Machu Picchu novas regras

Conheça as novas regras para visitar Machu Picchu em 2019

Machu Picchu novas regras 2019

Quer todas as informações sobre Machu Picchu?

Atenção: este post fala apenas as regras novas que entraram em vigor em 2019. Se você tem dúvidas sobre o planejamento da sua viagem a Machu Picchu, por favor leia a nossa série de posts da primeira viagem ao Peru, que contém todas as informações de que você precisa (incluindo essas novas regras):

No início de 2019, Machu Picchu ganhou novas regras de visitação.

Machu Picchu: novas regras 2019

Clique para ver os detalhes de cada novidade:

Os ingressos agora têm hora marcada

Desde 1º de janeiro de 2019, os ingressos para Machu Picchu são vendidos com hora específica de entrada. São 9 horários diários.

Machu Picchu: 9 horários para entrar

Machu Picchu novas regras 2019

  • Entradas a partir das 6h, 7h, 8h, 9h, 10h, 11h, 12, 13h e 14h

Não adianta chegar antes da hora — o acesso só é permitido a partir do horário marcado no ingresso.

Se você quer visitar o parque na primeira hora, compre com a maior antecedência possível. Atualmente dá para comprar ingressos com 6 meses de antecedência.

Conheça as novas regras para visitar Machu Picchu em 2019 1

Os ônibus agora também têm horário marcado?

Embarque a Machu PIcchu

Eu pensava que teriam — seria o mais lógico. Mas não. As passagens de ônibus (que custam 24 dólares, incluindo a volta) continuam sem especificar o horário da viagem.

Mas com a distribuição dos visitantes em vários horários, espera-se que as filas para o ônibus diminuam. Agora só vai de madrugada para a fila quem tiver comprado ingresso para as 6 da manhã (o primeiro ônibus sai às 5h30, e o percurso entre Aguas Calientes e Machu Picchu leva 25 minutos).

Se você comprou ingresso para outro horário, vá para a fila do ônibus 60 minutos antes da hora marcada, e você com certeza entrará no parque dentro do seu intervalo.

Limite de 4 horas para a visita

Machu Picchu novas regras 2019

A partir de agora, o visitante tem 4 horas para completar seu circuito. Ao entrar no parque, um adesivo colorido será colado no ingresso — a cor indica o horário em que deve sair do parque.

O circuito mais longo (o circuito 1) tem duração estimada de 3 horas, então não há problema com essa limitação.

(O circuito 2, um pouco menos completo, leva 2 horas e meia. O circuito 3, indicado para quem tem dificuldade de locomoção, leva 2 horas.)

Para quem vai combinar a cidadela com uma trilha de montanha, o tempo-limite é maior — veja no próximo tópico.

Novos horários para as trilhas às montanhas

É possível combinar a visita à cidadela de Machu Picchu com duas trilhas a montanhas dentro do território do sítio arqueológico (apenas uma a cada visita).

São três horários para iniciar a trilha da Montanha Huayna Picchu, e dois horários para iniciar a trilha da Montanha Machu Picchu.

A cada horário de trilha corresponde um horário de entrada na cidadela. O ingresso é combinado.

Machu Picchu com Montanha Huayna Picchu

Machu PIcchu novas regras 2019

  • Entrada no parque a partir das 6h; início da trilha entre 7h e 8h
  • Entrada no parque a partir das 7h; início da trilha entre 7h e 8h
    • Permanência máxima: 7 horas (4 horas na trilha, 3 horas na cidadela)
  • Entrada no parque a partir das 8h; início da trilha entre 10h30 e 11h30
    • Permanência máxima: 6 horas (3 horas na trilha, 3 horas na cidadela)

Machu Picchu com Montanha Machu Picchu

Machu Picchu novas regras 2019

  • Entrada no parque entre 6h e 7h; início da trilha entre 7h e 8h
  • Entrada no parque entre 7h e 8h; início da trilha entre 7h e 8h
  • Entrada no parque entre 8h e 9h; início da trilha entre 9h e 10h
    • Permanência máxima: 8 horas (5 horas na trilha, 3 horas na cidadela)

Proibição do reingresso ao fim do circuito

Entrada a Machu Picchu
Antigamente era possível retornar duas vezes no mesmo dia (dava para usar essa facilidade para ir ao banheiro e até almoçar). Em julho de 2017, novas regras passaram a proibir o reingresso. Na prática, porém, os controladores da entrada continuaram permitindo um reingresso por pessoa (dava para fazer o circuito inteiro com o guia, depois voltar para a parte mais alta por conta própria, para contemplar na paz).

Acabou: agora, quando você termina o circuito, tem que sair do parque. Para voltar, terá que ter um outro ingresso, válido para entrada naquele horário.

Obrigatoriedade de guia

Desde julho de 2017, as regras estabelecem que não é permitido entrar no parque sem um guia. Na prática, porém (de novo), quem queria entrar de maneira avulsa estava conseguindo.

As novas regras de 2019 voltam a proibir a entrada sem guia — pelo menos na primeira visita. Se você comprar um segundo ingresso para uma nova visita na mesma viagem, e mostrar esse ingresso, pode fazer a segunda visita sem guia.

É fácil contratar guia. Os guias ficam posicionados junto à porta de entrada e cobram entre 120 e 150 soles para guiar grupos de até 4 pessoas. Você não terá dificuldade em se encaixar num grupo.

Leia mais:


Lua de mel dicas Peru

170 comentários

Machu Picchu abre aos fins de semana? É mais caro?

    Olá, Yaline! Abre 365 dias por ano. Há planos de preços diferenciados por temporada, mas por enquanto todos os dias custam a mesma coisa.

Apesar de recomendações de muitos de não fazer, eu quero muito fazer Huayna Picchu. Eu sou muito fã de trekking e como não poderei fazer a trilha Inca por tempo de viagem, para mim Huayna Picchu é fundamental . Minhas dúvidas
– Pelo que vi e il aqui eu farei primeiro a montanha e depois um dos 3 circuitos, certo ? Aí eu tenho liberdade de escolher qualquer um dos 3 circuitos ou é imputado algum deles pelo fato de ir à montanha primeiro ?
– O tempo disponível a Montanha Macchu Picchu é maior que a Huayna Picchu ? Eu imaginava que fosse o contrário ….
– Se eu entrar no parque às 6h , aí faço a visita de 7 horas pelo ingresso com Huaya . Um horário seguro de trem de retorno em Aguas Calientes a Olantaytambo seria por volta das 17 h ?

    Olá, Adriano! Você faz o circuito 1 e, ao chegar à entrada da sua montanha, pára e sobe na sua hora. O circuito da Montanha Machu Picchu é mais longo do que o de Huayna Picchu e por isso permite uma permanência maior. 17h é um horário bastante seguro de volta para quem visita o parque de manhã.

Meu passaporte vence em 19 de outubro desse ano e devo viajar chegando no dia 16 de abril, ou seja, 183 dias antes de vencer o documento. E devo ir embora no dia 28 de abril. Recebi um aviso da PF a respeito do vencimento do passaporte e que alguns países não aceitam essa condição.
Será que terei problemas no Peru por estar lá em um período com validade menor que 6 meses??

    Ola, Diorgenes! A data que vale para os países que exigem 6 meses de validade é a data da chegada. (No Espaço Schengen é que eles pedem 3 meses a partir da data de saída.)

    A PF avisa para renovar quando faltam 8 meses e essa também é a nossa recomendação. Adquira o hábito de renovar ao faltarem 8 meses e você não precisará mais ficar fazendo conta se vai chegar com 170 ou 183 dias para o passaporte vencer.

    De todo modo, você estaria totalmente coberto, porque de estar dentro dos 6 meses você ainda poderia entrar com sua carteira de identidade (RG) original. Mas recomendamos ir com passaporte.

    Assista:
    https://www.youtube.com/watch?v=FrqZfy4FGpk

Olá Ricardo,
Acabei de chegar da minha viagem de 15 dias ao Peru e quero agradecer imensamente por todas as preciosas dicas do blog. Segui tudo! Quanto a Machu Picchu acho que posso esclarecer algumas dúvidas. Comprei o ingresso para 08:00h. A saída dos ônibus em Águas Calientes é bem organizada com filas para cada horário de entrada. Chegando lá não peguei guia não. Dei uma disfarçada de um lado pro outro, entrei na fila do meu horário marcado e na hora de passar na roleta não me perguntaram nada. Achei ótimo, pois percebi que os guias iam rápido demais. A insistência na contratação de guia é para a circulação mais rápida, mas não é obrigatória.Em alguns momentos deixava os grupos passarem e ficava sozinha nos locais apreciando a vista calmamente. Fiquei lá por mais de quatro horas. Não há como regular o tempo de permanência, porém não se pode voltar no circuito, ou seja, veja tudo o que quer com calma para não deixar nada para trás. Não tem banheiro dentro do parque, portanto vá assim que descer do ônibus antes de entrar no parque. A ponte Inca fica numa trilha no inicio do percurso, mas é bem longo e só subida, depois é só voltar pelo mesmo caminho e continuar o circuito.
Bom, espero ter ajudado
Bjs

Vou para o Peru em 11/5 com chegada em Cusco
Pretendo ficar 12, 13 na cidade. Dia 14/5 gostaria de fazer um passeio com destino final Ollayntambo…
Dia 15 Aguas Calientes
Dia 16 Machu Picchu
dia 17 cedo volta a Cusco

Preciso de ajuda para montar o roteiro com seguranca!!!!

Boa tarde!

Gostaria de saber se nós Brasileiros podemos entrar em Machu Picchu somente com RG ou é obrigatório ter o Passaporte?
Visto que para entrada no País é necessário somente a identidade válida, fica um pouco contraditório a obrigatoriedade do passaporte para entrar no Sitio Arqueológico.
Alguém consegue me esclarecer esta dúvida?
Grato!

    Olá, Sergio! Pode entrar só com a identidade. Escreva o número da identidade no campo ‘passaporte’ do ingresso. No site anterior havia campo para ‘dni’ (documento nacional de identificação), neste novo eles ainda não puseram, mas devem consertar.

    Mas veja: sempre é melhor viajar com passaporte. Se você não tem passaporte e tem tempo para tirar um, tire:
    https://www.youtube.com/watch?v=FrqZfy4FGpk

    Boa noite!
    Estou com a mesma dúvida. Estou querendo comprar o ingresso para minha namorada, mas ela não tem passaporte ainda, mas terá antes da viagem.
    Porém o site expressamente informa que é necessário passaporte para adultos estrangeiro e pede o número passaporte para comprar o ingresso.
    Acha seguro informar o número do RG e levar o passaporte junto no dia? Tenho receio de algum problema e as vagas do dia que pretendo ir, em maio, estão acabando.
    Desde já, agradeço a atenção e o excelente trabalho do blog!

    Olá, Alex! O site é novo, foi reformulado em janeiro. Esqueceram de pôr o campo “dni”, documento nacional de identificação, que havia no site antigo. Basta colocar o número do RG no campo passaporte. É um bug do site novo, vão corrigir.

    Agora: recomendo muito que a sua namorada faça um passaporte. É muito melhor fazer todas as viagens com passaporte, veja por quê:
    https://www.youtube.com/watch?v=FrqZfy4FGpk

Estou com um grupo de 15 pessoas que sairá de Boa Vista/RR em setembro de 2019, de carro até Águas Calientes-Peru. Passaremos por Manaus/AM, Porto Velho/R.O, Rio Branco/AC, Puerto Maldonado, Cusco e daí por diante. Um trajeto de mais de 3.315 km de ida. Alguma sugestão para nós? Nosso destino é Machu Picchu e procuramos economia.

    Olá, Wellington! Não se chega de carro em Aguas Calientes. Vocês vão precisar parar em Cusco ou Ollantaytambo e seguir de trem.

Estivemos em maio de 2018 e eles já apertaram um pouco a entrada, mesmo assim entramos duas vezes, uma com guia e outra sem – não houve problema neste segundo ingresso. A primeira subida foi na parte da tarde, a segunda na manhã do dia seguinte. Optamos por não subir no primeiro horário do segundo dia, fomos às 09hs, e foi muito bom. Estava menos cheio, nem pegamos fila para embarcar no ônibus. Há vigias por todo o parque, o que te obriga a caminhar sempre numa direção, eles não te deixam voltar. Vale a pena verificar bem os melhores pontos e gastar todo o tempo necessário dentro de uma única visita. Mesmo com nove horários disponíveis, ainda acho que eles deixam subir todos os dias muita gente. Apesar de ser uma maravilha do mundo moderno, a estrutura é limitada, fica até feio aquele monte de gente de uma vez só. Abraços a todos.

Boa noite.
Viajo em julho e gostaria de compras as entradas de MP e o trem via site.
É possível comprar ingresso de estudante (filho de 9 anos) via site ou sou obrigada a comprar só quando chegar lá?
Vou para Lima ainda em fevereiro. Lá eu consigo comprar estas entradas? Idem as passagens de trem para crianças? Idosos tem descontos?

grata

    Olá, Cristina! Ingressos do parque para estudante só são vendidos pessoalmente, em Cusco ou Aguas Calientes. Para viagens em julho é melhor comprar com antecedência, pagando inteira mesmo.

    Crianças de 3 a 11 anos têm 50% de desconto no trem. As passagens podem ser compradas online tanto no site da PeruRail quanto da IncaRail. Não há descontos para idosos.

    Veja:
    https://www.viajenaviagem.com/2016/04/viagem-ao-peru-roteiro-9-noites/

    Oi Cristina, estava com o mesmo problema que você. Eu vou em agosto. Comprei o meu e do meu marido no site oficial https://www.machupicchu.gob.pe e paguei 158 soles cada. O problema de deixar pra comprar o de estudante lá na hora, é não ter vaga mais pro dia que nós iremos. Eu entrei em contato com o responsável do hotel que vou me hospedar, pedi sua ajuda e ele se prontificou a comprar pra mim. Mandei os documentos do meu filho escaneados e uma cópia do meu ingresso pra ele comprar no mesmo dia e horário certinho. É uma solução válida! Boa sorte

Ola,
Ricardo ou alguém que ja foi em 2019 poderia informar como funciona a questao das 4h? Vi o comentario da Marcilene e estou com a mesma duvida..se eu fizer um dos 3 caminhos eu posso voltar de alguma forma pra algum ponto e ver com mais calma? (Dentro do tempo de 4h)
Obrigado!

    Olá, Gustavo! Há controvérsias sobre a aplicação desta norma. Pelo que se depreende você pode fazer desvios ou ralentar o seu percurso seguindo o mesmo circuito, mas não pode voltar ao início do circuito depois de feito. Mas veja: em condições normais você chegará ao fim do circuito esbodegado.

    Oi Gustavo, pelo visto, como a mudança é recente, nem mesmo eles estão sabendo explicar direito.
    Escrevi para o Departamento de Cultura de Cusco para me informar e eles me disseram que o circuito tem um começo e um fim e que ao final eu deveria sair de MP.
    Informam também que depois que vc entra em um grupo guiado, que vc não pode sair dele e entrar em outro, nem abandoná-lo. E que se vc escolhe o circuito 1, por exemplo, vc deve acompanhar o guia que não desviará o caminho, seguindo a rota pré-estabelecida até a saída.
    Aí eu disse que queria fazer a trilha para a Porta do Sol e pedi orientação de como fazer. Daí me responderam pra eu fazer primeiro a trilha e depois o circuito.
    Mas ainda ficou confuso, porque para a trilha não precisa de guia… e se é obrigado a entrar com guia… como seria? Acho que só quem tiver a experiência de ter ido esse ano poderá dizer como está sendo…
    Assim como vc disse, se a gente faz o circuito mais longo de 3 horas, e a permanência é no máximo de 4 horas, vamos perder essa 1 hora que está sobrando?
    Você vai quando, Gustavo?

    Olá, Marcilene! Friso: não esquente sua cabeça antes da hora, não vire a internet pelo avesso. Quando você chegar a Aguas Calientes terá um polaroid de como as novas regras, implantadas em 1º de janeiro, estão sendo observadas. Vários pontos de outras regulamentações não “pegaram”, que nem legislação no Brasil. E finalmente: não fique obcecada por essa trilha. O circuito convencional de Machu Picchu já é suficientemente mágico.

    Se você quer consultar uma base maior de pessoas que já foram a Machu Picchu este ano, procure nos fóruns do TripAdvisor em inglês e espanhol.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito