Férias no Brasil: como fugir da chuva

Mundaú, Ceará -- sem chuva de julho a dezembro

Mais uma vez o verão começou bastante chuvoso no Sudeste (e de quebra trouxe essa tragédia da Serra fluminense, que abalou o Brasil inteiro). Antes disso, a primavera já tinha trazido frio e tempo feio à região. O que está acontecendo? O clima realmente enloqueceu? Nada disso. Por estas bandas entre Rio, São Paulo e Minas o normal é as primaveras serem frias e cinzentas e os verões, chuvosos. Só que todos os anos nos esquecemos disso, porque temos na cabeça uma noção romanceada das estações — que podem valer nos climas temperados, mas não correspondem à vida real dos trópicos.

Em outras partes do Brasil, no entanto, o que define as estações é realmente o clima, não o calendário. O nordestino sabe que o seu inverno começa em março ou abril. O paraense celebra a chegada do verão em junho; o cearense e o tocantinense, em julho. Se São Paulo ficasse na Ásia, isso que conhecemos por verão se chamaria “monções”. Você marcaria uma viagem para a praia durante as monções?

Veja a seguir as melhores épocas para viajar pelas diversas regiões do Brasil com probabilidade de menos chuva.

Litoral do Sudeste

A virada do ano e janeiro costumam ser bastante chuvosos. Quem aposta em fevereiro na praia normalmente se dá um pouco melhor. A elevada umidade da época – a mesma que provoca as enxurradas do fim de tarde – pode fazer com que frentes frias (vindas do sul) e zonas de convergência tropical (vindas da Amazônia, via Brasil Central) estacionem na região. O Espírito Santo registra os verões mais ensolarados do Sudeste (mas este ano, como se viu, também começou debaixo d’água). O clima mais gostoso para viajar só começa quando as férias escolares acabam: o outono oferece dias secos e quentes e noites agradáveis. Essas condições costumam continuar inverno adentro – prejudicadas apenas por uma ou outra frente fria (que no meio do ano passam mais rapidamente do que no início). É por isso que todos os anos as tevês mostram reportagens de praias lotadas no Rio no meio do ano (agosto é o mês mais seco do por lá). Na primavera as frentes frias são mais freqüentes e não é raro termos a sensação de passar mais frio – ou pelo menos um frio mais prolongado – do que no inverno. Veredicto: recupere-se das chuvas de verão descendo à praia nos fins de semana ensolarados do outono.

Sul

Não difere muito do tempo no Sudeste: verões úmidos com pancadas de chuva no fim da tarde e frentes frias preguiçosas; outonos secos, primaveras chuvosas. O inverno é mais seco em Santa Catarina do que no Rio Grande, onde julho e agosto são bastante úmidos. As temperaturas são sensivelmente mais baixas do que no Sudeste, então praia no inverno (e no início da primavera) é só para olhar, mesmo. Veredicto: o outono em Santa Catarina é perfeito: quem resolve pegar praia por lá entre o Carnaval e a Páscoa dificilmente perde a viagem (e de quebra não enfrenta os problemas do trânsito no verão).

Norte da Bahia ao Rio Grande do Norte

O verão da faixa leste do Nordeste corresponde totalmente ao que sonhamos para a estação: dias predominantemente ensolarados e bastante quentes. Eventualmente zonas de convergência tropical vindas da Amazônia podem nublar alguns dias (ou mega frentes frias do Sudeste podem chegar à Bahia), mas são eventualidades que justificam reclamações expressas a São Pedro. Basta abril chegar, porém, para “invernar”. O grosso das chuvas vai até junho ou julho. O estio volta a predominar em agosto, e entre outubro e dezembro é registrado o tempo mais firme, com chuvinhas rápidas e espaçadas. (Mas atenção: para o Sul da Bahia, veja mais abaixo) Veredicto: se você não quer passar o Réveillon e as férias de janeiro na chuva, já sabe aonde ir.

Ceará ao Maranhão

No litoral brasileiro voltado para o norte o verão começa mais cedo: julho já tem sol garantido todos os dias. Os meses mais esturricantes são de setembro a dezembro – conhecidos no Ceará como “os meses bró”. O segundo semestre é também a época mais ventosa, atraindo legiões de praticantes de kite e windsurfe. A partir de janeiro o inverno pode chegar a qualquer momento (ou não chegar nunca, em anos de seca brava). A época mais chuvosa, segundo o caderninho, vai de março a maio. Veredicto: prefira esta região para as férias de julho. Entre julho e agosto, pegue as lagoas cheias nos Lençóis Maranhenses.

Amazônia

A Região Norte tem duas estações: a chuvosa e a seca (que também poderia ser chamada… menos chuvosa). A época das chuvas começa em dezembro e vai até maio – e tem o seu encanto para os turistas, sim, porque é nas cheias que os igarapés e igapós são mais navegáveis. O verão amazonense começa em junho. As águas vão baixando e revelam as praias de rio lá por agosto. Veredicto: lembre-se de ir a Alter do Chão entre setembro e outubro.

Interior do Sudeste e Centro-Oeste

O verão é chuvoso, mas tanto o outono quanto o inverno têm tempo firmíssimo, dificilmente abalado pela chuva ocasional trazida pelas frentes frias que trafegam pela faixa litorânea. De abril ao fim de setembro, você não precisa levar guarda-chuva para as cidades históricas de Minas, as termas do Rio Quente, as Chapadas dos Veadeiros, dos Guimarães (e a Diamantina também, que está quase no Cerrado), o Jalapão, Pantanal e Bonito (mas aqui as águas dos rios cristalinos estarão bastante frias). Veredicto: no meio do ano, o sol sempre brilha no meião do Brasil.

Sul da Bahia

As regiões de Ilhéus e Porto Seguro têm chuvas bastante bem distribuídas ao longo do ano. Isso significa que você provavalmente vai pegar sol e chuva em qualquer época. Acredite, é uma vantagem: os verões costumam ser bem menos chuvosos que os do Sudeste, e naqueles meses de “inverno” no Nordeste mais para cima, a região sempre é uma aposta melhor. Veredicto: faça chuva ou faça sol, não deixe de ir.

Tira-teima

Está na dúvida sobre algum lugar específico? O lugar mais fácil de consultar é o site do Jornal do Tempo, que usa informações da Somar Meteorologia. Pesquise a previsão dos próximos dias no destino desejado e, quando a previsão carregar, role até o pé da página: lá você vai encontrar um gráfico de temperatura e precipitação mês a mês.

Originalmente publicado na minha página Turista Profissional, que sai toda 3a. no suplemento Viagem & Aventura do Estadão.


Onde pegar praia, mês a mês


Guias de praias: Brasil


Guias de praias: caribe

173 comentários

Oi Ricardo, gostei muito das informações que vc passa, e gostaria que vc me ajudasse. Meu marido e eu queremos viajar na primeira semana de maio pra praia. Ele quer Cabo Frio, e eu Porto Seguro. Consultei a previsão do tempo das duas cidades e nenhuma é muito animadora. Qual a melhor opção na sua opinião?
Obrigada

    Olá, Vania!

    Aqui quem responde é A Bóia.

    Pelo caderninho, maio é uma ótima época para pegar praia no Sudeste.

    O Sul da Bahia é imprevisível o ano inteiro; você deve pegar sol e chuva em qualquer época do ano.

Final de maio então, o litoral de SC é uma boa pedida pra quem quer muito sol? Melhor que o Sul da Bahia?

Quero pegar um pacote 05 dias em março na Ponta do Ganchos com minha esposa. O clima lá nesta época é bom?

Bom dia, A Boia.
Você me deu informações muito úteis há uns 8 posts atrás, e gostaria de mais uma ajudinha. Mudei um pouco os planos e agora ao invés de viajar no inicio de maio e ficar 7 dias, ficaremos do dia 14/4/11 a 25/4/11, os 8 dias de Arraial D’ajuda Eco Resort pretendo manter, e o restante estou pensando em ficar no La Torre de Porto Seguro. Você acha uma boa idéia, ou teria algo mais interessante para me indicar, ah… não posso abusar muito na aventura pois estarei no quinto mês de gravidez.
Muito Obrigada
Simone

    Olá, Simone! Pessoalmente nunca estive em nenhum dos dois resorts. Mas lendo os posts do Comandante me parecem dois lugares com estilos tão distintos que imagino que ou você vai gostar de um, ou de outro!

Oi pessoal, tudo certo?

Vamos lá… trata-se de um pedido de sugestões aos participantes do site. Eu tenho férias marcadas para o período de 04/04 a 20/04 e estou completamente sem idéias de para onde viajar. Eu estava a fim mesmo de ir á Patagônia e fazer o Crucero Australis, mas pelo que vi no site deles, já é final de temporada, e nesse período temos os últimos cruzeiros. Pareceu-me que já meio seria frio e chuvoso demais nessa época (Máxima média de 9.8 °C, 49.7 mm de precipitação e 23 dias chuvosos em Ushuaia no mês de abril, segundo a Wikipédia) 🙁 Alguém confirma que não é tão legal nessa época?

Gostaria de receber sugestões de destinos para os quais as condições climáticas (pluviometria, temperatura…) tendem a ser favoráveis nessa época do ano.

Não que eu queira me ater demais às previsões climáticas, até porque essas coisas são realmente imprevisíveis, mas se pudermos aumentar as chances das férias serem mais bem aproveitadas, tanto melhor, não é mesmo? 🙂

Sei que o post trata do Brasil, mas aceito sugestões para o exterior também (quiçá preferencialmente). Se a mensagem estiver no tópico errado, peço desculpas. Muito obrigado!

Colt

Olá Ricardo, conheci este site agora e adorei! Por favor tente me dar uma boa notícia!
Minha “QUERIDA” chefe só me libera em maio. Quero muito ir para o nordeste, mas não Porto Seguro e Salvador, pois já conheço bastante. Pretendo viajar de 10 a 25/05/2011.
Há alguma praia onde não chova muito? Tenho preferência por cidades onde também tenha turismo cultural, tipo Salvador.
Obrigada, Maria Teresa.

A Boia,
Muito obrigada. Dentre os resorts que mais gostei está o Arraial d’ajuda eco resort, sendo assim talvez seja mesmo a minha melhor opção.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito