Férias no Brasil: como fugir da chuva

Mundaú, Ceará -- sem chuva de julho a dezembro

Mais uma vez o verão começou bastante chuvoso no Sudeste (e de quebra trouxe essa tragédia da Serra fluminense, que abalou o Brasil inteiro). Antes disso, a primavera já tinha trazido frio e tempo feio à região. O que está acontecendo? O clima realmente enloqueceu? Nada disso. Por estas bandas entre Rio, São Paulo e Minas o normal é as primaveras serem frias e cinzentas e os verões, chuvosos. Só que todos os anos nos esquecemos disso, porque temos na cabeça uma noção romanceada das estações — que podem valer nos climas temperados, mas não correspondem à vida real dos trópicos.

Em outras partes do Brasil, no entanto, o que define as estações é realmente o clima, não o calendário. O nordestino sabe que o seu inverno começa em março ou abril. O paraense celebra a chegada do verão em junho; o cearense e o tocantinense, em julho. Se São Paulo ficasse na Ásia, isso que conhecemos por verão se chamaria “monções”. Você marcaria uma viagem para a praia durante as monções?

Veja a seguir as melhores épocas para viajar pelas diversas regiões do Brasil com probabilidade de menos chuva.

Litoral do Sudeste

A virada do ano e janeiro costumam ser bastante chuvosos. Quem aposta em fevereiro na praia normalmente se dá um pouco melhor. A elevada umidade da época – a mesma que provoca as enxurradas do fim de tarde – pode fazer com que frentes frias (vindas do sul) e zonas de convergência tropical (vindas da Amazônia, via Brasil Central) estacionem na região. O Espírito Santo registra os verões mais ensolarados do Sudeste (mas este ano, como se viu, também começou debaixo d’água). O clima mais gostoso para viajar só começa quando as férias escolares acabam: o outono oferece dias secos e quentes e noites agradáveis. Essas condições costumam continuar inverno adentro – prejudicadas apenas por uma ou outra frente fria (que no meio do ano passam mais rapidamente do que no início). É por isso que todos os anos as tevês mostram reportagens de praias lotadas no Rio no meio do ano (agosto é o mês mais seco do por lá). Na primavera as frentes frias são mais freqüentes e não é raro termos a sensação de passar mais frio – ou pelo menos um frio mais prolongado – do que no inverno. Veredicto: recupere-se das chuvas de verão descendo à praia nos fins de semana ensolarados do outono.

Sul

Não difere muito do tempo no Sudeste: verões úmidos com pancadas de chuva no fim da tarde e frentes frias preguiçosas; outonos secos, primaveras chuvosas. O inverno é mais seco em Santa Catarina do que no Rio Grande, onde julho e agosto são bastante úmidos. As temperaturas são sensivelmente mais baixas do que no Sudeste, então praia no inverno (e no início da primavera) é só para olhar, mesmo. Veredicto: o outono em Santa Catarina é perfeito: quem resolve pegar praia por lá entre o Carnaval e a Páscoa dificilmente perde a viagem (e de quebra não enfrenta os problemas do trânsito no verão).

Norte da Bahia ao Rio Grande do Norte

O verão da faixa leste do Nordeste corresponde totalmente ao que sonhamos para a estação: dias predominantemente ensolarados e bastante quentes. Eventualmente zonas de convergência tropical vindas da Amazônia podem nublar alguns dias (ou mega frentes frias do Sudeste podem chegar à Bahia), mas são eventualidades que justificam reclamações expressas a São Pedro. Basta abril chegar, porém, para “invernar”. O grosso das chuvas vai até junho ou julho. O estio volta a predominar em agosto, e entre outubro e dezembro é registrado o tempo mais firme, com chuvinhas rápidas e espaçadas. (Mas atenção: para o Sul da Bahia, veja mais abaixo) Veredicto: se você não quer passar o Réveillon e as férias de janeiro na chuva, já sabe aonde ir.

Ceará ao Maranhão

No litoral brasileiro voltado para o norte o verão começa mais cedo: julho já tem sol garantido todos os dias. Os meses mais esturricantes são de setembro a dezembro – conhecidos no Ceará como “os meses bró”. O segundo semestre é também a época mais ventosa, atraindo legiões de praticantes de kite e windsurfe. A partir de janeiro o inverno pode chegar a qualquer momento (ou não chegar nunca, em anos de seca brava). A época mais chuvosa, segundo o caderninho, vai de março a maio. Veredicto: prefira esta região para as férias de julho. Entre julho e agosto, pegue as lagoas cheias nos Lençóis Maranhenses.

Amazônia

A Região Norte tem duas estações: a chuvosa e a seca (que também poderia ser chamada… menos chuvosa). A época das chuvas começa em dezembro e vai até maio – e tem o seu encanto para os turistas, sim, porque é nas cheias que os igarapés e igapós são mais navegáveis. O verão amazonense começa em junho. As águas vão baixando e revelam as praias de rio lá por agosto. Veredicto: lembre-se de ir a Alter do Chão entre setembro e outubro.

Interior do Sudeste e Centro-Oeste

O verão é chuvoso, mas tanto o outono quanto o inverno têm tempo firmíssimo, dificilmente abalado pela chuva ocasional trazida pelas frentes frias que trafegam pela faixa litorânea. De abril ao fim de setembro, você não precisa levar guarda-chuva para as cidades históricas de Minas, as termas do Rio Quente, as Chapadas dos Veadeiros, dos Guimarães (e a Diamantina também, que está quase no Cerrado), o Jalapão, Pantanal e Bonito (mas aqui as águas dos rios cristalinos estarão bastante frias). Veredicto: no meio do ano, o sol sempre brilha no meião do Brasil.

Sul da Bahia

As regiões de Ilhéus e Porto Seguro têm chuvas bastante bem distribuídas ao longo do ano. Isso significa que você provavalmente vai pegar sol e chuva em qualquer época. Acredite, é uma vantagem: os verões costumam ser bem menos chuvosos que os do Sudeste, e naqueles meses de “inverno” no Nordeste mais para cima, a região sempre é uma aposta melhor. Veredicto: faça chuva ou faça sol, não deixe de ir.

Tira-teima

Está na dúvida sobre algum lugar específico? O lugar mais fácil de consultar é o site do Jornal do Tempo, que usa informações da Somar Meteorologia. Pesquise a previsão dos próximos dias no destino desejado e, quando a previsão carregar, role até o pé da página: lá você vai encontrar um gráfico de temperatura e precipitação mês a mês.

Originalmente publicado na minha página Turista Profissional, que sai toda 3a. no suplemento Viagem & Aventura do Estadão.


Onde pegar praia, mês a mês


Guias de praias: Brasil


Guias de praias: caribe

173 comentários

to super frustrada pq vou me casar em julho e o unico lugar q eu achei em conta pra estar viajando se tratando de litoral foi MACEIO pelo SESC pousada guaxumã. Porém estou com medo de nao ver o sol nenhum diazinho hehehehe estaremos indo no dia 16 de julho de 2012 e retornaremos no dia 22 de julho de 2012.

Oi Boia

Meu nome é Guillermo, sou argentino, morando lá na Argentina é estou procurando informacao especifíca sobre ou tempo em Morro de Sao Paulo para a data de 28 de Junho até 10 de Julho, quero ir ao Salvador por minhas ferias.
Lí ou post, muito interesante além de pesquisar na net, encontreí que período de maiores chuvas é de Abril até Junho e tambén Julho, sei que ou tempo fica super doido, porém nao sei si viajar, por enquanto tenho dúvidas por isso preciso de ajuda de voce pra escolher a melhor opcao de viaje…..vocé acha que Morro e ou melhor destino ??

Muito obrigado

isso eu sei meu caro!

    Olá, Raquel! Eu sou uma bóia do sexo inflável feminino 😀

    Vamos recapitular…

    1) No post está escrito que no Nordeste chove em maio.

    2) Ainda assim, você pergunta em que lugares do litoral pode não pegar chuva.

    3) Repetindo informações que já estão bastante claras no post, eu lembro que Sudeste e Santa Catarina estão valendo

    4) Ainda assim, mais uma vez, você pergunta por Maragogi

    5) O que você imagina que a gente possa pensar?

    😀

    Boia, não é gozação, não: eu sinceramente acho que vocês tinham que COBRAR pra atender esse povo que pergunta coisa que tá escrita.

    Gente sem noção!

procuramos uma praia para irmos de ferias no final de abril/começo de maio ….alguma dica de lugar para não pegarmos chuva ?

    Olá, Raquel! Conforme você pode ler no texto, o Sudeste (Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo) e Santa Catarina são boas opções. O Sul da Bahia (região de Porto Seguro) sempre é uma aposta, mas lá pode chover em qualquer época do ano.

estou querendo viajar de moto de guaranhuns-PE para os lençóes maranhenses no carnaval é uma boa época ? em relação ao clima ?

Olá, pretendo ir pra Arraial D’ajuda no perido de 18 a 30 de março? é um período chuvoso por lá?

    Olá, Ana Paula! As chuvas no sul da Bahia, conforme está escrito no post, são bem distribuídas ao longo do ano. Não há nenhuma estação especialmente seca ou chuvosa. Dê uma lidinha novamente 😀

Olá A Bóia! No início de junho chove menos no nordeste brasileiro ou em Punta Cana? Qual seria melhor aposta para lua de mel nesse período? Abraços.

    Olá, Edilson! No começo de junho, estarão empatados, porque maio é bastante chuvoso em Punta Cana. A situação melhora em meados de junho.

    Aruba e Curaçao têm tempo seco em junho.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito