Que moeda eu levo para o Uruguai?

Pesos uruguaios

A moeda corrente no Uruguai é o peso uruguaio. Nos últimos tempos R$ 1 tem valido 8 pesos uruguaios; US$ 1 ultimamente tem comprado 32 pesos uruguaios. Veja as cotações atuais exatas no site da Cambio Matriz.

Em Montevidéu e nas cidades turísticas (Punta del Este, Colonia del Sacramento) é grande a aceitação de dólar, real e peso argentino com cotações próximas ao câmbio vigente.

Vale a pena fazer gastos com cartão de crédito no Uruguai?

Em restaurantes, supervale! O Uruguai devolve 22% das contas de restaurante e locadoras de carro pagas com cartão de crédito, débito ou pré-pago internacional. Esses 22% são o IVA (o ICMS deles), que o governo restitui aos visitantes estrangeiros para estimular o turismo. Esse desconto compensa, de longe, os 6,38% do IOF brasileiro. A lei atual tem validade até 30 de abril de 2020.

Vale a pena comprar pesos uruguaios no Brasil?

Não é comum haver pesos uruguaios à venda no Brasil, mas as maiores corretoras podem arranjar para você. É difícil, porém, que a cotação seja vantajosa. Informe-se sobre o câmbio usado e compare com a cotação informada em sites como Oanda. Note que estrangeiros recebem devolução de IVA (18,5%) ao fazer gastos em restaurantes com cartão de crédito ou débito internacional; usando dinheiro vivo você não terá direito a esta devolução.

Vale a pena levar reais para o Uruguai?

Sim, é possível usar reais em lojas e restaurantes acostumados a receber turistas; em Punta del Este, pode ser que até taxistas aceitem.

Seus reais também conseguem boa cotação nas casas de câmbio do Uruguai. Em Montevidéu há muitas na avenida 18 de Julio e no eixo Pocitos-Punta Carretas (a do shopping é bastante usada). Em Punta del Este as casas de câmbio se concentram na avenida Gorlero.

Há casas de câmbio que funcionam no fim de semana. A Indumex da rodoviária Tres Cruces abre diariamente, incluindo sábado e domingo, das 6h à meia-noite.  Em Pocitos, a zona hoteleira que mais recomendamos, a Cambio Matriz abre diariamente, incluindo sábado e domingo, das 9h às 22h (Juan B. Blanco, 898, esquina boulevard España). Note, porém, que fora do horário bancário as cotações serão menos vantajosas do que durante a semana em horário bancário.

Em Punta del Este as casas de câmbio abrem também aos sábados e domingos na temporada.

Lembre que estrangeiros recebem devolução de IVA (22%) ao pagar restaurantes com cartão de crédito internacional; usando dinheiro vivo você não terá direito a esta devolução. O desconto, porém, não vale para os hotéis, que já têm IVA zero para estrangeiros. Veja se o seu hotel aceita reais e se a cotação que pratica é favorável.

Vale a pena levar dólares para o Uruguai?

Se você já tem os dólares na mão e quer gastar na viagem, pode levar. Dólares também encontram aceitação em restaurantes e lojas acostumadas ao turismo; cheque antes a cotação vigente e compare com o que lhe oferecerem.

Vale a pena fazer saques em moeda local nos caixas eletrônicos?

É uma boa alternativa para conseguir dinheiro para aquelas despesas que não podem ser feitas com cartão; ao contrário das casas de câmbio, os caixas automáticos estão sempre abertos.

A primeira alternativa para fazer isso é habilitar o seu cartão de banco para saques internacionais. Não é preciso que haja um caixa do seu banco para realizar os saques; normalmente todos os cartões funcionam em todos os caixas. A cotação costuma ser boa, mas o IOF agora é de 6,38% nessas operações. Há também taxas bancárias a cada saque; faça sempre saques grandes, do equivalente a 200 dólares (no Uruguai, algo como 6.000 pesos), para que as taxas não pesem. Os cartões múltiplos Mastercard costumam funcionar na Rede Banred; os cartões múltiplos Visa, na rede Brou.

Note que estrangeiros recebem devolução de IVA (22%) ao pagar restaurantes com cartão de crédito ou débito internacional; usando seus cartões para fazer saques e obter dinheiro vivo, você não terá direito a esta devolução.

Onde conseguir pesos uruguaios em Buenos Aires para ir a Colonia del Sacramento?

Não é necessário. Seus pesos argentinos ou reais serão aceitos em Colonia. Mas você pode trocar na casa de câmbio do porto do Buquebus ou no próprio barco.

Leia também:

Passagens mais baratas para Montevidéu no nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Alugue carro em Montevidéu na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões em Montevidéu com a Viator 

288 comentários

pessoal, prorrogaram o prazo para devolução do IVA

no site diz “De acuerdo al Decreto N° 202/015, del 28 de julio de 2015, se extiende el plazo de los beneficios para los turistas no residentes, hasta el 31 de marzo del 2016. “Devolución del IVA sobre servicios turísticos prestados a personas físicas no residentes hasta el 31 de marzo de 2016, abonados mediante tarjetas de débito o crédito (no corporativas) emitidas en el exterior. En el ticket emitido por POS, deberá figurar el descuento correspondiente.

Está em vigor,ainda ,o desconto do imposto IVA ?

    Olá, Pedro! O decreto do ano passado vale até o dia 31 de julho. Todos os anos o decreto tem sido renovado.

Olá pessoal,
Estou me programando para ir ao Uruguai e tenho uma dúvida. Ao fazer despesas no país, quando o pagamento for no cartão de crédito, o valor é em pesos ou em dolares? Estive fazendo uma análise, caso a despesa seja em valor de pesos, provavelmente serei duplamente taxado no cartão de crédito (pesos – dolar – real), estou certo?

    Olá, Dong! O valor é cobrado em pesos e transformado pelo seu cartão de crédito em dólar, pela taxa interbancária, que é vantajosa.

    A cotação ruim de conversão é a do cartão pré-pago, que cobra comissões equivalentes às das casas de câmbio.

Feedback

Estive no Uruguai por 3 dias em meados de fevereiro. Levei dólar, depois de fazer contas e ver que é mais vantajoso. Troquei um pouco no porto de colônia(dólar 23,60 pesos) e outro tanto em Montevidéu (dólar: 24 pesos/real: 8.5 pesos). Não lembro a casa em Montevidéu, mas era a que tinha a melhor cotação, próximo a Plaza de Cagancha.

Nota: O Uruguai é bem carinho hein?! Vivi com um príncipe em Buenos Aires e como um mendigo em Montevidéu.

Gostaria saber onde deixar carro em colonia sacramento para passar 2dias em buenos Aires…agradeço…

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.