Como montar seu roteiro de viagem à Europa

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Monte sua viagem à Europa

Costumo dizer que toda ida à Europa é como se fosse a primeira. A menos que você volte exclusivamente a lugares que já visitou, toda nova viagem suscitará as mesmas perguntas iniciais. Por onde chegar? Quantos dias ficar em cada lugar? Que meio de transporte escolher? Use este tutorial como ponto de partida para destrinchar suas próximas viagens européias.

--> Primeiro passo: NÃO compre a passagem aérea

Comprar uma passagem por impulso é o erro mais comum de (falta de) planejamento numa viagem à Europa. Achar uma passagem superdescontada de ida e volta a uma cidade específica só garante a viagem de quem só queria ir para aquela cidade. Continuar a viagem a partir dali -- e sobretudo voltar para lá para pegar o vôo da volta -- pode anular a economia e, pior, causar enormes perrengues logísticos. Só compre a passagem depois de ter definido todo o itinerário (continue lendo e veja por quê).

--> Itinerário: menos é mais

Ao montar um roteiro pela Europa, use o método clássico recomendado para arrumar malas: selecione todos os lugares que você gostaria de visitar, e então reduza à metade. Ou a um terço. Na excitação da montagem do roteiro, nossa tendência é empilhar todos os lugares que estejam no caminho (e fazer longos desvios para chegar a outros).

No mapa, tudo parece perto. Mas números frios, como quilometragens e durações de vôos, não levam em consideração o tempo que se gasta em arrumar a mala, fechar a conta do hotel, deslocar-se ao aeroporto (e chegar com a antecedência necessária para o check-in), vencer o trânsito dos anéis viários para sair de cada cidade e entrar na próxima (em viagens de carro), encontrar o próximo hotel, fazer o check-in, subir com as malas...

Cada troca de local envolve a perda de pelo menos meio dia (e de muita energia). Acredite: quanto mais você troca de cidade, menos você aproveita o seu tempo.

--> Cidades grandes: fique quatro dias

Sim, toda cidade importante da Europa tem um ônibus de dois andares que percorre todos os cartões postais em um dia só. É um pecado, porém, limitar-se a simplesmente constatar ao vivo a existência de monumentos que você já conhecia antes de sair de casa.

Quatro dias são o mínimo necessário para você entender o básico de uma grande capital. No terceiro ou quarto dia dá-se o clique: de repente todas as fichas caem e você começa a se localizar. As obrigações turísticas (os lerês) diminuem, e você começa a se sentir um pouco morador. É uma sensação que você só vai entender quando se deixar ficar pelo menos quatro dias numa grande capital.

(Se essa capital se chamar Paris ou Londres, pense em ficar sete dias -- no fim, você ainda vai achar pouco.)

Leia mais --> Europa: quantos dias em cada lugar?

--> Monte a viagem em módulos

Um jeito bastante simples de resolver o seu itinerário é dividindo o tempo de viagem em módulos de 5 a 7 dias. Aloque cada módulo a uma metrópole (Lisboa, Roma, Munique) ou a uma região que você queira explorar de carro ou trem (Provence, Andaluzia, Highlands, Toscana). Permaneça na cidade grande por toda a duração do módulo; nas viagens de carro ou trem, tente resolver o roteiro em no máximo duas bases.

Leia mais --> Montar bases é melhor que pinga-pinga

--> Bate-volta: veja mais, canse menos

A melhor maneira de extrair o máximo das bases que você escolher é o bate-volta. Toda cidade que não justifique um pernoite e que fique a no máximo uma hora e meia de viagem de onde você esteja rende um passeio perfeito. Você não precisa fazer check-out, viaja sem malas (de trem ou de carro) e, ao chegar, aproveita desde o primeiro instante (sem perder o pique com atividades chatas como encontrar o endereço do hotel e fazer check-in). Se você não se exigir demais, ainda volta para o local em que está hospedado com energia para aproveitar a noite. Férias, lembra?

--> Pit stop: saiba usar

Trajetos mais longos entre uma base e a próxima -- tanto de carro, quanto de trem -- ficam mais divertidos quando você pode fazer uma parada estratégica no caminho. Por exemplo: Bruxelas entre Paris e Amsterdã; Dresden entre Praga e Berlim; Pompéia entre Roma e a Costa Amalfitana.

Para lançar mão desse recurso, porém, é preciso ter cuidado extra com a bagagem. Estando de carro, pare em estacionamentos vigiados e em hipótese alguma deixe a bagagem à mostra. Em viagens de trem, certifique-se de que a estação do pit-stop dispõe de guarda-volumes. Pesquise na internet: "lockers", "left luggage", "consigna", "consigne" e "deposito bagagli" associado ao nome da estação.

--> A passagem aérea? NÃO compre ainda!

OK, você já definiu o seu roteiro. Dividiu seus quinze dias em dois módulos de cidades grandes e um de região. Mas ainda falta mais um passo antes de emitir a sua passagem aérea: definir o(s) meio(s) de transporte dentro da Europa.

--> Avião, trem ou carro?

O trem é o meio de locomoção europeu por excelência. Para comparar a duração de viagens entre trem e avião, acrescente sempre três horas ao tempo de vôo -- é o mínimo de tempo extra que você leva para ir e voltar do aeroporto, fazer check-in e esperar bagagens.

Mas não use trem (nem carro) para atravessar o continente; para isso existe o avião. Evite também trens noturnos: teoricamente você ganha tempo, mas na prática o que ganha é uma noite mal dormida -- e de quebra ainda fica cansado para aproveitar o dia segiunte.

Carros e cidades grandes não combinam: o GPS ajuda, mas não elimina o stress do trânsito e da busca de estacionamento.

O carro é perfeito para deslocar-se por estradas secundárias, sem horário nem programa rígido; não por coincidência, as regiões mais apropriadas para explorar de carro são aquelas em que o trem não dá conta do recado (Toscana, Provence, Costa Amalfitana, Sicília, Andaluzia, Portugal, Rota Romântica).

Leia mais --> Europa: avião, trem ou carro?

--> Trem: passe ou ponto a ponto?

Passes de trem não valem mais a pena: os dias de uso são limitados e é preciso fazer reserva e pagar suplementos para usar os trens rápidos.

O melhor é fazer os trechos de trem com passagens avulsas, aproveitando tarifas descontadas. Compre diretamente no site da companhia ferroviária do país de origem de cada trecho.

Os únicos passes que continuam um ótimo investimento são os passes nacionais de países que não exigem reservas ou suplementos para uso de seus trens regulares: é o caso da Suíça (Swiss Pass) e da Alemanha (German Pass).

Leia mais --> Vai por mim: trem na Europa

Leia mais --> Trem na Europa: onde vale a pena, onde não vale

--> Low cost ou não?

Veja bem: aquelas tarifas incríveis de 5 ou 10 euros que fizeram a fama das companhias low-cost da Europa são tão difíceis de conseguir quanto as promoções que as aéreas brasileiras fazem de madrugada. Há muitos custos extraas: para despachar a bagagem, para fazer check-in (mesmo pela internet!), para comprar com cartão de crédito, para marcar assento. O limite de bagagem é avarento (entre 10 e 20 kg) e cada quilo de excesso é cobrado (pelo menos 10 euros por quilo de excesso!). O mais comum é que cada trecho, sem multa de excesso de bagagem, saia em torno de 80 euros.

Antes de sair comprando low-cost a torto e a direito, descubra quanto custaria incluir esses trechos na sua passagem aérea Brasil-Europa-Brasil. Pesquise também quanto custa comprar os trechos internos avulsos nos sites das cias. aéreas convencionais. Com antecedência, costumam oferecer tarifas competitivas nas mesmas rotas.

Leia mais --> Low-costs na Europa: modo de usar

--> AGORA SIM: compre a passagem aérea

Depois de definir o roteiro e os meios de transporte dentro da Europa, aí sim você está pronto para comprar a passagem aérea mais adequada.

Compre a sua passagem pelo menos até o primeiro destino que você vai efetivamente visitar, voltando do último destino do seu itinerário. Não se prenda aos vôos diretos, nem às companhias aéreas do primeiro ou do último país do seu roteiro. Qualquer aérea pode emitir uma passagem do Brasil a Veneza, com volta ao Brasil desde Praga. O que vai mudar é o aeroporto de conexão.

Definido os pontos de chegada e partida da Europa, orce quanto custa incluir os trechos aéreos internos que você vai precisar fazer entre um módulo e outro do itinerário.

Se cada trecho custar menos de 100 euros (140 dólares), será um bom negócio pela conveniência e pela segurança. (Lembre-se: é difícil conseguir low-costs por menos de 80 euros o trecho, e com as low-costs as conexões não são garantidas e o excesso de bagagem é cruel.)

Passagens multidestinos podem ser compradas com agentes de viagem ou em todos os sites (incluindo aí os das próprias cias. aéreas) que ofereçam a opção "múltiplos destinos" ou "multiple destinations".

Leia mais --> Leitores dão as dicas de como comprar passagens com várias escalas

--> Quando é melhor fazer as reservas?

Quanto mais cedo você comprar as passagens aéreas, melhores preços deve encontrar (sobretudo se você quiser achar as barbadas das low-costs).

O melhor momento para reservar hotel é exatamente três meses antes da data de hospedagem: é quando as tarifas descontadas aparecem nos sites de reservas de hotéis. Note que os melhores descontos normalmente requerem débito imediato; leia as condições de cancelamento antes de fechar negócio.

Os trechos de trem são lançados nos sistemas das companhias ferroviárias entre 90 e 60 dias antes da data de viagem; as tarifas promocionais aparecem sempre neste momento e esgotam logo.

Dois meses antes de viajar, marque as visitas que podem ser reservadas pela internet: Galleria Uffizi em Florença, Museu do Vaticano, subida à Torre de Pisa, entrada na Alhambra...

Leia mais --> Como furar fila em museus e monumentos da Europa

Leia mais -->Florença: furando a fila na Uffizi e na Accademia

Leia mais --> Granada: Alhambra na prática, da compra do ingresso à visita

--> Cartão, débito ou dinheiro?

Assim como ocorre nos investimentos, o melhor é diversificar.

Leve um pouco de dinheiro vivo (300 a 500 euros) e tente guardar até o fim da viagem. É o seu fundo de reserva para emergências.

Para o dia a dia, habilite seu cartão de banco para fazer saques direto da conta corrente. Funciona em qualquer caixa automático (não é preciso achar caixas do seu banco), e o IOF é de 0,38%. Há também a incidência de tarifas fixas;  faça saques sempre equivalentes a 200 euros para que não sejam significativas.

Se o seu cartão de crédito trabalhar com taxa de câmbio intermediária entre o dólar comercial e o dólar turismo (usado para a venda de dólar-papel e de cartões recarregáveis tipo Travel Money), o IOF de 6,38% fica menos pesado. Se oferecer milhas, pode continuar uma boa opção. Descubra a cotação do seu banco ou emissor para ver se o cartão de crédito continua uma opção válida para você.

Os cartões de débito internacional recarregáveis (tipo Travel Money) permitem saques em caixas automáticos e pagamento de despesas em todos os lugares que aceitem a bandeira do cartão. O IOF é de 0,38% e o saldo pode ser recarregado à distância, por internet banking. É a melhor opção para quem não está interessado em milhas, e serve como excelente plano B para quem vai levar cartão de banco (caso o cartão do banco apresente problemas de aceitação, é só recarregar o Travel Money).

Leia mais --> A melhor moeda para levar para o exterior

Leia também:

A viagem do Ricardo Freire à Europa em 2011

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email

1593 comentários

Atenção: perguntas que já estejam respondidas no texto e comentários ofensivos ou em maiúsculas serão deletados.

Cancelar
ADRIANA LOPES
ADRIANA LOPESPermalinkResponder

Olá Ricardo! Parabéns pelo site! Profissa!!!

Olha só, vou passar 28 dias na Europa, base Madri. Num primeiro momento quis ir somente para Espanha e Portugal pra aproveitar bem, mas to achando tempo demais pra não conhecer um terceiro país. Só que estou muito perdida. Podes me dar alguma dica das boas? A grana é curta.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriana! A França está logo ali do lado. Mas se não quiser gastar com passagem aérea, Espanha e Portugal tem muitos lugares para se conhecer.

Para dicas, veja:
http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/
http://www.viajenaviagem.com/destinos/europa

Rachel
RachelPermalinkResponder

Olá!
Eu e meu marido estamos planejando uma viagem para Europa no período entre março e abril. Escolhemos algumas cidades de Portugal, algumas da Espanha e Amsterdã. Fizemos um roteiro e adoraríamos a sua opinião...

13/mar 1 Saída do Rio
14/mar 2 Chegada a Amsterdã
15/mar 3 Aproveitar Amsterdã
16/mar 4 Aproveitar Amsterdã
17/mar 5 Pegar Avião para Madrid
18/mar 6 Aproveitar Madrid
19/mar 7 Aproveitar Madrid
20/mar 8 Aproveitar Madrid
21/mar 9 Aproveitar Madrid
22/mar 10 Pegar Trem para Sevillha
23/mar 11 Aproveitar Sevilha
24/mar 12 Aproveitar Sevilha
25/mar 13 Pegar Avião para Barcelona
26/mar 14 Aproveitar Barcelona
27/mar 15 Aproveitar Barcelona
28/mar 16 Aproveitar Barcelona
29/mar 17 Aproveitar Barcelona
30/mar 18 Pegar Avião para Porto
31/mar 19 Ir de Manhã para Serra da Estrela
01/abr 20 Aproveitar a Serra da Estrela
02/abr 21 Acordar cedo e Pegar o carro para Fatima e Óbidos. Dormir em Lisboa
03/abr 22 Aproveitar Lisboa
04/abr 23 Aproveitar Lisboa (Visitar Costa do Estoril)
05/abr 24 Aproveitar Lisboa (Visitar a Torre de Belem)
06/abr 25 Aproveitar Lisboa
07/abr 26 Volta ao Rio

O que achou?

Desde já agradeço e aproveito para parabeniza-lo pelo site!! Adoro!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rachel! Seu roteiro está bacana, mas a parte de carro em Portugal está um pouquinho corrida. Inspire-se no roteiro do Silvio e veja se não valeria a pena fazer este pedaço com menos pressa: http://www.viajenaviagem.com/2014/03/portugal-carro-algarve-alentejo-serra-estrela-dicas/

Rachel
RachelPermalinkResponder

Muito obrigada!!!! ; - )

Rachel
RachelPermalinkResponder

Olá! Mudamos um pouquinho roteiro e estamos muito na dúvida quanto a Portugal...só sabemos que não fazemos questão de Porto (Só chegaremos em Portugal por lá e ficaremos 1 dia) e Coimbra...
13 de março de 2015 Saída do Rio
14 de março de 2015 Chegada a Amsterdã
15 de março de 2015 Aproveitar Amsterdã
16 de março de 2015 Aproveitar Amsterdã
17 de março de 2015 Pegar Avião para Madrid CL
18 de março de 2015 Aproveitar Madrid CL
19 de março de 2015 Aproveitar Madrid
20 de março de 2015 Aproveitar Madrid
21 de março de 2015 Pegar Avião para Sevillha
22 de março de 2015 Aproveitar Sevilha
23 de março de 2015 Aproveitar Sevilha
24 de março de 2015 Pegar Avião para Barcelona
25 de março de 2015 Aproveitar Barcelona
26 de março de 2015 Aproveitar Barcelona
27 de março de 2015 Aproveitar Barcelona
28 de março de 2015 Aproveitar Barcelona
29 de março de 2015 Pegar Avião para Porto
30 de março de 2015 ???
31 de março de 2015 ???
1 de abril de 2015 ???
2 de abril de 2015 ???
3 de abril de 2015 ???
4 de abril de 2015 ???
5 de abril de 2015 ???
6 de abril de 2015 ???
7 de abril de 2015 Volta ao Rio (Lisboa)

Desde já agradeço o apoio!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rachel! Dê uma olhadinha no post que indicamos. Se quiser continuar a conversar, converse naquele post. Sem você ler aquele post, não temos como continuar a conversa. Faça a sua parte, por favor. Obrigada.

Katia Freitas
Katia FreitasPermalinkResponder

Olá Ricardo, vou ficar 28 dias na Europa em maio/15para visitar meu filho que estará fazendo mestrado em Madri.. Ja tenho passagem de ida e volta pela Iberia aproveitando uma promocao de milhas.. mas minha base pra ida e volta sera Madri.. Alem de aproveitar Madri, gostaria de ir a Paris e Provence.. eh um sonho antigo de ver as maravilhosas tulipas n o parque Keukenhof
Sera que este roteiro seria adequado ? Qual melhor trajeto ? Ou abro mao das tulipas para aproveitar Paris....

Katia Freitas
Katia FreitasPermalinkResponder

Complementando ida dia 05 de maio a Madri e retorno dia 28 tambem por Madri

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Katia! Em 2015 o parque Keukenhof ficará aberto de 20 de março até o dia 17 de maio. Então programe sua primeiro a sua ida para Amsterdã. De lá, você pode seguir pra Paris e depois retornar para Madri. Para viajar entre países, o Ricardo Freire sempre indica voar.

Para dicas de como chegar no Keukenhof, veja: http://www.viajenaviagem.com/2014/03/keukenhof-as-datas-de-2014-como-chegar-e-comprar-ingresso

Para saber mais sobre Paris e Provence, leia:
http://www.viajenaviagem.com/destino/paris
http://www.viajenaviagem.com/destino/provence

Ismar Ávila
Ismar ÁvilaPermalinkResponder

Ricardo, parabéns pelo blog! Show de bola! Posso pedir uma dica? Eu e minha esposa vamos estrear na Europa e claro, queríamos ver mil países de uma vez só. Já vimos pelas suas dicas que não dá. Então fomos reduzindo, reduzindo e fechamos em 3 países. França, Alemanha e Itália (o país que ela mais ama!). Entre saída e volta ao Brasil serão 18 dias, ou seja, 16 dias "úteis" por lá. Nossa ideia é fazer 3 bases: Paris, Roma e Munique. Blocos de 5 dias. Tá viável? Você sugere diferente? E se possível, dá umas dicas de como aproveitar melhor esses 3 blocos em cada país. Abraços!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ismar! Quem responde é A Bóia. O Ricardo Freire sugere blocos de 5 dias para as grandes capitais ou as regiões que você estiver mais a fim de visitar. A escolha é sua, as possibilidades são infinitas. Leia sobre as cidades usando o menu Europa no alto da página.

Marcelo Tabak
Marcelo TabakPermalinkResponder

Olá Ricardo, tudo bom ? Gostaria de sua ajuda , por gentileza. Estou querendo ir para Europa com minha esposa passar mais ou menos 10 dias. Pensamos em conhecer Portugal , Espanha e França. Isso de carro ou trem. Não sabemos ainda por onde começar e por onde terminar smile Mas gostaríamos de curtir ao máximo esses dias explorando as cidades, fazendo bate-volta como você comenta no seu site ou até mesmo dormindo em cidades que sejam interessantes. Você teria algum roteiro "pre montado" para nos ajudar ? Já ouvi falar que o interior de Portugal é mais interessante, passando por Fátima; Batalha; Nazaré e Óbidos regressando por Lisboa. Máfra; Ericeira e Sintra em outro dia.Palmela; Setúbal; Serra da Arrábida; Azeitão (visita a adegas produtores de vinho); Sesimbra e Cabo Espichel, mais um dia. Cabo da Roca, Cascais e Estoril. Já na Espanha conhecer Sevilha, Cordoba; Granada, Trujillo, Madrid, Segóvia; Toledo. Na costa Este: Cabo de Gata, Cartagena; Altea; Dénia; Valencia; Tarragona; Barcelona , Tossa de Mar; Figueres , Cadaques já bem perto de França. Paris!!! Mas isso que me passaram. Não sei se é muita coisa , se são cidades próximas que posso fazer em um "mini-circuito". Você poderia me ajudar ? Agradeço muito sua ajuda desde já! PS : Previsão é no período de Carnaval de 2015, ou seja , frio , né ? Abs, Marcelo Tabak

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! Quem responde é A Bóia. Infelizmente é impossível fazer tanta coisa em apenas 10 dias com algum proveito.

Veja roteiros factíveis:
http://www.viajenaviagem.com/2012/03/roteiro-9-dias-europa

Valéria
ValériaPermalinkResponder

Olá, estou pretendendo ir pra Europa em Fev/2015.

Inicialmente, pretendo ir a Londres, Amsterdam e Espanha.

Não sei qual o país que devo visitar primeiro e por último rs...gostaria da sua opinião. smile

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Valéria! Deixe por último a cidade pela qual tiver mais expectativa. Começar na Espanha (Barcelona? Madri?), passar por Amsterdã e terminar em Londres me parece uma boa idéia.

Maria Elizabeth Dias de Oliveira

Quero montar um roteiro entre Paris/Praga/Budapeste/Viena/Paris e queria saber qual a melhor sequencia entre as cidades. Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Elizabeth! Compre passagem com ida a Paris e volta ao Brasil desde Praga. Voe de Paris a Budapeste (veja se vale a pena incluir esse trecho na passagem intercontinental), vá de trem de Budapeste a Viena e de Viena a Praga.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Elizabeth! Compre passagem com ida a Paris e volta ao Brasil desde Praga. Voe de Paris a Budapeste (veja se vale a pena incluir esse trecho na passagem intercontinental), vá de trem de Budapeste a Viena e de Viena a Praga.

Radoico Câmara Guimarães

Ricardo e equipe, viajei com minha esposa à Europa em abril e maio deste ano, 2014, e no planejamento eu segui todas as dicas dessa sua página e das outras do seu site. Deu tudo certo, como você indicou, graças a vocês fui bem preparado. Fomos a quatro países: Itália, Suíça, França e Inglaterra, estabelecendo bases em Roma (com um bate e volta a Pompéia), Florença, Veneza, Berna (com um bate e volta por dia usando o Swiss Pass, para o Jungfraujoch, Lucerna, Lausanne e Chillon, Zurique), Paris e Londres (com um bate e volta a Alton, para visitar a casa de Jane Austen). Agradeço demais às suas páginas todas as dicas que me ajudaram muito. Gostaria de te mandar um depoimento sobre a viagem, para qual email ele poderia ir? Abraços a todos!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Radoico! Obrigada por sua mensagem! Ficamos felizes! Você pode deixar seu depoimento em uma caixa de comentários como esta, ou então enviar para nós em redacao arroba viajenaviagem ponto com smile

Radoico Câmara Guimarães

Valeu, Bóia! Vou preparar e mandar ao email dado. Vai ficar comprido para os comentários... smile

Tati Valiengo
Tati ValiengoPermalinkResponder

Olá! Vou para a Italia 10 dias no inicio de Dezembro e montei o seguinte roteiro. Acha que está bom?
Dia 1 - saída de SP
Dia 2 - chegada em Milão na hora do almoço e ida para Firenze de trem. vou chegar no final do dia.
Dia 3 - Firenze
Dia 4 - Firenze
Dia 5 - saida de Firenze as 12 e ir para Roma de trem, devo chegar em Roma no inicio da tarde. Dá para passear um pouco nesse dia. O que sugere fazer em Roma nesse dia?
Dia 6 - Roma
Dia 7 - Roma
Dia 8 - Roma
Dia 9 - Roma ( bate volta pompeia com pizza em napoles - adorei essa dica)
dia 10 - saida de Roma de manhã para Milão, como nosso voo de volta é a noite, pensei em passarmos algumas horas em Milão para conhecer a Duomo e arredores, almoçar e no final da tarde irmos para o Aeropoto.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tati! Recomendamos 3 dias inteiros em Florença e 4 dias inteiros em Roma. Para mais dicas, leia:

http://www.viajenaviagem.com/destino/florenca
http://www.viajenaviagem.com/destino/roma

Radoico Câmara Guimarães

Tati, dependendo de onde está seu hotel, recomendo caminhar até o Panteão, ou àa Piazza del Popolo... Será bom para conhecer as imediações do hotel e ter o primeiro contato com a cidade, sem grandes compromissos com horário. Quando cheguei em Roma, por volta das 14h, depois de dar entrada no hotel e almoçar fomos a pé à Fontana di Trevi - mas ouvi dizer que ela foi coberta para restauração, cuidado! - passamos pela Piazza della Republica, bonita e com uma igreja com portas de bronze curiosíssimas...

Anderson
AndersonPermalinkResponder

Oi estou tentando programar uma viagem pra Europa do dia 31 de janeiro a 21 de fevereiro. no meu roteiro estão as cidades Londres, Paris, Amsterdã, Roma e Barcelona. pensei em seguir essa ordem, mas na sua opinião qual seria a melhor ordem para conhecer? sendo que Londres tem que ser a primeira já que vou visitar uma amiga que está morando lá e volta ao Brasil no dia 7 de fevereiro.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Anderson! Sim., é uma boa ordem. Faça os primeiros trechos de trem, voe de Amsterdã a Roma e a BArcelona, volte de avião desde Barcelona.

Ana
AnaPermalinkResponder

Primeiramente, gostaria de lhe parabenizar pelo site!!!! Estou lendo todos os posts!!!! hehehe Estou indo para Barcelona no dia 21/10, ficou apenas 12 dias, e comprei a passagem em uma promoção, ou seja, a volta é de Barcelona, gostaria de conhecer Roma e Paris, é viável? Se não, onde me indica conhecer... obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana! 12 dias para conhecer 3 cidades em 3 países diferentes é muito corrido. Isso porque o dia que chegamos e que partimos, não contam. Então na verdade, você terá 10 dias para passear pela Europa. Se quiser, escolha entre Roma ou Paris. Ou então, fique na Espanha. Existem vários bate-voltas partindo de Barcelona ou Madri.

Para ajudar com o seu roteiro, veja:
http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/
http://www.viajenaviagem.com/destino/barcelona/
http://www.viajenaviagem.com/destino/madri/

Ana
AnaPermalinkResponder

Olá Ricardo! Estou indo a um Congresso em Milão no inicio de novembro, e gostaria de saber quais as melhores opcoes pra ficar perto da universidade e se é viável da um pulo em Paris..

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana! Quem responde é A Bóia.

Por favor repita sua pergunta em algum post de Milão:

http://www.viajenaviagem.com/destino/milao

Lucia Lobo
Lucia LoboPermalinkResponder

Olá Ricardo,
Parabéns pelo site. Pode me dar uma dica ? Poderia me informar um hotel confortável em Barcelona , em um local central, para visitar os pontos turísticos ?
Muito Obrigada. Felicidades

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lucia! Veja dicas aqui: http://www.viajenaviagem.com/destino/barcelona/

Renata
RenataPermalinkResponder

Oi Bóia.
Peço sua ajuda ou a dos seus leitores que saibam responder a minha dúvida: comprando uma passagem de trem Madri - Bacelona e fazendo pit stop em Zaragoza, devo comprar dois trechos (Madri - Zaragoza - BCN) ou posso comprar simplesmente Madri - Barcelona, descer em Zaragoza (parada obrigatória) e depois retomar a vaigem em qualquer outro trem para BCN, com uma única passagem?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renata! Todos esses trechos requerem reserva de assento. Para reservar assento você precisa comprar um horário específico. Para comprar um horário específico você precisa comprar uma passagem para cada trecho.

Tatiana Oliveira

Parabéns pelo site!! Adoro!
Gostaria de pedir uma opinião. Iremos em Janeiro para Londres - Amsterdam - Brugges - Bruxelas e Paris. Na sua opinião, qual o melhor meio de transporte entre Londres e Amsterdam? Acho que trem poderia ser muito longo... e quanto a Bruxelas e Paris, acha que voo é sempre a melhor opção para ambos? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tatiana! De Londres a Amsterdã você pode ir de trem ou avião, o que sair mais barato. Lembre-se de que uma viagem de 1 hora de avião leva mais tempo do que uma de 4 horas de trem, por conta dos deslocamentos de/para o aeroporto, antecedência de check-in e tempo para coleta de bagagem. Entre Paris e Bruxelas nem há vôos: vai-se de trem, dá menos de 1h30 de trajeto.

Marizilda Turini Barroso

Olá Ricardo ..sempre ouço seus comentários sobre viagens na Band-News...meu marido e eu iremos para Toscana em outubro para um casamento,mas começaremos por Madri ,depois Provence e Itália ,voltando por Milão. Meu marido insiste em fazer o percurso Espanha ,Provence,Itália de carro.acho um pouco temerário! O que vc nos aconselha? Serão 15 Dias.Agradeço sua atenção !

josé marcello

Olá ! Sou passageiro recorrente para EUA; contudo tem cerca de 15 anos que não para Europa. Estou indo agora em setembro para França e Portugal, me disseram que é obrigatório a apresentação de seguro saúde, é correto ? disseram também que devo apresentar euro em "cash". Procede tudo isso ?
Muito Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, José! Não precisa ser em cash, não; a gente acredita que extratos e cartões de crédito sejam suficientes para comprovar que você tem o dinheiro suficiente para bancar sua estadia. O seguro-saúde é obrigatório (e, mais do que isso, sempre recomendável). Saiba todas as exigências da imigração e outras dicas aqui:

http://www.viajenaviagem.com/2012/05/europa-imigracao-bagagem/
http://www.viajenaviagem.com/destino/europa-geral/

Antonio Loiola

Parabéns pelo Site, pelas reportagens e já me sinto "íntimo" pois lhe acompanho há um tempão pela BandNewFM!
Desejo passar 6 dias em Paris (inicialmente seria Lisboa/Paris) saindo 25Dez e retornando 2Jan2015, mas ficando só lá entendo que terei um melhor "sustoBenefício". Sabedor que o Reveillon não é festivo como no Brasil e sendo efetivamente a minha, ops NOSSA 1ª vez em Paris, eu e minha esposa estamos optando por fazer um bate-volta para conhecermos Reims ou outra cidade próxima para degustarmos a gastronomia, vinhos, queijos e, quem sabe até passar uma noite lá. Passeios culturais estão no roteiro, claro, mas sem correria, uma vez que pretendemos sair com alguns ingressos já adquiridos para "furar a fila" (Louvre, Versalhes, Eifell, passeio/jantar no Sena etc), mas gostaríamos de opções razoavelmente baratas para curtirmos a cidade luz e nosso 1º ano de casados. Quais seriam os mais adequados bairros para ficarmos hospedados, sendo o custo um fator importante.
Algo a sugerir no roteiro, no bate-volta, nos passeios e na hospedagem, rssss!
Gratíssimo e parabéns!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Antonio! Para dicas de bate-voltas, passeios e onde ficar em Paris, veja: http://www.viajenaviagem.com/destino/paris/

Larissa Freire

Olá, Ricardo!

Eu e uma amiga estamos planejando uma viagem para a Europa incluindo Paris, Amsterdã e Berlim (durante 1 mes). Além desses, gostariamos de visitar um outro lugar que fosse pratico. O que voce sugere?

Parabens pelo site! Obrigada!!

Larissa Freire

Estavamos pensando em algum lugar da Suica, Sul da Franca ou Norte da Italia!

obs.: viagem em julho de 2015

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Larissa! Como o Ricardo Freire disse no início do texto, as possibilidades são infinitas. Com um mês inteiro, dá para incluir qualquer uma dessaa regiões. Para o Sul da França, prefira ir entre maio e início de outubro, evitando agosto.

victor
victorPermalinkResponder

olá , em abril de 2015 irei a europa em lua de mel vou no dia 22 abril ate 08 de maio
vou chegar em paris e voltar ao brasil por paris estava querendo conhecer paris , italia , munique e amsterda depois passar 1 dia em bruxelas para retornar para paris para voltar ao brasil, o que vc acha? melhor cortar um pais , qual seria menos interessante ? qual desses pais gastaria mais tempo? quais sao as operadoras de aviao que existe la ...no aguardo

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vitor! Com 16 dias de viagem você pode pensar em 3 cidades-base. Comece a organizar a sua viagem por aqui: http://www.viajenaviagem.com/destino/europa-geral/

jarbas
jarbasPermalinkResponder

Oi Bóia. Estou pensando em fechar as férias assim para minha família composta por um casal de três filhos.

02/02/2015 Bruxelas - imediatamente ao descer no aeroporto vou p Londres de trem, fazendo um pit stop em Bruges.
03/01 - Londres
04/01 - Londres
05/01- Londres
06/01 -Londres - Bruxelas (Ao chegar em Bruxelas alugou um carro e vou para Amsterdan)
07/01- Amsterdan
08/01 - Amsterdan
09/01- Amsterdan - de manhã eu viajo para Lucerna na Suíca (6/7 horas de viagem pelas AutoBhan alemãs), almoçando em Frankfurt
10 -Lucerna
10- Lucerna
11- Lucerna-Interlaken
12 - Interlaken
13- Interlaken - Paris (sempre de carro)
14 - Paris
15- Paris
16- Paris - Disneylandia
17- Paris
18- Paris
19-Paris - Bruxelas
20 - entrega do carro e retorno para o nosso lindo Brasil

Ressalto que não vou fazer viagens de trem ou de avião pois para cinco pessoas o carro é muuuuito mais barato e é um oportunidade de dirigir por estradas européias.
Vou reservar hotéis c estacionamento.

O que vc acha? Está muito apertado? A divisão foi boa?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jarbas! Carro serve para viagens em regiões delimitadas. Não imponha à sua família a sua vontade de pegar estrada. Você já imaginou o que é entrar em Frankfurt para almoçar? Já pensou no inconveniente de estar em Amsterdã de carro, ou enfrentar o trânsito para entrar em Paris? Não divida a distância pela velocidade máxima, não é assim que as coisas funcionam na vida real.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2007/08/europa-aviao-trem-ou-carro

jarbas
jarbasPermalinkResponder

Valeu Boia. Muito obrigado.

ROSILENE
ROSILENEPermalinkResponder

preciso de ajuda tenho uma viagem marcada para o dia 30/10 para a Europa e não sei de nada x nada, me ajude por favor!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rosilene! A Europa é um continente bem grande. Nos conte para onde você vai para podermos dar dicas. wink

Luis Andrade
Luis AndradePermalinkResponder

Ola, vou para europa com minha esposa de pois de muito sacrifício, vamos dia 23/12 para Lisboa Chegamos 28/12 em Paris e em Londres dia 3/01, Viagem dos sonhos, 3ª lua de mel, etc, etc, etc, queria dicas sobre o natal em Lisboa e o Ano novo em Paris, valeu. Te escuto sempre na Bandnews. Abração

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luis! Quem responde é A Bóia.

Leia sobre Natal fora de casa:
http://www.viajenaviagem.com/2012/12/noite-feliz-pra-viagem-como-passar-o-natal-fora-de-casa

Leia sobre Réveillon no exterior:
http://www.viajenaviagem.com/reveillon-2015

Isamariaoliveira

Boa tarde , gostaria de uma sugestao de programaçao de roteiro de viagem trem carro ou aviao , eu meu marido e minha filha vou dia 12/12/2014evoltamos no dia19/01/2015 vou para lisboa para passar o natal e depois seguimos pra hungria onde minha filha estuda , entao queria saber de lisboa poi vou ficar doze dias la queria ir atèa espanha ou outro lugar perto edepois antes no caminho da hungria btem slguma Parada npra fazer , wuais os paises que poderiamos conhecer . Se puder me ajudar ou falar outro lugar que me ajuda a questao de trem e aviao . Meu email è ortosan@hotmail.com.br ou no grupo demaes sem fronteiras vc pode mandar in box Isamaria oliveira .

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Ola, Isa! De Portugal à Hungria é bastante chão. Recomendamos que você viaje por Portugal e depois pegue um avião para a Hungria.

Marlua
MarluaPermalinkResponder

Olá Ricardo! Parabéns pelo site! Se me permite gostaria de explorar um pouco de seus conhecimentos de viagem...rs. Eu e minha família ( marido e dois filhos de 9 e 3 anos) estamos planejando uma viajem agora no final do ano para Europa para passar 20 dias. Temos amigos q. Iremos visitar em Coimbra, portanto teremos uma base lá.
Gostaria de um bom conselho de quais lugares ficaria mais viável p/ irmos, levando as crianças, e sem elas já q. Poderemos deixá-las c/ nossos amigos em Coimbra e irmos sozinhos p/ outros lugares. Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marlua! Quem responde é A Bóia. Infelizmente não temos como elaborar roteiros individuais. Qualquer lugar da Europa estará a no máximo 2/3 horas de vôo de Lisboa ou do Porto, é só escolher.

Leia sobre Portugal a partir da página e Lisboa; vá clicando em "Por perto":
http://www.viajenaviagem.com/destino/lisboa

Carolina
CarolinaPermalinkResponder

Foi justamente lendo as dicas do VnV que eu montei meu roteiro pra Itália, ida - Roma e volta - Milão. Farei Roma - Florença (e arredores, concentrei minha viagem na Toscana) - Veneza - Milão. Muito obrigada pelas sugestões, todas as dúvidas que eu tinha, tirei por aqui; e segundo meu ponto de vista, montei um roteiro perfeito pros 20 dias que estarei na Itália. Obrigada por criarem esse site, ele foi crucial na minha decisão.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carolina! De nada. wink

franciel rosseti

Boa tarde, estamos nos organizando em 4 casais de amigos para montar um roteiro pela europa pretendemos ficar 15 dias viajando, somos jovens e queremos conhecer os lugares mais bonitos e também as melhores noites da Europa. pode nos ajudar.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Franciel! Lisboa, Barcelona, Berlim e Londres têm noites animadas.

Wanderley Vieira

Ola Ricardo. Tudo bem? Parabéns pelo seu site. Comprei seu livro Viagem na Viagem assim que saiu. Muito legal. Estou com a ideia de viajar a europa ano que vem e gostaria de dicas de um roteiro de 14 dias passando por Marid, Barcelona, Paris e Roma. É possivel?

Abraços

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Wanderley! Aqui quem responde é A Bóia. 14 dias é pouco tempo para conhecer tantos lugares. Para ajudar a montar o seu roteiro, leia:
http://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa/
http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

Daniel
DanielPermalinkResponder

Olá Ricardo e equipe!
Estou sempre acompanhando o blog, e já usei diversas dicas postadas por aqui!!
Gostaria de uma opinião de vocês. Eu e minha esposa vamos para a Itália em Dezembro. Ficaremos 12 dias, chegando por Roma e voltando por Florença. Nossas datas estão perto do Natal (ida: 11/12, volta 23/12). Vocês acham que devemos comprar as passagens agora, ou podemos esperar mais algumas semanas para ver se o preço melhora? Estamos acompanhando a variação de preços há algum tempo; chegou a ficar R$ 1.700,00 (sem taxas) umas 3 semanas atrás, mas agora não sai de R$ 1.900~R$ 2.000.
O que acham?? Têm alguma dica valiosa para nós??
Desde já, muito obrigado!! E continuem com o excelente trabalho!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniel! Natal é uma época concorrida. O ideal é já comprar as passagens. Para saber mais, leia:
http://www.viajenaviagem.com/2013/10/dicas-comprar-passagens-areas-nacionais-internacionais/

Karla
KarlaPermalinkResponder

Boia! Terei 8 dias p berlin, hamburgo e amsterdam. Esta ultima ja conhecemos e ficaremos so dois dias. De hamburgo a amsterdam pretendemos ir de aviao. Ond acho passagens baratas e confiaveis? Medo de como eles levam as bagagens...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Karla! Para pesquisar passagens na Europa, use sites como o http://www.kayak.com.br e http://www.skyscanner.com.br .

Daniel
DanielPermalinkResponder

Olá, Boia!
Irei para Europa dia 18/12 com volta 15/01. Pretendo visitar Espanha, Portugal, França, Itália e Alemanha. As cidades ainda não estão planejadas, mas estou calculando 5 dias em cada país ou tirar algum deles do roteiro. As passagens são de ida e volta por Madri. Pensei em começar por Espanha, Italia, França, Alemanha , voar pra Portugal e nos últimos 2 dias voltar pra Madri. E as hospedagens nas capitais. O que me diz?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniel! Cada cidade grande merece 4 dias inteiros, descontando os dias de chegada e saída. Leia mais aqui: http://www.viajenaviagem.com/destino/europa-geral/

Nathalya
NathalyaPermalinkResponder

Olá, estou lendo sobre várias coisas aqui no seu blog e estou adorando, li sobre coisas que eu não fazia ideia; e nos comentários duvidas que eu também tinha e ja foi respondido. Porém, queria a sua ajuda.
No caso eu e meu namorado vamos passar 10 dias na Europa em jan/2015, chegando por Londres ficamos la três dias e depois vamos para Paris. Você acha que da para incluir nesse curto tempo: Amsterdã e Bruxelas?
O nosso voo de volta para o Brasil sai de Paris. Desde já agradeço!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nathalya! O Ricardo Freire indica passar pelo menos 5 dias inteiros em Paris e Londres, descontando o dia da chegada e da partida (se for a primeira vez, aumente para 7 dias). Com 10 dias, melhor ficar só nas duas cidades.

Para saber mais, leia:
http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

Barbara
BarbaraPermalinkResponder

Olá Ricardo sempre venho recorrer ao seu site quando vou viajar Parabéns !! Eu vou em fevereiro para a Espanha (Madri e Barcelona) depois eu irei para Lisboa depois Amsterdã depois Berlin e volto para Madri quais transporte vc sugere ? Outra coisa eu consigo comprar trem na hora de Madri para Lisboa ?? Desde já fico agradecida

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Barbara! Use trem entre Barcelona a Madri. De Madri a Lisboa, de Lisboa a Amsterdã, e de Amsterdã a Berlim, vá de avião. Compre passagens antecipadamente para garantir descontos. Se ainda não tiver comprado o seu bilhete do Brasil para lá, orce a inclusão destes trechos aéreos na sua passagem. Leia: http://www.viajenaviagem.com/2013/10/dicas-comprar-passagens-areas-nacionais-internacionais

maria do carmo

oi, ricardo, coleciono, de alguma maneira, seus "palpites". são todos úteis e utilizaveis em qquer oportunidade.
gostaria de saber sua opinião sobre aquelas viagens de navios pelos rios da europa. parece marailhosa, mas não tenho acesso às opiniões de pessoas que fizeram as mesmas. o que vc. tem a me dizer sobre esse pacote? fico-lhe imensamente grata por qualquer sugestão. um abraço, maria do carmo

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria do Carmo! Quem responde é A Bóia. O Ricardo Freire nunca fez essas viagens, mas parecem muito bonitas. O tempo de navegação é curto, há tempo suficiente para visitar as cidades de parada, e o ambiente é mais interessante do que os dos grandes navios de cruzeiro.

margarida
margaridaPermalinkResponder

Olá Ricardo
Queria agora no mes de outubro passa 10 dias viajando de trailler pela florida. Voce pode me dar dicas de cidades para ir e onde dormir?
obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Margarida! Para manter o site organizado, você poderia repetir a sua pergunta em um post sobre a Flórida? Obrigada. smile

http://www.viajenaviagem.com/2012/07/orlando-miami-de-carro

Jazon
JazonPermalinkResponder

Ficarei 17 dias, gostaria de visitar Amsterdam, Berlim, Paris (já conheço), Madrid e Lisboa....gostaria de sua opinião sobre este roteiro.
Muito obrigado

THAIS
THAISPermalinkResponder

Olá, Ricardo! Viajarei sozinha no inicio de Dezembro à Europa. Gostaria de fazer Londres - Amsterdam - Brugges - Bruxelas e Paris. Já conheço Paris, mas é sempre bom passar pela cidade mais linda do mundo. Esse roteiro é viável para 12 dias? É melhor fazer Paris-Londres ou Amsterdam-Londres de trem?Obrigada!

Josy
JosyPermalinkResponder

Bom dia, eu e minha familia estamos programando nossa 1 viajem pra europa, queria muito ir por conta própria mais estamos em tres casais e uma criança de 2 anos, serão uns 20 dias de viajem em março de 2015, nossas preferencias são monumentos, castelos e paisagens ficando por ultimo museus, o que você me sugere que façamos? Pacotes ou por conta propria, se pacotes recomenda algum saindo do ceara?

obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Josy! Viagens por conta própria são mais trabalhosas, mas nos dão a liberdade de fazermos tudo do nosso jeito. Pacotes são práticos, já prontos e montados, mas nem sempre exatamente como queremos. Pesquise pacotes com uma agência local e faça uma pesquisa de vôos, hotéis e passeios pela internet e decida pelo o que for mais conveniente para você.

Dicas para montar o roteiro:
http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

Para passagens e hotéis, pesquise em sites como o Booking e Submarino Viagens.

Josy
JosyPermalinkResponder

Muito Obrigada, seguirei suas dicas, só mais uma pergunta, Qual o melhor periodo, final de março e inicio e abril ou inicio de janeiro?
obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Josy! No início de janeiro o frio é mais intenso e os dias são mais curtos. Em março/abril você já pegará o começo da primavera e temperatura mais amenas.

Josy
JosyPermalinkResponder

Oi Boia, estou quase decidida a viajar mais ou menos por conta propria, sendo assim; eu compro as passagens e hospedagem e lá pego os passeios, só estou com medo da ultima parte, você sabe onde posso me informar sobre empresas de passeios, nos diversos paises da europa, tipo; Espanha, Portugual, Londres, italia, frança, pois tentei pesquisar mas não vi muitas opções.
desde já muito obrigada por sua ajuda.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Josy! Nosso parceiro Viator tem um catálogo de passeios em todos os destinos europeus.

Rafael de Oliveira

Ola Ricardo, belas dicas. Inclusive já comecei errado, comprei a passagem ida e volta porque estava na promoção e depois fui me programar (ainda não terminei). Irei com minha namorada dia 31/10 e pego voo da volta dia 10/11, SP - Frankfurt e vice versa. Pensei em visitar Berlim, Praga, Cracóvia (Aushwitz) e Budapeste. Mas acho que ficará muito corrido. Praga e Cracóvia são os preferidos. O que nos aconselha fazer? Devemos ir para outras cidades? E os trajetos? Queria fazer pelo menos uma viagem de trem.

Desde já agradeço.

Abraços

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rafael! Você tem muito pouco tempo para a viagem. É preciso enxugar bastante esse roteiro. Veja:
http://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

Uma outra idéia de viagem, chegando e saindo por Frankfurt:
http://www.viajenaviagem.com/2012/03/roteiro-9-dias-europa/

Anderson
AndersonPermalinkResponder

Olá...
Gostei muito do seu site. Parabéns!!!! Ouço sempre você na Band News também.

Minha noiva e eu pretendemos viajar em maio para lua de mel.

Queremos conhecer: Escócia( Castelo de Stirling e o Lago Ness), Paris, Londres e Amsterdam.

Pretendemos ir por conta, sem companhia de viagem.

Para conhecer as cidades da Escócia como Stirling por exemplo. Posso me hospedar em Edimburgo ? Consigo passeios para outras cidades voltando no mesmo dia ?

Pois queremos evitar ficar viajando pra lá e pra cá com as malas. Se perde muito tempo com check in/out.

Pode nos dar algumas dicas ? Nunca fomos para Europa. Vamos ficar 11 noites.

Obrigado!!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Anderson! Voe de Edimburgo a Amsterdã, vá de trem entre Amsterdã, Paris, Londres e Edimburgo.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2013/08/roteiro-londres-edimburgo-highlands

Patricia Coimbra

Oi!! Amei as dicas!! Sou fã do site!! Mas continuo perdida... Vou viajar com meu namorado em setembro e será nossa primeira ida à Europa. Pretendemos ir a Paris, Amsterdã e Munique (ou Berlim). Temos 20 dias corridos, e não sei qual a melhor maneira de nos locomovermos por lá. Será que dá para fazer algum pit stop?? Help!!!
Bjs

Betina
BetinaPermalinkResponder

Bom dia pessoal da Boia! Acompanho vocês há anos e sempre aproveito as dicas para montar as viagens que faço com a minha família. E é por isso que acho importante sugerir que vocês deêm uma olhada no link http://www.reclameaqui.com.br/indices/37403/rentalcars-com/ para saber se vale mesmo a pena sugerir a Rentalcars no site... Eu cotei um veículo com eles e fiquei suuuper impressionada com a diferença no valor da locação, o que me fez pesquisar na internet. Espero ter ajudado... Um abraço, Betina

Samuel
SamuelPermalinkResponder

Estou montando minha viagem para europa, vou de Paris a Milão, pensei em fazer um pit stop na Suíça, passar um dia lá. Vale a pena?
Qual cidade vc me indicaria?
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Samuel! Não vale não. De Paris a Milão, voe. Deixe a Suíça para quando você tiver tempo para a Suíça.

Rita Maria dos Santos

Olá Ricardo, Estou me organizando para ir à Europa, no caso Itália e França.Estou cheia de dúvidas, não sei como me organizar.Ainda não comprei as passagens.Pretendo sair do RJ em torno do dia 08/06/2015 e retornar em 24/06/15; é um presente que eu estou me dando dos meus 60 anos, talvez vá com dua amigas, independente delas eu vou apesar do medo ir para países onde não sei a língua e não falo inglês.O roteiro inicial que estou planejando é:08/06 -Enbarque no Rj
09/06 - chegada em Roma
10/06,11/06 -Permanência em Roma
12/06- Assis
13/06 -Cinque Terre
14/06 - Cinque Terre
15/06 - Cinque Terre
16/06 - Florença
17/06 - Florença
18/06 - Florença
19/06 - Paris
20/06 - Paris
21/06 - Provence
22/06 - Provence
23/06 - Paris
24/06 - retorno ao Rj.Por favor me oriente, o que acha do meu roteiro.Gostaria de conhecer outras cidades da Toscana.E como dividir em de meios de transporte este roteiro.Já troquei cerca de 1900 euros em espécie.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rita! Quem responde é A Bóia. Infelizmente sua viagem está corrida demais. Dê uma lida no texto, você vai entender por quê.

ANAH
ANAHPermalinkResponder

Olá Ricardo e equipe. Gostaríamos de uma ajuda, por gentileza, eu e meu esposo estamos planejando fazer uma viagem para a Europa e conhecer os seguintes lugares.
(Montamos esse percurso):
Saída de SP
Atenas (Grécia)
Roma (Itália)
Amsterdã (Holanda)
Paris (França)
Londres (Inglaterra)
Madri (Espanha)
Lisboa (Portugal)
Retorno a SP
Gostaríamos que nos ajudasse sobre o percurso o que acha?? Quais seriam os melhores meios de locomoção de um lugar para o outro?? em que caso seria melhor avião, trem ou carro?? Quantos dias seriam interessantes ficar em cada lugar?? E qual seria a melhor época do ano para essa viagem.
Muito obrigada. Abraço!