Praia em agosto: onde não pegar chuva no Brasil e no Caribe

  • 0
Viaje na Viagem
por Viaje na Viagem

Praia em agosto: Barra Grande do Piauí

Querendo pegar praia em agosto, sem risco de pegar chuva? Chegou ao lugar certo. Nosso Praiômetro compila as médias históricas de precipitação em 42 destinos de praia do Brasil e do Caribe.

Foto: Barra Grande do Piauí

  • Barra amarela | Praia no Brasil
  • Barra lilás | Praia no exterior
  • Barra rajada | Risco de furacão

praias-agosto-brasil-caribe-praiometro-

Para começar, confira na tabela acima os locais ordenados por média histórica de chuva em agosto. Quanto mais no alto da tabela, menos costuma chover; quando mais ao pé da lista, mais chuva deve cair no mês. As barras rajadas significam risco de furacão.

É 100% garantido?

Não. Meteorologia não é uma ciência exata, o clima está passando por mudanças e sempre tem um El Niño ou La Niña para atrapalhar. Mas as médias históricas são o guia mais confiável para programar férias na praia com menor risco de pegar chuva. Se você escolhe um lugar com tempo seco e chove, tem todo direito de mandar uma reclamação a São Pedro... Mas se você escolhe um lugar onde costuma chover, não pode reclamar da chuva.

Para visualizar a situação meteorológica de forma mais clara, vamos agora ver no mapa. Primeiro a situação do Brasil em agosto, depois a do Caribe.

Praia em agosto no Brasil

  • Sol brilhando | Até 100mm de chuva no mês: vá!
  • Sol entre nuvens | De 100mm a 200mm de chuva no mês: pode ir
  • Sol com chuva | De 200mm a 300mm de chuva no mês: melhor não ir
  • Chuva | Acima de 300mm de chuva no mês: não vá!
  • Termômetro | Temperatura média máxima abaixo de 24ºC: pense bem
  • Floco de neve | Temperatura média máxima abaixo de 20ºC: não vá!

Vá!

Em agosto, o combo perfeito de sol e calor para pegar praia, continua lá no no alto do mapa, entre Maranhão, Piauí e Ceará (Jericoacoara e Fortaleza).

A grande estrela do mês, porém, é Fernando de Noronha -- que, até setembro, apresentará as melhores condições do ano para praia e mergulho, com dias de sol e águas calmíssimas em todas as praias do Mar de Dentro.

A região de Porto Seguro, no sul da Bahia, tem em agosto seu mês com menos de 100mm de precipitação (mas venta muito, e o mar pode não estar muito azul). Entre as praias do pedaço estão Santo André, Arraial d'Ajuda, Trancoso, Espelho, Caraíva, Corumbau, Cumuruxatiba e Prado)

Com tempo predominantemente firme mas temperaturas amenas, com máximas em torno dos 25ºC, considere o trecho do Sudeste entre o Espírito Santo e o Rio de Janeiro (desde Búzios até Angra dos Reis, Ilha Grande).

Pode ir:

Muitos trechos da costa leste do Nordeste saem tecnicamente da estação chuvosa. Note, porém, que se trata de um mês bastante ventoso, o que influi na cor do mar, que pode turvar.

O mês registra historicamente menos de 200mm de chuva em Natal, Pipa, Aracaju, Costa do Sauípe, Imbasssaí e Praia do Forte, Salvador, Morro de São Paulo, Boipeba, Barra Grande, Itacaré e Ilhéus.

Melhor não ir:

As chuvas já não atrapalham tanto na Paraíba, Pernambuco e Alagoas -- mas ainda passam um pouquinho de 200mm no mês em João Pessoa, Recife, Porto de Galinhas, Maragogi e Maceió.

No Sudeste, Paraty, Ubatuba e São Sebastião têm tempo firme mas temperaturas médias máximas inferiores a 25ºC, o que torna difícil ir à praia. O mesmo acontece na Ilha do Mel, no Paraná, e em praias de Santa Catarina (Balneário Camboriú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba/Praia do Rosa).

Não vá!

Com temperaturas médias máximas abaixo de 20ºC, não há tempo bom em Torres ou em Punta del Este que faça ter vontade de pegar praia.

Praia em agosto no Caribe

  • Sol brilhando | Até 100mm de chuva no mês: vá!
  • Sol entre nuvens | De 100mm a 200mm de chuva no mês: pode ir
  • Sol com chuva | De 200mm a 300mm de chuva no mês: melhor não ir
  • Chuva | Acima de 300mm de chuva no mês: não vá!
  • Árvore vergada| Risco de furacão: pense bem

Vá!

Com o aumento da umidade em quase toda a região e o início da temporada de furacões, as ilhas áridas perto da costa da Venezuela -- Aruba, Curaçao e Los Roques -- passam a reinar como os refúgios mais ensolarados e seguros de todo Caribe.

Pode ir:

Com um pouquinho mais de 100mm de precipitação no mês, mas fora da passagem dos furacões, Barbados, Tobago e Cartagena praticamente não têm contra-indicações.

Melhor não ir:

Na tabela do Praiômetro, San Andrés está erroneamente classificada na zona de passagem de furacões -- mas é um erro nosso; não está. O problema é mesmo a chuva, que costuma cair mais do que 200mm no mês.

Também espere chuva no Panamá.

Pense bem: risco de furacão

Oficialmente, a temporada de furacões começa em junho. Mas as primeiras tempestades nascem no meio do Atlântico e ficam por lá. Os primeiros ventos só costumam chegar ao Caribe em agosto.

A temporada de 2015 registrou 11 tempestades tropicais; dessas, apenas 4 ganharam força e se tornaram furacões. Apenas um passou perto de ilhas turísticas (Joaquín, que zanzou pelas Bahamas e provocou tempestades em Cuba e no Haiti). A probabilidade de a ilha que você escolheu ser alvo de um furacão exatamente no momento em que você está lá é bastante baixa. O prejuízo mais comum às férias nessa época é a instabilidade num raio de centenas de quilômetros que pode perdurar por dias quando ocorre a formação de uma tempestade tropical.

Tempestades tropicais à parte, agosto é o mês menos úmido da temporada dos furacões. Se não fosse por eles, Cuba, St. Maarten, St. Barth e Anguilla teriam a classificação "Vá!"; Cancún e Punta Cana e Miami se enquadrariam no "Pode ir".

As, Bahamas, com mais de 200mm de precipitação, estariam no "melhor não ir".

Leia mais:

Praias do Brasil e do Caribe, mês a mês

9 comentários

Miriam
MiriamPermalinkResponder

Tudo bem que é bom programar com antecedência, mas agosto??? Estamos em março...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Oi Miriam! Estamos publicando esta série para que já esteja no ar e devidamente ranqueada pelo Google para quando precisem da informação. Mas existem casos, sim -- como lua de mel e férias que só podem ser tiradas num mês específico -- que são planejadas com essa antecedência, sim smile

Ainda faltam os posts de setembro a janeiro, entrarão no ar com intervslo de 10 a 15 dias entre um e outro smile

Gê Azevedo
Gê AzevedoPermalinkResponder

Parabéns, pessoal! Mais uma vez, post excelente! smile
Só tem um errinho no texto. Começa com "querendo pegar praia em julho (...)"
Abraços!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Obrigada, Gê! Corrigido!

June
JunePermalinkResponder

Eu planejo todas as minhas viagens com antecedência há anos e nunca me arrependi. Ao contrário já viajei de classe executiva mais barata que econômica, graças ao hábito de planejar.
E esse ano vou pra Fernando de Noronha e foi dificílimo encontrar uma pousada disponível e que se encaixasse no meu filtro clássico de viagens: 9 ou superior no Booking e entre as 10 primeiras no TripAdvisor, a um preço inferior de R$400 a diária (pq Noronha exige sacrifícios - único lugar em que pago diárias absurdas por pousadas simples).

Benrique
BenriquePermalinkResponder

Ótimo! Pra quem nunca foi, sugiro a perfeita combinação das praias do norte do Espírito Santo (Itaúnas, Conceição da Barra, Guriri...) com as do sul da Bahia, na deliciosa região de Prado.
Sobre as ilhas do Caribe, na época do furacão, o risco é tão pequeno que as promoções dos resorts compensam... Eu mesmo aproveitei o maximo de Punta Cana em agosto.
Ah! Não precisa nem ter medo, todos os grandes resorts tem estrutura pronta para as tempestades que passam rapidinho e dão lugar para o forte sol caribenho.
Conto tudo isso no meu blog recente - http://viagemabordo.com/ - abraço!

Alessandra
AlessandraPermalinkResponder

Pessoal, moro em Curitiba, vou me casar dia 27/08/2016 e estou sofrendo porque não sei qual é o melhor custo-beneficio pra lua de mel. Ir pro nordeste com meia pensão ou ir pra Punta Cana com all-inclusive? Nosso destino é curtir praia e relaxar. Minha ideia é pegar pelo menos 7 dias.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alessandra! Como é época de furacões no Caribe, você encontrará tarifas em conta em Punta Cana no fim de agosto. O tempo estará mais firme no norte do Nordeste (no Ceará).

Simone
SimonePermalinkResponder

Gostei muito das informações, assim podemos programar melhor nosso destino

Atenção: Bóia de férias! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 2 de outubro de 2017. Obrigado pela compreensão!
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar