhos, de bar em bar. Para isso foi cunhada a palavra ''tapeo' -- e as expressões 'ir de tapas' ou 'salir de tapas'.

Tapas: como surgiram

Onde comer Sevilha: tapas

Há muitas versões para o surgimento das tapas (em espanhol, tapa é substantivo feminino).

A mais crível, e que situa o nascimento do costume em Sevilha, aponta que muito antigamente os copos de bebida eram tapados com um pires para evitar que moscas caíssem na bebida. Faz sentido: tapa significa tampa. Com o tempo, os pires ganharam porções de azeitonas e outros petiscos. Nasciam as tapas para aperitivar.

As tapas evoluíram para uma especialidade culinária e um estilo de comer (e beber). Ainda hoje, se você pedir apenas uma bebida, é provável que o bar sirva um amendoinzinho ou um chips de graça. Mas as tapas que você escolhe no balcão ou do menu (e que são as que valem a pena) são cobradas.

Quando servida em porção maior, para dividir, a tapa se torna uma ración.

Restaurantes recomendados em Sevilha

Restaurantes em Santa Cruz

sevilha bodega santa cruz

Bodega Santa Cruz

A Bodega Santa Cruz (Rodrigo Caro 1, tel. 954 21 86 18), também conhecida por 'Las Columnas', é uma instituição de Sevilha. O clima é de boteco de esquina, e ainda que seja muito cheio para que você consiga fazer uma refeição propriamente dita, a visita vale pela farra. Peça habas con calamares para um caldinho de favas com lulas bem honesto.

Para um ambiente menos agitado, tapas típicas e outras comidinhas, fique com o El Pasaje (Pasaje de Vila 6, tel. 954 22 74 47). Para tapas mais moderninhas, escolha entre os descolados Umami (Hernando Colón 10, tel. 954 502 118) e Ovejas Negras (Hernando Colón 8, tel. 955 12 38 11).

sevilha gusto

Gusto

Com turnos de café da manhã, almoço e jantar, o simpático Gusto (Alemanes 23, tel. 954 500 923) é um bom endereço para se guardar na manga. Do mesmo grupo, o La Gallina Bianca (Santa María la Blanca 15, tel. 954 988 267) e o Osteria l'Oca Giuliva (Mateos Gago 9, tel. 954 21 40 30) têm pizzas e massas -- o trivial italiano para quem quer variar do trivial andaluz.

Para sanduíches e refeições leves, vá ao Filo (Hernando Colón 19, tel. 955 18 68 92)

Restaurantes em El Arenal

sevilha alwadi restaurante

Al Wadi

No Al Wadi (Jimios 32, tel. 955 12 26 29), as tapas dão lugar à fartura da cozinha árabe. O surtido Mezzat tem tudo de mais gostoso: falafel, tabule, homus, muhammara, numa apresentação linda. Os pratos quentes são bem variados, indo do shawarma ao tagine. Todos são bem servidos e, dividindo por dois, a refeição sai uma pechincha.

Procurando algo super 'raiz'? Experimente uma freiduría, casa especializada em frituras. Nas freidurías El Arenal (Arfe 8, tel. 954 22 20 18) e La Isla (García de Vinuesa 13, tel. 954 22 83 55) o pescado frito é vendido a peso, combinando com o ambiente simples e com aquela cervejinha Cruzcampo.

bartolomea sevilha

Bartolomea

O mediterrâneo e super gracinha Bartolomea (Pastor y Landero 10, tel. 955 23 43 70) tem um menu que permite escolher entre porções tamanho 'tapa' ou tamanho 'ración' da maioria dos pratos.

O Charlatán (Arfe 11, tel. 954 22 74 15) segue uma linha parecida, com tapas bem apresentadas e não tão tradicionais.

Restaurantes na Alameda de Hércules e San Lorenzo

sevillha abaceria san lorenzo

Abacería de San Lorenzo

A Antigua Abacería de San Lorenzo (Teodosio 53, tel. 954 38 00 67) é um misto de bar, restaurante e armazém. Funciona o dia todo, e é um dos tesouros de Sevilha. Para começar, experimente os queijos andaluzes e embutidos ibéricos. Depois, não deixe de provar as papas con langostinos, uma deliciosa salada de batata com camarões. O cardápio também tem sanduíches, pratos do dia e 'Lo que diga Ramón' -- uma seleção de especialidades da casa, à escolha do proprietário.

Não se deixe enganar pelo Eslava (Eslava 3, tel. 954 90 65 68). Apesar do nome, é um local 100% espanhol. Você pode escolher entre o restaurante, que aceita reservas, e o bar de tapas, talvez um dos balcões mais disputados de Sevilha. Em ambos você encontra tanto receitas andaluzes mais tradicionais quanto invenções da casa.

Para acompanhar o movimento da Alameda de Hércules, as varandinhas do Al Aljibe (Alameda de Hércules 76, tel. 954 90 05 91) e do Arte y Sabor (Alameda de Hércules 85, tel. 954 37 28 97) são bons endereços.

E por falar em criatividade, o Chifa (Barco 2, tel. 955 38 26 68) importa da América do Sul o lomo saltado, o arroz chaufa e outras delícias, resultado da mistura das culinárias peruana e chinesa. Também tem ceviche e bao (sanduíche oriental no pão ao vapor).

sevilha hops and dreams cerveja artesanal

Hops & Dreams

No Hops & Dreams (Jesús del Gran Poder 83, tel. 955 19 86 54), a sua cerveja artesanal pode até ser acompanhada por uma hamburguesa, mas o mais bacana do cardápio é a oferta de comidinhas que não se costuma ver em bares, como tempura e cuscuz marroquino.

Restaurantes em Alfalfa

sevilha la trastienda

La Trastienda

A decoração de tema náutico já entrega que no simpático La Trastienda (Alfalfa 8, tel. 954 21 04 63) o assunto são os frutos do mar. Camarão, caranguejo, lula, navajas, ostras... que maravilha! O pãozinho untado com salmorejo e coberto por uma fatia de bacalhau é para pedir e repetir.

A Taberna Águilas (Águilas 10, tel. 955 10 44 16), quase congelada no tempo, também merece uma visita para tomar um vinho e beliscar queijos e embutidos.

sal gorda

Sal Gorda

Com um astral mais jovem, o bar Sal Gorda (Alcaicería de la Loza 17, tel. 955 38 59 72) é mais um bom endereço para ir de tapas. Chegue cedo para sentar nas mesas ao ar livre.

Prefere jantar? Então fique com a Taberna del Amirante (Huelva 22, reserve online), com foco em ingredientes de temporada.

Restaurantes em Triana

Triana é cheia de lugarzinhos com ambiente simples e petiscos de qualidade. É o caso da Casa Ruperto (Santa Cecilia 2, tel. 954 08 66 94) e sua codorna frita, e da freiduría Reina Victoria (Rodrigo de Triana 51, tel. 954 33 50 47) com seus empanados de frutos do mar.

sevilha blanca paloma

Blanca Paloma

Garçons 'das antigas' e ambiente animado fazem do Blanca Paloma (San Jacinto 49, tel. 954 33 36 40) um programão. Peça as pavías de bacalao -- absolutamente imperdíveis.

O Mercado de Triana (Plaza del Altozano s/n, tel. 674 074 099) também tem postos simpáticos para uma refeição despretensiosa.

Quem olha de fora o Puratasca (Numancia 5, tel. 954 33 16 21) nem dá muita coisa, mas é o melhor endereço em Triana se você procura por tapas mais elaboradas.

1 comentário

Beatriz
BeatrizPermalinkResponder

Ola a todos!

Estive agora em setembro em Sevilla e seguimos uma dica do dono do nosso apartamento e fomos almoçar La Bodega de la Alfafa! Absurdamente delicioso e barato!!! Incríveis €6,50 a jarra da sangria!!!! Tenho a foto da conta de tão maravilhoso que foi hehehehehe vale muito a dica!!
Vontade de comer lá todos os dias da minha vida até morrer!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar