Bariloche sem neve: bonito de todo jeito

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Vista do Cerro Campanario

Esta é a minha primeira vez em Bariloche. Nunca vim pra cá antes porque não tenho toda essa fascinação por neve, não (já basta a que tenho com praia). E de livre e espontânea vontade nunca viria  na muvucona máster das férias de inverno (OK, talvez um dia tenha que fazer isso pra registrar aqui no site).

De todo modo, há muito tempo tenho lido e ouvido que a região é linda o ano inteiro. E que depois que a neve derrete (ou antes que ela volte) fica mais gostoso curtir a região. Aproveitei esse finzinho de verão patagônico para fazer o tira-teima.

Vista de um ponto panorâmico da av. Bustillo

Chegamos sexta à noite, num vôo bem caro da Aerolíneas (260 dólares desde El Calafate, 1h20 de duração). A sexta-feira tinha tido temperaturas altas (chegou a 22 graus), mas no sábado um vento gelado derrubou a sensação térmica para uns 8, 10 graus. (Minhas Havaianas continuam virgens na mala.)

Só aluguei carro a partir do domingo, então no sábado, ainda sem rodas próprias, resolvi fazer meu segundo city-tour de panoramas da viagem pra ver como era. Nos encaixamos numa saída para o Circuito Chico (chico de "pequeno"; 47 pesos/23 reais), que em três horas percorre a costeira oeste da cidade e leva a três mirantes belíssimos -- um deles, o Cerro Campanario, aonde se chega de teleférico (30 pesos/15 reais).

Subindo para o mirante do Cerro CampanarioO teleférico do Cerro CampanarioO café do cerro Campanario

Nosso guia fez questão de dizer que o mirante lá do Campanario foi eleito pela National Geographic como um dos 17 com as vistas mais bonitas do mundo. Parece uma coisa meio Jericoacoara no Washington Post, mas uma vez lá em cima, não tive como contra-argumentar.

A vista do Campanario, bis

A segunda parada é num mirante à beira da estrada, de onde percebemos perfeitamente por que o hotel Llao Llao está na melhor localização possível nas cercanias barilocheanas.

O Llao Llao (diga: jao jao)

De lá partimos para rodar pela península onde está o Llao Llao e ir até Puerto Pañuelo, de onde saem os passeios lacustres (incluindo o cruce de lagos). Ali se avista o Llao Llao de outro ângulo, mas é só.

O Llao Llao, de outro ângulo

O que tem pra fazer em Bariloche nesta época?

Bem... sem neve, as montanhas ao redor servem basicamente para trekking (tô fora). Os passeios pelo lago -- incluindo pesca esportiva -- continuam valendo (mais até do que no inverno). Num esporádico dia quente, dá pra tomar sol (entrar n'água, só no altíssimo verão, e olhe lá).

Mas o grande atrativo de Bariloche sem esqui está na região em torno, onde lagos, montanhas e bosques se combinam de maneira a criar um cartão postal instantâneo não importa para onde você olhe.

Dá pra fazer esses passeios em tours e voltar para dormir todos os dias em Bariloche, mas o mais bacana é pegar um carro, sair por aí e dormir em hoteizinhos charmosos fora da cidade.

É isso que estamos fazendo desde domingo. Voltamos na quinta a Bariloche só para continuar viagem ao Chile na sexta. Fiquem logados...

393 comentários

Atenção: perguntas que já estejam respondidas no texto e comentários ofensivos ou em maiúsculas serão deletados.

Cancelar
jaqueline taira

boia, de novo eu enchendo o saco rsrs
Em Bariloche, com é o clima em setembro?Qual estaçao estara? muito frio ainda? por conta do meu filho que tera um ano e dois meses!
Tera um restinho de neve?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jaqueline! Deve ainda haver neve no alto dos morros. Estará frio.

Danielle
DaniellePermalinkResponder

Jaqueline

Vc foi em setembro com criança pequena? O que tem para fazer lá para as crianças?

Silvania Guedes

Vou para Bariloche no dia 07 de junho queria saber se existe a possibilidade de ver neve, ou se correrei o risco de estar chovendo?Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Silvania! A neve é mais garantida a partir do fim de julho. Se nevar no começo de junho, vai ser pura sorte.

Helen
HelenPermalinkResponder

Olá Jaqueline, tb irei à Bariloche no dia 07 de junho e estou nessa mesma expectativa, pelo q vi só mesmo sorte para nevar.

Pamela
PamelaPermalinkResponder

Pessoal,pelo o que vi nas mensagens estava previsto para irem a Bariloche em junho de 2013,vocês pegaram neve?estou agendando para ir no começo de Julho e morrendo de medo de não esquiar...rs Se puderem me ajudar agradeço Abs

PAULO JUNIO PEREIRA

estou querendo aprender a esquiar - vou esquiar pelo menos umas 3vezes - sera que compença ficar hospedado no cerro catedra - hotel kannp - ou seria melhor ficar no centro mesmo.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paulo! É mais cômodo estar no centro e subir de dia ao cerro do que estar no cerro e descer para curtir a noite na cidade.

Pedro Lovisi
Pedro LovisiPermalinkResponder

Estou estudando espanhol,e queria no final do ano ir a algum lugar bonito e perto para treinar meu espanhol.Pelo que você viu a maioria das pessoas lá são argentinas mesmo ou turistas?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Pedro! No fim do ano quase não há brasileiros em Bariloche, só argentinos mesmo.

lidi
lidiPermalinkResponder

vou para buenos aires em abril sera que vale a pena da uma esticadinha em bariloche, pode indicar outro roteiro legal que possa fazer nesse mes.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lidi! Você não disse quantos dias tem -- isso ajuda a determinar se vale a pena ou não smile

PAT
PATPermalinkResponder

Na primeira semana de setembro só tem neve no Cerro?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Pat! Normalmente a neve em Bariloche é nos cerros. Precisa vir uma nevasca muito forte para haver neve na cidade. Nevascas assim podem ocorrer em algum momento em todo o inverno.

Ricardo Terrazas Pires

Olá!
Estou planejando ir para Bariloche dia 30/maio com retorno para o dia 07/junho. Vi que junho é o mês que mais chove, corro o risco de perder o passeio dentro do hotel por causa da chuva? Vale a pena ficar na cidade por causa das lojas e restaurantes? Ou na estrada é melhor?
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ricardo! É tudo pertinho. Na estrada vale pela vista, na cidade vale pelo movimento. Mas você estará a um táxi baratinho de distância. Em junho é provável que não haja neve ainda.

Gabriella
GabriellaPermalinkResponder

Oiii
Gostaria de um conselho, vou casar dia 07/09 deste ano, estamos pensando em passar a lua de mel em Bariloche, porém estamos com receio de não pegar mais neve, pela sua experiência o que vc aconselharia? Nosso receio é que nesta data alguns passeios já estejam fechados por falta da neve!
Nos apaixonamos pelo local, acho que seria uma ótima oportunidade de conhecer...
Teria algum hotel para indicar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabriella! Normalmente, ainda tem neve até meados de setembro. É um risco!

Veja dicas de leitores sobre hotéis em Bariloche:
http://www.viajenaviagem.com/2011/04/hoteis-em-bariloche-e-regiao-os-relatos-dos-leitores/

Veja um roteiro para uma primeira viagem a Bariloche:
http://www.viajenaviagem.com/2012/10/roteir-bariloche/

Maria Amélia
Maria AméliaPermalinkResponder

Olá,pretento ir para Bariloche em Ag/13, com uma criança de 4 anos.
Podem me indicar um hotel legal e que fique perto dos restaurantes, para facilitar a alimentação da criança.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Amélia! Veja dicas dos leitores para hotéis no centro aqui: http://www.viajenaviagem.com/2011/04/hoteis-em-bariloche-e-regiao-os-relatos-dos-leitores/

Iriani
IrianiPermalinkResponder

Olá, boa noite. Caso em abril/2014 e pretendemos curtir a lua de mel em Bariloche. Pensamos em neve mas estou encantada com as montanhas verdes e a ideia de passeios pelos lagos líquidos. rs Pelos comentários, nessa época do ano ainda não há neve não é? Compensa fechar pacotes com companhias de turismo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Iriani! Vai ser difícil achar quem venda pacotes fora da temporada de neve. É muito fácil comprar passagens e acertar hospedagem por conta própria.

Leia mais:
http://www.viajenaviagem.com/2012/10/roteir-bariloche/

Felipe
FelipePermalinkResponder

Olá Irani,
Há a possibilidade de fazer a viagem para Bariloche fora da temporada sim. Diversas operadoras de turismo montam pacote em qualquer época do ano.

Gisele
GiselePermalinkResponder

Estou com planos de ir no final de junho, há possibilidade de ter neve, ou ainda existe o risco de não encontrar? Obrigada!

Juliana de Brito

Boa noite! Estou pensando em passar a virada do ano em Bariloche! Pensamos em ficar 6 dias e percorrer a região! Gostaria de saber se é uma data interessante? Pois será a data de nossas férias! Fico no aguardo. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! É o início da temporada de verão, boa para curtir passeios nos lagos e rios smile Sair pela região é uma ótima idéia; as cidades são charmosas no calor também!

justino paradinha

ola. a travessia dos lagos andinos pode ser feita totalmente de carro ou obrigatoriamente terei de usar barcos em algum momento?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Justino! Dá para ir pela estrada, é a mesma usada pelos ônibus.

Sônia Pyrrho
Sônia PyrrhoPermalinkResponder

Qual a média da temperatura em Bariloche durante mês de agosto?

Sheilla
SheillaPermalinkResponder

Olá! Gostaria de saber qual é o clima de Bariloche na primeira semana de dez/2013; e tb se é melhor levar pesos ou dólares. Obrigada!

Ilza
IlzaPermalinkResponder

Olá, Ricardo e tripulação! Estou pensando em ir para Bariloche a partir de 17 e outubro/2013. Gostaria de saber se nesta época a paisagem continua bela e se é interessante para realizar passeios aos lagos, pois ouvi relato de que como degelo do inverno, os campos ficam queimados. Obrigada pela ajuda !

Magaly Bello
Magaly BelloPermalinkResponder

Olá,
Vou a Bariloche e aos Lagos Chilenos em outubro/2013, entre os dias 12 a 24, como deve ser a temperatura nesta época do ano, faz muito frio? Qual a média de temperatura nesta época? Sou do Rio de Janeiro e não estou acostumada a sentir frio. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Magaly! É início de primavera e, para cariocas, faz frio. Você deve pegar uns 10, 15 graus. Acompanhe as previsões mais perto da data da sua viagem.

Heloím
HeloímPermalinkResponder

Olá!Estou decidida a passar Reveillon em Bariloche mesmo varias pessoas dizendo que é meio morto. Só queria ter dicas de algo para fazer no dia 31! E se há funcionamento de estabelecimentos comerciais no dia 1... essas coisas...! Você pode me ajudar? Já é minha segunda visita a cidade, fiz o principal da primeira vez. Estou planejando seguir seu conselho de alugar carro!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Heloím! Certamente haverá restaurantes abertos no dia 1o. É uma cidade que vive do turismo. É um destino de verão argentino e estará agitado, sim. As discotecas funcionam a pleno vapor. O que não tem é festa à brasileira, de branco, à beira d'água.

Paty
PatyPermalinkResponder

Ola preciso de um helppppppppppp estou querendo ir a bariloche c minha familia,somos um casal de 36 anos filha de 6 e um de 2 anos . Pelo q estou lendo em varios sites dez/ jan n abre as estações de sky ? N neva???? Dicas de onde e o melhor reveiloon hotel onde ir visitar e lugares p kids tbem vou levar uma baba e gostaríamos de alguns pubs bar os mais top. Se puder me ajudar agradeço
Paty

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paty! É verão em dezembro e janeiro; só neva no meio do ano, no inverno. Infelizmente, não temos relatos de quem tenha passado o Réveillon em Bariloche.

Mais dicas sobre a cidade aqui:
http://www.viajenaviagem.com/2012/10/roteir-bariloche/

Anderson Oliveira

Olá, pretendo ir pra Bariloche no dia 1 de julho de 2014 à 5 de julho de 2014, dá pra conhecer um pouco de Bariloche ou são poucos dias? nesse período chove muito, neva, qual a temperatura de lá? e quanto deveria levar em reais pra passar 5 dias tranquilos?

Helenize
HelenizePermalinkResponder

Olá! Estou pensando em passar o Natal em Bariloche. Vale a pena? Gostaria de algumas dicas de quem ja foi nessa data.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Helenize! É alta temporada de verão, a cidade enche de argentinos. A noite é animada.

Samuel Cavalcante

Oi, vou viajar na primeira semana de maio? será que compensa?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Samuel! O Ricardo Freire comenta sobre os passeios pela região fora do inverno nos parágrafos finais do texto. Maio é um mês um pouco mais chuvoso.

Rafael Silva
Rafael SilvaPermalinkResponder

Opa, boa noite

To pensando em ir pra Bariloche em março (não sei ainda se será no carnaval ou não). Gostaria de saber se as festas tradicionais como By Pass, Rocket, Cerebro etc estão abertas nessa época também, ou só abrem em alta temporada (frio) ?

Além disso, tem muita gente lá nessa época ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rafael! O carnaval é feriado na Argentina também. Não sabemos, porém, se a garotada que vai para lá nas férias de janeiro volta nesta época.

Katia
KatiaPermalinkResponder

Estou indo com meu marido pela 1ª vez para Buenos Aires em novembro e gostaria de conhecer Bariloche! É uma boa época? Moro em Recife e não quero pegar muito calor!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Katia! Em Bariloche ainda estará frio, mas não haverá mais neve.

ALDENEY ROCHA DA Costa

Vou dia 27/10 até 2/11, que clima vou pegar? Aldeney

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aldeney! Será primavera. A temperatura deve estar entre 10 e 15ºC.

simone brandao

Estamos indo para Bariloche em dezEMBRO e estamos querendo ir ate Puerto Varas de CARRO Gostaria de saber a distancia QUAL A ESTRADA MAIS RAPIDA e o tempo GASTO DE carro.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Simone! A rota é pela passagem Cardeal Samoré, depois de Villa La Angostura. Espere levar umas 6 horas na viagem. A passagem pela aduana é demorada. Tenha todos os documentos à mão.

Micheli
MicheliPermalinkResponder

Boa Tarde!

Tenho algumas pessoas querendo ir passar a Lua de Mel no Llao Llao em Maio. É uma boa ideia?

Tentei achar valores para essa época mas não encontrei.

Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Michelly!

Não haverá neve, mas como o texto diz, a região é linda de todo jeito.

Já tentou cotar no http://www.booking.com ?

Diogo Dias
Diogo DiasPermalinkResponder

Boa tarde Galera!

Se quiserem cotar, sintam-se a vontade para me enviar email.

Estou a disposição.
diogo.dias@boraviajar.tur.br

André Duarte
André DuartePermalinkResponder

Olá gostaria de saber se acha que vale a pena ir em março para ficar em torno de 05 dias.

ou se tem alguma indicação para lua de mel no Brasil algo que nao seja praia algo com clima romantico e bonito

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, André! Uma opção mais interessante na Argentina nesse período é ir para a região de vinhos de Mendoza. É época da colheita das uvas.

sandra
sandraPermalinkResponder

Sugestão sensacional, se vc ainda não conhece, é Jericoacoara minha favotita) , Lençois Maraenhenses , Pipa e Porto de Galinhas.

sandra
sandraPermalinkResponder

Desculpe-me, somente agora vi q vc não queria praia, tem Manaus que é bem bacana ficar hospedado as margens do Rio Negro, região serrana do Rio e Chapada Diamantina que é de tirar o fôlego em minha opinião.

sandra
sandraPermalinkResponder

Olá. Iremos para Bariloche em janeiro e ficaremos 3 dias. Qual a sugestão do que fazer já que alugaremos um carro? Geralmente tem agências de passeios no hote?
Obrigada a vc que puder ajudar.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sandra! No verão, o bacana em Bariloche é aproveitar passeios ao ar livre: passeios de barco, caminhadas, cavalgadas... Se vocês praticarem esportes, é um prato cheio. Você vai encontrar dicas no seu hotel e nas agências de receptivo da cidade.

Dê uma olhadinha neste post: http://www.viajenaviagem.com/2012/10/roteir-bariloche/

luis carlos luz

ola, queria saber se existe algum motivo para as passagens de porto alegre para bariloche é mais cara em março do que em fevereiro? tem alguma coisa acontecendo em março2014 ai? Fevereiro é muito cheia a cidade?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luis Carlos! A Páscoa em 2014 cai no começo de março.

Alberto lira
Alberto liraPermalinkResponder

Bóia,
Estou pensando em passar o carnaval de 2014 em Bariloche, ou seja, no mês de março. Vc acha que seria legal? E minha primeira vez em Bariloche.
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alberto! Haverá muitos argentinos; o clima estará frio, mas ainda não haverá neve.

Murillo Araújo

Olá Bóia, estou indo pela primeira vez a Bariloche em junho, período entre 23 de junho até 30 de junho. Como estará o clima? A temporada de ski já deverá ter começado? Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Murillo! Não temos como garantir. É mais garantido a partir de julho. Cruze os dedos e fique de olho nas notícias wink

Flávia
FláviaPermalinkResponder

Olá,
Estava planejando ir a Bariloche no início de maio pois não pretendia pegar o período de neve, mas após ler os depoimentos já vou mudar a viagem pro fim de junho. Pegarei chuva?? Estou indo com meu marido e meu filho(7 anos) e pretendendo me hospedar no Llao Llao. Conseguirei fazer um bom passeio no Circuito Chico esse período?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Flávia! O Circuito Chico está disponível o ano inteiro. Pode chover o ano inteiro também, é uma questão de sorte. No inverno, a chuva vira neve smile

Baran
BaranPermalinkResponder

Já estive em Bariloche duas vezes, ambas sem neve. E já estou querendo ir a terceira - sem neve, claro.

Acho a neve limitante. Se você não gosta de esquiar ou fazer snowboard, não terá mais nada de interessante para fazer na cidade. OK, comer é interessante, mas isso eu também faço sem neve.

E a vista do Cerro Campanario é realmente de tirar o fôlego!

Isabella Carolina

OLA pessoal!!!Morro em Bh Minas Gerais e estou com planos de passar minha lua de mel em Barilohe que sera no comeco de setembro e estou com duvidas em oque levar de roupa pq aq nao tem lojas com essas opcoes de roupa de frio msm.Compensa deixar p comprar la?E mto caro vestuario la?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Isabella! As temperaturas podem variar entre 0 e 12 graus, segundo a média histórica para o período. Veja: http://www.worldweatheronline.com/Bariloche-weather-averages/Rio-Negro/AR.aspx

Para dicas de que roupas usar no frio, leia: http://www.viajenaviagem.com/2013/12/viagens-no-inverno-qual-a-sua-estrategia-para-nao-passar-frio/

Você também pode alugar roupas de ski. Veja aqui: http://www.viajenaviagem.com/2013/08/bariloche-aluguel-roupa-neve-onde-precos/

J. Luiz
J. LuizPermalinkResponder

Estivemos em Bariloche nesta ultima semana (15 a 21/05/14),e compartilho o aprendizado: os preços por lá em nada estão melhores que os de cá; a moeda é o Peso (claro): a vantagem de levar dolar é o volume menor, mas em vários lugares o cambio é o oficial (hoje em torno de 8/1), trocando nas casas de cambio paga-se até mais que 10/1, mas somente para notas de US$ 50,00 e US$ 100,00 - não trocam notas menores, e os que aceitam essas (blue) pagam bem menos (a ultima foi 9/1).
Uma dica: no aeroparque (por certo o mesmo no Ezeiza) o ideal é ali mesmo trocar alguns dolares por pesos para gastos imediatos, evitando pagar com Real ou Dolar (tive o dissabor de pagar conta (lanche no Aeroparque) de 178 pesos com R$ 135,00).
No mais, é como a nota inicial: Bariloche vale a pena em qualquer época.
J.Luiz

Maria Lúcia
Maria LúciaPermalinkResponder

Cheguei hoje de Bariloche. Foi uma viagem maravilhoso, ficamos 09 dias . Fomos em família com meu esposo e uma criança de 08, tivemos dias de sol e outros de frio e neve. O Real está muito valorizado encontramos de 3,5 a 4,5 pesos e o dólar notas de 50 e 100 é possível trocar até por 10 até 11,5 e notas pequena por 8 ou 9. Cidade linda. Valeu as dicas. Obrigada

David Nelson
David NelsonPermalinkResponder

Estou programando ir à Bariloche na primeira quinzena de novembro. Como posso saber sobre preços dos passeios? Tenho 7 a 10 dias, qtos dias é suficiente em Bariloche? Desenho ficar alguns dias em Buenos Aires.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, David! 4 ou 5 dias em Bariloche são ideais para passear. Você pode dividir a sua estadia meio a meio. Note que em Novembro não há mais neve. Todas as dicas para a sua viagem estão aqui: http://www.viajenaviagem.com/2012/10/roteir-bariloche

Maria Prado
Maria PradoPermalinkResponder

Gostaria de saber se a travessia dos lagos andinos é ida e volta no mesmo dia.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria! A travessia é para quem quer ficar do outro lado, não dá pra voltar no mesmo dia.

Liana Barcelos

Acabei de entrar de férias e não tenho nada planejado, mas muita vontade de conhecer Mendoza e/ou Bariloche. Você recomendaria uma viagem sozinha para esta área, nesta época? Algum roteiro para me recomendar? Tenho 15 dias de férias!
Obrigada, Liana

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Liana! Além desse post, o guia de Bariloche e os demais textos sobre Mendoza podem ajudar você a decidir o destino das suas férias:
http://www.viajenaviagem.com/destino/bariloche
http://www.viajenaviagem.com/destino/mendoza/

JULIANNA LESSA BINI

Oi Riq, qual e um hotel no Centro civico, ou bem proximo de la, que tem um tunel e duas entradas? Disse que e um hotel grande e com um otimo spa. Meu amigo me recomendou fortemente, mas nao sabe me dizer o nome... sabe qual seria? Na sua opiniao, qual o hotel mais top, no centro de Bariloche? Nao quero o Lllao llao porque quero o centro, mas queria algo bem TOP mesmo.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! Quem responde é A Bóia. Os dois hotéis top do centro de Bariloche são o Panamericano e o Edelweiss. Ambos têm spa.

Livia
LiviaPermalinkResponder

Estou querendo ir à Bariloche em novembro. Vale à pena? Qual melhor lugar para ficar? Há passeios legais?
Adoro seu site.
Obrigada