Machu Picchu novas regras

Conheça as novas regras para visitar Machu Picchu em 2019

Machu Picchu novas regras 2019

Quer todas as informações sobre Machu Picchu?

Atenção: este post fala apenas as regras novas que entraram em vigor em 2019. Se você tem dúvidas sobre o planejamento da sua viagem a Machu Picchu, por favor leia a nossa série de posts da primeira viagem ao Peru, que contém todas as informações de que você precisa (incluindo essas novas regras):

No início de 2019, Machu Picchu ganhou novas regras de visitação.

Machu Picchu: novas regras 2019

Clique para ver os detalhes de cada novidade:

Os ingressos agora têm hora marcada

Desde 1º de janeiro de 2019, os ingressos para Machu Picchu são vendidos com hora específica de entrada. São 9 horários diários.

Machu Picchu: 9 horários para entrar

Machu Picchu novas regras 2019

  • Entradas a partir das 6h, 7h, 8h, 9h, 10h, 11h, 12, 13h e 14h

Não adianta chegar antes da hora — o acesso só é permitido a partir do horário marcado no ingresso.

Se você quer visitar o parque na primeira hora, compre com a maior antecedência possível. Atualmente dá para comprar ingressos com 6 meses de antecedência.

Conheça as novas regras para visitar Machu Picchu em 2019 1

Os ônibus agora também têm horário marcado?

Embarque a Machu PIcchu

Eu pensava que teriam — seria o mais lógico. Mas não. As passagens de ônibus (que custam 24 dólares, incluindo a volta) continuam sem especificar o horário da viagem.

Mas com a distribuição dos visitantes em vários horários, espera-se que as filas para o ônibus diminuam. Agora só vai de madrugada para a fila quem tiver comprado ingresso para as 6 da manhã (o primeiro ônibus sai às 5h30, e o percurso entre Aguas Calientes e Machu Picchu leva 25 minutos).

Se você comprou ingresso para outro horário, vá para a fila do ônibus 60 minutos antes da hora marcada, e você com certeza entrará no parque dentro do seu intervalo.

Limite de 4 horas para a visita

Machu Picchu novas regras 2019

A partir de agora, o visitante tem 4 horas para completar seu circuito. Ao entrar no parque, um adesivo colorido será colado no ingresso — a cor indica o horário em que deve sair do parque.

O circuito mais longo (o circuito 1) tem duração estimada de 3 horas, então não há problema com essa limitação.

(O circuito 2, um pouco menos completo, leva 2 horas e meia. O circuito 3, indicado para quem tem dificuldade de locomoção, leva 2 horas.)

Para quem vai combinar a cidadela com uma trilha de montanha, o tempo-limite é maior — veja no próximo tópico.

Novos horários para as trilhas às montanhas

É possível combinar a visita à cidadela de Machu Picchu com duas trilhas a montanhas dentro do território do sítio arqueológico (apenas uma a cada visita).

São três horários para iniciar a trilha da Montanha Huayna Picchu, e dois horários para iniciar a trilha da Montanha Machu Picchu.

A cada horário de trilha corresponde um horário de entrada na cidadela. O ingresso é combinado.

Machu Picchu com Montanha Huayna Picchu

Machu PIcchu novas regras 2019

  • Entrada no parque a partir das 6h; início da trilha entre 7h e 8h
  • Entrada no parque a partir das 7h; início da trilha entre 7h e 8h
    • Permanência máxima: 7 horas (4 horas na trilha, 3 horas na cidadela)
  • Entrada no parque a partir das 8h; início da trilha entre 10h30 e 11h30
    • Permanência máxima: 6 horas (3 horas na trilha, 3 horas na cidadela)

Machu Picchu com Montanha Machu Picchu

Machu Picchu novas regras 2019

  • Entrada no parque entre 6h e 7h; início da trilha entre 7h e 8h
  • Entrada no parque entre 7h e 8h; início da trilha entre 7h e 8h
  • Entrada no parque entre 8h e 9h; início da trilha entre 9h e 10h
    • Permanência máxima: 8 horas (5 horas na trilha, 3 horas na cidadela)

Proibição do reingresso ao fim do circuito

Entrada a Machu Picchu
Antigamente era possível retornar duas vezes no mesmo dia (dava para usar essa facilidade para ir ao banheiro e até almoçar). Em julho de 2017, novas regras passaram a proibir o reingresso. Na prática, porém, os controladores da entrada continuaram permitindo um reingresso por pessoa (dava para fazer o circuito inteiro com o guia, depois voltar para a parte mais alta por conta própria, para contemplar na paz).

Acabou: agora, quando você termina o circuito, tem que sair do parque. Para voltar, terá que ter um outro ingresso, válido para entrada naquele horário.

Obrigatoriedade de guia

Desde julho de 2017, as regras estabelecem que não é permitido entrar no parque sem um guia. Na prática, porém (de novo), quem queria entrar de maneira avulsa estava conseguindo.

As novas regras de 2019 voltam a proibir a entrada sem guia — pelo menos na primeira visita. Se você comprar um segundo ingresso para uma nova visita na mesma viagem, e mostrar esse ingresso, pode fazer a segunda visita sem guia.

É fácil contratar guia. Os guias ficam posicionados junto à porta de entrada e cobram entre 120 e 150 soles para guiar grupos de até 4 pessoas. Você não terá dificuldade em se encaixar num grupo.

Leia mais:


Lua de mel dicas Peru

170 comentários

Estive lá no domingo de Páscoa agora. Seguem observações abaixo:

Hora marcada: vi gente entrando quase 7am para horário agendado de 6am. Equipe do parque ficou chamando o horário anterior até o último minuto. Mas quando dá 7am acho que só entra mesmo quem está agendado para aquele horário.

E não adianta chegar antes da hora mesmo — vc só garante lugar mais na frente das filas (que não eram lá muito organizadas).

Vale +- o mesmo para o ônibus partindo de Aguas Calientes: não adianta chegar muito cedo, só vai conseguir estar na frente da fila. Para a galera das 7hs, somente às 6:15 que começaram a embarcar nos ônibus.

De fato há limitação, ao menos teórica, de 4hs. Marcaram meu bilhete de ônibus como “retorno no máximo às 11hs” (meu agendamento era para 7hs). Achei que iria passar do horário (andei até a Porta do Sol e depois fiz o circuito mais longo), mas não. Ficou dentro das 4hs mesmo.

Não há como retornar. Há inclusive vigias dentro do parque impedindo que as pessoas andem no sentido inverso no circuito.

Não precisa de guia (ainda que eventualmente esteja no regulamento). Ao descer do ônibus e seguir em direção à entrada, vc será abordado por diversos guias se oferecendo. Recusei, e não me foi pedido qq “comprovante de guia” na entrada — e várias pessoas ao redor também estavam sem. Dentro do parque outras várias pessoas caminhavam livremente.

Reitero o que já foi dito: não há banheiros dentro do parque. E não há água ou comida lá dentro. Mas vi gente fazendo meio que um picnic.

    Olá, Marcelo, obrigada pelo seu relato e por se dispor a voltar aqui p contar! Muito legal da sua parte! To na dúvida em que horário comprar…Dormirei em águas Clientes e queria saber qual seria o horario mais conveniente p entrar no parte..Bem cedinho ainda é a melhor opção? Como fica a questão da neblina? meio da manhã é muito cheio? Qual seria o horário mais vazio? Que horário vc entrou? o que achou da sua escolha? Me da uma luz?

Rodrigo, há agências de turismo em cuzco que oferecem o pacote completo a MP. O pacote inclui transporte de cuzco a águas calientes, ida e volta, pernoite, três refeições e guia.

Alguém pode me explicar a permanência no parque? Eu comprei ingresso pra julho, incluindo a trilha de whaynna pichu e estou confuso. Pq a entrada no parque é as 8h e a entrada na trilha as 11h30.

Olá,

estarei em Machu Picchu com meu marido no dia 14 de maio e com estas novas regras estou na dúvida sobre qual horário comprar a entrada. Sabemos que iremos pela manhã mas não sei se compro o horário das 6, 7, 8hs. Meu medo é a neblina. Não sei como é maio por lá. Você tem alguma sugestão?
Obrigada

    Olá, Cristine! Se tem medo da neblina, compre para o meio da manhã.

Boa noite, acabei de entrar no site para comprar meus ingressos para 11/01, porém na parte do documento eles só deixam entrar com o número do passaporte… é isso mesmo ? só pode entrar em Machu picchu se tiver o passaporte ?

    Olá, Filipe! É um erro do formulário novo. Preencha com o número do seu RG, se você não vai com passaporte.

Olá!
Olha só, estamos indo, em julho, de Curitiba para Cusco by car. Vamos atravessar o norte da Argentina e o deserto de Atacama. Subir até Puno antes de nosso destino final que é Machu Picchu.
Li aqui nas dicas, que em Águas Calientes não se chega de carro, só de trem.
Para nós, que estaremos motorizados, há alguma forma de nos utilizarmos de nossos veículos no trajeto entre Cusco e Machu Picchu, a fim de otimizar tempo e custos?

    Olá, Monica! Você pode ir até Ollantaytambo, mas não sei como funcionam os estacionamentos.

Olá!
Vou a Machu Pichu em Julho e tenho dúvidas quanto ao ônibus que sai de Aguas Calientes até a cidadela: onde compro a passagem? precisa ser antecipado ou posso comprar quando chegar em Aguas Calientes (vou dormir lá na noite anterior a visita)?
Obrigada!

Marcilene! Muito obrigada!
Vou tentar falar com alguém do Hotel então. Quem sabe ne?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito