Atualizado | Reembolso de IVA no Uruguai: MasterCard identifica erro e promete ressarcir clientes na próxima fatura

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Uruguai devolução IVA problemas MasterCard

Resolvido o mistério das faturas de cartões MasterCard que não traziam o reembolso dos 18,5% de IVA relativos aos gastos em restaurantes e locadoras de carros no Uruguai.

Procurada pelo Viaje na Viagem, a MasterCard brasileira entrou em contato com seu braço uruguaio e identificou uma falha no processo de reembolso. Transcrevo o comunicado oficial da MasterCard brasileira:

A MasterCard informa:

  • A First Data, empresa que faz a adquirência dos cartões Mastercard no Uruguai, esclarece que o atraso na devolução do IVA aos turistas brasileiros está solucionado. A empresa explica que houve uma demora para ajuste de sistema após a ampliação do prazo para a restituição do imposto, medida instituída pelo governo [uruguaio] no mês passado. A First Data esclarece que todos os clientes serão ressarcidos em suas próximas faturas.

Ou seja: final feliz para o imbroglio. Se você está entre os que não receberam o reembolso, fique de olho na próxima fatura e, qualquer coisa, conte pra gente.

Para entender a novela

Desde 2013 o Uruguai oferece reembolso de IVA (o ICMS deles) para turistas estrangeiros que paguem hotéis, restaurantes e locadoras de carros com cartão de crédito (ou débito) emitido fora do país. Nos hotéis, o imposto nem chega a ser cobrado. Nos restaurantes e locadoras, o imposto é cobrado mas depois é devolvido para os clientes. Vale muito a pena: o desconto de 18,5% compensa totalmente os 6,38% do IOF brasileiro, mesmo se houver alguma desvalorização do real.

O esquema de devolução do imposto é o mesmo desde 2013. Quem paga com Visa recebe a devolução na hora: a maquininha já faz o estorno, que aparece no recibo. E quem paga com MasterCard recebe a devolução na fatura seguinte, quando acontece o desconto do IVA consolidado de todos os gastos em restaurantes e locadoras.

Depois de quatro anos de reembolso sem transtornos, o Viaje na Viagem começou a receber relatos de problemas na devolução. No começo achamos que os leitores estavam confundindo o IVA uruguaio com o IOF brasileiro, ou que estavam consultando o extrato parcial dos gastos.

Mas já no começo desta semana a história já parecia delineada: todas as reclamações eram de clientes MasterCard que tinham estado no Uruguai depois de 21 de abril, quando a lei de benefícios aos turistas teve sua validade estendida até 30 de outubro de 2017. Esses leitores começaram a receber suas faturas daqueles gastos, e os valores vieram cheios, sem a devolução. E ainda inflados pelo IOF brasileiro.

Os viajantes prejudicados têm cartões MasterCard emitidos por vários bancos. Ao ligarem para suas centrais de relacionamento, são atendidos por funcionários que não têm a menor idéia de que esse esquema de devolução existe. (Porque a operação envolve a Receita e a MasterCard do Uruguai -- o desconto vem de lá; não se trata de uma promoção dos bancos brasileiros para seus clientes.)

O meu palpite é que deve ter havido um bug no sistema do MasterCard no momento de renovação da lei de benefícios. (Atualização: hipótese que acabou mesmo se confirmando.)

Ontem o Viaje na Viagem procurou contato com a MasterCard e às 18h30 nos foi comunicado pela assessoria de imprensa que o escritório brasileiro repassou o problema relato pelos leitores à MasterCard uruguaia. Assim que tivermos uma posição oficial, atualizaremos este post. (Atualização: feito!)

Nenhum leitor postou reclamação alguma sobre os cartões Visa.

69 comentários

Thais
ThaisPermalinkResponder

Eu estou, fui ao Uruguay no feriado de primeiro de maio, liguei no banco santader, q a principio repassa a ligacao para a mastercard, que em seu atendimento eletronico lhe repassa para .... o santander. No Santander a orientação foi procurar o consulado do Uruguay (hã!), havia desistido. , ficarei atenta a prox fatura!

Filipe
FilipePermalinkResponder

Também estou nesta turma aí, viajei pra Montevidéu entre os dias 27/04 e 02/05 e os valores realmente vieram sem os descontos na fatura que acabou de fechar. Vou aguardar a próxima pra ver se virá o estorno, mas já fico mais tranquilo com a grande ajuda do blog e agradeço pela preocupação com seus seguidores, não é à toa que é o melhor blog de viajens do Brasil! Obrigado!

Mariano
MarianoPermalinkResponder

Vocês da Viaje Na Viagem são mais que um site que tiram dúvidas. São ativos para ajudar os viajantes em imbróglios como esse. Eu praticamente já havia desistido (e olhe q tenho um valor alto para receber de reembolso). Muito obrigado pela ajuda e pela preocupação com seus leitores! Abraços

Armando
ArmandoPermalinkResponder

Viajei ao Uruguai entre 10 e 18 de maio/17 e fiz gastos com cartão Mastercard. A fatura fechou em 30/05 e não veio o desconto do IVA. Ligo para o Itaú e os atendentes desconhecem por completo essa devolução do IVA.
Caso não venha o reembolso na próxima fatura, sabem dizer como devemos proceder?
Abs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Armando! Os bancos não sabem de nada mesmo não. É com a central da MasterCard. O problema foi identificado depois da sua viagem, vamos ver como vão ocorrer os ressarcimentos.

Tatiana
TatianaPermalinkResponder

Olá,
Primeiramente, gostaria de agradecer a vocês pelo carinho com os leitores, isso faz toda a diferença.

Eu fui para o Uruguay em Maio/2017 e fui cobrada pelo valor integral, abri um protocolo no Itaucard Mastercard, e estou enviando um "dossie" explicando fatura por fatura dos restaurantes onde estive, mas não tenho confiança que isso vai funcionar.
Infelizmente o nosso contato é com o banco e não temos como entrar em contato direto com a Mastercard, estou anexando os posts de vocês em meu e-mail para tentar esclarecer todo este imbroglio, mas ainda terei cenas do próximo capítulo, vou esperar a próxima fatura para ver se terei algum reembolso e ver como proceder caso isso não aconteça.
Mais uma vez obrigada.
Tatiana

Marco Antônio

Olá,

Estive no Uruguai do dia 04/05 ao dia 10/05.
Utilizei o cartão mastercard, e fechou a primeira fatura mês passado, com gastos apenas do dia 04, nessa cobrando o valor de tudo que gastei.
Agora, fechou outra fatura, com os gastos posteriores, a partir do dia 05, e a restituição do IVA não veio nela.
Agora é esperar somente? Ou vocês acham que eu deveria fazer uma reclamação no site da mastercard?

Obrigado.
Marco Antônio

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marco! Faça uma reclamação nas mídias sociais do MasterCard (Facebook, Twitter). No seu banco não adianta.

Marco Antônio

Boa noite.

Fiz uma reclamação lá no site da mastercard e eles me mandaram o seguinte:

"A MasterCard agradece seu contato.

Esclarecemos que a MasterCard é a marca licenciadora (bandeira) dos cartões e tratamos dos beneficios, seguros de viagens e de informações do programa de pontos Surpreenda.

A MasterCard não realiza operações financeiras, desbloqueio de cartões, emissão de faturas, segunda via de fatura, emissão de senhas, débitos, estorno de compras, emissão de cartões, cobranças, alterações de dados cadastrais, gerenciamento de aplicativos movéis, cadastro de SMS, renegociações de dívidas ou qualquer outro tipo de transação financeira junto ao cliente.

Todas as solicitações que incidem nos cartões são realizadas pelos bancos ou pelas instituições financeiras que os emitem. Sendo assim, pedimos que entre em contato com a mesma.

Para qualquer dúvida adicional, estamos à disposição 24 horas por dia, 7 dias por semana através da nossa central de atendimento 0800-047-4465.

Atenciosamente,

Equipe MasterCard"

E agora, o que você me recomenda a fazer?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marco Antonio! Vamos esperar se aparecem outras reclamações e voltar ao nosso canal na MasterCard.

Mas olhe: rede social funciona muito melhor que site. Entre no Twitter ou no Facebook.

https://twitter.com/mastercardbr

carlen ruas martins

Oi boa noite, aconteceu com o meu cartão tbem, estive no URUGUAI no período de 01 a 06 de maio, e tbem passei todos as alimentações no cartão de credito Mastercard, verificando minha fatura percebi q nao veio o desconto, como verifiquei por aqui vi que viria talvez no próximo mês e verificando agora não consta nada em minha fatura , não sei se entro em contato com o meu banco, ou o que devo fazer, gostaria de ajuda de vcs, por favor. Agradeço desde já carlen

Rodrigo Lima
Rodrigo LimaPermalinkResponder

Pois é, estou na mesma situação ! Não só não fizeram o ressarcimento, como parecem desconhecer por completo o problema e não estão com um pingo de vontade de resolver a situação. Será que teremos que entrar com ação coletiva ?

carlen ruas martins

Mandei um email diretamente no site do mastercard é me pediram 3 dias úteis, vou aguardar e vou entrar no reclame aqui hoje

carlen ruas martins

A mastercard já me respondeu e me disse q não fazem qualquer tipo de cobrança, ou seja desconhecem sobre o assunto, é agora como proceder

Carolyne
CarolynePermalinkResponder

Estou com o mesmo problema. Estive no Uruguai de 31/05 a 08/06. Minha fatura fechou dia 10/06 e não veio o desconto do imposto.

Rafael Domingos Cattete Reis

Não seja por isso, viajei ao Uruguai entre 22 e 30 de abril de 2017 e não recebi o estorno do IVA na bandeira mastercard e também na visa!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rafael! Com Visa é na hora. Psrece que agora com o Mastercard é na hora também. O problema parece ter acontecido na mudança do sistema do Mastercard.

Lilian
LilianPermalinkResponder

Olá Pessoal!
Estou aqui em Montevidéu (22 de junho de 2017) e o problema persiste.
Pela mediação do Viajem já era para os bonitões terem feito a nova programação do IVA e a partir de junho isso já ter sido solucionado. Mastercard espertinha.

Percebi a diferença porque meu namorado possui cartão Visa e quando dividíamos a conta o valor que vinha na mensagem estava sempre maior. Diferença de uns 10 reais.
Para evitar fadiga, habilitei o meu cartão Visa.

Lilian
LilianPermalinkResponder

Olá Bóia, comentei hoje (22/06/17) num comentário avulso que o problema persiste.

Julia
JuliaPermalinkResponder

Viajei ao Uruguai do dia 30 de abril a 1 de maio. Optamos por realizar o pagamento pelo cartão de crédito Mastercard e, como aconteceu com outros leitores, a fatura do cartão não veio com os descontos devidos. Procurando na internet encontrei esse artigo e resolvi aguardar a próxima fatura do cartão. Essa também não veio com o reembolso. Entro em contato com a Mastercard do brasil e eles não sabem o que está acontecendo. O banco nada pode fazer. Se possível compartilhar o contato que vocês tiverem. Obrigada

Christiano Leal

Estive no Uruguai entre 13/05 e 20/05, usei Mastercard quando não consegui usar AMEX, nos lugares como restaurantes me disseram sempre que usando VISA ou MASTERCARD o crédito seria na hora da compra, o que não aconteceu, e com AMEX o crédito seria na fatura. A fatura do AMEX foi perfeita, cada compra veio com o crédito correspondente discriminado e a MASTAERCARD nada. Também passei por muitos contatos tanto com o banco como com a MASTERCARD, ninguém sabe do que se trata. Se o site conseguiu um canal direto com a MASTERCARD por favor intercedam por nós!

Valéria Silveira

Boa noite! Até o presente momento, não tive o ressarcimento, algum posicionamento por parte da MasterCard? Nada consta em minha fatura de Julho, e ela aparece fechada no sistema.

Rodrigo Lima
Rodrigo LimaPermalinkResponder

Consegui contato com a Mastercard, que pegou os meus dados e ficou de me retornar e não retornou. Também tentei o contato via Twitter e Facebook da Mastercard, mas não me responderam. Abri reclamação no Banco Central, porém erroneamente encaminharam ao banco emissor. Não sei mais o que fazer. Acho que o caminho será PROCON e Posteriormente Juizado Especial.

Yargo gagliardi

Estive no Uruguai entre 02 à 09 de Maio e a primeira fatura após a viagem (fechou no dia 01/06) veio sem o desconto do IVA, aguardarei o próximo fechamento nesta semana, caso contrário, gostaria de saber qual a melhor opção. Reclame Aqui, PROCON? Obrigado por quem puder ajudar.

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

Nada ainda em minha fatura, sao quase 60 dias que estao retendo o dinheiro do consumidor a titulo de "falha no sistema". Irao ressarcir os juros também?

Thacia
ThaciaPermalinkResponder

Prezados, bom dia. Estive no Uruguai de 23 a 26/06, onde utilizei meu cartão Mastercard em diversos estabelecimentos. Hoje acessei os lançamentos no aplicativo Way - Santander, e verifiquei que os valores não contemplam o desconto do IVA. Vocês saberiam me dizer se o problema foi resolvido (e eu apenas preciso aguardar o fechamento da fatura) ou se é necessário entrar em contato em algum canal de atendimento (se sim, qual?). Fiquei preocupada sad
Aguardo, obrigada.
Thacia

Mauricio Ciciarelli

Que bom saber que tem mais pessoas na mesma situacao que eu. Estive no Uruguai de 27/04 a 02/05 de 2017 e ainda nao vi a cor da restituicao. Na minha fatura de 20/05 ja veio todos os meus gastos, a de 20/06 nenhum resarcimento e a do dia 20/07 entro todos os dias no site e tambem nao consta nada.
Ja fui na agencia, ja liguei no mastercard e ninguem sabe informar nada. estou preocupado. Como devemos proceder ? Vamos entrar com uma acao coletiva , o meu irmao pagou tudo com Visa e veio direto na proxima fatura. Grato.

Ronaldo Gonçalves de Souza Junior

Estive no Uruguai de 06 a 10 de maio e também estou na mesma situação: até agora nada de ressarcimento do IVA. Já chegaram duas faturas do cartão e nem sinal da restituição.

Thiago
ThiagoPermalinkResponder

Ao pessoal do site: o mastercard deu alguma outra informação? Fui em meados de maio e nada, minha segunda fatura fechou agora, sem restituição. Acho que somos vários nessa situação!

Mariano
MarianoPermalinkResponder

Caros, já se fecharam a fatura de Maio e Junho e até agora nenhum sinal de reembolso... Na parcial de Julho tb não tem nada lançado. Vcs tem mais alguma notícia sobre esse assunto?

Yargo Gagliardi

Entrei em contato com o twitter da Mastercard, eles informaram que todos serão restituídos nas próximas faturas, mas sem data especifíca. A minha de julho fechou agora e também não veio. Mas caso não venha na fatura de agosto, vou procurar uma maneira mais incisiva de reclamação.

Mariano
MarianoPermalinkResponder

Yargo, como vc se referiu ao assunto, pq em tentativas anteriores a MasterCard do Brasil desconhecia o problema?

Yargo Gagliardi

Mariano, apenas disse "Queridos, e o estorno de IVA do Uruguai, quando vai ser feito?" smile

Leticia Barbosa

Olá!
O IVA pelas matérias deve ser ressarcido quando o pagamento é feito com cartão. Seja ele de crédito ou débito.
Acontece que vc só consegue passar no débito no exterior CASO seu cartão seja somente débito (master card maestro por exemplo).
Não recebi nenhum reembolso, tanto do mes de junho, como agora do mes de julho.
Quando o cartão é puramente débito como esse reembolso é feito? Na conta corrente, visto que não há fatura??
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leticia! Seu problema não é o tipo de cartão, é o erro da MasterCard.

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

Poderia gentilmente pedir a ajuda do Viaje na Viagem na obtenção de um novo posicionamento da Mastercard? O que foi prometido pela Mastercard em Maio não foi cumprido e que ocorre é que nos canais de atendimento ninguém sabe nada a respeito.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rodrigo! O Ricardo Freire está terminando duas semanas de viagem com conexão precária entre Lençóis Maranhenses e Rota das Emoções. Semana que vem ele vai ter conexão boa, então vai reunir esses depoimentos e cobrar uma posição.

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

Nossa, obrigado,

Mariano
MarianoPermalinkResponder

Bóia, vcs conseguiram algum contato após essa msg? O Ricardo Freire conseguiu alguma coisa que possa nos auxiliar?

Leticia Barbosa

Entendo que o problema seja da master.
Só queria entender onde seria feito estorno se não há fatura na função débito. Hehehe
Provável que em conta então... não há outro jeito!

Obrigada pela ajuda em cobrar um posicionamento da operadora Mastercard!

João Paulo
João PauloPermalinkResponder

Pessoal,
Estive no Uruguai durante o periodo de 07/07/2017 a 12/07/2017 e usei o cartão Mastercard (no meio da viagem vi este post e me assustei srsrsrrs) e para minha alegria estão estornando o valor do IVA na minha fatura, não é no mesmo dia, porem depois de 3 dias aparece o credito. Acredito que o problema tenha se resolvido. Abraços

Rodrigo Lima
Rodrigo LimaPermalinkResponder

João Paulo, o seu cartão é Mastercard ?

Roney de Moura Gomes

Viajei para o Uruguai entre 10 e 14 de maio. A isenção só foi aplicada às compras com bandeira Visa. Até o momento não houve ressarcimento e nenhuma parte (banco e Mastercad) sabem fornecer maiores informações. Caso esse cenário persista, sugiro uma ação judicial coletiva.

ANDRE MARCIEL BONINI

Acabei de chegar do Uruguai. Literalmente. Desembarquei hoje dia 16 de Julho. So usri mastercard nos restaurantes. Usei do Nubank e do santander. Onde ambos mostram a fatura em tempo real. Todas minhas compras foram debitadas sem o desconto. Na nota do restsuramte ate aparece. Mas ate agora valor integral. Acho que n tesolveram nada nao. Vcs yem alguma noticia?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, André! Desde o início desse programa, em 2013, o MasterCard reembolsa o IVA no fechamento da fatura. Espere até a fatura fechar para saber se não houve o reembolso. Por enquanto só temos reclamações de quem foi usou MasterCard no Uruguai entre o fim de abril e começo de maio e não foi reembolsado na fatura seguinte.

Rodrigo Lima
Rodrigo LimaPermalinkResponder

Entre Abril e começo de Maio só não. Eu fui na segunda quinzena de Maio e também tive problemas, bem como outros viajantes que foram em Junho e já tiveram suas faturas fechadas sem obter o desconto !

Rudá Sudário

Já estou na terceira fatura e não recebi a devolução do IVA de despesas no Uruguai. Liguei para a MasterCard do banco Itaú, eles mandaram ligar para a MasterCard internacional que mandaram ligar pro Itaú que mandaram ligar para a MasterCard. Como faço para resolver esse problema que pelo visto ainda não foi resolvido?

Vinícius Fonseca Barcelos

Prezados,

recebi hj a resposta da ouvidoria no Bradesco em relação ao reembolso do IVA, vejam:

"Prezado Sr. Vinícius,

Em complemento à resposta enviada no dia 17.07.2017 esclarecemos que, concluídas as análises com a Mastercard Internacional, apuramos que a restituição do imposto IVA (Imposto Sobre Valor Agregado) relativos aos gastos com restaurante e locadoras de veículo no Uruguai deveria ter sido solicitada pessoalmente no aeroporto, mediante a apresentação da nota fiscal da compra.

Dessa forma, concluímos que não existem outras medidas a serem adotadas por esta Instituição.

Agradecemos o seu contato e continuamos à sua disposição para prestar mais esclarecimentos, caso sejam necessários.

Departamento de Ouvidoria
Vivian Souza"

Ou seja, eles estão confundindo a legislação relacionado ao reembolso do IVA com aquela aplicada ao "tax-free". Creio que a Mastercard esteja fazendo isso de forma deliberada, sabendo que está agindo de forma incorretamente.

Do exposto, sugiro ao prejudicados que tomemos as seguintes providências: reclamar nas redes sociais, entrar com reclamações no site ReclameAQUI, na ABECS, no BACEN (que não supervisiona as operadoras de cartão, mas tem competência para fazê-lo em se tratando de câmbio) e, por último, acionar a Master e o banco emissor na justiça. Chega de sermos lesados nesse país!

Estarei deixando meu e-mail e estarei enviando a quem quiser o modelo da reclamação enviado a ouvidoria (muito bem fundamentado) para que seja sirva de modelo para ser utilizado em redes sociais.

barcelos010461@yahoo.com.br

Júlio Sena
Júlio SenaPermalinkResponder

Olá, estarei enviando o email para receber o modelo.
Vou atrás dos meus direitos!
Caso haja mais interessados, poderíamos entrar com uma ação coletiva contra a operadora.

Rodrigo Lima
Rodrigo LimaPermalinkResponder

Ação coletiva é a única coisa que vai funcionar. Eles não estão nem aí pra reclame aqui e tampouco pra reclamações via rede social.

Yargo Gagliardi

Pessoal, se forem entrar com ação coletiva contem comigo.

Mariano
MarianoPermalinkResponder

Eu tb estou dentro!

Vinicius Fonseca Barcelos

Recebi o estorno referente ao cartão em minha conta corrente no dia 28 desse mês.
Tanto a operadora como o banco Bradesco poderiam ter evitado o desgate se tivessem cumprido a legislação; entretanto, o importante é que o problema foi resolvido!

Ricardo Freire

Ufa! Que excelente notícia! Mas certamente a MasterCard deve a seus clientes algo mais do que o reembolso. Vou esperar outros leitores receberem o reembolso para me manifestar oficialmente.

Julia Santos
Julia SantosPermalinkResponder

Ricardo,

Tive o mesmo problema que as outras pessoas. Viajei ao Uruguai do dia 30 de abril a 1 de maio. Optamos por realizar o pagamento pelo cartão de crédito Mastercard e, como aconteceu com outros leitores, a fatura do cartão não veio com os descontos devidos. Aguardei o estorno mencionado nessa matéria, mas, novamente em nenhum outro mês vieram os descontos. Gostaria muito da sua contribuição em nos ajudar

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Julia! Acabamos de receber o primeiro depoimento de um leitor que recebeu o reembolso. Caiu na conta dele no dia 28 de julho:

http://www.viajenaviagem.com/2017/05/uruguai-mastercard-problemas-reembolso/comment-page-1/#comment-548532

Marco Antônio

O meu ainda está pendente..
Esperar mais um mês.

Rodrigo Lima
Rodrigo LimaPermalinkResponder

Vinicius como se deu o seu reembolso ? Eles depositaram em conta corrente ao invés de estornar na fatura do cartão ? Poderia explicar um pouco melhor para ajudar as outras pessoas que estão passando pelas mesmas dificuldades. Abraço e obrigado de antemão !

Vinicius Fonseca Barcelos

recebi como crédito em conta corrente... esse mês já visualizei ebm o estorno referente ao IOF; entretanto, estão lançando a débito novamente, com os respectivos créditos, todos os valores gastos na viagem... é aguardar até o final do mês pra ver se não vai ter uma "pegadinha" da Bradesco/Master

Vinicius Fonseca Barcelos

Podemos entrar com uma ação coletiva, mas temos que ter mais pessoas interessadas. Se alguém souber de um advogado especializado nessa área...

Leticia Barbosa

Vinicius, por favor. Esse valor depositado no dia 28/7 foi referente a qual período de utilização do master card?? Aparentemente vc foi o único que recebeu.
Usei o débito lá em maio e junho e até agora nada. Obrigada!

Vinicius Fonseca Barcelos

OI Letícia, refere-se ao período compreendido entre 22 de abril e 01 de maio.

Yargo Gagliardi

Amigos, bom dia.
Hj minha fatura para o mês de agosto foi fechada e finalmente recebi o estorno!
Tomara que o mesmo aconteça em breve para todos.
Abraços smile

Felipe
FelipePermalinkResponder

Galera, acompanhei por aqui essa novela do estorno do IVA. E hoje, finalmente comecei a receber e-mails do Itaú informando "crédito em fatura". Estou recebendo um e-mail para cada estabelecimento que fui, dessa forma fica até mais fácil conferir cada compra. Bom, a novela acabou com um final feliz para mim, espero que para vocês também! Abs

Ricardo Sa de Lacerda

Vou ao Uruguai nesse mês e vou usar Visa. Prefiro evitar a fadiga.

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

Agradeço ao Viaje na Viagem pelo apoio nesse tema, também visualizei os estornos hoje em minha fatura - Isso após incriveis 3 meses sem nenhuma informação por parte da Mastercard nem do banco emissor. Quero registrar aqui meu desapontamento em utilizar a Mastercard que, como marca, quer passar uma imagem de agilidade e confiança mas que na prática deixa os clientes à deriva sem informação nenhuma e retendo o seu dinheiro por tanto tempo. Me senti lesado pois não houve devolução com juros que acredito serem devidos pensando em reciprocidade - Se devo a eles eu pago juros de incriveis 6% ao mes. Só posso lamentar e pensar 3 x antes de usar. Ou melhor, vou utilizar outras formas de pagamento.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rodrigo! Ficamos felizes. Olha, o Ricardo Freire está só esperando mais leitores se manifestarem e ficar claro que os reembolsos estão ocorrendo com todos para fazer um post final sobre o imbroglio. Realmente a postura da MasterCard durante o processo foi pra lá de lamentável.

Rodrigo Lima
Rodrigo LimaPermalinkResponder

Obtive também meu estorno do valor total em fatura depois de 3 meses. A pressão parece ter funcionado, mas o descaso com o cliente e a falta de informação durante a espera de 3 meses foram descomunais para um empresa do porte da Mastercard.

Mauricio Roberto Suppa

Estive em Colônia de Sacramento neste último final de semana e verifiquei que foi feito um lançamento no meu cartão Mastercard de uma conta de restaurante,sem o desconto do IVA. O pior é que o banco, no caso o Itaú Personalité, me disse para solicitar o reembolso direto com o restaurante. É mole?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar