Paisagem na janela: de Santiago a Mendoza de ônibus

Só no janelão

Relato de março de 2010

Hoje de manhã comecei finalmente a voltar pra casa. Aos pouquinhos. O primeiro passo foi voltar à Argentina, terminando a costura do zig-zag que venho fazendo há cinco semanas. Peguei um ônibus de linha em Santiago para Mendoza.

El boleto

Comprei a passagem pelo site da Andesmar, o único que aceitou meu cartão de crédito brasileiro. Ao chegar ao Terminal Sur (de onde saem os ônibus internacionais de Santiago) pude ver que continuam operando as lotações a Mendoza: taxistas ficam anunciando suas partidas nos corredores da estação.

Mendôça aí bôi xô!

Eu pensava que tinha comprado as poltronas da frente, mas a configuração do ônibus no site era diferente da vida real. Hmpf. Fiquei com uma vista lateral mesmo.

A janela esquerda também tem seu valor

Para quem faz a rota Santiago-Mendoza, o melhor lugar para sentar é o direito, para ver os Caracoles — a seqüência de curvas vertiginosas na subida final dos Andes. (A descida é bem menos acentuada.)

Caracoles!

Mas é da direita que se vê o Caracol

O lado chileno tem os Caracoles, mas a paisagem é mais bonita do lado argentino, com formações rochosas espetaculares — e uma linda represa de águas azulzíssimas quase no fim do caminho.

Do lado argentino

Do lado argentino

Do lado argentino

Do lado argentino

A única desvantagem de fazer esse trajeto de ônibus — com relação a fazer de táxi, de carro ou de excursão — é que não há paradas para tirar fotos. Todas essas fotos foram tiradas pela janela, com o bumba em movimento.

Foram 6 horas e meia de viagem (incluindo aí os 45 minutos perdidos na imigração, que funciona de maneira conjunta num posto só), mas a paisagem é tão bonita que não deu pra sentir.

Mais um cartão postal e eu tenho um treco!

Só tenho uma coisa a dizer. Depois de cinco semanas vendo cartões-postais e mais cartões-postais, se eu por acaso vir mais uma paisagem bonita, mas umazinha só, juro que eu surto :mrgreen:

Leia mais:

744 comentários

Olá!

Eu e minha esposa estamos planejando sair do Brasil (BH) com o seguinte itinerário: chegada em Santiago, alguns dias para conhecer a cidade, visita a vinícolas próximas a Santiago, busão ou táxi até Mendoza, alguns dias para conhecer a cidade, visita a vinícolas próximas a Mendoza, avião até Buenos Aires e retorno ao Brasil. Muita “viagem”? Algum sério inconveniente? Antecipo agrdmentos.

    Olá, Bruno! Chegar pelo Chile e voltar pela Argentina é um esquema que faz total sentido não só no seu roteiro (Brasil-Santiago-Mendoza-Buenos Aires-Brasil) como em vários outros, nos lagos, na Patagônia e na Terra do Fogo.

    Como você pode ler neste próprio post, há ônibus fácil entre Santiago e Mendoza. Há trânsfers privados, mas custam bastante caro.

Ola Ricardo,

Estou em Santiago e farei esta travessia, seguindo seus conselhos, na proxima segunda feira (07/03/11) de carnaval. Comprei a passagem de onibus na andesmar (tambem seguindo seu conselho). Agora me deu uma duvida… Este onibus pego e na rodoviaria central da cidade (terminal de buses santiago)?

Abracos,

Tiago

Ola boia que ótimas as suas dicas! ADOREI. Estou planejando minha viagem no final de abril 22 a 30 e o roteiro seria santiago – mendoza – santiago. Já estou com as passagens – voo tam.
Vc sugere quantos dias para cada cidade?
Moeda é melhor trocar peso ou aceitam o dolar / cartão?
Abs

Olá amigo, eu estou querendo fazer essa viagem de Santiago para Mendoza em julho, por acaso vc tem alguma informação a respeito de estradas interditadas neste período por causa da neve?
Estou com medo, pois já me falaram que nesta época de inverno as estradas fecham com frequência.

    Olá, Gustavo! Pode acontecer mesmo e você ter que mudar um pouco os seus planos!

Oi Ricardo, parabéns pelo site! Vou para Santiago em Abril e estou aproveitando muito suas dicas p/ organizar minha viagem.
Verifiquei que existem muitas opções no site da Andesmar na hora de comprar a passagem de Mendoza p/ Buenos Aires, mas vc sabe qual delas vai p/ a região próxima ao buquebus? Obrigada!

    Olá, Angelica! A estação central de Buenos Aires é o RETIRO. Marque qulquer outra, e você vai ter que descer no subúrbio…

Mas Ricardo, alguem sabe me dizer os números das poltronas que ficam na frente(andar de cima), pois logo após a terceira foto voce disse que pensou ter comprado a primeira, mas o layout do onibus no site não é igual ao real.

Grato

    Olá, Valdir! Seriam as primeiras, mas para ter certeza-certezíssima, entre em contato com a empresa de ônibus!

    Oi Valdir,
    as primeiras poltronas do piso superior são a 10, 11, 12 e 13. No piso inferior são menos poltronas porque os assentos são leitos (especiais). Mas esta informação só vale para os ônibus da empresa andesmar (saída às 7:30 de Mendoza) que eu utilizei em dezembro. Boa viagem!

Ola Ricardo

Vamos em 4 pessoas de Santiago a Mendoza em março, mas gostaria de saber os números das poltronas que devo comprar as passagens (Primeiras poltronas da Parte superior). No site da Andesmar, o layout dos assentos parece não estar de acordo, pois apresenta poucos lugares na parte inferior. Mandei um Email para Andesmar e não me responderam. Voce pode me ajudar?

OBS: A “Vanilza” “31 de janeiro de 2011 às 12:20” Disse que conseguiu comprar mas não informou os números das poltronas.

Grato

    Olá, Valdir! Você deve comprar as primeiras poltronas do andar de cima, pois têm janelas à frente e nas laterais!

Ricardo,

Estou indo em agosto para Buenos Aires com mais 2 casais, e iremos também passar 2 dias em Mendoza, posso fazer 3 perguntas:

1º Você nos aconselha a fazer a compra antecipada no site da ANDESMAR, ou compramos no Terminal Retiro em Buenos Aires?

2º Têm alguma dica de um agente de turismo que faça o serviço para visita nas “bodegas de vinho”?

3º A viajem de onibus até MENDOZA é muito cansativa?

Obrigado,

Ricardo
Gostaria de me hospedar em um lodge, dentro de um vinhedo em Mendoza. Conheço somente o Cavas Wine Lodge, mas o preço está meio salgado. Você conhece algum outro?
Bjs.
Vanessa

    Oi Vanessa,

    Alguém respondeu a sua mensagem sobre lodges em vinhedos? Parece fantástico! Eu não vi nenhum comentário em cima do seu. Vou acompanhar atenta. Gostei da ideia!
    Abraços,
    Erica

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito