Tiradentes

Mariana Amaral
por Mariana Amaral

Tiradentes: onde comer

Veja nesta página indicações para os melhores restaurantes de Tiradentes, de cozinha mineira e outras cozinhas. Inclui comidinhas e especialidades: doces, queijos e cachaças artesanais. Se preferir, clique para ir direto ao tópico:

Restaurantes

Tiradentes é conhecida pelo seu festival gastronômico, pelos seus doces artesanais e por restaurantes que têm status de atração turística. Nada mais justo: quanto de Minas Gerais você não conhece num almoço no Virada’s do Largo?

Comida mineira

tiradentes onde comer: viradas do largo restaurante da beth

Virada's do Largo

Frango com quiabo, tutu, pastel de angu, feijão tropeiro… Da cozinha de Beth Beltrão no Virada’s do Largo sai o melhor da comida mineira. A linguiça é preparada na casa, as verduras vêm da horta no quintal, e os pratos são cheios de afeto. É desses restaurantes que merecem um almoço longo, de preferência seguido por uma sonequinha. (Rua do Moinho 11, tel. 32 3355-1111)

tiradentes onde comer: tragaluz restaurante

Tragaluz

Zenilca de Navarro também é nome conhecido em Tiradentes. Sua galinha d’angola deu fama ao Tragaluz, que agora é administrado pela família. Após a passada de bastão, Zenilca ainda continua vendo tudo de perto, e a ‘pintada’ continua como estrela da casa -- acompanhada de polenta e cogumelos. (Rua Direita 52, tel. 32 3355-1424)

tiradentes onde comer: angatu restaurante

Angatu

Mesmo sendo mais contemporâneo, o Angatu não vira as costas para a ora-pro-nobis, a barriga de porco ou o pão de queijo. O chef Rodolfo Mayer dá novos usos a ingredientes bem brasileiros, e os pratos podem ser pedidos à la carte ou num menu degustação. (Rua da Cadeia 38, tel. 32 99903-5734)

tiradentes onde comer: dona xica restaurante

Dona Xica

Caseirinha, a comida no Dona Xica vem à mesa na panela de barro. O restaurante tem bons preços e pratos que dão pra dois. (Ministro Gabriel Passos 26, tel. 32 3355-2351)

tiradentes onde comer: na venda pao de queijaria

Na Venda Pão de Queijaria

Dá pra almoçar pão de queijo? Com os sanduíches de pão de queijo do Na Venda Pão de Queijaria, dá. O de pernil é bem gostoso e recheado. (Ministro Gabriel Passos 212, tel. 32 3355-1467).

Tiradentes onde comer: Tempero da Ângela

Tempero da Ângela

Em Bichinho, o Tempero da Ângela já faz valer o bate-volta. Por 28 reais (agosto/2018) você se serve à vontade no fogão à lenha. Tem torresminho, aipim cozido, costelinha… Pra acompanhar, verduras e legumes vindos direto da horta. A sobremesa está inclusa no preço e não faltam compotas da região. (Deputado José Bonifácio Filho 64, tel. 3353-7010)

Voltar: Topo

Outras cozinhas

tiradentes onde comer: gourmeco restaurante italiano

Gourmeco

No italiano Gourmeco, a comida é preparada ao momento. Mas o ambiente é tão agradável que você até gosta se o prato demora um pouquinho a chegar. A especialidade são as massas e risotos. (Rua Direita 10 A, tel. 32 3355-1955)

O Atrás da Matriz não se apresenta como um português autêntico, mas é conhecido, e elogiado, pelos pratos de bacalhau. (Santíssima Trindade 201, tel. 32 3355-2150)

Já o Uaithai é um tailandês de sotaque mineiro. A receita da casa de pad thai, prato tailandês de massa, leva camarões marinados em cachaça. (Padre Toledo, 157, tel. 32 3355-1716)

No Maria Bonita, a nossa brasileiríssima tapioca recebe criativos recheios, doces e salgados. O cardápio se completa com omeletes e outros pratos rápidos. (Rua Direita 232, tel. 32 98888-3895)

Voltar: Topo

Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes

tiradentes onde comer: Festival de Tiradentes

Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes

O Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes já teve mais de 20 edições e é um dos principais eventos do calendário da cidade. Anote aí: em 2019, o festival já está confirmado para acontecer entre 23 de agosto e 1º de setembro.

Nessa época, Tiradentes recebe chefs do Brasil inteiro. Você pode assistir aulas gratuitas de culinária, ou participar de degustações pagas. As praças viram festa, com vários quiosques e mesas ao ar livre, montados especialmente para a ocasião.

tiradentes festival cultura e gastronomia

Nos restaurantes de Tiradentes, são preparados cardápios especiais. Para conseguir vaga nos mais famosos, só reservando com antecedência.

Veja como é o Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes

Voltar: Topo

Doces, queijos e cachaças artesanais

tiradentes ouro canastra queijaria

Ouro Canastra

Não vá embora de Tiradentes sem passar na queijaria Ouro Canastra. Os queijos artesanais, mineiros e paulistas, são vendidos a peso. Tem queijo Canastra, tem queijo Tulha, e o melhor é que você pode fazer uma provinha antes de pedir pra embalar. (Rua Direita 205 A, tel. 32 98871-1389)

tiradentes chico doceiro

Chico Doceiro

O canudinho de doce de leite do Chico Doceiro é a melhor merenda numa tarde em Tiradentes. A família de Chico, falecido em 2017, continua tocando o negócio. O doce é feito no tacho de cobre, e o fogão à lenha fica às vistas dos clientes. Tanto o doce quanto o canudinho também podem ser levados pra casa, devidamente embalados. (Francisco Pereira de Morais 74, tel. 32 3355-1900)

Outro doceiro querido em Tiradentes foi o Bolota, que desenvolveu receitas com menos açúcar para os doces tradicionais mineiros. A goiabada é um sonho, e supera a receita original. (Bias Fortes 77, tel. 32 3355-1465)

A Flor de Lótus também vende compotas, mas o mais bacana são as vitrines de madeira cheias de frutas cristalizadas. Laranja, figo, jenipapo, goiaba, carambola… leve um pouquinho de cada. (Ministro Gabriel Passos 62 A, tel. 32 3355-1445)

Vai ser difícil sair com uma garrafa só da cachaçaria Confidências Mineiras, então já entre pedindo dicas para duas ou três. Há rótulos de todo preço. (Ministro Gabriel Passos 26, tel. 32 3355-2770)

Voltar: Topo

5 comentários

ANDRÉA TEIXEIRA

Desculpe mas, apesar da variedade de queijos, comprá-los a quilo acaba saindo bastante caro. Prefiro comprá-los em formas. Por R$100,00, na doceria Rocambole podemos comprar formas de queijos premiados, e ainda degustar um bom e mega recheado rocambole, dentre outras cositas.

Rafael
RafaelPermalinkResponder

É muito difícil não comer bem em Tiradentes, sempre me impressiona a quantidade de bons restaurantes numa cidade tão pequena.Deixo aqui duas outras indicações:

- Pacco & Bacco - um concorrente (em preço e estilo) do Tragaluz e do Angatu
- Empório Santo Antônio - só abre para almoço, preço atual de 60 reais por pessoa para comer à vontade.

A propósito, quando fui ao Empório, não aceitavam cartão (agora aceitam, segundo comentários no Tripadvisor), mas a proprietária sugeriu que eu voltasse no dia seguinte para pagar... Não foi necessário, minha esposa é precavida e tinha dinheiro suficiente, mas fiquei admirado, pois nunca tinha me deparado com esse tipo de confiança

Vladimir
VladimirPermalinkResponder

Tiradentes tem uma gastronomia diversificada mas não é pra qualquer bolso. Em minhas várias passagens pela simpática Tiradentes, conheci dois lugares o de se tem um preço justo e boa comida.

Em primeiro o Tempero da Ângela, que na fica exatamente em Tiradentes e sim em Bichinho (Vitoriano Veloso) distrito de Prados, muito bem representado pela Casa Torta.

Em segundo o Bar do Celso, no Largo das Forras(praça principal), um bom representante da comida mineira. O nome de Bar é uma homenagem ao seu fundador, mas pode adentrar que vai se surpreender com a refeição.

Francisco
FranciscoPermalinkResponder

O bar do Celso fica na praça central, serve muito bem uma comida mineira, quando vou a Tiradentes como lá.

Milena
MilenaPermalinkResponder

Olá, Ricardo, O na venda pão de queijaria, fechou. Estive no sábado (24/05) para fazer um lanche e não estava mais lá. Agora é um restaurante chamado Temperô.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar