Guia de Bariloche

Bariloche sem neve: bonito de todo jeito

Esta é a minha primeira vez em Bariloche. Nunca vim pra cá antes porque não tenho toda essa fascinação por neve, não (já basta a que tenho com praia). E de livre e espontânea vontade nunca viria  na muvucona máster das férias de inverno (OK, talvez um dia tenha que fazer isso pra registrar aqui no site).

bariloche sem neve

De todo modo, há muito tempo tenho lido e ouvido que a região é linda o ano inteiro. E que depois que a neve derrete (ou antes que ela volte) fica mais gostoso curtir a região. Aproveitei esse finzinho de verão patagônico para fazer o tira-teima e vim conhecer Bariloche sem neve.

Vista de um ponto panorâmico da av. Bustillo

Chegamos sexta à noite, num vôo bem caro da Aerolíneas (260 dólares desde El Calafate, 1h20 de duração). A sexta-feira tinha tido temperaturas altas (chegou a 22 graus), mas no sábado um vento gelado derrubou a sensação térmica para uns 8, 10 graus. (Minhas Havaianas continuam virgens na mala.)

Só aluguei carro a partir do domingo, então no sábado, ainda sem rodas próprias, resolvi fazer meu segundo city-tour de panoramas da viagem pra ver como era.

Nos encaixamos numa saída para o Circuito Chico (chico de “pequeno”;), que em três horas percorre a costeira oeste da cidade e leva a três mirantes belíssimos — um deles, o Cerro Campanario, aonde se chega de teleférico.

Nosso guia fez questão de dizer que o mirante lá do Campanario foi eleito pela National Geographic como um dos 17 com as vistas mais bonitas do mundo. Parece uma coisa meio Jericoacoara no Washington Post, mas uma vez lá em cima, não tive como contra-argumentar.

A vista do Campanario, bis

A segunda parada é num mirante à beira da estrada, de onde percebemos perfeitamente por que o hotel Llao Llao está na melhor localização possível nas cercanias barilocheanas.

O Llao Llao (diga: jao jao)

De lá partimos para rodar pela península onde está o Llao Llao e ir até Puerto Pañuelo, de onde saem os passeios lacustres (incluindo o cruce de lagos). Ali se avista o Llao Llao de outro ângulo, mas é só.

O Llao Llao, de outro ângulo

O que tem pra fazer em Bariloche nesta época?

Bem… sem neve, as montanhas ao redor servem basicamente para trekking (tô fora). Os passeios pelo lago — incluindo pesca esportiva — continuam valendo (mais até do que no inverno). Num esporádico dia quente, dá pra tomar sol (entrar n’água, só no altíssimo verão, e olhe lá).

Mas o grande atrativo de Bariloche sem esqui está na região em torno, onde lagos, montanhas e bosques se combinam de maneira a criar um cartão postal instantâneo não importa para onde você olhe.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Dá pra fazer esses passeios em tours e voltar para dormir todos os dias em Bariloche, mas o mais bacana é pegar um carro, sair por aí e dormir em hoteizinhos charmosos fora da cidade.

    É isso que estamos fazendo desde domingo. Voltamos na quinta a Bariloche só para continuar viagem ao Chile na sexta. Fiquem logados…

    Leia mais:

    425 comentários

    Olá. Estou planejando as férias com a minha família (esposa e 2 filhos: 9 e 12 anos) em Outubro (05 a 12/10). Já ouvi de tudo, que é péssimo e que é ótimo!!! Preciso de uma opinião mais certa. Nesta época ainda dá para curtir o esquibunda com as crianças? Os dias sõ claros, azuis e lindos como nas fotos, ou nublado, e fechado? Chove? Estou super empolgado, mas um pouco inseguro. Obrigado!

      Olá, Renato! Esquibunda só no inverno. O tempo é uma loteria, o ano inteiro. Provavelmente você vai pegar tempo bom e não-bom ao longo da sua permanência.

    Olá, tudo bem? Em que mês você realizou essa viagem? Estou pensando em ir no início de Maio 2019, sabendo que não haverá neve. Mas gostaria de saber se verei as paisagens similares às suas fotos. Obrigada desde já!

    Olá! Estou pensando numa viagem para Bariloche e arredores por duas semanas (Natal e Ano Novo!). O que esperar do movimento: muvuca total? Tudo caro e com necessidade de agendamento prévio? Obrigado!

      Olá, Rodrigo! Será verão, o maior programa de Bariloche é aproveitar a natureza e os lagos. Você vai precisar comprar passeios de barco talvez com um dia de antecedência e fazer uma ou outra reserva em restaurante, mas não será nenhum problema de outro mundo.

      Rodrigo, estou querendo ir a Bariloche agora em dezembro/2018 e com adolescentes (11 e 15 anos). Tem entretenimento para eles? Meus filhos adoram aventura..nada de ficar parado olhando paisagem…Ou seria melhor ir somente a Buenos Aires? Viagem internacional está mais barata que viagem doméstica. Um absurdo!

    Para quem quer curtir neve mas sem ter os passeios cancelados, sujiro o mês de maio, estive ano passado, 10 à 19/09, conheci Cerro Capanário (magnífico), Cerro Catedral (maravilha), com bastante neve, fiz o caminho de sete lagos e Cerro Tronador, passando pelas cidades de Vila La Angustura e San Martin de Los Andes, cidades que lembram os Alpes Suiços, enfim, Bariloche é uma Suiça com preços para brasileiros, sendo cearense, me interessa o frio, e o mês de setembro é final de inverno e começo de verão, proporcionando temperaturas aceitaveis e com todos os passeios liberados.

    Nossa, Ricardoooo… eu (você não tem como saber disso) sou você de saias, digo sempre isso. Porque desde o início te acompanho e fico maravilhada de como pensamos igual sobre viagens. Algumas coisas que você escreve, é igual o que eu digo ou conto para as pessoas sobre as minhas próprias aventuras… Você é o meu guru, se você fala sobre algo que não conheci ainda, pra mim, é aquilo e acabou Bem, dito isso, me surpreendi com sua análise de Bariloche. Tá, também destesto frio, e lá é congelante (em dezembro). Mas a tal cidadezinha me conquistou, fui há anos, no final de um Cruce de Lagos, e quero voltar. Algo que me marcou foi a receptividade com que os brasileiros somos recebidos. É uma cidade fácil, sem sustos, cheia de graças, de vistas belíssimas, estonteantes como poucos lugares no mundo. Por tudo isso, excelente destino para férias, feriadões, seja o que for. Outra coisa: como assim “vou ter que ir na muvuca de julho para postar aqui como é”? Pára com isso. Você é um viajante ou… ? Não, você É viajante. Continue sendo. Não vai não ! Helllooooo ! Faz o que você quer fazer somente. Deus te guarde. Abraço beijo da sua fã número um.

    Olá, teria algum lugar, na América do Sul, onde eu poderia encontrar neve em maio?? Algum lugar legal para lua-de-mel?

      Oi, Debora! Em maio tem neve em Santiago, mais para o final do mês. Restaurantes maravilhosos, passeios belíssimos, vinícolas, zoológicos, museus, enfim, uma variedade muito boa para passar vários dias por lá 😉

      Olá, Thays! Neve em maio não é nada garantida. Mesmo se houver neve, as estações de esqui de Santiago só abrem no final de junho.

      Torres del Paine, na Patagônia Chilena. Aliás, só dá para visitar no verão, pois o inverno é tão gelado que o local fecha.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito