Piscinas naturais: 7 dicas para não perder a viagem

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Porto de Galinhas

De todos os passeios oferecidos nas praias do Nordeste, os que levam a piscinas naturais no meio do mar são os mais procurados. Tanto interesse assim é fácil de explicar. Nossas praias – sobretudo no Nordeste – não costumam ter água cristalina. As fotos daqueles aquários transparentes -- com peixinhos que podem ser vistos a olho nu! -- são realmente irresistíveis. Em alguns lugares, a atração é tamanha que a visitação chegou a ficar fora de controle.

Felizmente, as visitas começam a ser reguladas. Em Maragogi, no norte de Alagoas, onde a situação era mais grave, o fluxo de visitantes às Galés (as piscinas mais famosas do Nordeste) está totalmente controlado. As embarcações agora têm um limite de passageiros, e os donos de barcos foram obrigados a se revezar na operação – há passeios todos os dias, mas não de todos os barcos. A venda de alimentos nas piscinas também foi proibida. Acabei de passar pelo resort Salinas do Maragogi, e fiquei satisfeito de constatar que o hotel agora está diversificando os passeios – nos dias em que não pode ir às Galés, leva seus hóspedes à croa de São Bento e às piscinas naturais de Japaratinga e Barra Grande. Uma regulamentação desse tipo seria benéfica em toda costa a nordestina.

Existe toda uma ciência para aproveitar o seu passeio a uma piscina natural. Siga essas dicas e você não vai perder a viagem.

1. Olho na tábua

As piscinas naturais só aparecem na maré baixa. A vazante faz com que a água fique represada nos recifes, que se transformam por três ou quatro horas em aquários (ou pelo menos grandes tanques). A pegadinha está no fato de que o horário das marés não é constante. Todo dia a mudança das marés ocorre entre 30 e 45 minutos mais tarde do que no dia anterior. Se num domingo a maré mais baixa ocorrer às dez da manhã, na terça-feira vai ocorrer entre onze e onze meia. Onde você encontra essa informação? Na tábua das marés. Os hotéis dos lugares com piscinas naturais normalmente exibem a tábua das marés na recepção. Você pode buscar essa informação online, nos sites de previsão do tempo ou no próprio site da Marinha.

2. É de lua

Quanto mais seca a maré, mais cristalina fica a água das piscinas. E você sabia que o nível das marés varia conforme a lua? Nas luas cheia e nova o movimento das marés é mais radical. Já nas luas crescente e minguante a diferença entre as marés é pouca; os nordestinos chamam este fenômeno de “maré morta”. A visita às piscinas naturais fica bem menos impressionante nesta época (em alguns lugares, como Picãozinho, em João Pessoa, elas nem aparecem). Para tirar melhores fotos, faça o passeio das piscinas numa maré baixa em época de lua cheia ou nova. Veja na tábua das marés o nível mínimo do dia – se houver algum dia com nível entre 0,1 e 0,3, não deixe de marcar o seu passeio.

3. Chegue antes

Você encontra as piscinas naturais entre uma hora e meia antes e uma hora e meia depois do nível mínimo da maré baixa. Procure chegar antes de a maré atingir o nível mínimo: a água estará mais límpida. Quando a maré volta a encher (imediatamente depois de atingir o nível mínimo), a água fica mexida e entram impurezas. Para calcular direito o horário da chegada, não se esqueça de levar em conta que o traslado de barco entre a praia e piscina natural pode levar até meia hora, dependendo do lugar.

4. Passeio, sim; viagem, não

Desaconselho deslocamentos longos só para ir a piscinas naturais. Não vale a pena passar duas horas, duas horas e meia num ônibus para ir (e outras tantas para voltar) só para fazer um passeio de barco. Muitas vezes o tempo muda no caminho, e você se desloca (e paga caro) à toa. Aproveite as piscinas naturais da região onde você está. Deixe para visitar as outras piscinas naturais do estado quando você viajar especificamente para o outro lugar. (Sim, este foi um recado para quem vai a Maceió e quer perder um dia na estrada indo e voltando de Maragogi, e para quem vai a Itacaré e pretende fazer o sacrificadíssimo passeio a Taipus de Fora.)

5. Choveu? Nublou? Passe

É roubada fazer passeio a piscinas naturais na época de chuvas (abril-julho). A água não vai ficar nem remotamente parecida com a que mostram nas fotos. Mesmo na época mais seca, o passeio fica bastante prejudicado depois de eventuais chuvas torrenciais, que mexem demais a água. Dias nublados também são inúteis para esse tipo de passeio. A transparência das piscinas só é vista com sol alto (de preferência, a pino). Incidência lateral (de manhã cedíssimo, meio da tarde) também não ajuda.

6. Tamanho não é documento

As maiores piscinas sempre são as mais desejadas – e por isso mesmo, as mais cheias. Não se deixe levar somente pela fama. Se lhe oferecerem piscinas naturais menos conhecidas, porém mais próximas de onde você está, vá nessas. Você vai ter menos companheiros, e não vai correr o risco de se sentir num banho coletivo japonês. O que encanta numa piscina natural (mais até do que os peixinhos!) é o fato de surgir um lugar no meio do mar onde dá pé. E isso qualquer piscininha pode proporcionar.

7. Piscinas à beira-mar

Nem todas as piscinas naturais ficam no meio do mar. Algumas represam a própria praia na maré baixa, proporcionando banhos de mar maravilhosos. Assim são Taipus de Fora, na Península de Maraú; Camurupim, ao sul de Natal; Barra de São Miguel (e também a Praia do Francês), ao sul de Maceió; a própria Boa Viagem, no Recife. A praia da vila em Porto de Galinhas também fica sensacional na maré baixa; depois de visitar as piscinas, volte para a areia e aproveite o banho, no lado direito.

Leia mais:

457 comentários

Jesiel Palhano

Olá, Parabéns pelo Site!

Seguinte, Estou me programando para 28/02 à 07/03/15, é uma época boa para visitar porto de Galinhas?

antonio luis soares

Boa noite. Estou programando para ir ao Guarujá no período de 12/04 a 21/04/15. De acordo com a LUA esse período é bom para pegar uma praia, tomar um sol etc ? Muito obrigado e muita saúde e paz para 2015 e todos os muitos e muitos que virão.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Antonio! Não há piscinas naturais no Guarujá. Vá independentemente da maré.

Jonas
JonasPermalinkResponder

Olá! Parabéns pelo site com ótimas dicas!

É possível ir de Porto de Galinhas até Olinda com algum ônibus inter-municipal? Falo isto pois talvez seria uma opção mais econômica

Obrigado pela atenção!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jonas! Você vai precisar pegar o ônibus de linha de Porto de Galinhas ao centro de Recife (2h, 2h30 de viagem, via Ipojuca) e depois outro ônibus a Olinda (mais 45 minutos, uma hora). Não é muito aproveitável, não.

Diana Rodrigues

eu e minha família vamos a Maceió de 18-26 de jan e também a Maragoggi. a minha dúvida é saber se é melhor ir a Maragoggi no inicio da semana ou mais para o fim desta mesma semana para fazer os passeios nas piscinas naturais. atenciosamente . Diana

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Diana! Não recomendamos o bate-volta a Maragogi a partir de Maceió. Consulte a tábua de marés para ver o melhor período para visitar Maragogi: http://www.viajenaviagem.com/2013/04/como-usar-tabua-mares

Denise
DenisePermalinkResponder

Olá!! Excelente Site!! Estou lendo todas as dicas. Estarei em Porto de Galinhas de 20 a 27/02/2015. Pretendo já aproveitar o dia 20.02 nas piscinas naturais de porto. Mas gostaria de conhecer também Maragogi. Analisando as marés, conforme suas dicas, entendi que dia 21.02 será um bom dia para ir até Maragogi, saindo de Porto de Galinhas, onde estarei hospedada. Você teria indicação de agência em Porto ou Maragogi que eu possa contatar para reservar o passeio as Gales em Maragogi, em virtude da quantidade limite de turistas permitida?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Denise! O hotel em que você estará hospedada deve ter boas indicações de agências que façam o passeio.

Marcilene
MarcilenePermalinkResponder

Estarei em Natal e João Pessoa no final de janeiro. Estou pesquisando os passeios que nos levam mergulhar nas piscinas naturais. Pesquisei Maracajaú e Pirangi para Natal. O problema é que meu filho gosta de mergulhar; eu e meu marido (por não saber nadar) preferimos um lugar que dê pé. Em Maracajaú, fui informada que para dar pé só com a maré 0.0 ou 0.1
Em Pirangi, não consegui essa informação. Nos dias que vou estar lá a maré vai estar em média 0.5. Alguém sabe dizer se com essa maré em Pirangi as piscinas ficam com uma profundidade legal? Gostaria que desse pé, mas nada da água no joelho também né kkk...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcilene! A melhor piscina natural que dá pé é a de Perobas:
http://www.viajenaviagem.com/2014/12/perobas-parrachos-dicas

Marcilene
MarcilenePermalinkResponder

Obrigada pela informação, mas me fala uma coisa: na sua opinião qual é mais legal entre Perobas e Pirangi (sendo que a maré vai estar 0.5)?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Oi, Marcilene! Ainda não visitamos a de Pirangi, mas certamente a de Perobas terá menor densidade demográfica. (É mais longe, também.)

Marcilene
MarcilenePermalinkResponder

Obrigada!

evandro
evandroPermalinkResponder

Ola estou programando ir a Maragogi em 12/06/2015 sera q vou ver pescina naturais passeio....

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Evandro! Consulte a Tábua das Marés - http://www.viajenaviagem.com/2013/04/como-usar-tabua-mares

Lucas Correa
Lucas CorreaPermalinkResponder

Olá, Parabéns pelo site é ótimo!
Planejo tirar as próximas férias em Alagoas para levar minhas filhas de 3 e 5 anos no período de 12/Ago a 19/Ago de 2015. Pelo que vi dia 14/Ago será Lua Nova, seria uma boa esse período? e sobre a hospedagem, seria melhor ficar em Maceió ou em Maragogi ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lucas! Sim, lua nova ou lua cheia são ideais. Entenda a tábua das marés neste post:
http://www.viajenaviagem.com/2013/04/como-usar-tabua-mares

Não recomendamos o bate-volta de Maceió a Maragogi. Se quiser ver as piscinas naturais em Maragogi, divida a estadia entre as duas cidades.

Vera bandeira do Nascimento

Concordo com suas dicas e aproveito para deixar meu elogio, pois, estas dicas são muito importantes. Vale lembrar que as agências de mergulho (turismo) não informam o melhor dia para um passeio às piscinas naturais, pois, o objetivo é ganhar dinheiro. Valeu o teu esforço!

Fabiola
FabiolaPermalinkResponder

Em Porto de Galinhas, minha dica é acordar beeeem cedo e chegar nas piscinas naturais antes da maioria dos turistas (antes das 7 da manhã!). Assim a maré está ainda baixa, os barcos estão vazios, assim como as piscinas, com poucas pessoas "disputando" os melhores espaço.

Lorrana moreira

Gostaria de saber si em Outubro,o clima em Maragogi e de chuva?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lorrana! Consulte o nosso Praiômetro - http://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe

SANDRA R ALVES

Olá.
Estou querendo ir a Maragogi nas datas entre 19 a 24 de abril de 2013, gostaria de saber se será uma época boa, ou se João Pessoa fosse melhor nessa época.
Gostaria tb de dicas para passeios a dois.

Mariana Arribet

Olá! Mtu boas as dicas, estarei em Porto de Galinhas nos dias 07 e 08/03 e queria fazer o passeio à Maragogi, vale a pena? Já consultei a tábua das marés e vi que vai estar ideal para piscinas naturais, só não sei se vale a distância... Obrigado!

Rogerio MegaSom

Ricardo,
Pelo q entendi, em relacao ao nivelda mare, o ttop é entre 0,1 e 0,3. Nos dias em qviajarei verifiquei que a melhor mare para mim seria de 0,6 x13h47 . O q vc acha? Vale a pena? A viagem ja estah marcada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rogerio! Quem responde é A Bóia. As melhores experiências são com as marés até 0,3. Até 0,5 é OK. Acima disso, vai depender da profundidade natural da piscina; se for naturalmente funda, haverá pouca visibilidade.

FABIANO
FABIANOPermalinkResponder

posso levar criança de um ano para as piscinas naturais ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabiano! Consulte o pediatra da criança antes de decidir.

delaine
delainePermalinkResponder

Olá!
Parabéns pelo site!
A tábua de marés está desfavorável entre os dias 13 e 18 de Maio? (eu não consigo entender aquilo) e o clima nessa época, costuma ser ruim?
Pode me ajudar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Delaide!

Entenda a tábua de marés:
http://www.viajenaviagem.com/2013/04/como-usar-tabua-mares

Maio costuma ser chuvoso no Nordeste:
http://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe

Marcus David
Marcus DavidPermalinkResponder

Olá!
Muito bom o site viu!
Gostaria de saber se no meio do mês de abril e muito chuvoso ( chove o dia todo venta muito consiguirei aproveitar )?
Estou com intenção de ir de 13 a 20 de abril e hospedar no Pontalmar ...
O que me diz da data escolhida e do hotel em questão ?? sabe se as camas são grandes e se o café da manhã tem variedades??? (CUSTO X BENEFÍCIO)

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcus!

Leia sobre estação de chuvas:
http://www.viajenaviagem.com/2011/12/na-estacao-de-chuvas-chove-sem-parar-ou-so-um-pouquinho

Por favor discuta hotéis nas páginas específicas de destino.

Marcelo Nascimento

Olá! Boa noite
Muito bom o site, ótimas explicações...
Caso leia ainda hoje...
Gostaria de saber se amanhã dia 25-01 (domingo) seria um bom dia para ir até Maragogi... Estou com dúvida devido ao dia de hoje...ps. Estamos no Francês a 4 dias.

Grato
Agradeço

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! Infelizmente não temos como consultar a tábua de marés para todos os leitores.

A gente explica como fazer aqui:
http://www.viajenaviagem.com/2013/04/como-usar-tabua-mares

Mas de um modo geral, não recomendamos nenhum bate-volta a Maragogi no mesmo dia:
http://www.viajenaviagem.com/2012/04/por-que-eu-nao-recomendo-o-bate-volta-de-maceio-a-maragogi

Ale
AlePermalinkResponder

Ola Ricardo! Segui seu conselho e desisti de Bonito e estou indo para Porto. Já estive lá há 6 anos atras em setembro e peguei um feriado maravilhoso. Agora, estou indo no começo de maio. Minhas dúvidas: maio é um mês teoricamente de chuva, será que realmente chove muito? Sendo nordeste, chove, mas ainda é quente? Estou fechando o hotel no Western Solar Vivá mas estou receosa em relação à distancia do centrinho, pelo site deles não é possível ter uma certeza. É muito ruim ficar longe do centrinho, mesmo na baixa temporada? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ale! O tempo anda maluco, mas chove bastante, sim. Veja o nosso Praiômetro - http://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe
Veja as opiniões de ex-hóspedes do Best Western Solar Vivá no Booking. A descrição indica que o hotel fica a 4km do centro de Porto de Galinhas.

Daniel Oliveira

Boa noite!
Estarei indo para maragogi dia 31/02/15 ficarei até 06/02 com minha esposa e filhas 05 e 07 anos,sabe me dizer se indo nas piscinas naturais de maragogi já é o suficiente ou seria 1 boa ir Tb nas piscinas da praia da vila em porto de galinhas?
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniel! As piscinas naturais de Maragogi são maiores do que as de Porto de Galinhas.

cristiane camelia xavier

Ola vou a Natal RN,em 19/03 ate 31/03,sera um periodo bom,pois irei com 2 crianças,gostaria de algumas dicas obgada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristiane! Nesta época, Natal se encaminha para a época de chuvas. Planeje sua viagem em ritmo mais lento, para aproveitar os momentos em que o sol sair. Mais dicas sobre Natal: http://www.viajenaviagem.com/destino/natal

Bianca Marcal
Bianca MarcalPermalinkResponder

Olá, vou para Tamandaré, chegando por Recife no dia 20/2/15. Gostaria de saber se existe alguma linha de ônibus que faça Recife/Tamandaré, ou uma agencia de confiança que faça o traslado.
Obrigada. Ah, sempre ouço suas dicas no rádio.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bianca! Quem responde é a Bóia. Como referência, dê uma olhada nos valores de táxi e transfer de Recife a Porto de Galinhas - http://www.viajenaviagem.com/2013/12/transporte-porto-galinhas-aeroporto-recife-onibus-taxi
A Viação Cruzeiro costumava ter um ônibus que ia de Recife a Tamandaré, saindo do Terminal da av. Dantas Barreto. Vale dar uma ligada para eles para saber se a linha ainda existe - (81) 2101-9000

Aline Lima
Aline LimaPermalinkResponder

Ola, estou com viajem marcada dia 05/07/15 pra chegar em porto de galinhas e ficarei ate dia 12/07, vi que as mares estarão alta, sera que ainda sim conseguirei aproveitar algum dia em piscinas naturais?? ja que em Julho é chuvoso...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aline! Para aproveitar as piscinas naturais, é importante que a maré baixa aconteça em um horário de bastante sol, e esteja com nível inferior a 0.5. Veja como consultar a tábua de marés: http://www.viajenaviagem.com/2013/04/como-usar-tabua-mares

Helena
HelenaPermalinkResponder

Ola! Vou ficar hospedada em P. Galinhas e gostaria de ir um dia à Praia dos Carneiros. Qual a melhor forma de se deslocar p lá. É preferível alugar um carro? É possivel alugar oum carro no dia ou é preferívl fazer uma reserva? Obrigada pelas dicas.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Helena! O ideal é fazer uma reserva antecipada do carro, para não correr o risco de não ter o veículo ou apenas um carro de categoria superior, no dia que desejar alugar.

Você também pode pesquisar preços de aluguel de carros de várias locadoras com a nossa parceira RentalCars.

Daviele
DavielePermalinkResponder

Ola tudo bem?
estou com viajem marcada no mês de março em dias 09/03 ate 16/03 vou ficar em pajuçara sera que é uma época boa? para mergulho.

Beatriz Maria
Beatriz MariaPermalinkResponder

Bom dia, Ricardo.
Sou de Recife e estou buscando alguém aqui na cidade ou mediações para me conceder uma entrevista para uma pesquisa sobre viagens, mais especificamente sobre Caribe/ LATAM. Você teria indicação de algum outro expert no assunto viagem e turismo por aqui?

Obrigada!

Atenciosamente,

Beatriz

Patricia Santana

Boa tarde, estou pesquisando aqui para ir para Maragogi em Março dia 23, vi que tem dias que a mare vai estar baixa, entre 0,0 0,2, porem no parametro diz que chove, mas sem raios, vc pode me dar alguma dica sobre essa semana que pretendo ficar lá, outra informação o hotel que vou ficar e meia pensão, vale a pena, e rapido a idas de praias?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patricia!

É impossível prever se vai chover ou não em um determinado dia.

Leia sobre Maragogi:
http://www.viajenaviagem.com/2013/10/guia-praias-alagoas-maragogi-rota-ecologica-sao-miguel-milagres-porto-pedras-japaratinga

patrick maciel

Qual porto devo consultar a tábua das marés p ver como estará em perobas e maracajau por favor?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patrick! Natal.

zenaide
zenaidePermalinkResponder

Fui no salinas de maragogi no final de agosto de 2013 e não e tava chovendo, esse ano quero ir novamente com uma turma muito grande e não decepcionar a galera, pq todos querem ir nas piscinas naturais, aí estou em dúvida se vamos em agosto ou setembro, por favor me ajude. Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Zenaide! Não temos como prever o tempo, mas em geral, setembro chove menos por lá do que em agosto. Para saber mais, veja o nosso Praiômetro:
http://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe

gizelr
gizelrPermalinkResponder

Boa noite! Parabéns pelo site, eu e minha família estamos com nossa viagem marcada para maceio de 12/10/15 ate 20/10/25.
estou pensando em alugar um carro pois irei para Maragogi, passarei do dia 12 ate 15 em Maragogi e depois quero ir a Porto de galinhas, ai irei voltar para Maragogi e depois irei passar 5 dias em Maceió.
vc acha muita loucura pois eu msm irei dirigindo.
em porto de galinhas so irei 1 dia.
Sera q irei conseguir aproveitar minha viagem.

Ricardo
RicardoPermalinkResponder

Boa tarde!
primeiramente quero agradecer de imediato pelo site, fantástico para tirar dúvidas. Ola gostaria de saber já que não é recomendado ir para Maragogi no bate e volta, qual lugares de piscinas naturais próximo a ponta Verde onde ficarei de 02/03 a 07/03 para curtir com crianças de 11 meses e uma de 5 anos? e qual restaurante recomendado comer bem e barato?

Danielle Silveira

Estive em Maragogi semana passada e amei tudo, sou do Rio de Janeiro e adoro praia. Aqui tem muitas praias lindas, mas Maragogi superou minhas expectativas, lá tudo é encantador, amei o passeio das piscinas, o passeio de buggre, a orla da cidade, alguns povoados que conheci, tudo muito lindo. Fiquei na Pousada dos Jangadeiros e acho que isso completou minha viagem, lá é tudo de bom também, nada absolutamente nada deixou a desejar.
Conheci 4 povoados e a praia de Japaratinga, gente que lugares deslumbrantes, tudo lindo, calmo e natural, pena não ser melhor cuidado pelos poderes público. Super recomendo vcs conhecerem Ponta do Mangue, Peroba, Bugalhal e São Bento e a linda Japaratinga.

manuella
manuellaPermalinkResponder

Olá, Boa tarde gostaria de saber se no mês de outubro é um bom mês para conhecer maceió, Maragogi e porto de galinhas?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Manuella! Outubro é um ótimo mês para visitar essa região. Para saber mais, veja o nosso Praiômetro:
http://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe

Leandro
LeandroPermalinkResponder

Eu estava pensando ir em 21-04 a 28-04, é época de chuva la?

Eliana
ElianaPermalinkResponder

Adorei a explicação sobre as tábuas de marés, as dicas...perfeito! Obrigada.

Lorena
LorenaPermalinkResponder

Olá! Sei que é recomendável ver a fase lunar (lua cheia ou nova) para fazer o passeio as piscinas naturais. E para aproveitar somente a praia, basta só a maré baixa ou tem que olhar a fase lunar para a água ficar mais transparente?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lorena! Água mais ou menos azul depende do regime das chuvas, independe da lua. Para pegar águas mais azuis no Nordeste, viaje entre setembro e março; para Paraíba e Rio Grande do Norte, dezembro e março.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Comentar novamente

Cancelar