Natal

Dunas World
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

"Com emoção ou sem emoção?". Não se sabe quem foi o primeiro bugueiro que, no alto de uma duna móvel, fez pela primeira vez essa pergunta a seus passageiros. A frase virou o bordão de Natal -- e foi adotada em todo lugar onde se ande de bugue.

Esses carrinhos desajeitados com motor de Fusca são tão parte da paisagem de Natal quanto as dunas. Amanhecem recolhendo passageiros de hotel em hotel, trafegam pela Via Costeira, atravessam a moderna ponte Newton Navarro rumo às dunas de Genipabu e do litoral norte.

Dunas. Elas estão ao norte, ao sul e também dentro da cidade. Você não vai encontrar em canto nenhum do mundo outra cidade deste porte onde as dunas façam parte da topografia. Em Natal as dunas desempenham o papel de montanhas – só que de areia.

A Via Costeira, onde estão os resorts da cidade, passa rente a um parque de dunas. O Morro do Careca, cartão postal da praia de Ponta Negra, nada mais é que a face norte de outra grande duna que se estende até a base aeronáutica da Barreira do Inferno. Ao norte, as dunas de Genipabu começam tão logo o seu carro desce da bela ponte nova sobre o rio Potengi.

Em tempo: quando o bugueiro fizer a pergunta clássica, responda -- e bata pé: "Sem emoção". Por mais habilidoso que ele seja na direção, os bugues não contam com absolutamente nenhum equipamento de segurança. Mesmo devagarzinho, o passeio já é suficientemente emocionante.

Natal: quando dá praia?

465 comentários

Francisco
FranciscoPermalinkResponder

Bom dia.. estou indo passar alguns dias em Natal.. gostaria de saber como está a disponibilidade de uber na cidade.. está seguro ? qual a melhor opção de se deslocar do aeroporto de Natal para hotel de ponta negra ? uber ? taxi ? o decolar me ofereceu translado, mas não me informaram preço ... será que sai mais caro que uber ? muito obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Francisco! Tem Uber, sim.

CARLA ROBERTA DO NASCIMENTO

Olá, gostaria de saber como está a questão da segurança lá em Natal. Recentemente estamos ouvindo muitas noticias de lá eu e minha família temos viagem marcada para julho. Os passeios sejam mais seguros com guias? E a noite é tranquilo passear nos pontos turísticos?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carla! Não houve registro de absolutamente nenhum incidente violento com turistas.

Raquel
RaquelPermalinkResponder

Ola tudo bem? Conheci você atráves da rádio band .. bom vou pra Natal em outubro e gostaria de saber se tenho k comprar os passeios antecipados pois eu aluguei carro la pra facilitar a locomoção... mas...... e os passeios... tenho k compra-los antes? Bj grande

Gisele Vaz
Gisele VazPermalinkResponder

Oi!

Estou indo para Natal de 20 a 27 de outubro de 2018.
Lendo suas dicas (coisa que sempre faço antes de viajar! Uruguay foi incrivel com suas dicas), pensei em ficar 4 dias em Pipa e 4 em Natal.

Somos bem tranquilos, gostamos de pé na areia, sossego, passeios nos centrinhos, boa comida.

Acha bom, ou recomenda algo mais bacana?

Obrigada!! Gi.

Fabiane
FabianePermalinkResponder

Olá!
Irei para Natal em Dezembro (26 a 31) e como vamos ficar poucos dias, ficaremos hospedados apenas em Ponta Negra, mas gostaríamos de aproveitar um dia para visitar Pipa. Gostaria de saber se me aconselha ir de carro ou de buggy, pois peguei o contato de um bugueiro e ele me disse que nessa época, por conta da Operação Verão, o buggy é proibido de transitar por vários trechos, então nos aconselhou ir de carro.
Obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabiane! A viagem de bugue a Pipa é um estorvo. Deixe para fazer passeios de bugue localmente, em pontos em que seja permitido. (Em Pipa os bugues praticamente não andam pela areia).

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/destino/pipa/#fazer

Marcelo
MarceloPermalinkResponder

Boa tarde.....se possível for.....gostaria de uma ajuda do blog.....estou com viagem marcada pra Natal.....dia 8/NOV/2018.....volto dia 12/NOV/2018......ou seja.....3 dias pra aproveitar.....se possível for gostaria de algumas dicas do que fazer em 3 dias....desde já agradeço

NIURA ANDRADE
NIURA ANDRADEPermalinkResponder

quais os passeios mais indicados para 4 dias em Nata ? obrigada

Dayana
DayanaPermalinkResponder

Vou para Natal no Réveillon dia 29/12 ao dia 05/01/2018.
Eu , esposo e filho mais um casal com um filho. (crianças de 9 e 7 anos) sobre os passeios estao tudo certinho. Minha dúvida e onde curtir a virada do ano em Natal com crianças.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Dayana! Há fogos em Ponta Negra.

Ieda Maria
Ieda MariaPermalinkResponder

Boa noite. preciso saber qual transporte mais em conta do aeroporto São Gonçalo até a rodoviária, pois o vôo chega às 23:55 hs. e depois pra Pipa; e ou é melhor usar transfer direto pra Pipa , caso a pousada aceite chegar na madrugada. Ou melhor aguardar a manhã chegar pra ir direto pra Pipa.? Agradeço caso possa me orientar.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ieda! Quando a gente faz uma viagem supereconômica, precisa atentar para esses detalhes importantes, como chegar ao destino num horário em que haja transporte econômico. Passar a noite em claro numa rodoviária erma no Nordeste não é um jeito agradável nem seguro de começar sua viagem de férias. Chegando à meia-noite em Natal, você vai precisar investir num trânsfer para Pipa. Sua pousada deve oferecer alternativas, entre em contato.

Leia mais:
https://www.viajenaviagem.com/destino/pipa/#chegar

Aline Mochetti

Eu e meu esposo vamos pra natal na primeira semana de janeiro e gostaríamos de saber a indicação e o contato de algum bugueiro e contato para podermos comprar os passeios.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aline! Infelizmente não podemos recomendar nem bugueiros nem motoristas em geral. Uma recomendação num blog de muita audiência faz com que não tenham disponbilidade e terceirizem os seus serviços, gerando reclamações. Já aconteceu inúmeras vezes, preferimos não fazer mais.

GERMANA MARIA LEAL DE OLIVEIRA MENDONÇA

Pretendo sair de Maceió a Fortaleza de carro com meus pequenos e o maridão. A idéia seria de apenas 2 paradas, para chegar a tempo do Natal em familia. Quais recomendaria, considerando os pequenos (6 e 9 anos)? Havia pensado em João Pessoa e Canoa Quebrada. Seria viável? Busco locais onde possa haver atrativo para eles e que a chegada ao destino final (Fortaleza) não seja tão penosa

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Germana! Sim, é uma boa estratégia.

Leia:
htpps://www.viajenaviagem.com/destino/joao-pessoa/
https://www.viajenaviagem.com/destino/canoa-quebrada/

Leonardo
LeonardoPermalinkResponder

Boa tarde,
Estou planejando uma viagem a natal em agosto, porem estou pensando em alugar um carro para aproveitar melhor os locais, mas estou com receio devido a fiscalizações, gosto de ir na praia e beber algum drink, uma cerveja, tudo moderado, porem atualmente a lei esta bem rígida... Gostaria de informações de como é as coisa por la...
Ou se compensa deixar o carro de lado.

Visto que em minha ultima viagem a Maceio nem se quer vir policia, mas em Pernambuco fui parado diversas vezes.

Agradecido

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leonardo! Em todo o litoral brasileiro hoje não vale a pena dirigir se você quer beber. Use táxi e Uber.

MARILZA
MARILZAPermalinkResponder

em Dezembro/2018 e achou Ruim
Uma vergonha. Uma falta de respeito com a população e o turista. Na passage de ano 2018/2019. Na queima de fogos, uma sujeira, sem nenhuma atração, sem banheiros químicos, sem segurança e sem graça. Uma vergonha, um desrespeito. Nunca MAIS. Não recomendo.

Janaina Meloze

Olá, Boa Tarde!
Estou planejando a próxima viagem de férias com a família para Natal de 25 de dezembro a 05 Janeiro, pretendemos ficar 10 dias , onde você recomendaria hospedagem (não digo hotel e sim localidade) para que possamos ficar mais perto de restaurantes e comércios...você recomendaria andarmos de bugue com as crianças (4 e 8 anos)? E sobre praias quais devo conhecer...Obrigada e desculpa esse monte de perguntas...kkk

Carlos Eduardo

Estou com a viagem marcada,gostaria de saber como que normalmente fica a temperatura no mês de julho, mas frio ou mas calor. Obrigado!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eduardo! Nunca faz frio no Nordeste, só no ar condicionado.

Veja mais:
https://www.viajenaviagem.com/destino/natal/quando-ir-natal/

Barbara
BarbaraPermalinkResponder

Oi Leonardo, aqui em Natal as blitz da Lei Seca costumam ser bem rigorosas e acontecem com bastante frequência, principalmente na parte turística, sugiro você usar Uber ou táxi neste caso.

Débora Abrão

Vou passar 2 dias em Natal e 5 dias em Pipa. Consigo alugar um carro em Natal e devolver em Pipa? Gostaríamos de ir conhecendo o litoral até chegar em Pipa.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Débora! Não há filiais de locadoras de Natal em Pipa.

Leia sobre Pipa:
https://www.viajenaviagem.com/destino/pipa/

Juliane
JulianePermalinkResponder

Oi vou para Natal em agosto estamos em uma turma de 5 pessoas,minha menina tem 3 anos,alugamos um carro e ja fechamos com um guia.Estou em duvida se vamos de carro e aproveitamos as redondezas de genipabu,e pegamos um passeio mais simples de buggy nas dunas ou se fazemos um passeio completo saindo do hotel.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliane! Bgue saindo do hotel apenas aumenta o desconforto da viagem. Deixe para as dunas.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar