Vojnilô Praia

Fortaleza: 10 megabarracas na Praia do Futuro

Megabarraca na Praia do Futuro Fortaleza

A 15 minutos dos hotéis da Beira-Mar, a Praia do Futuro é a única praia urbana de Fortaleza com boa balneabilidade o tempo todo. A larga faixa de areia dos seus 6 km se mistura à altíssima salinidade do ar e é levada pela brisa — o que impediu até hoje o desenvolvimento imobiliário do bairro. A Praia do Futuro seria inóspita também para o turista, se não fosse um por um detalhe: suas megabarracas de praia, com estruturas que chegam a incluir restaurante refrigerado, piscina infantil com toboáguas, playground e até espaço para de shows.

OK: algumas são simplesinhas e não tem (quase) nada disso. Outras, mais novas, deixaram de lado a ambição de clube para abraçar o conceito lounge. O que não falta é opção.

A Praia do Futuro tem uma característica que eu curto demais: é a única praia do Ceará que eu conheço que está completamente a salvo dos malditos jipes, carros, bugues e quadriciclos na areia.

Uma pena é a onipresença de mesas e cadeiras de plástico na areia. Até as barracas mais metidas usam. Uma viagem ao sul da Bahia faria bem aos seus donos…

Aí vai uma seleçãozinha de 10 megabarracas de vários estilos:

Descoladas

Órbita Blue
Megabarraca em Fortaleza: Órbita Blue

Inaugurada no segundo semestre de 2016, a mais nova megabarraca é também a mais charmosa. A Órbita Blue (nº 3879, em frente ao hotel Gran Mareiro) é a única de toda a cidade que não tem um móvel de plástico sequer — nem sobre o deck, nem sobre a areia. Na praia, espreguiçadeiras de madeira, cadeiras de alumínio com encosto de nylon e pufes. O som, claro, é de DJ, e o volume vai aumentando no decorrer do dia, criando um clima baladinha. Ótimos menus de drinks, petiscos e pratos (esse meu peixe assado com purê de mandioquinha estava bem feitinho). No fim de semana, chegue cedo — ou amargue longas filas de espera (no dia 9 de julho, tinha mais de 50 nomes na lista para um lugarzinho na praia ou no deck). Tem area de estacionamento.

Guarderia Brasil
Megabarracas em Fortaleza: Guarderia Brasil

Megabarracas em Fortaleza: Guarderia Brasil

Depois da finada Lounge Beach, que apareceu lá por 2005 mas não prosperou, a Guarderia Brasil (nº 4.451) foi a primeira a apostar de novo no formato lounge. Parece estar indo bem. A área social tem jeito de bar, a música é chill-out, há tendas e caminhas charmosas — o lugar só peca mesmo pelas mesas e cadeiras de plástico na areia. De vez em quando rolam festas com DJ. Tem área de estacionamento.

Sunrise Brasil
Megabarracas em Fortaleza: Sunrise

Megabarracas em Fortaleza: Sunrise

Megabarracas em Fortaleza: Sunrise

Perto do hotel Vila Galé, a Sunrise Brasil (nº 4.959) segue a linha da Guarderia, num espaço um pouco menor (e por isso mais aconchegante).

Santa Praia
Megabarracas em Fortaleza: Santa Praia

Santa Praia

Santa Praia

Próxima à Crocobeach, a Santa Praia (nº 3.345) faz uma linha mais saúde, com canchas de beach tennis, esporte que virou febre em Fortaleza. A área dos fundos é charmosa, com mesas e cadeiras de madeira no gramado e no restaurante. Está localizada a meio caminho entre os hotéis Crocobeach e Gran Mareiro.

Cabumba
Megabarracas em Fortaleza: Cabumba

Megabarracas em Fortaleza: Cabumba

Desde a época em que era vizinha da Biruta (fechada já há anos), a Cabumba Cabumba (nº 3.911) sempre foi point do povo LGBT. Já foi mais charmosinha, quando as barracas eram baixinhas e abrigavam cadeirinhas rústicas de madeira. A comida é boa (tem PF de arraia) e a música, brasileira. Este ano a barraca vai ganhar a vizinhança de um hotel: o Madeiro Praia do Futuro vai abrir em frente.

Tamanho família

Crocobeach
Megabarracas em Fortaleza: Crocobeach

Megabarracas em Fortaleza: Crocobeach

A Crocobeach (nº 3.125) é a mais mega da turma. Tem bastante sombra natural de coqueiros e uma música surpreendentemente calma. Quem quer sossego deve escolher o lado direito (de quem olha para o mar). O lado esquerdo concentra as piscinas e toboáguas (para usar a área, é preciso comprar uma pulseira a R$ 15). Hóspedes do Crocobeach Hotel, situado a 200 metros, têm 15% de desconto e podem debitar seus gastos no cartão de hospedagem.

Itapariká
Megabarracas em Fortaleza: Itapariká

Megabarracas em Fortaleza: Itapariká

No finzinho da praia, a Itapariká (nº 6.801) também tem ótima estrutura para crianças, com piscina cheia de brinquedos. Os fundos da barraca têm grama e sombra natural. Mas frente da praia as barraquinhas são cobertas por pano, não por palha.

Chico do Caranguejo
Megabarracas em Fortaleza: Chico do Caranguejo

Megabarracas em Fortaleza: Chico do Caranguejo

Famoso pela caranguejada de 5ª à noite (com show de humor, claro), o Chico do Caranguejo (nº 4.945) também se encaixa na categoria pra-que-Beach-Park-todo-dia-se-tem-barraca-com-piscininha-aqui-perto-e-mais-barato. Foi a primeira a instalar armários onde os clientes deixam os pertences e desencanam.

Atlantidz
Megabarracas em Fortaleza: Atlantidz

Apesar de não ter um parquinho aquático tão diversificado quanto o de algumas colegas desta categoria, a Atlantidz (nº 5.581) é a que segue mais a direção de arte do Beach Park. Tem também área gramada e sombreada.

Sossego

Vila Galé
Megabarracas em Fortaleza: Vila Galé

Megabarracas em Fortaleza: Vila Galé

A barraca do hotel Vila Galé (nº 5249) tem bom restaurante, não tem muvuca e está num ponto em que se formam piscininhas na areia na maré baixa. E o que eu curto mais: você pode ir mais para perto do mar e alugar uma das cadeirinhas de madeira que alugam por ali (e só ali!). Na outra encarnação, todas as cadeirinhas eram assim! Depois, faça uma massagem com as educadíssimas senhoras dos quiosques da direita.

ATENÇÃO: não caminhe no calçadão ou na praia por áreas ermas; há muitos relatos de assaltos. Nas barracas e no seu entorno imediato, porém, a segurança é total (só não deixe seus pertences de bobeira, claro).

Leia mais:


Beira-Mar

Passagens mais baratas para Fortaleza no Kayak

Encontre seu hotel em Fortaleza no Booking

Alugue carro em Fortaleza na Rentcars em até 10 vezes

Faça seu Seguro Viagem na Mondial Assistance

101 comentários

A violência maior são na periferia da cidade. A praia do futuro infelizmente, apesar de ser muito frequentada não possui o olhar do governo para o local, pois possui bairros com população mais pobre aos redores, mas na sua grande maioria são trabalhadores…Nos Locais mais nobres como praia de iracema também tem acontecimentos de furto ou roubo, mas é só não ficar “turistando” tipo de boboeira com a boca aberta e o celular na mão. E pelo amor de deus!!!!! quem precisa de cordão de ouro, relógio, etc numa praia??? Leve só o essencial! é praia, gente! use roupas leves, uma chinela por conta do chão quente, um chapéu ou boné, um cartão de crédito, protetor solar e pelo menos uns R$ 50 em dinheiro caso precise pagar estacionamento. No caso do celular evite andar com ele na mão, enrola na canga, na blusa…Use ele somente quando já estiver dentro da barraca…No caso de pertences pequenos se não for o ladrão, o mar leva se não ficar ligado, perde na areia, etc.. então é melhor evitar levar coisas desnecessárias, principalmente se for beber..

Eu tive o prazer de conhecer a barraca do Chico do caranguejo muito top nada a reclamar excelente estrutura, quanto a segurança em qualquer lugar do mundo temos que ser prudente, por eu não andei a lugares a ermos, somente nos lugares mais frequentados pelos os turistas muitos seguranças

Olá! Viajarei sozinha, portanto me preocupo com meus pertences quando quiser ir ao mar e tal… Então gostaria de saber se há alguma barraca, além das que tem parque, que possui armário? Ou há alguma que seja mais segura para viajante individual?

    Olá, Lua! Chico do Caranguejo e Crocobeach com certeza têm armários. Você pode ligar ou entrar no site das outras barracas para ver se oferecem o serviço.

    Hoje em dia ter guarda pertences nas barracas é quase lei! A grande maioria possui essa opção. Basta chegar na barraca e perguntar aos garçons se possui. Você não terá dificuldades de encontrar. em alguns trechos as barracas são vizinhas e são muitas opções!

Olá! Estou indo com minha família a Fortaleza. Tenho um filho de 5 anos e um bebê de 6 meses. A princípio reservamos o Vila Gale Fortaleza na praia do futuro, pois é uma rede renomada…mas estou receosa pelos comentários, mas como era frente mar resolvi arriscar. Vc acha que tem algum outro hotel bom para ir com minhas crianças que seja beira mar tbm? E que seja melhor avaliado?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.