Visto para Dubai: como solicitar o seu (dica da Natália)

Dubai

De viagem à China, a Natália e o marido decidiram aproveitar a escala obrigatória em Dubai para permanecer na cidade por três dias. Em geral, conseguir o visto de turista para os Emirados Árabes não é algo complicado – a Emirates ou o hotel se encarregam dos trâmites:

Viajando a turismo, com a Emirates

A companhia aérea emite online o visto para passageiros que permanecem em Dubai por um período entre 96 horas e 30 dias. Regras e restrições no site da Emirates.

Viajando a turismo, por outra cia. aérea

O visto deve ser solicitado ao hotel. Nem todos os hotéis de Dubai prestam o serviço. Informações e link para lista de hotéis no site da embaixada dos Emirados Árabes Unidos.

O caso da Natália era outro: ela precisava de um visto de trânsito. Se estivesse voando de Emirates, era mais fácil: a embaixada informa que passageiros da companhia que estejam em trânsito devem se dirigir ao Dubai Stopover Counter, dentro do aeroporto, para fazer a solicitação do visto. Mas, como voava com outra cia. aérea, cortou um dobrado até descobrir o que deveria ser feito. Conta pra gente, Natália:

Tivemos uma oportunidade única de ir para a China a trabalho. Eu e meu marido resolvemos incluir Dubai em nosso roteiro por conta das opções de passagem que estavam disponíveis na época em que decidimos ir (outubro/2012).

Voamos British Airways a partir do Rio de Janeiro. Fizemos escala em Londres e depois Dubai. Como as companhias aéreas eram diferentes entre Brasil-Dubai e Dubai-Pequim, resolvemos ficar três dias em Dubai.

Alguns despachantes me garantiram que não precisava tirar visto para os Emirados Árabes (EAU), pois eu iria ficar apenas três dias, e que chegando em Dubai conseguiríamos tirar diretamente na imigração do aeroporto (modalidade chamada visto de trânsito).

Decidi investigar sobre essa obrigatoriedade do visto diretamente com a Embaixada dos EAU. A primeira funcionária que me atendeu me deu uma informação desencontrada, pela qual eu somente poderia tirar visto de trânsito se voasse pela Emirates. E que voando por qualquer outra companhia aérea, mesmo que permanecendo por menos de 96 horas, teríamos que tirar um visto de turismo. Só que, para tirar um visto de turismo, o viajante deve solicitar que seu hotel seja um patrocinador seu (chamado sponsor). Assim, caso o seu hotel ofereça esse tipo de serviço (atenção, pois nem todos os hotéis o fazem), você deverá entrar em contato com o mesmo e enviar uma série de documentos, devidamente digitalizados, incluindo cópia do seu cartão de crédito. Os hotéis costumam fazer um bloqueio no seu cartão, que no caso do meu hotel era a importância equivalente a R$ 5.000 (por pessoa) e em dez dias eles arranjam seu visto. Esse bloqueio é tipo um seguro. Após deixar os EAU, o hotel determina o seu desbloqueio junto à operadora do seu cartão de crédito.
Estávamos viajando para a Ásia sem planejamento prévio, então a opção de tirar esse visto de turismo era impraticável, pois não tínhamos esse tempo disponível! Imaginem como fiquei tensa?!

Então decidi ligar de novo, em outro horário, para a Embaixada, e fui atendida por outra funcionária que me deu uma informação diferente! Que era mais benéfica para nós (pois preenchíamos os requisitos) e que foi ratificada, via e-mail, pelo departamento de imigração e turismo de Dubai. 

Assim, os requisitos para que brasileiros possam tirar o visto de trânsito são:

  • passaporte com ao menos 6 meses de validade e com ao menos uma página em branco;
  • passar entre 8 e 96 horas em Dubai;
  • Dubai não pode ser seu destino final (as passagens devem ser Brasil-Dubai-outro destino. Não podem ser Brasil-Dubai-Brasil e não incluir outro destino após Dubai) e as passagens devem estar devidamente impressas e em mãos;
  • não precisa voar Emirates para conseguir esse tipo de visto (nós, por exemplo, fomos pela British); e,
  • tem que ter os vouchers do hotel de Dubai em mãos.

Quando chegamos ao aeroporto de Dubai, nos dirigimos à sala número 1 no setor de imigração (ela ficará à sua esquerda). Você deve mostrar todos os documentos indicados, e o agente de imigração solicitará que você se dirija a um dos balcões da empresa Marhaba e lhe instruirá para dizer que você já passou pela sala 1 e que está tudo certo com sua documentação. Além da Marhaba, existe um balcão de outra empresa que faz o mesmo tipo de serviço, mas como eu havia lido sobre essa empresa no site dos EAU aqui do Brasil, achei melhor fechar com eles. Mas, querendo, a pessoa pode fazer uma cotação e ver qual empresa oferece esse serviço mais barato.

Após ver toda documentação já citada, a funcionária da Marhaba irá solicitar que seja pago um valor (que inclui a taxa de imigração e o pagamento pelos serviços dessa empresa). Pagamos um total de U$ 400 (total para mim e meu marido), e conseguimos tirar o visto sem problemas. Note que poderíamos pagar em dólar americano ou em dihram. Pagamos em dólar, porque era a moeda que tínhamos.

E foi tudo tranqüilo. Passamos os três dias em Dubai e fomos para a China sem problema algum.

Na volta de Hong Kong para o Brasil, tivemos que passar por Dubai novamente. Sim, nós compramos Brasil – Dubai – Brasil pela British, Dubai – Pequim pela Air China e Hong Kong – Dubai pela Qatar Airways. Pode não parecer a melhor das decisões, mas foi tudo de última hora, então foi o melhor (e mais em conta!) que eu achei na época!

Quando chegamos de volta em Dubai, vindos de Hong Kong, passaríamos quase quinze horas aguardando o próximo vôo da British que nos levaria de volta ao Brasil. Nos dirigimos ao setor de imigração, fomos à sala 1 que falei acima, e depois fomos para o balcão da Marhaba para resolver o que precisávamos fazer (a idéia de ter que pagar outro visto, sendo que nem sairíamos do aeroporto me causava arrepios!). Chegando lá, expliquei a situação e a funcionária informou que não iríamos precisar tirar outro visto (até porque o terminal do próximo embarque era o mesmo!). Então só precisaríamos pagar uma taxa de U$ 85 para que um funcionário da Marhaba retirasse nossa bagagem (pois a esteira de bagagens era após o setor de imigração e nós não precisamos – nem poderíamos, sem um visto! – passar por ele) e despachasse diretamente com a British. Fiquei imensamente desconfiada e com medo de nossas malas não chegarem… mas tive que confiar… era isso ou tirar outro visto (que sairia muito mais caro, pois a Marhaba iria providenciar um hotel para justificar nossa estadia de 15 horas e que sequer usaríamos, pois não sairíamos do aeroporto)!

Fiquei mais do que feliz quando vi minha bagagem na esteira do Galeão aqui no Brasil! Pois é, mesmo parecendo um processo incomum e inseguro, a empresa é séria e funcionou perfeitamente conosco!

Obrigada pelo relato, Natália!

Leia mais:

111 comentários

Estou Em Panico,Meu Nsmorado Comprou A Passagem Para Dia 19/06 Agora Sendo Que Nao Tirei Nenhum Visto Porque Eu Vou Ficar Em Dubai Apenss 45 Minutos De Conexao E Ele Disse Que Vou Tirar La Em Outra Idade Dos Emirados. Eu Preciso Apresentar O Visto Aqui No Brasil Antes De Viajar Ou POsso Tirar La No Aeroorto?

Vou ficar menos de 5 horas em Dubai, vou precisar de visto de trânsito ,pra menos de 24 horas?

    Olá, Fabiane! Se você não vai sair do aeroporto, não precisa de visto.

Boa noite pessoal,

Estou com uma situação um pouco confusa também, tenho 2 questões.

Viajo SP-DUBAI pela Qatar, depois de duas horas pego um voo da Emirates para o Paquistão. Pergunto, (1) mesmo ficando apenas 2 horas, o fato de mudar de terminal me obriga a tirar um VISTO?

Na volta do Paquistão, ficarei 95 horas antes de pegar o voo de volta para o Brasil ( A volta da Qatar). Neste caso, (2) posso tirar um transit visa mesmo que eu esteja voltando para minha origem?

Grato!
Tiago

    Olá Bóia. Neste caso eu posso desembarcar, passar pela IMIGRAÇÃO,pegar minhas malas e mudar de terminal e embarcar novamente sem precisar de visto? (conexão < 8 horas)

    Grato.

    Olá, Tiago! Se a sua passagem é vinculada, você não passa pela imigração. Muda de terminal pela área de trânsito internacional.

    Mas veja: o melhor é esclarecer com a cia. aérea para ficar tudo preto no branco e documentado.

Oi Natalia,

Meu nome é Cristiane sou Consultora do GuiaemDUBAI.
Gostei muito do seu relato, muito bem explicado quanto ao visto, parabéns!!! Bom… como recebemos muito emails de pedido de visto para os Emirados Árabes, gostaria de deixar aqui no seu site o nosso contato para quem precisar de ajuda com o Visto de Turismo, o qual podemos providenciar através da Operadora Atlanta Tourism, bem como oferecer os nossos serviços de Tours com Guias profissionais em língua portuguesa em Dubai/Abu Dhabi e qualquer outra cidade nos Emirados.

Então, quem quiser conhecer um pouquinho mais do nosso trabalho visite o nosso site: http://www.guiaemdubai.com ou nos envie um email: – [email protected]

Quem quiser conhecer também um pouco mais sobre o Aeroporto de Dubai, leia o site do Diego… tem uma ótima descrição dos terminais: https://www.meusroteirosdeviagem.com/2013/03/aeroporto-de-dubai-emirados-arabes.html
Abs, Cristiane

Como prometi, trago o último capítulo da novela.
Informações obtidas junto à Embaixada do Qatar e com o Serviço Consular Brasileiro deixaram a conclusão de que é mesmo impossível obter visto para um turista brasileiro com mais de 60 anos.
As exceções são para aqueles que residem em um país isento de visto, para quem vai a trabalho (a empresa contratante se responsabiliza), ou para quem vai a convite de um residente no Qatar (o anfitrião se responsabiliza).
Um brasileiro que chegue ao país sem ter obtido previamente seu visto poderá ser deportado.
Muito estresse para um benefício discutível. Afinal, Dubai e Abu Dhabi suprem com louvor a curiosidade por um país de cultura árabe.
Resta saber se essa regra vai permanecer até a Copa do Mundo de 2022…

Pessoal, obrigada pelo apoio.
Mas, só pra registrar q ainda não desisti!
Estou tentando todos os possíveis caminhos: cia. aérea, Embaixada, outro hotel, etc.
Seja qual for a conclusão, volto aqui pra relatar.

    Boa sorte Mary, assim como o pessoal, isso é uma atitude ridicula do Qatar.
    Aliás, tem visto associado a hotel e não ao país é outro erro incabível do Qatar, quando fui pra lá, queria visitar o interior do país, mas acabei não podendo, pois as restrições do visto não me permetiria.
    Outra coisa que odeie é que os preços do visto não são fixos, cada hotel te dá um preço uma restrição, fique de olho nisso… Contei sobre minha experiência nesse post: https://www.mikix.com/visto-catar-para-brasileiros/
    Boa sorte e nos mantenha informados 🙂
    abs

    Oi, Mirella,
    Q pena q só li seu post agora!
    Qdo comecei o processo fui direto escolher um dos hotéis “credenciados” pela Qatar, sem imaginar q cada um teria sua própria ver$ão para conceder o visto.
    Acho q estou na fase de insistir só pra ver até onde vai a novela. É uma exigência tão sem sentido, q me dá a sensação de q em algum momento vai surgir um ser pensante, e ele vai reverter o caminho, ou, no mínimo, explicar com lógica os motivos para essa regra.
    Metade da empolgação já ficou pelo caminho…
    Dou notícias! Bjcs

    Mary,

    em 2010 eu fiz uma longa conexão no aeroporto de Doha voando Qatar. Acima de 8 horas de conexão, eles garantiam transfer, alimentação e acomodação em um hotel da “rede” de cia aérea.

    Nesse caso, ao desembarcar, me dirigi a um balcão da própria cia aérea – localizado ainda na “área de trânsito” – que em alguns minutos emitiu o visto de trânsito e o voucher com a reserva do hotel (no meu caso, o Oryx Rotana Hotel). Em seguida, apresentei tudo na imigração e não tive problemas pra entrar no país. As malas foram direto para o outro voo e fiquei só com a bagagem de mão, mas foi ótimo pra relaxar.

    Na ida, a conexão era menor e como não saí do aeroporto, não foi necessário passar pelo procedimento de visto. Do desembarque, fiz imigração “para dentro” do próprio aeroporto.

    Na época, o aeroporto era fraco, com um grande free shop, um lounge e poucas opções de entretenimento.

Riq, Bóia e tripulantes,
Alguém pode me ajudar a encontrar uma solução para obter visto para o Catar?
Sei que o procedimento normal é solicitar que o hotel reservado providencie o visto. Eu mesma fui atendida com esse procedimento há uns 2 ou 3 anos.
Mas, ao pedir que o hotel providenciasse o visto para a viagem da família no Natal, a resposta foi de que o Catar não concede visto para pessoas com mais de sessenta anos.
Vocês sabem se existe alguma exceção à essa regra? Alguma alternativa além de alterar o roteiro da viagem?
Agradeço qualquer ajuda para solucionar a questão.
Mary

    Olá, Mary! Vamos pôr a pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

    Mary,
    Pelo seu relato pude entender o motivo da negativa do visto ao meu pai ano passado, pois nada foi esclarecido. Ele tem mais de 60.
    Ainda que cada país tenha a sua soberania para conceder ou negar vistos, considero infeliz a atitude deles.
    Não tem cabimento negarem visto a um turista com passagem de ida e volta; condições de custear a viagem; e seguro saúde contratado.
    Só para ilustrar melhor, ele com comprovação de renda teve negado o seu visto (agora sabido pela idade); já a minha mãe, que não tem como comprovar a renda, mas tem menos que 60, aceitaram.
    Vai entender.
    Espero que até a Copa de 2022 eles mudem os critérios.
    Desculpe o desabafo!
    Sugestão, altere o roteiro.

    Gente, não sabia dessa história! Mas que absurdo, imagina na Copa! Aposto que vai rolar uma pressão da Fifa pra mudar isso pelo menos na época da competição.

    Não é a primeira vez que escuto relatos dessas restrições de idade no Catar. E pelo que sei realmente não há muito o que ser feito, a não ser mudar a viagem… Infelizmente a Qatar não possui uma estrutura de emissão de vistos (como acontece com a Emirates e Etihad), o que poderia facilitar alguma contato com a cia aqui no Brasil.

    Mesmo assim voce ainda quer ir ao Catar? A regra e’ deles e voce tem a opcao de ir ou nao ir. Esqueca procurar uma “alternativa” ou excessao a regra, perda de tempo e dinheiro. Boa sorte.

    Mariana,
    Se eu soubesse disso antes, certamente teria abandonado a idéia de estar no Catar.
    Mas como nunca tinha ouvido falar nisso, as passagens de 5 pessoas estão emitidas! A alteração, ou seja, eliminar Doha do roteiro, só é possível mediante o pagamento de multa…
    Melhor aguardar pra decidir.

    Absurdo!!!
    Imagino que o problema também passa por quem faz conexão lá!!! Confere?
    Meu pai anda com planos de ir para a Austrália. Existem voos com conexão lá?
    Boa Sorte, Mary

    Nossa, Mary, que absurdo!!! Nunca imaginei algo assim!

    Vladimir, vou passar por Doha agora em dezembro indo para a Ásia pela Qatar. Sem stopover, mas com conexão de 11 horas na ida para Hong Kong e 10 horas na volta de Bangkok. O site da Qatar é super confuso sobre visto de trânsito, diz que conexões acima de 8 horas exigem visto, mas depois de 25 minutos para conseguir falar no atendimento ao cliente me explicaram que para brasileiros não é necessário visto de trânsito para conexões de até 24 horas.

    Para o stopover é um pouquinho pior. Eu emiti as passagens por milhas (75000 cada perna na business pelo Smiles com um mês de antecedência), mas o stopover não é permitido com milhas. Como quem deve providenciar o visto é o hotel (a Qatar não faz o serviço como a Emirates para Dubai), ficaria difícil sair do aeroporto. Mas se você compra o stopover com eles, então eles providenciam tudo (e se a conexão for maior do que 12 horas, você tem direito a hotel e transfer bancado por eles inclusive na econômica). Minhas duas conexões são à noite, então desencanei de Doha e vou relaxar no lounge que dizem que é bom. Mas o atendimento da Qatar não chega aos pés da Emirates…

    Oi, Vladimir,
    A Qatar voa de SP pra Australia com conexão em Doha, mas existem diversas outras alternativas.
    Por exemplo, a Emirates, com saídas de SP e do Rio, voa pra algumas cidades da Australia com conexão em Dubai, e é uma ótima opção.

    Valeu, Renata e Mary!!!
    Conversei com ele e falei dessa situação!
    Vamos em Frente!

bom dia
Eu sou dilma varela nacionalidade cabo verdeana vivo em lisboa tenho residençia permanente,queria passar 5dias de ferias no dubai em dezembro,gostariade saber quais sao os documetos necessario para pedir o visto de ferias.

obrigado(a) bom dia

    Olá, Dilma! Somos um blog do Brasil, infelizmente não sabemos como são os procedimentos a partir de Portugal.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito