Ushuaia

Viagem ao fim do mundo
Mariana Amaral
por Mariana Amaral

Se preferir, clique para ir direto ao tópico:

Por que ir a Ushuaia

ushuaia lobos marinhos

Ninguém aqui vai tentar convencer você do contrário: Ushuaia (diga: Ussuáia) é uma cidade portuária feiosa, sem nem sombra do charme de outras cidadezinhas da Patagônia. Mas o que falta ali em pousadas-boutique definitivamente sobra em oportunidades de se maravilhar com a natureza no fim do mundo.

Localizada no arquipélago da Terra do Fogo, repartido entre Chile e Argentina, Ushuaia se autoproclama a cidade mais austral do planeta (embora o povoado de Puerto Williams, do lado chileno, fique um tantinho mais ao sul).

Em um momento da história, Ushuaia já foi um lugar onde ninguém queria viver – o famoso presídio, hoje museu, foi construído ali como estratégia de repovoamento.

E agora é um lugar que todos querem visitar: para ver pinguins, lobos-marinhos e muitas espécies de pássaros bem de perto; para emular as viagens dos primeiros exploradores e partir em expedição ao Chile, ou à Antártida; para aproveitar a melhor temporada de neve da América do Sul.

Seja bem-vindo à pontinha do mapa-múndi!

Voltar | Menu

Quantos dias em Ushuaia?

parque nacional tierra del fuego

Parque Nacional Tierra del Fuego

Tanto no verão, quanto no inverno, 3 dias inteiros (ou seja, 4 pernoites) são o mínimo que se deve dedicar a Ushuaia, para não deixar nenhum dos principais passeios de fora.

  • No verão, com 3 dias inteiros em Ushuaia você visita o Parque Nacional Tierra del Fuego, faz a caminhada com pinguins na Ilha Martillo e a navegação pelo Canal de Beagle, para ver lobos-marinhos e cormorões.
  • No inverno, com 3 dias inteiros em Ushuaia você esquia no Cerro Castor, faz alguma atividade num centro invernal (trenó com cachorros, moto de neve ou quadriciclo) e a navegação pelo Canal de Beagle, para ver lobos-marinhos e cormorões.

Adicionando mais dias no verão, você consegue encaixar passeios alternativos como voo de helicóptero, passeio aos lagos Fagnano e Escondido e trekking à Lagoa Esmeralda.

No inverno, mais dias vão proporcionar mais oportunidades de esqui no Cerro Castor ou de atividades nos outros centros invernais.

Voltar | Menu

Quando ir a Ushuaia

pinguins ushuaia

Verão em Ushuaia

A melhor época do ano para se visitar Ushuaia é durante o verão, quando os dias têm mais horas de sol e são menos gelados. Fica mais agradável fazer o passeio pelo Parque Nacional Tierra del Fuego e, principalmente, é durante o verão que se vê mais pinguins na Ilha Martillo.

A temporada de pinguins em Ushuaia vai de outubro a março, e a colônia dos bichinhos aumenta em janeiro.

cerro castor ushuaia

Inverno em Ushuaia

Vá a Ushuaia no inverno se o principal objetivo da viagem for esquiar e fazer atividades na neve. Ushuaia tem a temporada mais longa das estações de esqui da América do Sul, e a neve é garantida do fim de junho ao fim de setembro. Mas saiba que durante o inverno não há pinguins em Ushuaia -- e apesar de a navegação para ver lobos-marinhos continuar funcionando, e o Parque Nacional Tierra del Fuego se manter aberto, essas são atividades mais prazerosas em dias de verão.

O que levar na mala para Ushuaia

Em qualquer estação do ano, é importante levar a Ushuaia todo o seu arsenal de inverno: segunda pele térmica, cachecol, gorro, luvas, calçado impermeável e de solado antiderrapante, casaco fleece, jaqueta corta-vento.

Filtro solar, protetor labial e óculos escuros também são indispensáveis.

No inverno, se precisar alugar roupas de esqui, uma boa loja no centro de Ushuaia é a Jumping.

Voltar | Menu

Câmbio em Ushuaia - 2020

Desde o final de 2019, argentinos só têm direito a comprar 200 dólares por mês no câmbio oficial. Como os argentinos poupam em dólar, essa restrição fez renascer o mercado paralelo -- o "dólar blue".

Não vale mais a pena fazer câmbio em casas de câmbio oficiais -- inclusive nas agências do Banco Nación dos aeroportos. O câmbio oficial é até 30% inferior ao valor do paralelo, que indica o verdadeiro valor da moeda.

O que fazer?

O melhor é levar dólares, que têm mais valor que reais para argentinos. Para não precisar trocar dólares em casas de câmbio clandestinas, use diretamente no comércio. Normalmente você conseguirá uma cotação mais vantajosa do que nas casas de câmbio convencionais.

Para saber qual é a cotação do dólar paralelo, consulte esta página do site Dolar Hoy. Use o valor do dólar turista como referência.

Em muitos estabelecimentos também dá para pagar com reais por cotações superiores às das casas de câmbio convencionais, mas normalmente o ganho com dólar será maior.

Voltar | Menu

Como chegar a Ushuaia

De avião

Não há vôos diretos do Brasil para Ushuaia. É preciso fazer uma conexão em Buenos Aires. A rota pode ser feita com a Aerolíneas Argentinas ou a Latam. O voo de Buenos Aires a Ushuaia leva 3h30.

[box cor ="destaque"]
Antes de comprar a passagem, saiba que:

  • Num vôo Brasil-Buenos Aires-Ushuaia, a imigração é feita em Buenos Aires. É preciso retirar a bagagem, passar pela alfândega e redespachar as malas. Não compre passagem com intervalo menor que duas horas entre os vôos -- nem passagem que envolva troca de aeroporto em Buenos Aires (você precisaria de duas horas para se deslocar com segurança entre Ezeiza e Aeroparque).
  • Ushuaia também é ligada por vôos diretos a El Calafate (1h20, Aerolíneas ou Latam) e, na temporada de verão, a Trelew, na Península Valdés (1h50, Aerolíneas).
  • Se você quer incluir outras cidades na mesma viagem (por exemplo: Brasil-Buenos Aires-Ushuaia-El Calafate-Brasil), o melhor negócio é comprar uma passagem na modalidade 'múltiplos destinos' (ou 'várias cidades'), que rentabiliza ao máximo a tarifa.
  • Ficar um ou mais dias em Buenos Aires é melhor na ida do que na volta: na ida você ganha tempo para resolver assuntos de ordem prática, como fazer câmbio (que é melhor em Buenos Aires do que em Ushuaia) e comprar um chip local para o celular.

[/box]

Chegando (ou saindo) pelo Chile

De avião: desde novembro de 2016 a DAP liga Punta Arenas a Ushuaia por turboélice em meia hora. O vôo acontece às quartas e sábados.

De ônibus: entre outubro e abril a Bus Sur faz a rota entre Ushuaia e Punta Arenas (11 horas), seguindo a Puerto Natales, onde estão as Torres del Paine (mais 3 horas).

De barco: entre setembro e abril a Cruceros Australis opera cruzeiros de 3 a 7 noites entre Ushuaia e Punta Arenas, no Chile. Os mais curtos, de 3 ou 4 noites, servem para se deslocar de um país para o outro. Leia nosso relato aqui.

Como ir do aeroporto de Ushuaia ao hotel

ushuaia

Ushuaia

O aeroporto de Ushuaia fica a apenas 6 km do centro. De lá você pode ir ao seu hotel de táxi (no taxímetro), de remis (carro com motorista; valor fixo, por região), ou já sair com um carro alugado.

Se preferir pode reservar trânsfer compartilhado com a Brasileiros em Ushuaia:

Chegada - do aeroporto de Ushuaia ao hotel

Partida - do hotel ao aeroporto de Ushuaia

A diferença entre o remis e o táxi não é tão grande assim, mas, para hotéis no centro, vale mais a pena pegar táxi. Enquanto uma corrida de táxi, no relógio, custaria em torno de 140 pesos (dezembro/2016, equivalente a 9 dólares), um remis custaria 183 pesos (dezembro/2016, equivalente a 11 dólares).

Não há transporte público ou serviço de shuttle regular entre o aeroporto e o centro.

De ônibus

Se estava pensando em vir de ônibus desde Buenos Aires -- bem, esqueça, a menos que queira enfrentar 3.100 km de estrada. Não há ônibus diretos da capital. É preciso ir de Buenos Aires a Río Gallegos (36 horas de viagem, pela Andesmar, ou 40 horas, pela El Pingüino) e seguir de Río Gallegos a Ushuaia (12 horas de viagem, pela Taqsa/Marga).

El Calafate está a 880 km (são 12 horas de Ushuaia a Río Gallegos pela Taqsa/Marga, mais 4 horas de Río Gallegos a El Calafate pela Andesmar ou Taqsa).

Leia sobre ônibus de/para o Chile aqui.

Transporte em Ushuaia

centro de ushuaia

Centro de Ushuaia

Se você estiver em um hotel bem localizado no centrinho de Ushuaia, só vai usar qualquer tipo de transporte na hora de fazer passeios.

Restaurantes, lojas e agências de receptivo estarão a uma distância perfeitamente caminhável. De toda forma, quando a chuva apertar, ou der preguiça de subir as ruas íngremes da cidade, há um bom número de táxis circulando pelo centro de Ushuaia (é só fazer sinal), além das agências de remis, como a Remis Carlitos (San Martín, 891).

Alugar carro só vale a pena se o seu hotel for afastado do centro, ou se você quiser conhecer o Parque Nacional Tierra del Fuego de maneira independente, sem excursão, no seu próprio tempo.

Pesquise preços de aluguel de carro em Ushuaia e reserve com antecedência. (Lembrando que, durante o inverno, circular de carro não é nada recomendável.)

tour organizado ushuaia

Tour organizado

Os tours organizados ou incluem transporte, buscando cada passageiro em seu respectivo hotel, ou partem do porto turístico. É a maneira mais prática de se fazer passeios.

onibus linea regular ushuaia

Ponto do ônibus 'línea regular'

Como alternativa, o serviço de ônibus chamado de línea regular leva ao Parque Nacional Tierra del Fuego, ao início da trilha ao Lago Esmeralda, à base do Glaciar Martial e a centros de inverno de maneira mais econômica.

Os ônibus partem em horários fixos de um pequeno terminal na esquina das ruas Maipú e Juana Genoveva Fadul, em frente ao posto de gasolina YPF. Consulte os horários no posto de informações da Secretaria de Turismo (Avenida Prefectura Naval, 470).

Voltar | Menu

Onde ficar em Ushuaia

No centro

avenida san martin

Avenida San Martín

O melhor lugar para se hospedar em Ushuaia é no centro, e quanto mais perto do porto turístico, melhor. Nas imediações ficam o posto de informações da Secretaria de Turismo e as agências de receptivo, e dali saem as navegações pelo Canal de Beagle.

O comércio da Avenida San Martín, a principal de Ushuaia, também vai estar à mão, além de bons restaurantes. E ainda: quanto mais perto do porto você estiver hospedado, menos ladeira você vai precisar encarar para ir e voltar do hotel todos os dias.

hotel cilene del faro ushuaia

Cilene del Faro

O bem localizado Cilene del Faro é um apart-hotel com suítes equipadíssimas e espaçosas. Todos os apartamentos têm cozinha completa (com geladeira, fogão, microondas) e sala de estar separada do quarto. É como estar em casa, em Ushuaia. E o melhor: sem precisar lavar a louça do café da manhã, que é servido no restaurante do hotel.

Na quadra de trás, o careta Tierra del Fuego requer enfrentar uma subidinha na volta para o quarto.

hotel lennox ushuaia

Lennox

Entre os hotéis na avenida principal de Ushuaia, o Lennox é o mais interessante. Fica bem no miolinho do centro, onde está o melhor do comércio, e é enxuto, mas tem quartos confortáveis.

Praticamente em frente, o Hotel de los Andes tem quartos pequenos e bem-decorados (mas uma pizzaria funcionando no térreo).

hotel canal beagle ushuaia

Canal Beagle

O Canal Beagle é um dos hotéis mais antigos de Ushuaia, não está exatamente entre os mais charmosos e tem um café da manhã que não impressiona. Em compensação, está bem mantido, tem tarifas razoáveis e localização excepcional: logo em frente ao porto turístico, na Avenida Maipú.

Fueguino Hotel Patagónico Ushuaia

Fueguino Hotel Patagónico

Um pouco mais afastados, mas ainda no centro, considere também o simpático Fueguino Hotel Patagónico e o básico Los Naranjos.

Alto Andino

Alto Andino

A vista no terraço e o ambiente moderninho são as maiores credenciais do Alto Andino – mas saiba que um táxi vai ser necessário, de vez em quando, para se poupar do sobe e desce de ladeiras.

Fora do centro

Só vai valer a pena se hospedar fora do centrinho se a sua intenção for escolher um hotel entre os mais bacanões, com estrutura de lazer e quarto com vista, para aproveitar nas horas livres – como o elegante Arakur, ou o mais clássico Los Cauquenes, ou ainda o Las Hayas, que tem estrutura de resort.

Para esquiar

O Cerro Castor não dispõe de estrutura de resort como outras estações de esqui. Se você é um esquiador experiente e planeja sair pouco das pistas, pode considerar se hospedar no Castor Ski Lodge. Do contrário, fique no centro de Ushuaia, e vá e volte da estação a cada dia; são apenas 26km de distância.

Voltar | Menu

Onde comer em Ushuaia

centolla

Centolla

Come-se bem em Ushuaia. A especialidade local são os frutos do mar, principalmente a centolla -- o caranguejo gigante que habita as águas frias da Terra do Fogo. A centolla não é apenas fresca: é ‘pescada’ na hora, direto dos aquários dos restaurantes do centro.

restaurante el viejo marino ushuaia

El Viejo Marino

O concorrido El Viejo Marino (Maipú, 227/229, tel. 2901/41-8000) é um restaurante familiar que serve centolla de todo jeito – desde o modo mais clássico, apenas cozida (e acompanhada por tesouras), à nada ortodoxa centolla a la parmesana. Com atendimento cortês, ambiente simples e pratos fartos, costuma ter fila na porta.

restaurante maria lola ushuaia

Maria Lola Restó

Frutos do mar também são o melhor do Maria Lola Restó (Gdor. Deloqui, 1048, tel. 2901/42-1185). O cardápio é criativo e os pratos, bem apresentados. As mesas altas junto às janelas têm uma bela vista para a cidade.

restaurante almacen de ramos generales ushuaia

Misto de bistrô, padaria e café, o Almacén de Ramos Generales (Maipú, 749, tel. 2901/42-4317) é o maior barato. Funcionou como venda, há décadas atrás, e é todo decorado com objetos antigos. O cardápio do restaurante muda diariamente, mas se o filé com mil folhas de batata estiver em cartaz, não hesite em pedir.

restaurante bodegon fueguino ushuaia

Bodegón Fueguino

Já o simpático Bodegón Fueguino (San Martín, 859, 2901/43-1972) é uma ótima pedida para aquelas comidinhas reconfortantes, como milanesas e massas. Para a sobremesa, tem panqueca de doce de leite.

Os cafés mais charmosos do centro para uma bebida quente no meio da tarde são o Ovejitas de La Patagonia e o Dublin (San Martín, 741), que tem um segundo endereço com o mesmo nome, mas funcionando como pub (9 de Julio, 168, tel. 2901/43-0744). As cervejas artesanais locais são a Beagle e a Cape Horn.

E se você gosta do estilo, saiba que desde o fim de 2016 Ushuaia tem seu próprio Hard Rock Café (San Martín 594, tel. 2901/43-0511).

Voltar | Menu

O que fazer em Ushuaia

Como contratar passeios em Ushuaia

navegações em ushuaia

Agências no porto turístico

Em geral, não há necessidade de reservar os passeios em Ushuaia com antecedência – com exceção da caminhada com pinguins na Ilha Martillo, que tem número bastante limitado de visitantes por dia e deve ser garantido online, antes da viagem. Use o dia de chegada para agendar os demais tours.

As navegações pelo Canal de Beagle são vendidas diretamente no porto turístico. Em frente ao posto de atendimento da Secretaria de Turismo (Prefectura Naval, 470) você vai encontrar um conjunto de casinhas coloridas – cada uma representa uma agência de receptivo ou uma embarcação.

Os escritórios principais das agências de receptivo em Ushuaia ficam no centro, na Avenida San Martín e redondezas. Lá são vendidos os demais tours. Algumas agências que você pode procurar em Ushuaia: Latitud (Rivadavia 130, sala 110, tel. 2901/42-2808), Piratour (San Martín, 847, tel. 2901/42-4834), Brasileiros em Ushuaia (San Martín, 870, tel. 2901/43-3453), Tierra Turismo (Onas, 235, tel. 2901/43-3800).

Os preços dos passeios não costumam variar de agência para agência, para excursões semelhantes. Os valores são geralmente dados em pesos, e dólar e cartão de crédito são bem aceitos para o pagamento (mas nem sempre pagar em dólar vale a pena; consulte a cotação oficial do dia e compare).

As excursões incluem a companhia de um guia. Algumas incluem traslado desde o hotel; outras saem do porto turístico.

Ushuaia no verão

ushuaia

Durante a temporada de verão, são 3 os passeios que não se pode perder em Ushuaia:

Você pode programar cada tour para um dia diferente da viagem, ou condensar os três passeios em dois dias, fazendo a navegação pelo Canal de Beagle à tarde, depois de visitar a Ilha Martillo ou o Parque Nacional. Assim, um terceiro dia de viagem fica liberado para um passeio extra.

caminhada com pinguins ushuaia

Caminhada com pinguins

Caminhada com pinguins: os ônibus saem do porto turístico em direção à estancia Harberton, uma das fazendas pioneiras em Ushuaia. De lá partem os botes em direção à Ilha Martillo, onde se desembarca depois de 15 minutos de navegação.

Na ilha você é recebido pelos pequeninos pinguins de Magalhães (nada tímidos!), e pode passear entre eles por uma hora – que vai certamente passar voando. O grupo é pequeno (de até 20 pessoas) e é instruído por um guia sobre como se comportar na presença dos animaizinhos.

Também podem ser vistos pinguins da espécie Papúa e, com sorte, um ou outro pinguim-rei. No auge da migração, entre janeiro e março, a ilha recebe até 20 mil pinguins. É um passeio absolutamente imperdível. Inclui também uma voltinha pelo museu Acatushún, com esqueletos de mamíferos marinhos encontrados na Terra do Fogo.

Operado apenas pela agência Piratour, o tour deve ser reservado com antecedência.

Duração: meio dia. Período: de outubro a março. Saídas: às 8h e às 14h. Preço: a partir de 2.300 pesos, (novembro/2017, equivalente 132 dólares), mais 290 pesos de entrada da fazenda (novembro/2017, equivalente a 17 dólares) e 350 pesos de taxas portuárias (novembro/2017, equivalente a 20 dólares).

parque nacional tierra del fuego ushuaia

Parque Nacional Tierra del Fuego

Parque Nacional Tierra del Fuego: bosques deslumbrantes a apenas 12km da cidade, às margens do Canal de Beagle. É no Parque Nacional Tierra del Fuego que está o Trem do Fim do Mundo.

E também a agência de correios mais austral do planeta. Leve seus postais já escritos e endereçados; a fila é grande!

Há muitas maneiras de se visitar o parque. As excursões mais tradicionais são práticas e dão um bom panorama geral. O circuito é feito em ônibus, com paradas para caminhadas curtas e de baixa dificuldade, geralmente ao mirante e à baía Lapataia, pelo lago Roca e pela enseada Zaratiegue, onde está o Correio.

Há oportunidade de combinar a excursão tradicional com um trecho no Trem do Fim do Mundo (que é caro, talvez até dispensável, mas percorre um pedaço bastante bonito do parque).

Outras excursões oferecem trechos mais longos de caminhada, e podem incluir passeios de caiaque. Se preferir fazer o seu próprio roteiro, você também pode visitar o parque de carro alugado, com remis, táxi, ou tomando os coletivos da línea regular, no terminal que fica na esquina das ruas Maipú e Juana Genoveva Fadul, em frente ao posto de gasolina YPF.

Apesar de estar aberto durante todo o ano, o melhor período para aproveitar o Parque Nacional Tierra del Fuego é durante os meses de verão.

Duração (excursão tradicional): meio dia. Período: ano inteiro. Saídas: pela manhã. Preço: a partir de 850 pesos (novembro/2017, equivalente a 49 dólares), mais 350 pesos de entrada no Parque Nacional (novembro/2017, equivalente a 20 dólares). Trem do Fim do Mundo: 750 pesos (novembro/2017, equivalente a 43 dólares).

navegação no canal de beagle

Navegação no Canal de Beagle

Navegação no Canal de Beagle: passeios de catamarã, iate ou veleiro, que saem do porto turístico de Ushuaia. As navegações são curtas e prazerosas, e levam ao encontro de moradores ilustres de Ushuaia: lobos-marinhos e cormorões. Diferente dos pinguins, eles podem ser avistados o ano todo.

O farol Les Eclaireurs, símbolo da cidade de Ushuaia, também está no roteiro. Algumas excursões incluem caminhada em ilhotas próximas, mas não faz falta.

Caso você não consiga vaga para a caminhada com pinguins, dá para fazer uma navegação mais longa, que inclui também a Ilha Martillo, mas sem desembarque – os pinguins são vistos só de longe.

Duração: de 2 horas e meia a 3 horas, com catamarã. Período: ano inteiro. Saídas dos catamarãs: empresas Tolkeyen e Rumbo Sur, às 9h30 e 15h30; Canoero, às 9h30 e 16h15. Preço: 1.200 pesos (novembro/2017, equivalente a 69 dólares), mais 20 pesos de taxa portuária (novembro/2017, equivalente a 1,15 dólares). Saídas dos iates e veleiros: manhã e tarde; consultar no local.

Navegação pelo Canal de Beagle - Verão - Brasileiros em Ushuaia

Cruzeiro de catamarã pelo Canal de Beagle ao farol e ilha de lobos-marinhos  - Viator

Passeios alternativos em Ushuaia

presidio de ushuaia

Presídio de Ushuaia

Sobrou um tempinho livre? Aproveite as atrações do centro de Ushuaia, ou escolha mais alguma excursão para completar o seu roteiro.

plaza islas malvinas

Praça Islas Malvinas

Centro de Ushuaia

Além de ver as vitrines na Avenida San Martín (Ushuaia é zona franca; vale a pena dar aquela passadinha no free shop!), use o seu tempo livre para visitar a bonita Plaza Islas Malvinas, tirar uma foto na placa do Fim do Mundo e visitar o antigo presídio de Ushuaia.

Trekking

Os mais populares são ao Glaciar Martial e à Lagoa Esmeralda (no Inverno / Lagoa Esmeralda (no verão), que podem ser feitos em excursão com guia, ou de maneira independente, usando os ônibus da línea regular. Duração: meio dia. Preço da excursão: a partir de 1.800 pesos (novembro/2017, equivalente a 103 dólares).

lagos fagnano e escondido

Lagos Fagnano e Escondido

Circuito de lagos

Passeios aos lagos Fagnano e Escondido, com belas vistas panorâmicas. Os passeios podem ou não incluir almoço (geralmente, churrasco em um refúgio dentro do bosque). Algumas empresas oferecem tours em caminhonetes 4x4 e outras complementam a experiência com remada em caiaques.

Duração: meio dia, ou dia inteiro. Preço: 1.300 pesos, o tour em ônibus convencional (novembro/2017, equivalente a 74 dólares); 2.890 pesos, o tour de 4x4 (novembro/2017, equivalente a 165 dólares).

Voo de helicóptero

A Heliushuaia faz sobrevoos de 7, 15 ou 30 minutos para ver Ushuaia do alto, ou com duração e roteiro a combinar. As paisagens podem incluir a Lagoa Esmeralda e o Monte Olivia. Preço: a partir de 115 dólares.

Ushuaia no inverno

Trem do Fim do Mundo

Trem do Fim do Mundo

No inverno, o Parque Nacional da Terra do Fogo, os passeios de navegação pelo Canal de Beagle, o Trem do Fim do Mundo e os passeios de helicóptero continuam funcionando. Leia sobre esses passeios na seção Ushuaia no verão. (Não espere, porém, avistar pinguins no inverno; eles só vêm a Ushuaia de outubro a março.)

Cerro Castor

Cerro Castor

Esqui no Cerro Castor

O maior dos 'centros invernais' de Ushuaia é a principal razão para você ir ao fim do mundo no inverno. Aqui a neve é garantidíssima do primeiro ao último dia da temporada (em 2017, vai de 2 de julho a 2 de outubro). E por estar a apenas 1.057 metros do nível do mar, é o caso raríssimo de uma estação de esqui que não provoca nenhum desconforto de altitude.

No Cerro Castor você pode praticar esqui e snowboard, inclusive em modalidade fora da pista. O complexo tem escola para adultos e crianças -- e um Snowpark para aperfeiçoar manobras.

Para tarifas, consulte o site oficial. O Cerro Castor fica a 26 km da cidade; há trânsfers organizados que buscam os esquiadores nos hotéis; em 2017, custará 350 pesos.

inverno em ushuaia

Trenó puxado por cachorros

Passeio de trenó

Os trenós puxados por huskies siberianos são a maior atração do inverno em Ushuaia para quem não esquia. Você pode encontrar esse passeio nos centros invernais Valle de Lobos e Valle Tierra Mayor.

Caminhadas com raquetes

Com calçados adaptados com telas que lembram raquetes de tênis é possível fazer trekkings guiados pelos bosques nevados. Procure nos centros invernais Ushuaia Blanca e Haruwen.

Quadriciclo Ushuaia

Motos de neve e Quadriciclos

Se o seu sonho é pilotar bólidos na neve, faça seu passeio de snowmobile (moto de neve) no Ushuaia Blanca ou no Haruwen; ande de quadriciclo no Valle de Lobos, no no Ushuaia Blanca ou no Haruwen.

Trenó deslizador

No Haruwen você desliza pela neve num trenó em que vai deitado.

Voltar | Menu

Helicóptero Ushuaia inverno

251 comentários

Paula Filardi
Paula FilardiPermalinkResponder

Boa tarde!
Pretendo viajar para Ushuaia+Calafate+Buenos Aires em janeiro/2015, vamos eu, meu marido e minha filha (10 anos), gostaria de saber se é melhor comprar um pacote de viagem ou se é tranquilo eu mesma montar o roteiro, reservar hotéis, passeios e passagens.
Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paula! Hoje em dia, é muito fácil pesquisar e reservar passagens, hotéis, etc, com a ajuda da internet. Pode ser um pouco mais trabalhoso, mas você consegue sim. Mas se preferir um pouco mais de comodidade, uma agência pode te ajudar com um pacote. A escolha é sua. wink

Thiago
ThiagoPermalinkResponder

Paula, você não pegará neve em janeiro... Será verão, é isso mesmo que vc quer?

Segue meu blog, tenho um post de Ushuaia com algumas dicas

http://australviagens.blogspot.com/2014/09/ushuaia-patagonia.html

Caso queira pode enviar e-mail que eu respondo e passo algumas dicas...abraço

Marina
MarinaPermalinkResponder

Olá... tenho 7 dias disponíveis para fazer esta viagem, e estou na dúvida se consigo conciliar Ushuaia + El Calafate; ou se devo escolher uma das duas, e qual delas!
Grata!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marina! Pense em 4 dias para Ushuaia e 3 para El Calafate.

marcello peral

Amigos Viajantes.
Acabei de voltar de Ushuaia e gostaria de deixar aqui minhas dicas.
Fiquei hospedado no Hotel Canal Beagle. Excelente localização, funcionários prestativos. Ponto importante é que esse hotel tem piscina não muito aquecida e sauna o que ajuda a relaxar após um dia de muitas quedas na neve. A culinária também é maravilhosa. Indico os restaurantes Villagio para comer centolla e Tanta Nina para degustar a merluza negra...
Aluguel de roupa esta caro no Cerro Castor, então dica quente é alugar roupa na Jumping que fica, salvo engano a Rua 9 de julho. Para quem gosta de "tenedor libre" indico o restaurante la Estância, lá você come até cansar por pouco mais de 215 pesos.... Não leve muitos peso do Brasil, troque tudo por lá...O cambio neste período de Agosto você encontra 1 dolar por 11,50 pesos argentinos.....
Quanto a pistas o Cerro Castor continua sendo a melhor, mas quem quiser economizar a Glacial Martial é bem mais em conta, contudo menos badalada.

tiago
tiagoPermalinkResponder

Alguem que chegou recente tem como dar dica de passeios e preços!

Irei ficar 4 dias!

Abraço

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tiago!

Leia sobre passeios em Ushuaia no inverno:
https://www.viajenaviagem.com/2012/07/ushuaia-inverno-atividades

Thiago
ThiagoPermalinkResponder

xará, da uma lida na minha postagem sobre ushuaia

http://australviagens.blogspot.com/2014/09/ushuaia-patagonia.html

Aline Cabral Ladeira

Olha eu de novo perturbando.... Ah dúvida cruel!!! O que fazer no carnaval? (Fugindo da bagunça do Brasil e aproveitando os preços da América do Sul) Então, estou organizando um roteiro para BA, mas já estive lá (adorei, quero voltar) e quero conhecer Ushuaia, aí fico pensando... Fevereiro é uma boa época? Consegui uns preços bons para o carnaval, vale a pena aproveitar ou é melhor deixar para julho, agosto? Quantos dias é indicado ficar por lá? Obrigada!!! Aline

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aline! Sim, o verão é o mês ideal para ir à Patagônia Austral. Leia: https://www.viajenaviagem.com/2013/09/onde-ir-reveillon-janeiro-carnaval-julho

Thiago
ThiagoPermalinkResponder

Essa viagem é excelente, eu recomendo
http://www.relatodeviagem.com

facebook.com/relatoviagem

Rêmulo Lira do Nascimento

Quero dar uma pequena contribuição a este site que me foi muito útil: Estou em Ushuaia (hoje é 10/10/2014) e a melhor cotação real X peso que eu achei aqui foi no hotel Antártida Argentina, na rua Rivadavia, quase esquina com a San Martin. 1 real vale 5 pesos.

Elaine
ElainePermalinkResponder

Boa Noite Rêmulo, então o melhor é levar dinheiro em reais e trocar neste hotel ?

Rafael
RafaelPermalinkResponder

Boa tarde

final de março é uma boa epoca para ir para ushuaia?
como é o clima?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rafael! Março é alta temporada em Ushuaia. O clima é mais agradável nesta época. Para saber mais, leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/07/ushuaia-no-inverno-parte-1-como-chegar-e-como-se-esquentar/

Antonio Ruwer
Antonio RuwerPermalinkResponder

oi, pretendo sair de Joinville-SC no dia 20/12/14 até 10/1/15 isto de carro.Passando pelo RS -parando no CHUI,entrando no Uruguai até Colonia Sacramento, atravessando de Ferri até Buenos Aires,dai pegando a Rota 3,indo até Ushuaia.

Pretendo ver as Torres del Paine, Perito Moreno,Fritz Roy,Puerto Madryn,passeio Canal de Beagle,e o que puder ver mais.

Faço este roteito com tranquilidade?? Algumas dicas???

Vou com carro corolla.

SE TIVER ALGUÉM A FIM DE ME SEGUIR,ESTAMOS AI
abraços
AIRUWER

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Antonio! Com tranqüilidade não faz não. São quase 6.000 km para ir, um pouco menos para voltar, o que significa que dos seus 20 dias, uns 10 vão ser pura estrada, com a paisagem mais monótona do continente, postos de gasolina esparsos, temperaturas extremamente baixas, duas travessias de fronteira complicadas entre Argentina e Chile (para sair e voltar) e nada de sinal de celular. Ter algum problema mecânico numa estrada erma, num frio do caramba, num país que não é o seu, não deve ser das experiências mais bacanas para se ter durante as férias.

Acredite: 20 dias para fazer esse roteiro de avião já seria justo. De carro, para uma viagem "tranqüila", pense em pelo menos 45 dias.

Rafael Bessa
Rafael BessaPermalinkResponder

Bóia !!! Eu aqui de novo !!

Ushuaia vc recomenda em meados de Maio ?
Essa alta do dólar esta de matar viu sad

Abs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rafael! Recomendamos Ushuaia no verão, ou a partir de meados de junho, para quem quer esquiar.

Rafael
RafaelPermalinkResponder

A Boia.... porque não recomenda em Maio¿

Gostaria de passar a lua de mel por la + ElCalafate + El Chalten

Acha que não compensa,quais são os contras ... pois só estou ouvindo falar bem, mesmo em maio...

dizem que a paisagem e passeios compensam tudo....

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rafael! A época mais garantida para todos os passeios funcionarem é no verão. Em maio pode ser que um ou outro nao funcione. E estará mais frio do que no verão, o que pode impactar no aproveitamento de El Chaltén, que é um destino basicamente para trekking.

Paulo Afonso Ribeiro Filho

gostaria de saber sobre que roupas levar para ushuaia, o que preciso ter? e o que preciso alugar de roupas la

Renato
RenatoPermalinkResponder

Ushuaia em Agosto tem alguma outra opção além de esquiar? Tipo passeio a alguma ilha para ver os animais marinhos ( focas, pinguins )?

beth molinaro
beth molinaroPermalinkResponder

Boa tarde.
Estou planejando ir a Patagonia em fevereiro.
Quero ir ao Parque Torre del Paine, El Calafate e Ushuaia.
Pensei tb em ir a Punta Arnas fazer o passeio de barco para ilha dos pinguins.
Estou em duvida em comecar a viagem por Punta Arenas ou por El Calafate.
O que voce me aconselha?
Obrigada,
Beth

ELIANA MORAES
ELIANA MORAESPermalinkResponder

Prezado Roberto,
ouvi pela Band Vale nessa semana seu comentário sobre João Pessoa e em especial vc falou sobre praia de nudismo e sugeriu Tambaba. Gostaria de lembrar que esta é uma praia de alto risco de assaltos e sem nenhuma estrutura de segurança ou socorro. Estive lá e fomos assaltadas dentro da praia, na saída. Sugiro que não indique a praia ou faça esse alerta, pois a situação é grave e comum.
Um abraço.

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Olá.
Tenho 14 dias, tinha separado 7 para Ushuaia e 7 para Bariloche com a minha família.
Acha muito?
Indica mais alguma outra cidade?

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! Dá para fazer Bariloche, Ushuaia e El Calafate.

Ricardo Garbin

Queria saber qual é a melhor época de ir para Ushuaia e Calafate?
E se alguém de dicas de roteiros...
Quero ir eu e a minha esposa

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ricardo! O verão é a melhor época! Clique nos links do guia acima para ver dicas smile

sandra
sandraPermalinkResponder

E permitido alugar carro em bariloche e ir para ushusaia???

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sandra! São 2.200 km, com uma balsa no meio. É como alugar um carro no Rio para ir a Recife.

Aline
AlinePermalinkResponder

Olá!!

Comprei passagem para passar o Carnaval em Ushuaia + El Calafate + El Chaltén.
Meu roteiro ficou assim: 1 dia e meio em Ushuaia, para conhecer Pinguinera + trekking Laguna Esmeralda + passeio de 4hs pelo Parque Terra del Fuego / 2 dias em El Calafate para Perito Moreno + Todos los Glaciares / 2 dias em El Chaltén, fechando a viagem.

Este roteiro está bom??

Minha maior dúvida: no último dia de viagem, vou ter até as 18:00 para aproveitar antes do vôo de retorno a partir de El Calafate, então o que me aconselha? Começar por El Calafate (2 dias) e terminar por El Chaltén (nesse caso, 2 dias e meio, considerando a viagem de retorno a Calafate) ou o contrário?! Onde eu vou aproveitar mais este 1/2 dia que resta de viagem??

Desde já, muito obrigada pela atenção!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá Aline! Provavelmente você não tenha tempo para fazer tudo o que planejou em Ushuaia. Vá a El Chaltén antes de Calafate para aproveitar melhor o tempo e não dar chance para o azar no dia da volta.

Aline
AlinePermalinkResponder

Obrigada pela dica!
Sobre Ushuaia, pesquisei e vi que o passeio da Pinguinera ocupa uma manhã... pensei em fazer o trekking pela tarde e no dia seguinte, vou ter até as 15:00 na cidade, então minha ideia era passear pelo Parque Tierra del Fuego...

Pareceu tão possível, será que não mesmo?!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aline! Você verá que na vida real nem tudo é tão the flash. Você precisa chegar, se acomodar, estar disponível na hora de saída do passeio, coordenar saídas de passeios em horários diferentes do dia... você só saberá ao certo quando chegar.

Aline
AlinePermalinkResponder

Ok! Muito obrigada!

Aline
AlinePermalinkResponder

Ah, é que esqueci de dizer: minha chegada em Ushuaia será 1 dia antes... então esse 1 dia e meio será 100% livre pra passeios! Por isso meu planejamento! Depois conto se deu pra fazer essas 3 programações wink

Deia
DeiaPermalinkResponder

Estou indo para a Patagônia agora no final de janeiro, com 3 dias em Ushuaia. Praticamente já decidimos o que fazer, mas temos algumas dúvidas com relação à distribuição do tempo.
1º dia : Pinguinera e Canal Beagle
2º dia : Parque Nacional Tierra Del Fuego
3º dia : Lago escondido, fagnano e esmeralda.
Minha dúvida é sobre esse último dia: é possível fazermos os três no mesmo dia? Alguém, por gentileza, poderia indicar alguma empresa de passeios ou a melhor forma de organizarmos o tempo?
Se acharem muita coisa para ser realizada em um único dia, favor dizer também.
Obrigada a todos.
* adoro esse site de vocês! Muito organizado, útil e frequentado por quem gosta de compartilhar boas dicas.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Deia! Visita-se no mesmo dia os lagos Escondido e Fagnano:

br.viator.com/pt/8328/tours/Ushuaia/Excursao-de-dia-inteiro-ao-Lagos-Fagnano-e-Escondido/d933-5239USHLFLEeap=Main-1-13544

Leci
LeciPermalinkResponder

Gostaria de fazer uma viagem de Porto alegre ate ushuaia calafates uns 10 dos.
Com qual a companhia eu poderia fazer???

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leci! A Aerolíneas Argentinas voa para lá. Para cotar passagens aéreas, use sites como o Submarino Viagens.

Kátia Bergmann

Olá, estou programando uma viagem para Ushuaia no período de 19 a 23 de outubro. Como se perde um dia pra ir e outro pra voltar, quais as dicas do que ver e fazer em 3 dias?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Kátia! Escolha os passeios de sua preferência e encaixe-se ao chegar. Você pode fazer um passeio de barco pelo Canal de Beagle com avistamento de pingüins, ir ao Museu do Fim do Mundo e andar na maria-fumaça, fazer um passeio ao outro lado da cordilheira para ver os lagos Fagnano e Escondido, subir ao Glaciar Martial e fazer um trekking, visitar o criadouro de cachorros para trenó do Valle de los Lobos, fazer um vôo panorâmico de helicóptero, visitar o Parque Nacional da Terra do Fogo.

Vanuza
VanuzaPermalinkResponder

Olá. É possível visitar o Parque Torre del Pane em um dia? E ele é mais interessante que El Chalten?

Renato
RenatoPermalinkResponder

Olá Boia! Vejo que vc indica sempre visitar Ushuaia no verão. Estamos pretendendo ir em Julho. A neve irá atrapalhar os passeios? Vamos ficar lá por 6 dias e queremos conhecer o que há para conhecer.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renato! Os passeios são diferentes no inverno, mas tão bacanas quanto. Dê uma olhada:
https://www.viajenaviagem.com/2012/07/ushuaia-inverno-atividades/
https://www.viajenaviagem.com/2012/07/ushuaia-no-inverno-parte-1-como-chegar-e-como-se-esquentar/
https://www.viajenaviagem.com/2012/07/cerro-castor-ushuaia-esqui/

renato
renatoPermalinkResponder

Como irei em Julho, corre-se algum risco do aeroporto "fechar" devido a neve? Sairei de Brasília e ficarei um dia em Buenos Aires e de lá partirei para Ushuaia. Penso ficar em Ushuaia 4 dias e voltar a Buenos Aires por Calafate, ficando dois dias lá. Vale a pena eu dedicar 2 dias em Calafate ou melhor ficar os 6 dias em Ushuaia? Consigo comprar fácil passagem aérea para Calafate indo de Ushuaia? Desculpe por tantas perguntas numa única postagem, mas conseguimos comer uma boa carne em Ushuaia como em Buenos Aires?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renato! As passagens de Calafate para Ushuaia são sazonais. Não sabemos se serão oferecidas no inverno, já que a temporada é no verão. Em Ushuaia a especialidade local é o cordeiro patagônico.

Renato
RenatoPermalinkResponder

Obrigado pelas informações! Em El Calafate conseguiremos visitar o Glaciar Perito Moreno no inverno? Várias pessoas já nos falaram que é "roubada" viajarmos nesta época do ano para Ushuaia e El Calafate. Além de muito frio o que mais seria uma "roubada"? Quais passeios fecham devido a nevascas? os Cerros fecham? A Maria Fumaça funciona?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renato! Vários passeios só estão disponíveis no verão. Vocês conseguirão visitar o parque Perito Moreno, mas não vão poder fazer o minitrekking.

O trem funciona:
http://www.trendelfindelmundo.com.ar/es/servicios_horarios.html

Renato
RenatoPermalinkResponder

Estou frustrado! Vou a El Calafate em Julho e não conseguirei fazer o Trekking, é isso mesmo? Porque? Mesmo assim vale a pena visitar o Glaciar Perito Moreno?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Hugo! Sim, o parque estará aberto e vale a pena visitar.

Hugo
HugoPermalinkResponder

Boa tarde,

Chego domingo em Ushuaia. Restaurantes,lojas e passeios funcionam?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Hugo! No dia da chegada é difícil se encaixar em algum passeio, mas todos funcionarão. A maioria dos restaurantes estará aberta, com um ou outro em folga semanal. Algumas lojas estarão fechadas.

Andre
AndrePermalinkResponder

Restaurantes a maioria fecha pela parte da tarde,às 15h e reabrem para o jantar à partir das 18h30.
Mas encontra um ou outro para lanches.

Isabela Tabisz

Ushuaia resumida em 3 minutos, só acessar no YouTube "Odolito e Castor Ambulante" que vai aparecer o vídeo

roberta
robertaPermalinkResponder

Ola,
Estou planejando ir para Ushuaia, no inicio de Abril. E muito frio?
Moro em Brasilia.

Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Roberta! É frio! A melhor época para visitar Ushuaia e ter todos os passeios operando é no verão (faz frio também). Veja as médias: http://www.worldweatheronline.com/Ushuaia-weather-averages/Tierra-Del-Fuego/AR.aspx

Luciane
LucianePermalinkResponder

Olá! Irei para Ushuaia e El Calafate na segunda quinzena de março. É melhor comprar os passeios antes pela internet ou no local?

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Oi Luciane, eu estive lá em Abril/2013 e resolvi contratar os passeios antes pela internet apenas pela conveniência de não ter que chegar e já ir pra rua procurar as agências. E achei que foi válido no meu caso (pq eu estava em um hotel um pouco mais afastado). Em todo caso, me pareceu ser bem tranquilo contratar os passeios depois de chegar, ainda mais se vc for ficar no centro, onde tem várias agências. Aí vai do seu gosto e conveniência. smile

Ju
JuPermalinkResponder

Olá pessoal, vcs sabem quando geralmente abre as estações de esqui? Estou em dúvida se vou em Maio ou Junho, pq estou com medo da friaca de junho mas tb quero pegar as estações de esqui abertas!! Se alguém puder me ajudar... Valeu!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ju! As temporadas de ski normalmente começam em meados de junho e vão até o começo de outubro. Em maio as chances de esquiar serão quase nulas.

Ju
JuPermalinkResponder

Valeu... vou repensar as datas!! Acho q vou em junho mesmo!!

jussara
jussaraPermalinkResponder

Boa tarde Ju, eu vou em junho tambėm p Ushuaia

fabio
fabioPermalinkResponder

Boa tarde Ricardo!
Eu e minha namorada pretendemos passar o carnaval do próximo ano em paz.
Temos 7 dias à disposição e, até agora, pensei em primeiro lugar, em Ushuaia.
Depois em Yellowstone (EUA) e depois em Portugal (conhecer o país de cabo a rabo).

Por gentileza, qual seria a melhor opção!??

Um abraço!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabio! Quem responde é A Bóia.

O que leva você a achar que um parque nacional ou uma cidade (Yosemite e Ushuaia) e um país inteiro (Portugal de cabo a rabo) podem ser feitos no mesmo período de tempo?

Você não tem tempo para fazer Portugal de cabo a rabo em 7 dias. Yellowstone estará gelado. O verão é indicado para Ushuaia.

jamile
jamilePermalinkResponder

Olá!! Estou pensando em fazer uma viagem para Ushuaia e gostaria de saber qtos dias devo passar lá? E o mês de agosto? O que VC acha? Não da para aproveitar muito? Da para fazer os passeios de barco? Obrigada desde já

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jamile! Em agosto vá basicamente para esquiar. Vai-se a Ushuaia no verão. Por favor, para saber sobre Ushuaia, clique nos posts listados nesta página.

Silze
SilzePermalinkResponder

Boa noite!
Pretendo fazer Ushuaia em outubro. Acha um período ruim? Você fala sobre o verão, mas e primavera? Que passeios consigo fazer em 4 dias?
Obrigada....

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Silze! É uma época intermediária mas já estará menos frio que no inverno. É provável que a maioria dos passeios esteja funcionando.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2015/02/ushuaia-passeios-verao

elizangela
elizangelaPermalinkResponder

Qual cidade e mais bonita bariloche ou ushuia? E a mais barata.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elizangela! Bariloche é um vilarejo estilo alpino bastante gracioso. Tem neve garantida mais pro fim de julho e durante todo o mês de agosto.

Ushuaia não chega a ser uma cidade bonita. Seu maior atrativo natural é o canal de Beagle, ladeado por geleiras. No inverno a neve é supergarantida a partir do fim de maio, e as estações de esqui abrem no fim de junho.

Bariloche é mais barata e mais próxima que Ushuaia.

Claudia
ClaudiaPermalinkResponder

Já sei que a melhor época é o verão, mas não pude ir em janeiro, Vale a pena ir pra Ushuaia e Calafate em Abril? ou é melhor mudar os planos?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá. Claudia! Apenas evite o auge do inverno em El Calafate (julho/agosto).

Carmen Alice Arruda Magalhães

Bom dia, estou indo para Ushuaia agora no dia 12 a 17 de maio e gostaria de saber se devo levar Dólar ou Real?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carmen! Fora de Buenos Aires, Bariloche e Mendoza, leve apenas dólares para Argentina. Seus reais não encontrarão boa cotação em Ushuaia (nem em El Calafate, nem em Salta).

Athena
AthenaPermalinkResponder

Estive em Ushuaia em agosto de 2014 e amei a região! Na beira no Canal Del Beagle e com o Cerro Martial nas costas, o cenário é de tirar o fôlego! Como era inverno, aproveitei para esquiar no Cerro Castor também. Uma delícia! Gostei bem mais do Cerro Castor do que do Bayo (de Villa La Angostura) e do Catedral (de Bariloche), inclusive. E aproveitei bem a culinária deles. Comi muita truta, cervo, cordeiro, tomei muito chocolate quente e vinhos. Fiz um relato mais detalhado (se não for problema compartilhar aqui): https://alieacola.wordpress.com/2015/06/10/ushuaia-no-fim-do-mundo/

Aline Rodrigues

Fiz uma viagem deliciosa pra Ushuaia no ano passado. Na mesma viagem estive em El Calafate e Torres del Paine. Tudo tão pertinho, que não dá pra não conhecer de uma vez só.

Pra quem interessar, tem uns posts sobre a cidade http://umasulamericana.com/category/argentina/ushuaia-argentina/

Gustavo B.
Gustavo B.PermalinkResponder

Estamos no nosso último dia aqui em Ushuaia, e vou dividir algumas coisas c vcs. Ao planejar essa viagem, li que aqui era tudo barato por ser zona livre de impostos.... Mentira!! Tudo mto caro. Um chaveirinho custa 14 dólares. Não deixem p comprar nada por aqui. Comprem as roupas de frio na Decathlon, igual fizemos. Só alugamos aqui os trajes pesados p os dias de snowboard. Conhecemos pela internet uma brasileira que eh taxista aqui. Usamos seu serviço por diversas vezes e além de pontual e profissional, ela eh mto simpática. Ela tem whatsapp. Procure no face: Jaqueline Dutra Lopes. Ela faz passeios tb e troca dolares por pesos c uma cotação mto boa: 1 dolar= 14 pesos Nosso hotel trocava a 9 pesos. Tirando isso, nosso hotel é uma maravilha. Não temos o que reclamar dele. Mto confortavel , funcionarios atenciosos, localização mto boa. Proximo ao Glaciar Martial , com uma vista sensacional p o canal de beagle e apenas 7 minutos p a San Martín, rua principal. Daqui lá dá uns 60 pesos mais ou menos de taxi. Sobre passeios, fizemos poucos: navegaçao pelo canal de beagle, para ver o farol e os lobos marinhos(ainda não há pinguins aqui), aventura blanca ( trenó de cachorros, moto neve, almoço de cordeiro,etc), passeio de helicoptero por entre a cordilheira. Mto caro mas valeu a pena. Estava linda c a cordilheira toda branquinha de neve( 180 dolares por pessoa) e esquiamos no glaciar martial. Recomendo procurarem a Brasileiros em Ushuaia, empresa que fica na San Martín, que faz passeios. Mto atenciosos e resolveram um problema chato que tive em uma loja perto deles. Procurem o Luis. Mineirinho gente boa.
Agora vamos arrumar as malas p voltar p o Rio de janeiro amanhã bem cedo. Mto ruim deixar esse lugar tranquilo e maravilhoso p ir p aquela cidade que está cada vez pior. É como digo: estou indo da cidade invernal para a cidade INFERNAL...rs Abs, Gustavo Bastone e Renata .

Gustavo B.
Gustavo B.PermalinkResponder

Estamos no nosso último dia aqui em Ushuaia, e vou dividir algumas coisas c vcs. Ao planejar essa viagem, li que aqui era tudo barato por ser zona livre de impostos.... Mentira!! Tudo mto caro. Um chaveirinho custa 14 dólares. Não deixem p comprar nada por aqui. Comprem as roupas de frio na Decathlon, igual fizemos. Só alugamos aqui os trajes pesados p os dias de snowboard. Conhecemos pela internet uma brasileira que eh taxista aqui. Usamos seu serviço por diversas vezes e além de pontual e profissional, ela eh mto simpática. Ela tem whatsapp. Procure no face: Jaqueline Dutra Lopes. Ela faz passeios tb e troca dolares por pesos c uma cotação mto boa: 1 dolar= 14 pesos Nosso hotel trocava a 9 pesos. Tirando isso, nosso hotel é uma maravilha. Não temos o que reclamar dele. Mto confortavel , funcionarios atenciosos, localização mto boa. Proximo ao Glaciar Martial , com uma vista sensacional p o canal de beagle e apenas 7 minutos p a San Martín, rua principal. Daqui lá dá uns 60 pesos mais ou menos de taxi. Sobre passeios, fizemos poucos: navegaçao pelo canal de beagle, para ver o farol e os lobos marinhos(ainda não há pinguins aqui), aventura blanca ( trenó de cachorros, moto neve, almoço de cordeiro,etc), passeio de helicoptero por entre a cordilheira. Mto caro mas valeu a pena. Estava linda c a cordilheira toda branquinha de neve( 180 dolares por pessoa) e esquiamos no glaciar martial. Recomendo procurarem a Brasileiros em Ushuaia, empresa que fica na San Martín, que faz passeios. Mto atenciosos e resolveram um problema chato que tive em uma loja perto deles. Procurem o Luis. Mineirinho gente boa.
Sobre restaurantes, indico p comer merluza negra e a famosa centolla, o restaurante Freddy's . Mto bom. E o famoso cordero patagônico, vá no restaurante La Estancia Barbecue Custa 330 pesos o rodízio... Vc come a vontade, fraldinha, linguiça, cordero,saladas e pratos quentes e outras carnes.
Agora vamos arrumar as malas p voltar p o Rio de janeiro amanhã bem cedo. Mto ruim deixar esse lugar tranquilo e maravilhoso p ir p aquela cidade que está cada vez pior. É como digo: estou indo da cidade invernal para a cidade INFERNAL...rs Abs, Gustavo Bastone e Renata .

mariluci jung
mariluci jungPermalinkResponder

ola,
há um tempo vi um relato do ricardo freire,no blog onde ele refere ter se hospedado em um hotel dentro do parque nacional los glaciares.
não encontro mais esta referencia e gostaria de saber qual é este hotel.
grata

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mariluci! O hotel era em El Calafate e foi fechado.

Fernando
FernandoPermalinkResponder

Olá Bóia. Tudo bem? Em Ushuaia é possível trocar dólares no paralelo em casas de câmbio igual em Bariloche? Ou para fazer cãmbio no paralelo é necessário trocar a moeda em lojas e restaurantes? Alguma dica? Abraços.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernando! Leve dólares. Troque no cassino, na loja de pelúcia da San Martín com Belgrano ou no Hotel Antártida.

Fernando
FernandoPermalinkResponder

Obrigado Bóia. Abraços

Maisa
MaisaPermalinkResponder

Fomos a Ushuaia no inverno passado, e aproveitamos muito as dicas daqui!!! Segue o nosso relato, em forma de agradecimento!
http://blogdeviagemdafamiliafeliz.blogspot.com.br/2015/07/ushuaia.html

Maria Paula Cheibub

Olá Bóia. alguma dica de qual cidade combinar com Ushuaia no inverno? Irei agora em Agosto para esquiar e gostaria de combinar com alguma outra cidade. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Paula! Para outros fins que não esquiar (e apenas em Ushuaia!), a Patagõnia austral não é um bom destino de inverno; pelo contrário, é um destino de verão. Pense em uns dias em Mendoza

Eduardo Silva
Eduardo SilvaPermalinkResponder

Olá, pretendo ir em 26 de agosto, para pratica de esquiar, essa época encontro as estacoes abertas e boa neve, e muito frio...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eduardo! Sim.

Paulo Lago
Paulo LagoPermalinkResponder

Olá , estou com disponibilidade de viajar para Ushuaia ou Mendonza, entre 18 e 25 de junho. Conheci Mendonza e voltaria fácil!
Sei que são passeios diferentes, o que pesaria na escolha seria custo local, alguém tem dicas de qual sairia mais em conta?
Atenciosamente,
Paulo

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paulo! Ushuaia, no inverno, é para esquiar. A estação de esqui costuma abrir na última semana do mês. Para passear e ver pingüins, vá no verão.

Carla Suellen
Carla SuellenPermalinkResponder

Olá!
Estamos pensando em ir para Ushuaia em setembro. Minha filha tem dois anos. Nao temos a intenção de esquiar mas passear. Será que poderiam me dar algumas dicas de hotel e passeios que poderemos realizar com ela por gentileza?
E como faço com o $ ?
Nao sei nada sobre troca ... Levar uma quantia ... Banco ... Cartão .
Desde já agradeco.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carla! Só vá a Ushuaia no inverno se quiser esquiar. Para fazer passeios e ver bichos, vá no verão.

Maisa
MaisaPermalinkResponder

Estivemos em Ushuaia no inverno e aproveitamos demais as dicas daqui!!! Obrigada!!! Segue nosso relato: http://blogdeviagemdafamiliafeliz.blogspot.com.br/2015/07/ushuaia.html

Lidiane
LidianePermalinkResponder

Estive cem Ushuaia do dia 12 de abril até o dia 19/04.
Estava bastante frio, muito vento.
Nos 3 últimos dias nevou muito, nativos disseram que seria neve para junho, fiquei extremamente feliz, pois a cidade fica mais linda ainda.
Me hospedei no Antártida (av Rivadávia), localização perfeita, aquecedor bom, café básico.
Melhor câmbio vc encontrado (U$$15).
Tudo na cidade é muito caro, para um casal cada as almoço ficava em torno de 500pesos(em torno de 150 reais).
Necessário levar blusa impermeável, mais de 1 calçado para caminhada se for fazer os passeios a pé.
Fiz os passeios: caminhada glaciar matial, pqe nacional, Laguna Esmeralda.
Com empresa: navegação canal beagle.
Não deixem de tomar café com leite, comer as empanadas, doce de leite.

Helio Zen
Helio ZenPermalinkResponder

DEIXANDO DICAS QUE APRENDI EM USHUAIA - estive lá em 25 maio de 2016

Cambio - melhor local é Hotel Antartida com o Chino - Dolar 1 = 14,3 pesos. Quando tem real a melhor que se encontra é 3,8, mas é raro trocarem real. Mas em geral as lojas aceitam Real a 3,60 /3,50 e dão o troco em peso.

Roupa - O maior frio que senti foi possivel "controlar" com duas meias, um calçado normal de cano alto (não era bota militar nem de frio), 3 calças (uma calça second skin + um jeans + um moleton ou tactel de frio leve da decatlhon), 3 camisas (uma second skin, um moleton leve manga longa e uma jaqueta de couro), uma faixa corta vento apra boca e nariz, duas luvas (uma pesada sintetica por fora e uma fina e "touch" que funciona no celular)e uma touca de frio. Com isso dá pra se locomover a pé sem perder braços e mãos congeladas

PASSEIOS existem muitas empresas, basciamente o mesmo.

DIcas:

4x4 achei caro mas se estiver livre e tiver o $ faça. Existe um passeio que come carneiro no final e outro que tem uma tábua de frios. Me arrependi de ir na tabau de frios e não no carneiro. O ponto alto do passeio foi somente ver o Castor e paisagens.

Cerro Glaciar: Achei um golpe pagar cerca de 500 pesos por pessoa pra ir conhecer. Fomos num grupo grande, de umas 15 pessoas e um guia. O TELEFERICO ESTÁ QUEBRADO portanto tem obrigatoriamente uma caminhada a pé de 40 minutos subindo.
É um lugar normal e super acessivel, em 3 pessoas em vez de pagarmos 1500 pesos no total seria facilmente possivel pagar um taxi por 200 pesos (ida e volta) para conhecer o cerro sozinhos. É aberto sem taxa de entrada.

Canal de Beagle: bem legal.

Fernando Pontes

Helio tudo bem? Para fazer cambio no hotel Antártida é necessário se hospedar nele? Obrigado pelas dicas. Abs.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernando! Não é mais necessário recorrer ao câmbio paralelo na Argentina. Se vai a Ushuaia e não puder trocar reais em dia de semana em Buenos Aires, quando a cotação é boa, leve dólares.

FERNANDA TSIEMY

Olá Fernando Pontes, retornei ontem de Ushuaia 22/06/16 e não precisa se hospedar para trocar reais no Hotel Antártida. É super tranquilo, a melhor cotação da região. Trocamos por R$ 3,80 - alguns estabelecimentos aceitam reais, mas encontramos de 3,00 até 3,60 não mais que isso! Melhor trocar no Hotel Antártida mesmo!

Rogério Brito

Olá, Li quase todos os comentários e não encontrei pessoas que visitaram Ushuaia na primavera (Outubro, por exemplo), além de ver que voces recomendam sempre no verão.
E aí Bóia, vale a pena ir na Primavera? Estou programando para Outubro/17 (6 ou 7 dias), mas estou preocupado se esse período é bem proveitoso. Estou indo com esposa e filha de 2 anos. Não pretendo esquiar, mas a patroa quer ver neve!

Abraço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rogério! Em outubro, ainda deve haver neve -- quanto mais cedo no mês, melhor. Já deve haver pingüins -- quanto mais tarde no mês, melhor.

Nathália
NatháliaPermalinkResponder

Bom Dia, gostaria de uma ajuda de vocês, estou em dúvida entre Março e Maio, o que me indicam?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nathália! Março é o último mês para ver pingüins; depois, só no fim de outubro.

Nathália
NatháliaPermalinkResponder

Entendi...então acha que seria mais vantajoso ir em Março? Eu gostaria de ver neve, por isso estava cogitando ir em Maio, mas creio que as pistas de Sky não estarão funcionando, e o clima pode atrapalhar nos passeios. É isso?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nathália! Se você quer ver pingüins, vá o quanto antes em março. Se você quer esquiar, vá a partir do fim de junho. Se você não quer nem ver pingüins, nem esquiar, vá em maio.

Nathália
NatháliaPermalinkResponder

Muito obrigada pela sua atenção!!!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar