Em Maceió, siga a Lu Malheiros

Vista do restaurante Vila Chamusca. Foto: Lu MalheirosNeste verão, a Lu Malheiros do Dividindo a Bagagem voltou à cidade onde passou muitas férias na infância: Maceió. E trouxe de lá pelo menos três dicas quentíssimas, que não costumam fazer parte dos roteiros tradicionais. Uma dessas dicas é a confirmação de que o bar Hibiscus, em Ipioca, é tão bacana quanto eu tinha achado, há dois anos. A outra é que ali perto encontra-se o complemento perfeito para a tarde no litoral norte de Maceió, com um almoço com vista no Vila Chamusca. E a terceira é uma hiperdica no departamento da baixa gastronomia, que só quem é local pode dar: o pastel autêntico d’O Pastel Chinês. Siga a Lu e se dê bem:

Maceió no Dividindo a Bagagem, por Lu Malheiros:

Pegando praia no Hibiscus, em Ipioca

Almoço com vista: Vila Chamusca, nos Altos de Ipioca

Maceió: que tal um pastel chinês original?

Leia também:

Todas de Alagoas no Viaje na Viagem

164 comentários para “Em Maceió, siga a Lu Malheiros”

  1. Ajudinha dos universitários :
    Minha sobrinha casa em outubro e precisa de indicação de um hotel
    na Ponta Verde para passar uma noite antes de seguir para a rota ecológica.
    O mais bem localizado que conheço é o Maceió Mar , mas estive lá a mais de 10 anos .
    Vcs tem alguma sugestão ?

    1. O Maceió Mar tá com painéis na fachada enaltecendo Deus.

      O melhor hoje em Ponta Verde (do lado mais chique do bairro) é o Ritz Plazamar, que foi todo renovado.
      http://www.ritzplazamar.com.br/

      1. Gracias Riq !
        PS- A lua de mel está dividida meio a meio entre BAires e a Rota
        :lol: :cool:

        1. Sylvia…manda ela pra Rota. Passei a honeymoon lá e adorei…

  2. Sylvia, o Maceió Mar está bem derrubadinho, pela localização merecia uma repaginada total. O Radisson está novinho e tem ótima localização 9mais caro), se for apenas para passar a noite e seguir para a Rota, tem o IBIS (mais barato).

    1. Obrigada Rosa , já reenviei teu link .

  3. Olá!
    Gostaria de uma ajuda da tripulação: estou indo na primeira quinzena de setembro pro Nordeste por cerca de 15 dias, com minha filha pequena e meus pais. Estive pensando em ir a Maceio, q não conheço e João Pessoa, onde estive este ano e gostei muito. Minha duvida seria Maceio – Joao Pessoa ou o contrario? Sera q da p fazer esse deslocamento de carro alugado ou melhor avião mesmo? Obrigada

    1. Não há vôos diretos; você vai precisar fazer conexão ou em Salvador ou em Brasília.

      Veja se a Unidas ainda está com a promoção de isenção de taxa de retorno para devolver o carro em outra cidade.

    2. Fernanda,
      Como o Riq falou, de avião é complicado.
      Eu começaria por João Pessoa. Acho Maceió mais interessante e, por isto, deixaria por último.
      Abs,

  4. Estou saindo de férias com marido e filho de um ano dia 1º de setembro/2010. O roteiro inclui: Porto de Galinhas, Maragogi, Maceió e Bahia (Praia do Forte, Morro de São Paulo e Itacaré), saindo de Brasília, de carro. Em Porto ficaremos na Pousada Colibri do Porto, mas queremos dicas de “comes e bebes”, porque não conhecemos a região. O mesmo vale para Maragogi, onde ficaremos na Pousada Olho D’Água.

    Alguém tem dicas “BBB” (boas, bonitas e baratas)??

  5. Viajo para Alagoas no dia 25/09 e ficarei por 9 dias na Pousada Cote Sud. A princípio fiquei em dúvida entre esta pousada e a do Patacho, decidi-me pela primeira pelas referências. Tenho apenas duas dúvidas:
    1- seria realmente necessário aluguel de um veículo para aproveitar a região?
    2 – Além da própria pousada encontro boas referências para o almoço em locais próximos?

    1. Eu recomendo carro para quem está em Maceió, que é o assunto deste post.

      Na Rota só recomendo ter carro para quem está fazendo a costa inteira de Pernambuco e Alagoas nesta viagem. Estar de carro na Rota é contraproducente porque leva você a rodar, “conhecer”, e esta não é a grande experiência da Rota. O negócio lá é descansar e aproveitar as pousadas.

      Perto da Côté Sud você vai poder almoçar no Enildo, à beira-mar, e nas pousadas da Amendoeira e do Caju. Nas pousadas é preciso reservar antes.

  6. Oi, Lu, Riq e todos! Gostaria de ir na minha lua de mel na segunda quinzena de outubro pra Rota. Porém, está quase com preços de Caribe! Por isso, gostaria de pedir sugestão de hotel/pousada legal pra lua-de-mel em Maceio mesmo.. Obrigadão a todos!

    1. Ritz Plazamar, Radisson, Ritz Lagoa da Anta, Salinas de Maceió, Brisas Tower, Village Barra em Barra de São Miguel (ala nova).

      Pousadas em conta na Rota: Côté Sud, Pousada do Caju (apartamentos, não chalés), Riacho dos Milagres, Pousada do Sonho.

      Atente para o fato de que o jantar está incluído na diária da maioria das pousadas na Rota.

      E que o Caribe, nesta época, está de graça porque é a época mais chuvosa, com possibilidade de furacões (menos em Aruba e Curaçao, onde é apenas a época chuvosa).

  7. Ricardo, eu fico emocionada com o quanto és solícito! Eu até cogitei Curaçao (é uns 1500 dol cada) mas isso de época de chuvas me assusta! Tu preferirias ir em época de chuva pra lá do que ir pro Nordeste? Enfim, sempre agradecida pelas dicas!

    1. As chuvas em Aruba e Curaçao não assustam, dificilmente se perde um dia de praia — mas nos outros meses é sol o tempo todo.

      São experiências bem distintas. Nenhuma é fria. Não posso decidir por você.

  8. Obrigada, Riq! As tuas opiniões são ouro, principalmente para quem viaja pouco e tem que tentar acertar ao máximo! Acho que optarei por Maceio ou Rio, em hoteis legais e terei uma lua-de-mel legal. Voltarei para contar depois, como fiz com minha estada na Beijo do Vento em Arraial dAjuda que foi (ótima) dica sua. Abraço.

  9. Oi pessoal. Não existe alguém mais indecisa do que eu rs.
    Eu gostaria muito de conhecer maragogi, mas estou achando que ficar la uma semana, vai ser demais. Assim, pensei em ficar em maceio mesmo, e alugar um carro, e conhecer as praias da região e ficar só um dia em maceio. Tem ocupação para uma semana? Além de maragogi, quais as outras praias onde eu poderia visitar e passar o dia?
    Abraços e obrigada

  10. A única das pousadas que parece pe na areia pelo site das pousadas, parece ser a do Sonho.. Seria uma impressao errada? E fazer três dias em alguma pousada da rota (ate a Beijupirá q tem diária a 340) e quatro dias em Maceio seria um mix interessante? (caso alguém tenha alguma opiniao…)

    1. Todas são pé na areia. A única que não está exatamente na areia é o Caju, que está a cinco minutos de caminhada (mas sem nenhuma construção entre a praia e a pousada).

      Note que Beijupirá e Borapirá não têm jantar incluído.

      Se misturar Maceió e Rota, termine na Rota.

  11. Alguém conhece o Hotel Ritz Lago da Anta Urban Resort ?

  12. Oi, Riq!! Há tempos deixei um comentário no post da Rota Ecológica.
    Estou com uma dúvida parecida com a da fabi c, mas o elogio é o mesmo: sua postura solícita é admirável!! Nessa blogosfera é muito complicado conseguir manter diálogo com os blogueiros mais notórios. Só tenho a indicar seu blog à todos!
    Mas voltando a dúvida… penso em sair de SC dia 13 e chegar à tarde em Maceió. Gostei muito da região de Ponta Verde e, pelo site, gostei do hotel homônimo ao bairro ( http://www.hotelpontaverde.com.b r). O que você acha? Parece que foi feita uma reforma enorme e ele está muito bacana. O que mais gostei foram os janelões e os restaurantes. Não quero nenhum resort, pois a intenção em Maceió é ficar no hotel apenas para dormir.
    Antes mesmo de ler seu comentário, pensei e ficar por lá até dia 19, divertindo-me em passeios, curtindo feirinhas, restaurantes, atividades etc, e depois seguir para a Rota Ecológica e ficar por lá até dia 21. O que achas da Pousada Patacho? O site é lindo e combina muito comigo e com meu noivo, mas… as aparências podem enganar muito.
    Caso eu não me interesse por fazer as refeições na pousada, há opções locais?
    Como ir de Maceió até a Rota Ecológica? E depois precisarei retornar à Maceió ou tem outro aeroporto mais perto?
    Ficarei no aguardo. Perdão pelo extenso comentário!!

    1. Faz tempo que não visito o Ponta Verde. Se você conseguir um quarto vista mar, vai ser bacana.

      O Ritz Plazamar está num ponto mais bonito de Ponta Verde e também foi reformado há pouco. http://www.ritzplazamar.com.br/

      A Pousada Patacho é hipersupercharmosa. Eles arranjam um transfer desde Maceió (2h). Você pode voltar por Recife também (3h).

  13. Ah.. esqueci de dizer que estarei em lua de mel e que o mês é dezembro! rs,rs!

  14. Ingrid, estarei com minha família em Maceió no período de 04/12 a 12/12 e, se me permitem, gostaria de sugerir o Hotel Brisa Tower ( http://www.hotelbrisatower.com.br ). Foi a melhor opção para as minhas necessidades e bem conceituado, além de novo… entretanto, fica em Jatiúca.

  15. Fabio, por que “entretanto, fica em jatiúca”? Achei o site bem legal, parece um hotel super bom e não fica perto do Meliá? Acho q a localização é bem boa..

  16. É que ela estava procurando algo na Ponta Verde… :)

  17. Ingrid,
    O Hotel Radisson tb e muito bom, e novo tb.

  18. Gente, quero muito conhecer maragogi, em especial, a praia do mangue (eu acho que é esse o nome) onde esta o resort miramar, entretanto, estou pensando em ficar em Maceio mesmo para conhecer as outras praias como por ex, a praia do francês, do gunga, Japaratinga, São Miguel dos Milagres, Barra de São Miguel.
    A pergunta é: será que consigo conhecer esses lugares sem ter que alugar carro? com pacotes, por ex? É que meu marido, ao contrário da maioria dos homens, não tem muita noção de direção rsss, e sempre acabamos nos perdendo. Não quero passar por isso, quero sucego rs. Será que consigo ir até esses lugares, principalmente a praia do mangue?

    1. Talvez você esteja querendo sossego, com “o” e dois “s”.

      Se você for de pacote, vai poder comprar passeios para todos os lugares. Mas não acredito que ofereçam passeio às praias do norte de Maragogi, só ás galés.

      É muito fácil andar de carro. A viagem bate-volta a Maragogi, no entanto, é muito puxada. Não vale a pena dirigir duas horas e meia para ir à praia quando há tantas bonitas em Maceió e nos arredores.

  19. Rsss. Desculpe-me pela gafe.
    É que tenho adoração por praias de mar bem azul e calmo, então, não consigo me imaginar indo para Alagoas e não conhecendo essa praia do mangue. Será que então, fico uns 5 dias em Maceio e mais uns 2 ou 2 no resort Miramar? Você acha que é uma boa combinação?
    E obrigada pela ajuda e dica que nos proporciona.

    1. (…)2 ou 3 dias no resort Miramar (…)

    2. Sim, estando em Maceió e querendo fazer qualquer coisa em Maragogi minha recomendação é pernoitar por lá.

  20. Fabio, o Brisa Towers q recomendaste nao tem a piscina muito pequena? Achaste muito longe da regiao de Ponta Verde? Estou em dúvida entre o Ponta Verde e o Brisa Towers..

    1. Nenhum dos dois tem piscina à la resort, Fabi. Para curtir piscina de verdade em Maceió você deve escolher entre Jatiúca, Ritz Lagoa da Anta e Atlantic Suites.

  21. Complementando, cogitava o Ritz Lagoa da Anta mas nao sei se vale o upgrade vale quase mil reais a mais.. Abraço a todos..

    1. Eu gosto muito do Design Floor do Ritz Lagoa da Anta, mas é mais caro mesmo.

  22. Pois é, os quartos mais simples não sao muito legais, conforme as fotos, pelo menos para justificar mil reais a mais e nao estar em ponta verde ou em outro legal tb.. Nem sei se entendi direito onde fica essa praia..

    1. Fica na continuação da Jatiúca. O Ritz Lagoa da Anta é vizinho do Jatiúca. A diferença é que o Jatiúca é pé-na-areia (o único da cidade), e há uma avenida entre o Ritz e o calçadão.

  23. Fabi, a estrutura do Ritz é bem melhor do que a estrutura do Brisa Tower… são propostas diferentes… o que ouvi falar (e até pesquisei em alguns jornais de Maceió) é que o bairro Cruz das Almas está abandonado pela prefeitura. Até foi assinado um projeto, em 28/06, para revitalização do bairro ( http://www.bairrosdemaceio.net/site/index.php?Canal=Noticias%20da%20Cidade&Id=510 ) mas, pelo que tenho lido, nada foi feito até agora. Portanto, se quiser utilizar a estrutura do resort e não sair à noite, sob o risco de ser assaltada, este é o local. Porém, se quiser sair e conhecer novos lugares (minha proposta!), esta é a alternativa. Poderá pegar estes R$ 1.000,00 e fazer belos passeios!

    1. Fábio, o Ritz está no comecinho de Cruz das Almas, colado à Jatiúca (é vizinho do resort Jatiúca). Ninguém precisa “andar” pelo bairro, então não há perigo. Como não há vida social no entorno do hotel (nem dos outros hotéis da praia, estes sim localizados em Cruz das Almas propriamente dita, o Reymar e o Matsubara), o normal é sair de táxi ou de carro alugado. As corridas são curtas e baratas.

      Não estou entrando no mérito se vale ou não o investimento a mais — isso tem a ver com o orçamento de cada um — mas não oriente suas férias pelo noticiário local dos jornais em lugar nenhum. No noticiário local (e na CNN…) sempre é pior.

  24. Muitíssimo obrigado pelas dicas, Riq! :)

  25. Queridos, obrigada pelas dicas e brevemente irei parar de incomodá-los… Estou quase chegando a uma conclusao para a lua-de-mel e estou entre Radisson e Ritz Lagoa da Anta (quarto standard)… Amei os quartos do primeiro, e a estrutura do segundo. To quase fazendo uni-duni-tê! ;-)

  26. Riq!!! Promoção do smiles prorrogada, acho q vou ter upgrade na lua-de-mel e vou me informar sobre os preços do “teu” “design floor” do Ritz!!! To bem feliz!

  27. Só do smiles? Ainda não consigo comprar pela Tam! Somente com 03 meses de antecedência para vôos nacionais e 06 meses para intls. :(

  28. Fabio, já comprei, foi bem fácil… Muito boa a promoção.

  29. Não consigo comprar pelo Tam Fidelidade ainda!!! :(

  30. Fabi, não recomendo o Ritz Lagoa da Anta em termos de localização. A praia em frente é bastante feia, não tem calçadão para você fazer um passeio e a noite não há iluminação na orla.
    Agora se você pretende ficar apenas dentro do hotel, curtindo piscina e o quarto, tudo bem.
    Mas o bom de Maceió é você sair a pé para passear na orla, tomar uma água de coco ou apenas apreciar a paisagem. Isso você não vai fazer no Ritz.
    Em minha opinião, ficaria no Maceió Mar, Radisson, Atlantic ou Brisa Tower.

  31. Queridos: entre Atlantic e Jatiúca “resort”. O que vcs acham?

    1. Fabiane, não conheço nenhum dos dois. Mas em evento a trabalho recentemente, duas colegas ficaram no Atlantic e acharam que estava muito derrubado, com infiltrações e pouca manutenção.

      Eu me hospedei no Radisson, na Pajuçara, e foi maravilhoso. Hotel novinho, serviço 10, localização ótima.

      Estando na cidade,não deixe de ir no Pontal da Barra,onde tem bom artesanato com preços bem legais.

  32. Fabiane,

    São hotéis de conceito diferente : o Atlantic é um hotel, o Jatiúca um resort.

    Atlantic : boa localização, perfeita para caminhar no calçadão sem maiores estresses, quartos bons, restaurante mais ou menos, mas bons restaurantes ao redor, piscina pequena e às vezes com lazer irritante.

    Jatiúca : localização boa (ainda que existam registros de assaltos à noite), quartos bons, restaurante mais para mais do que para menos, boas opções de lazer.

    Acho que se você quer mais descansar do que passear, o Jatiúca seria uma opção melhor. Se quiser aproveitar Maceió e os entornos, o Atlantic fica melhor.

  33. Adri e Adolfo, infelizmente nao consegui o Radisson e as opçoes são essas mesmo.. Pelos comentários vcs vao acabar com minha angústia da escolha e fico no Jatiúca.. Que afinal, nao é tao longe do Atlantic e a localização no fim é parecida (pro bom e pro ruim, já que havendo ou nao poluição na praia.. não deve ser tao diferente .. ) Bjs, vcs, como a grande maioria dos leitores do site são pessoas solícitas e queridas ao cubo!

  34. Fabiane, apenas para reforçar sua escolha: estive no Atlantic em março e tive tantos problemas que consegui, inclusive, a devolução do dinheiro da reserva. O hotel estava todo muito sujo – e olha que eu não sou das mais frescas…o pior é que todos os funcionários pareciam achar que aquilo era normal.

  35. Ricardo, estou indo para Maceió em Janeiro (2011) e ao ver os comentários, fiquei na dúvida ao fazer a escolha do hotel, considerando tão somente a localização (bairros). Tenho duas opções: Ritz Lagoa da Anta ou Radisson. Gosto de conforto, portanto, a 1ª opção é melhor. Mas, o Ritz fica em local perigoso? É ruim o acesso? Se você fosse para Maceio ficaria em qual hotel? Obrigada desde já e parabéns pelo site, é muito bom!

    1. Tb estou querendo ir para maceio em janeiro… tb queria ir no Ritz mas náo abro máo de uma linda praia , entao eis a duvida heheheh

    2. Os dois são confortáveis. O Radisson é mais novo. O Ritz tem mais estrutura, porque é um resort urbano. E um andar adorável, o Design Floor.

      Não posso escolher por você.

      Por favor leia a nova página exclusiva de Maceió no site: http://www.viajenaviagem.com/brasil/maceio-ricardo-freire .

  36. Alguem que se hospedou no Jatiuca Resort poderia dizer se as acomodações são novas e confortáveis? Qual a melhor praia para se hospedar e ficar perto dos melhores restaurantes e barracas durante o dia? Do Ritz Lagoa da Anta dá para ir a pé pela orla para alguma praia boa? Se positivo, qual?

    1. A melhor praia e as melhores barracas estão no lado sul (central) da Ponta Verde.

      Os melhores restaurantes estão na Jatiúca, mas um pouco espalhados.

      De dia dá para ir do Ritz Lagoa da Anta pelo calçadão até a Jatiúca. O Ritz é vizinho do Jatiúca. De noite é que é recomendável tomar táxi.

      Vou colocar a sua pergunta sobre o Jatiúca no Perguntódromo.

      Por favor leia a nova página de Maceió no site:
      http://www.viajenaviagem.com/brasil/maceio-ricardo-freire

  37. Eu estive no Jatiúca em 2006 e gostei muito. As acomodações eram bem confortáveis, comida boa e ao lado tem uma praia bem legal. É muito próximo do Ritz que tem acesso à praia também. O problema é que eles são um pouco distantes da maior parte da muvuca, se é isso que você procura. Mas nada que uma (pequena) corrida de táxi não resolva.

  38. Sula, se você procura uma boa praia, fique em Ponta-Verde. O Ritz Lagoa da Anta fica na Praia de Cruz das Almas, que é muito feia e abandonada.
    Minha sugestão é o Hotel Ponta-Verde, Ritz Praia e Ritz Plazamar.

  39. Fiquei no Jatiúca há cerca de 2 anos. Pelo menos o que eles chamam de apart estava super novinho, parecia ter sido recém-reformado. O café da manhã era excelente e não cobraram estacionamento, caso você queria alugar um carro.

  40. Olá, estarei saindo de viagem para Maceió dia 19/11/2010 e ficarei uma semana hospedado no Brisa Towers, gostaria de receber alguma dica de passeios e lugares a visitar, sou do Paraná e nunca foi ao Nordeste, o que vcs me aconselham?

  41. Estive em Maceió na semana passada e fiquei hospedada no Hotel Radisson. O hotel é excelente. Agora queria algumas dicas de hospedagem no Rio de Janeiro.

  42. Ricardo, iremos (eu, meu marido e minha filha de 8 anos) para Maceio pela primeira vez na semana que vem e ficaremos no Village Pratagy por apenas 5 dias e gostaria de algumas dicas dos lugares que não posso deixar de visitar,

    1. Olá, Marcia! Veja as dicas do Comandante na página de Maceió! http://www.viajenaviagem.com/brasil/maceio-ricardo-freire/

  43. Olá!
    Antes de tudo quero parabenizá-los pela imensa paciência com os leitores (me incluo) que deixam passar posts anteriores e fazem a mesma pergunta. E principalmente por atuarem como agentes de viagem free!!
    Agora, a dúvida:
    Estou a caminho de Maceió para apresentar trabalho no Congresso Brasileiro de Enfermagem que será em outubro (3 a 6), ainda não sei em qual desses dias será minha apresentação, fora ela e o primeiro dia que concentra conferências ótimas pretendo flanar por lá…
    Chegaremos dia 1 de outubro e já reservei o Ritz Lagoa (com base nas indicações do blog) e serão duas diárias no design floor (por isso só 2 dias) nos quais pretendo curtir o hotel e relaxar.
    Para os outros dias pelo que li dos posts não está valendo tanto a pena ir a Maragogi (longe e cansativo) e nem ao Gunga e Francês (sujeira, etc…) e a Rota Ecológica está muito bem cotada. Estou bem interpretando?
    Enfim…
    Considerando o que há na rota é possível com um carro alugado ir passar o dia curtindo e retornar a Maceió só para dormir?
    - Ainda não pensei num roteiro, depois vou fazer uma lista ao ler mais atentamente os posts sobre a rota
    O hotel que reservei para dormir foi o Ritz plazamar, também com base na indicação do blog.
    Outra pergunta é quanto a lugares para ir a noite em Maceió, o Wankacho parece ser parada obrigatória, mas fora ele que outros restaurantes para um jantar a dois? E fora a comilança, onde mais um casal que gosta de música ao vivo e um chopp bem gelado pode ir?

    Abraços!!

    Ká.

  44. rss!! Troquei as bolas… corrigindo, onde está Wankacho leia-se Wanchako…

    1. Olá, Karyme! Por favor não duplique perguntas em posts diferentes.

      Respondemos aqui:
      http://www.viajenaviagem.com/brasil/maceio-ricardo-freire/comment-page-4/#comment-152678

  45. Fizemos exatamente como vc nos indicou: Seguir a Lu em Maceió! O Hibiscus é ótimo e a praia a melhor que já fui. Almoçamos no Vila Chamusca. Uma delícia! A “chef” uma simpatia. Foi ate nossa mesa e na conversa nos sugeriu a sobremesa – Pudim de Tapioca com Calda de Rapadura – o verdadeiro paraíso! Meu filho, um tempinho depois ligou para ela disse q tinha adorado e queria fazer no Natal (fomos em dezembro 2011). E não é que ela deu a receita e foi um sucesso? Maceió é tudo, (não conheço Fernando de Noronha) , mas olha que passei o reveillon em Curaçao (tb seguindo suas orientações). Obrigada! Um abraço e um ótimo 2012 para todos vcs que nos proporcionam ótimas viagens!

    1. Obrigada,

      So agora vi os elogios, Obrigada e voltem quando puder.

ATENÇÃO:
Antes de perguntar, veja se a dúvida já não está respondida no texto. Perguntas redundantes e comentários em maiúsculas serão apagados. Obrigado!