De Interlaken ao Top of Europe, pela Jungfraubahn 1

Guia da Suíça

De Interlaken ao Top of Europe, pela Jungfraubahn

Uma semana depois de ter passado por rapidamente Interlaken, voltei. Não podia seguir viagem sem ver como é aquele que talvez seja o lerê mais importante da Suíça: a subida ao chamado Top da Europa — o lugar mais alto do continente aonde se pode chegar de trem.

Separe um dia inteiro para o passeio: o circuito completo dura no mínimo seis horas, combinando linhas convencionais (que servem ao transporte de moradores também) com a Jungfraubahn, o trecho final de acesso ao Top of Europe. De quanto mais tempo você puder dispor, melhor: dá para fazer paradas intermediárias, sem precisar fazer baldeações imediatas.

Quem dorme em Interlaken faz um passeio mais tranqüilo. Estando hospedado em outra cidade você precisa acrescentar mais 1h em cada sentido desde Berna, e 2h em cada sentido desde Lucerna, Zurique ou Lausanne.

glacier express

Suíça de trem

30 roteiros de 2 a 8 dias prontos para usar, com ou sem Swiss Pass

O circuito completo

A viagem começa na estação Interlaken Ost, que funciona como a estação central de Interlaken. O circuito é circular. Em Interlaken você decide se quer subir por Lauterbrunnen ou por Grindelwald (você sobe por uma, e desce pela outra).

Os horários são sincronizados com a chegada de trens de Berna, Lucerna e Zurique.

O Swiss Pass permite ir até Lauterbrunnen ou Grindelwald (e voltar também, claro), sem suplementos.

O primeiro trem do circuito
O primeiro trem do circuito

Eu subi por Lauterbrunnen. São só 20 minutinhos até lá, e então acontece a primeira baldeação, para Kleine Scheidegg. Neste trecho quem tem Swiss Pass tem direito a 50% de desconto.

De Interlaken a Lauterbrunnen
Baldeação em Lauterbrunnen
O segundo trem do circuito

Eu não tinha tempo sobrando (precisava chegar a Lausanne a tempo de pegar minha bagagem no serviço de Fast Baggage), então não pude fazer nenhuma parada intermediária. Mas morri de vontade de parar em Wengen, a 1.300m de altitude, uma cidadezinha debruçada no precipício.

Wengen

Subindo por um lado ou pelo outro, você vai precisar descer do trem em Kleine Scheidegg, a 2.060m de altitude, que fica a 1h20 de viagem desde Interlaken. Ali você embarca na Jungfraubahn. O Swiss Pass dá 25% de desconto.

Kleine Scheidegg
O último trem do circuito

A ferrovia já tem mais de 100 anos. Foi idealizada numa época em que não havia tecnologia de teleférico, e o único jeito de alcançar grandes alturas era por meio de trilhos. Para chegar a 3.500m de altitude, a solução foi construir 7,5 km de túneis por dentro do Eiger e do Mönsch.

A viagem desde Kleine Scheidegg leva uma hora, a maior parte dentro do túnel; na ida há duas paradas para apreciar os montes nevados em mirantes envidraçados.

Antes de entrar no túnel
Parada no túnel
Mirante em Eismeer

Quando o trenzinho sai do túnel, lá em cima, a 3.500m de altitude, você está em Jungfraujoch (o “pé do monte Jungfrau”), um belíssimo plateau para contemplar os picos do Jungfrau, do Eiger e do Mönsch, além de impressionantes geleiras alpinas.

Top of Europe

Mas hoje o Jungfraujoch é mais do que as vistas; foi transformado num parque de diversões nas alturas: por isso o nome-fantasia Top of Europe.

Top of Europe
Jungfraujoch, Top of Europe

Lembre-se que ao chegar a 3.500m você não pode correr nem se apressar. Eu levei uma hora inteira, sem pausa para café, só para andar pelas atrações lá de cima. O circuito básico consiste em dois mirantes ao ar livre e um palácio de gelo.

Jungfraujoch, Top of Europe
Jungfraujoch, Top of Europe
Jungfraujoch, Top of Europe

Fora isso, dá para visitar a loja da Lindt, assistir a um filme com imagens panorâmicas das montanhas, caminhar (40 min.) até um café que fica num ponto mais alto (não fui) e, no verão (deles!), brincar na área Snow Fun, que tem tubing e tirolesa (e alguma neve garantida em julho, ao contrário de Bariloche).

Tchau, Top of Europe!

Jungfraujoch, Top of Europe

Volta-se a Kleine Scheidegg e de lá toma-se o trem para descer pelo lado oposto ao que você subiu. Em Lauterbrunnen ou Grindelwald o seu Swiss Pass volta a valer sem suplementos.

Kleine Scheidegg

Desci por Grindelwald, a 1.035m de altitude, que é — dizem, não tive tempo para dar um rolê — o mais arrumadinho e perfeitinho dos vilarejos montanheses suíços (dizem que é até perfeito demais). Ali perto fica Grindelwald First, onde há um lindo lago à beira da geleira. Só não desembarquei por causa da minha bagagem me esperando em Lausanne…

Grindelwald
Entre Grindelwald e Interlaken
Entre Grindelwald e Interlaken
Entre Grindelwald e Interlaken

Cheguei a Interlaken a tempo de pegar o trem coordenado que me levou a Berna e depois a Lausanne, onde minha mala, despachada de manhã cedo em Lucerna, estava à minha espera. Deu certo!

Os trechos Interlaken Ost-Wengen e Grindelwald-Interlaken Ost custam, somados, 25,80 francos suíços. O trecho é gratuito para portadores do Swiss Pass.

O circuito Wengen-Kleine Scheidegg-Top of Europe-Kleine Scheidegg-Grindenwald custa 210,40 francos suíços. Portadores de Swiss Pass têm 25% de desconto. Crianças até 5 anos (inclusive) não pagam.

Ricardo Freire viajou à Suíça a convite do Swiss Travel System.

Leia mais:

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    362 comentários

    Quero ir a Suíça em Maio,saindo de Zurich
    Passando o dia em Lucerna ir trem de Cremalheira e dormir em Berna,ficarei em Berna 3 noites,vou fazer Berna meu pit-stop para TDAS as cidades:
    Interlaken fazer Top of Europe subindo Lauterbrunnen e descendo Grindewald
    Zermatt fazer Matterhorn Gotthard e Gornergrat Bahn
    Compro Swiss Pass aqui no RJ? Ou compro Swiss Flexi Pass? Qual comprar??
    TDAS cidades ficarei albergue
    Muito obrigada

    Olá A Bóia,
    Eu, meu marido e minha filha de 10 anos fizemos duas alternativas de roteiros para junho e gostaríamos de sua opinião. E se tem alguma observação quanto aos trens, tipo quais trechos devo reservar ou comprar o panorâmico. Segue:
    Roteiro 1.
    a. Zurich para Berna – ficar 2 dias
    b. Berna para Montreaux – ficar 2 dias
    c. Montreaux para Interlaken – ficar 2 dias
    d. Interlaken para Davos – ficar 2 dias
    e. Davos para St. Moritz – ficar somente 2 dias porque em junho não tem neve
    f. St. Moritz retorna para Zurich – ficar 2 dias e retornar Brasil

    Roteiro 2. (com o mesmo período de dias para cada cidade)
    a. Zurich para Davos
    b. Davos para St. Moritz
    c. St. Moritz para Zermatt via glacier Express – é isso?
    d. Zermatt para Montreaux
    e. Montreaux para Interlaken
    f. Interlaken para Bern
    d. Bern para Zurich – fim da viagem
    Tem alguma sugestão de ficar mais tempo em algum lugar que compense mais, para minha filha divertir-se?
    Obs.: Davos e interlaken é imprescindível para nós.

    Muito obrigada.

    Olá!

    Estou planejando chegar na Suiça – Lucerna (vindo de Paris) no dia 19/08 e estou planejando o seguinte roteiro lá:

    1o dia – Fazemos check-in no hotel em Lucerna e já saimos para um bate-volta em Berna.
    2o dia – Acordar cedo e fazer o circuito Classic Rigi
    3o dia – Acordar bem cedo e fazer bate-volta a Interlaken com direito ao circuito Jungfraujoch/Top of Europe. Comprar ticket para o Snow Fun no Glacier Bar em Jungfraujoch.

    PS: Não tenho nenhuma passagem de trem comprada ainda, inclusive a de Paris para Lucerna. É melhor eu comprar somente quando eu já estiver lá em Paris?

    As dúvidas são:
    1 – Dá pra fazer o bate-volta em Berna no mesmo dia que chegaremos em Lucerna?
    2 – Este circuito Classic Rigi eu só compro o ticket lá na hora?
    3 – É possivel fazer o 3o dia conforme planejado ou corro o risco de não pegar o trem de volta para Lucerna? Ou seja, existe um horário limite de trens de Interlaken para Lucerna em Agosto?

    Obrigado!

      Olá, Diego! De Paris a Lucerna são 6 horas de trem. Se a intenção é fazer Berna neste dia, viajem de Paris a Berna; são 5 horas. Deixem as bagagens na estação, visitem Berna e sigam a Lucerna; dá mais 1 hora de viagem.

      Comprem o Classic Rigi nas docas de Lucerna, ao lado da estação de trem.

      Há trens de Interlaken a Lucerna de hora em hora até tarde da noite. Em agosto só vai escurecer depois das 21h.

      Obrigado, Bóia!

      Só mais 1 dúvida:

      Eu havia lido aqui mesmo no seu blog que compensa comprar o Swiss Pass 3 days flexi saver para o roteiro planejado. Mesmo se eu for direto de Paris para Berna compensa financeiramnete eu comprar o Swiss Pass 3 days?
      Lembrando que vamos eu e minha esposa.

      1o dia – Pegamos o trem direto de Paris para Berna e deixamos as malas na estação de trem. No final da tarde pegamos o trem para Lucerna.
      2o dia – Fazer o circuito Classic Rigi
      3o dia – Bate-volta a Interlaken com direito ao circuito Jungfraujoch/Top of Europe (Levar um casaco pois tem neve). Comprar ticket para o Snow Fun no Glacier Bar em Jungfraujoch at.

      Mais 1 vez agradeço!

      Olá, Diego! No post dos 30 roteiros o Ricardo Freire afirma inúmeras vezes: as contas quem faz é o leitor 😀

    Olá!
    Vou chegar a Lucerna numa quarta à tarde em abril, e vou embora de volta ao Brasil no sábado ao final da tarde, por Zurique. Estou em dúvida sobre quais passeios fazer neste intervalo de tempo :
    1) Interlaken com Top of Europe
    2) Classic Rigi
    3) Monte Titlis
    4) Monte Pilatos
    5) bate-e-volta a Berna
    6) conhecer Lucerna

    Acho que fazer muitos passeios à montanha será repetitivo; por isso, você pode me dar alguma dica sobre o que escolher? Quais montanhas com neve são mais interessantes para quem nunca viu nada parecido?

    Obrigado!

    Ola gostaria de saber se eu consigo ir para interlaken saindo de Zurique e qual o melhor jeito.
    e esse passeio de trem, cada vez que eu desço do trem eu tenho que pagar novamente outra passagem?
    obrigada

    Irei de carro, vindo da Alemenha para a Suiça no começo de março para ficar 6 dias, estou pensando em ir Zurique, Lucerna e Interlaken, qual a sugestão de tempo de estadia em cada uma dessas cidades? Nessa época do ano (março) as estradas ainda tem neve? Preciso levar correntes?

    Olá,
    Gostaria de saber se quem tem o Global Pass (Eurail) pode fazer este passeio de trem até o topo sem precisar comprar passagem adicional.
    Abraços

    Muito obrigada pela resposta, Bóia. Esclareceu bem a minha dúvida. Abçs

    Olá, VnV’s! Estarei em Interlaken em Janeiro/14 e gostaria de subir até o Jungfrau. Lendo os posts, me interessei por esse desconto para quem tem o ticket do Corcovado, mas fiquei em dúvida sobre qual é esse ticket. Existe o ticket do bondinho e do Corcovado? Desculpem-me a ignorância, mas nunca fui ao Cristo Redentor. Tenho o ticket para entrada ao Parque turístico e ao bondinho. É esse ou o ticket do trem do Corcovado? Se alguém puder esclarecer, ficarei imensamente grata.

    Obrigada,
    Alessandra.

      Olá, Alessandra! O Corcovado pode ser visitado de van ou trem. Se você comprou a passagem de trem, é essa que é válida. O ingresso ao parque pode ser comprado sem necessariamente ter havido a viagem de trem.

      Bonde é como chamamos o teleférico do Pão de Açúcar.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito