Dormindo no aeroporto: uma noite na cápsula do Yotel Heathrow

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Yotel, Heathrow

Sempre que posso, evito vôos noturnos. Não consigo dormir e depois levo dias para recuperar a noite perdida. Quando vi que poderia voltar pra casa no diurno da KLM, não pensei duas vezes.

Quando envolve conexão, porém, o vôo diurno da Europa para o Brasil exige que o passageiro madrugue no aeroporto. O melhor, nesse caso, é reservar a última noite num hotel próximo ao aeroporto, o que evita 1) dormir preocupado se o táxi vai ou não vai aparecer; 2) acordar no meio da madrugada. Sempre que me perguntam, eu recomendo esse esquema.

Só que... quando chegou a minha vez, marquei bobeira. Reservei todas as noites no hotel de Londres, me esquecendo do detalhe de que deveria estar no aeroporto Heathrow no máximo às 5 da manhã. O que implicava em marcar um táxi para as 4. E acordar às 3h30. E ir para a cama preocupado se o táxi ia passar ou não. Ou seja: receita de uma noite não-dormida. Exatamente o que eu queria evitar ao pegar um vôo diurno...

Menos mal que deu para remediar. Na antevéspera, ao me dar conta de que teria que ir ao aeroporto de táxi e que pagaria entre 40 libras (se fosse de minicab) a 70 libras (se fosse de táxi normal) para dormir intranqüilo, resolvi investir 60 libras para dormir de verdade. Reservei uma noite no Yotel, um hotel de microquartos dentro do aeroporto.

Yotel, HeathrowYotel, Heathrow

O Yotel fica no subsolo do Terminal 4 -- onde também está localizado o Hilton do aeroporto. O esquema é de alta rotatividade: o Yotel cobra por hora. Fiz uma reserva das 22h às 5h, na véspera do pernoite. Paguei 62 libras.

Yotel, Heathrow

A entrada é bastante acanhada: a recepção funciona também como quiosque de conveniência -- me senti fazendo check-in num trailer de cachorro quente. Recebi a chave magnética da cabine (o nome oficial do quarto é cabine) e o código do wifi.

O Yotel de Heathrow tem 35 apartamentos, divididos entre "premium", "standard" e "twin" (duas camas). Reservei um standard.

Yotel, HeathrowYotel, HeathrowYotel, Heathrow

Basta entrar no corredor para sair do modo aeroporto e se ajustar ao modo navio: o Yotel poderia ser o interior de uma embarcação. Abri o meu quarto e a sensação só se confirmou: dava quase para sentir o balanço do mar.

Yotel, Heathrow

Yotel, Heathrow

Mas a cabine é bem dividida. Dá até para montar uma mesinha de trabalho. Abrir a mala, porém, envolve algum transtorno: você precisa subir a malona à altura da cama.

Gostei da cama. Tamanho adequado (para uma pessoa), colchão e travesseiro confortáveis, roupa de cama nova e cheirosa. A cápsula acaba se revelando um beliche confortável e aconchegante.

Yotel, HeathrowYotel, HeathrowYotel, Heathrow

Gastei um tempinho para deixar tudo pronto para o dia seguinte. No fim das contas, dormi cinco horas seguidas de sono profundo. Não foi uma noite ideal (eu teria que ter chegado e dormido mais cedo), mas foi bem melhor do que se eu tivesse passado a noite no hotel da cidade.

Yotel, Heathrow

Se eu repetiria a experiência? Gostei do Yotel, mas só dormiria de novo numa cápsula se estivesse entre vôos, com um intervalo grande para gastar no aeroporto. Para resolver o problema de passar a última noite perto do aeroporto, vale mais a pena se lembrar disso na hora de programar a viagem e programar a última noite num hotel de verdade.

O design e a funcionalidade da cápsula, porém, me deixaram interessado em ver como o Yotel se comporta com espaços maiores, como no hotel inaugurado ano passado em Nova York, na região de Hell's Kitchen -- onde as diárias saem só um pouquinho mais caras do que em Heathrow...

Leia também:

Londres: como xeretar o Parque Olímpico antes das Olimpíadas

Página-guia de Londres no Viaje na Viagem

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email


54 comentários

Bruno Vilaça
Bruno VilaçaPermalinkResponder

Pouquinho nada... O Yotel de NY tá cobrando preço de gente grande pq virou modinha!

Marcie
MarciePermalinkResponder

É verdade. Recomendei-o outro dia a uma amiga, quase apanhei! lol

Frank (Dois Mapas)

É fato... Outro "hotel-cápsula", o PodHotel, virou "übercool" e agora custa mais caro que seus congêneres desencapsulados.

Perfil para Orkut

Eu achei barato 62 Libras!! Quebra aquele galho. Mais acredito mesmo que tenha virado modinha, provavelmente esse preço vai subir.

Philipp
PhilippPermalinkResponder

Em duas situacoes eu teria ficado muito feliz em ter uma cabine destas.

A primeira foi em Roma, quando por medo de perder o voo acabei "dormindo" no aeroporto. Foi minha primeira viagem internacional, e NUNCA mais fiz isto.

A segunda vez foi quando por conta de uma falha no trem do centro de Amsterdam, perdi um voo AMS-LIS, se tivesse um deste em Schiphol para mim teria sido ideal.

Diogo Avila
Diogo AvilaPermalinkResponder

Muito bacana. Parece até aquele hotel capsula japonês, mas muito melhorado em espaço principalmente.
Também recomendo e muito este tipo de pausa. Nada se compara a dormir na horizontal.
Ano passado fiquei no Sofitel ao lado do Aeroporto de Atenas, e recentemente no Protea ao lado do Aeroporto de Johanesburgo: http://cumbicao.blogspot.com/2012/03/hotel-review-protea-hotel-or-tambo.html
Este tipo de hospedagem, ou até mesmo um hotel convencional ao lado do aeroporto ajuda muito quem está fazendo uma conexão longa ou irá enfrentar um outro voo longo logo em seguida.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Este parece menor que Tune , mas é uma caixinha de fósforo bem
transadinha .

Aguinaldo Severino

Bem vindo de volta meu caro.
E valeu pela descrição do yotel, fazia um tempo que eu queria algo detalhado assim.
sucesso aí.
aguinaldo

Rafael Carvalho

Muito legal e até que parece bem espaçoso, rs. Abraços

Bruna
BrunaPermalinkResponder

Aiii que legal!! Meu prof comentou justamente na ultima aula sobre essas cabines, mas ele usou outra expressão. Fiquei imaginando como seria, e hj to vendo em fotos.

Gostei da ideia!

Alguma diferença consideravel entre as opçoes de quarto q nao seja espaço (eu imagino q o espaço seja um fator importante, mas tbm nao sei ao certo)??

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruna! Ele deve ter usado a expressão "pod".

simone rubio
simone rubioPermalinkResponder

Eu já fiquei no Yotel de NY, o quarto é pequeno, mas muito funcional e confortável.
Adorei a inteligência da mecânica da cama que "encolhe" quando vc não esta dormindo para aumentar o espaço de locomoção no quarto.
Minha única insatisfação foi que não tinha lugar para acomodar uma segunda mala.
A sensação que tive foi de estar em um hotel dos Jetsons. smile

Amélia
AméliaPermalinkResponder

Reservei um hotel (de verdade) em Milão só lado do aeroporto e foi ótimo, descansei bastante antes do vov de volta, sem preocupação com horário muito curto.

Frank (Dois Mapas)

Uma dica para quem quer economizar bastante em hoteis de aeroporto é dar uma fuçada nos sites de reserva e procurar por hoteis que não estão DENTRO do aeroporto mas logo ali, próximos a alguma área industrial que todo aeroporto grande tem.

Principalmente em fins de semana, esses hoteis derrubam os preços e praticamente todos têm serviço de shuttle próprio para os terminais do aeroporto.

Mirella
MirellaPermalinkResponder

É bom para treinar antes de uma viagem de trem, né? smile

Ernesto, o pato

Pelas mesmas 60 libras, dá para ficar no Hollyday inn de Haeatrow pelo Hotwire. basta pedir hotel no aeroporto de Hatrow, o valor chega até mesmo a ser menor.

Rina
RinaPermalinkResponder

Já dormi no aeroporto de Roma, porque achamos que seria fácil um quarto no Hilton, que fica dentro. Na época não foi nem nos arredores. Depois disto aprendemos.
Recomendo em Zagreb o Rooms Pleso Vladimira Nazora 8, 10410 Velika Gorica, que fica muito perto do aeroporto. São 4 apartamentos no quintal da casa com ótimo custo beneficio. Jerica, a proprietária, é muito simpática e prestativa. Ficamos na chegada e na saída de Zagreb. Na chegada como alugamos o carro no aeroporto tivemos dificuldades de chegar, porque é tão perto que o GPS não acreditava que precisávamos dele. Na volta nosso voo era 6 h e fomos a pé puxando nossas duas malas. O interessante foi perguntar a Jerica se ir a pé de madrugada com as malas era seguro. Ela não entendia a pergunta. O difícil e constrangedor foi tentar explicar a pergunta. A Croácia é um pais seguro, muito diferente da nossa realidade.

Alex Melo
Alex MeloPermalinkResponder

Este negócio de hotel em aeroporto é uma mão na roda de vez em quando... e nem pode dizer que seja tão caro este, porque em Cumbica paguei R$ 140,00 por 5 horas no Fast Sleep, num quartinho de beliche.

Não é barato, não, mas ajudou a complementar um post lá no blog: http://devoltaoutravez.wordpress.com/2011/09/05/30-horas-em-transito/

José F C Vieira

Ricardo, guru, e colegas viajantes. Muito interessante a dica. Tive o mesmo problema para voltar de Barcelona a São Paulo, pela Cingapore, o voo saía cedo, só dormindo muito perto do aeroporto. Descobri que existe uma espécie de centro empresarial dentro do aeroporto, com escritórios, salas de reuniões e... um "hotel" com 10 apartamentos. Chama-se "Air rooms", pode ser reservado no booking, custa 150 euros, pagamento na reserva, não reembolsável. É um hotel normal, não é uma cabine, eu diria 3 estrelas. O difícil é encontrar o raio do hotel na imensidão do aeroporto. Mas valeu a pena. Até a próxima.

Guta
GutaPermalinkResponder

"me senti fazendo check-in num trailer de cachorro quente"! Haha! Muito bom isso, mas pareceu util e até que confortável! Para um dia experimentar...

Lali
LaliPermalinkResponder

tem em paris?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lali! Só tem Yotel em Amsterdã.

Em CDG há um Hilton e um Sheraton no aeroporto, e vários nas proximidades.

Em Orly não há hotel dentro do aeroproto, mas há vários nas proximidades.

Lali
LaliPermalinkResponder

Eu volto por Orly. Estou na dúvida se compensa a ultima diária ser num Ibis que fica em Orly e parece ter inclusive traslado gratuito para o aeroporto. O meu vôo sai às 7h40, então terei que madrugar. Se dormisse já do lado, penso que seria mais tranquilo. Por outro lado, tenho que, no dia anterior, fazer o check-in até 12h no outro hotel e ficar "sem teto" até de noite, qdo eu iria p/ Orly (que imagino ser longe do Centro)...
Assim, serão 2 check-out e um check-in nesse período.... O que vcs fariam? Acham que compensa algumas horas de sono de manhã e algum tranquilidade de já estar ao lado, apesar da perda do último dia sem estresse de horáriso e check-in e check-out em excessso?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lali! Basta sair do seu hotel na hora do check-out e deixar as malas por lá. Passeie por Paris, jante cedo, volte para o hotel para pegar a mala e ir para Orly. Você pode chegar à hora que quiser (22h, 23h, meia-noite...). Se a sua reserva não for pré-paga, avise por email que chegará tarde, informando o código da reserva e o horário previsto para chegar.

De táxi, Orly está a meia hora do centro de Paris (custa entre 25 e 30 euros). Estando na cidade, você precisaria sair do hotel às 5h.

Lali
LaliPermalinkResponder

ótimo smile
É isso que vou fazer! Valeua dica!

Ricardo Arruda

Em SP (Guarulhos) também temos o Fast Sleep, da rede Slavieiro, que é muito bom. Os quartos tem beliche e a maioria sem banheiro, mas os banheiro que ficam no corredor para uso dos hóspedes estão sempre limos e têm tamanho bom, inclusive dá para tomar banho. Tenho o costume de usá-lo quando tenho vôos internacionais de manhão saindo de Cumbica, pois moro em Curitiba. Também cobra por hora e mais de x horas é cobrada a diária de 24h. Não é barato, mas acho que compensa pelo trânsito de SP e preço exorbitante dos taxis até SP.

Vladimir
VladimirPermalinkResponder

Oi, Tripulação!
Preciso de um desse em Munique-Alemanha!
Alguém sabe dizer se tem???
Obrigado,
Vladimir.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vladimir! Tem um Kempinski dentro do aeroporto e vários nas proximidades. O mais em conta é o Holiday Inn Express.

Vladimir
VladimirPermalinkResponder

Valeu, Bóia!!!
90euros no Holiday Inn Express.

Larissa
LarissaPermalinkResponder

Acompanho o blog há um ano e já peguei várias dicas boas tanto para minha lua de mel no Nordeste como para minha viagem para Orlando, Miami e NYC no ano passado! Thanks às bóias e ao Ricardo Freire!

Hoje estou me sentindo muito importante pois posso dar minha contribuição sobre a estada no Yotel de NYC e RECOMENDO!

Ótimo custo-benefício, ótima localização. Em agosto do ano passado, a melhor diária que encontrei em Manhattan foi no Yotel por $200/noite. Fiquei sozinha, mas daria para estar com outra pessoa tranquilamente (mesmo que mais apertada...)

Agora uma observação: para dividir quarto no Yotel exige intimidade, pois o banheiro é todo de vidro... então... vale a pena, mas dependendo da sua companhia! rs

Outro ponto sobre a localização: Está a 15 minutos a pé da Times Square mas sem aquela muvuca de turistas... é uma região mais de moradia e super simpática.

Cama, lençóis, TV e atendimento: ótimos. Apenas o café da manhã que é bem meia-boca, mas como a maioria dos Hotéis em NYC nem isso oferessem, então está valendo.

Larissa
LarissaPermalinkResponder

Acompanho o blog há um ano e já peguei várias dicas boas tanto para minha lua de mel no Nordeste como para minha viagem para Orlando, Miami e NYC no ano passado! Thanks às bóias e ao Ricardo Freire!

Hoje estou me sentindo muito importante pois posso dar minha contribuição sobre a estada no Yotel de NYC e RECOMENDO!

Ótimo custo-benefício, ótima localização. Em agosto do ano passado, a melhor diária que encontrei em Manhattan foi no Yotel por $200/noite. Fiquei sozinha, mas daria para estar com outra pessoa tranquilamente (mesmo que mais apertada...)

Agora uma observação: para dividir quarto no Yotel exige intimidade, pois o banheiro é todo de vidro... então... vale a pena, mas dependendo da sua companhia! rs

Outro ponto sobre a localização: Está a 15 minutos a pé da Times Square mas sem aquela muvuca de turistas... é uma região mais de moradia e super simpática.

Cama, lençóis, TV e atendimento: ótimos. Apenas o café da manhã que é bem meia-boca, mas como a maioria dos Hotéis em NYC nem isso oferecem, então está valendo.

Marcéu
MarcéuPermalinkResponder

Ricardão, tb sofro desse problema de não dormir no voo, é terrivel, acaba com o dia seguinte. Pena q são poucas as opções de voo diurno. Parabéns pelas dicas dos hoteis, até hoje só usei o fastsleep de GRU, ótima opção conforme a ocasião.

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Eu durmo em vôo diurno e noturno, so far. Entro sempre tão exausta no avião, que até ponte área eu durmo rsrs (#podem ter inveja branca smile. Adorei a dica Riq. Queria um desse para todas as viagens de milha que eu tive que ficar mais de 4hs no aeroporto entre uma conexão e outra: Miami - dormi em 2 cadeiras desconfortáveis com minha mala elevando minha perna (e repeti! o que a gente não faz por viagem); Lisboa (dormi num banco com almofadas no embarque, na ida e na volta de uma conexão, usando a mochila de travesseiro e a mala de apoio dos pés) e Recife (onde não consegui dormir e virei um zumbi, chegando a ponto de cochilar fazendo unha, mas dormi até Miami).

Luciana Betenson

Awesome smile

jorge
jorgePermalinkResponder

Até que esse daí é legal. Mas parece qeu tem em algum lugar do mundo uma cápsula, só para dormir mesmo. Eu não conseguiria. Não tenho problemas com voos noturnos. Durmo tranquilamente.

RENATA
RENATAPermalinkResponder

Comandante

A experiencia me parece interessante, mas por esse preço dá para dormir em algum dos hoteis proximos a HEATHROW, há cerca de 5 minutos, como o SHERATON ou HOLIDAY INN e pagar mais quatro libras para transfer na van.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renata! Se você ler com atenção, verá que o Ricardo Freire disse exatamente isso grin

Algumas Dicas de Hotéis Perto de Aeroportos Vindas de Quem Realmente os Usou : Aquela Passagem

[...] uma viagem a Londres, o Ricardo Freire do Viaje na Viagem fez um teste de um hotel de curta permanência dentro do aeroporto de Heathrow, o Yotel. Ele gostou da experiência, mas indica mais para quem for fazer uma conexão longa. Para quem [...]

Rose
RosePermalinkResponder

Alguém já ficou no aeroporto da cidade do México? Vou precisar fazer uma conexao para os EUA e vou ficar mais de 13 horas.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rose! O Comandante publicou recentemente um post sobre o que fazer com conexões longas. Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2012/01/intervalo-entre-voos/

Se você tiver como bagagem de mão apenas uma mochila leve, pode fazer algum programa na cidade:
http://www.viajenaviagem.com/2012/05/5-programas-duplos-na-cidade-do-mexico/

Mendonça Júnior

Ao contrário de você Riq, adoro vôos noturnos (ainda mais se for em trajetos internacionais, que, normalmente, leva toda a noite) porque me permitem ganhar dois dias de viagem: um na chegada e outro no retorno. Não que eu consiga dormir no avião, longe disso, mas é que o sono eu prefiro matar em real. Dormir em Euro e, principalmente, em Libra, no caso de Londres, é um prejuízo, e dos grandes (rsrsrsrs). É melhor ficar bem acordado e aproveitar cada segundo por lá, se é que vocês me entendem.
Bem, brincadeiras à parte, vou à Europa em maio do ano que vem. Retornarei de Heathrow para GRU em um vôo que parte às 21h50min do dia 15. Como neste dia ainda terei que ir de Amsterdam até Londres, tenho a intenção de pegar um vôo cedinho da Holanda, aproveitar que lá é uma hora a menos em relação à Inglaterra, e também chegar cedo em Londres para aproveitar mais um dia por lá, já que a ida do Brasil à Europa também será por Heathrow, mas somente passarei quatro dias na capital inglesa, por isso mais um dia lá seria ótimo.
Só que ficar o dia todo "beradeirando" em Londres e passar mais 12h dentro de um avião sem um banhozinho sequer... Não dá! "Sou pobre, mas sou limpinho", hehehe. Sem contar que ainda teria que deixar minhas malas guardadas no aeroporto. Este problema, contudo, eu já consegui resolver sozinho. Descobri que existe uma empresa que cobra £8,50 por bagagem para armazenar por até 24h. É a Excess Baggage Company. Agora, para resolver o outro problema - o da inhaca - gostaria da ajuda de vocês. Dá para contratar apenas serviço de banho no aeroporto de Heathrow, quer neste hotel ou mesmo em outra empresa? Vocês poderiam me ajudar nisso.
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mendonça! Colocamos sua pergunta no Perguntódromo; se houver resposta, aparecerá aqui.

Susi
SusiPermalinkResponder

nao va ficar bravo, limpinho. Mas, é incrivel: lencinhos de bebe tiram chulé, cece, oleosidade do rosto e outras cositas más, acredite. Só não dao a sensacao de frescor que um bom banho podem dar, rss. É só uma solucao de emergencia. Bom pra usar uma vez só.

ana
anaPermalinkResponder

olá!!! posso chegar nesse hotel sem reservar antes??? obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana! Pode sim. Para garantir que haverá vaga, é melhor reservar.

ana
anaPermalinkResponder

ola!!! fui pra Londres, usei o Yotel e foi muito legal. é limpinho, silencioso e bem prático para o que eu precisava. e tinha vaga. smile. obrigadão pela dica. ! abraço

Gisele de oliveira

Olá

Existe esse serviço no aeroporto Cid. Mexico. Chego de madrugada.
Grata,
Gisele

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gisele! Não, mas existem hotéis próximos ao aeroporto. Nesta página do Booking você pode ver opções.

Carmem
CarmemPermalinkResponder

Nós fomos testar. Nosso voo era no começo da noite. Depois de andanças pela cidade, nada como um lugarzinho (zinho, mesmo!) pra descansar, tomar um banho e colocar as "tarefas internáuticas" em dia.
Nada daquela correria pra chegar no aeroporto na hora certa pro check in. \o/
E ficou mais barato que pagar meia diária no hotel de Londres.
Obrigada pela dica!

Silvana
SilvanaPermalinkResponder

Alguém tem dica de hotel bem próximo do Aeroporto de Atenas, que não seja o Sofitel (muito caro)?
Procuro um hotel econômico e estou tendo dificuldade.
Obrigada a quem puder ajudar

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Silvana! Por favor deixe a sua pergunta em um post sobre a Grécia, para ela ser respondida: http://www.viajenaviagem.com/category/grecia

Obrigada. wink

izabel Menegol

Estamos pensando parar no Sheraton Heathrow em Londres . Nosso voo para Madri sai as 6h.20mn ´devemos estar no 4S as 5h. existem taxis? Ou alguma condução do hotel Ou indicaria outro hotel mais próximo Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Izabel! O hotel poderá agendar um trânsfer ao aeroporto para você, se não dispor de shuttle neste horário. Veja hotéis próximos ao aeroporto Heathrow no Booking.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar