Aracaju

Orla de 13 de JulhoEntre rios | Ricardo Freire

Aracaju é um desses lugares que despertam no forasteiro a sensação de ter descoberto um lugar onde morar pode ser ainda mais interessante do que visitar.

A cidade se espalha entre dois rios caudalosos, o Sergipe e o Vaza-Barris. O rio Sergipe é sua fronteira norte; a cidade nasceu ali. Imediatamente ao sul está 13 de Julho, o bairro mais elegante, cuja avenida principal bordeja um manguezal viçoso transformado em parque. A ilhota da Coroa do Meio conduz à praia da Atalaia, que ganhou uma belíssima urbanização nos últimos anos – e que é sucedida por vinte quilômetros de areias semisselvagens até a praia do Mosqueiro, no Vaza-Barris.
A novidade é que a cidade não é mais contida pelos rios: duas pontes recentes conectam a capital às belezas intocadas do litoral ao norte e ao sul.

A cidade se espalha entre dois rios caudalosos, o Sergipe e o Vaza-Barris. O rio Sergipe é sua fronteira norte; a cidade nasceu ali. Imediatamente ao sul está 13 de Julho, o bairro mais elegante, cuja avenida principal bordeja um manguezal viçoso transformado em parque. A ilhota da Coroa do Meio conduz à praia da Atalaia, que ganhou uma belíssima urbanização nos últimos anos – e que é sucedida por vinte quilômetros de areias semi-selvagens até a praia do Mosqueiro, no Vaza-Barris.

A novidade é que a cidade não é mais contida pelos rios: duas pontes recentes conectam a capital às praias do norte e do sul.


Quando ir Como chegar Onde ficar? O que fazer
Pantanal de Pacatuba Ilha da Sogra, Estância Parque dos Falcões, Laranjeiras São Cristóvão
O tempo é mais firme entre setembro e março, quando dificilmente você vai perder algum dia de praia.

O diferencial de Aracaju, porém, está justamente em proporcionar mais do que praia, e por isso pode ser visitada o ano inteiro. No inverno é quando a paisagem do Cânion do Xingó, em Canindé do São Francisco (a 200 km da capital) fica mais bonita.

As festas juninas de Sergipe estão entre as mais animadas do Brasil. Aracaju monta dois pólos – o Arraiá do Povo, uma cidade cenográfica na Praia de Atalaia onde é possível até aprender a dançar forró, e o ForróCaju, um palco no centro da cidade onde se realizam os mega-shows com as maiores estrelas do gênero.

No fim de janeiro a cidade se agita com o Pré-Caju, normalmente a última grande micareta antes do Carnaval.

Aracaju é servida por vôos diretos de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Recife e Maceió.

Por via rodoviária, Salvador está a 330 km de Aracaju, pela excelente e desimpedida Linha Verde. As duas capitais vão ficar ainda mais próximas quanto acabar a construção da ponte sobre o Rio Real, quando será possível fazer a viagem inteira por estradas próximas ao mar, evitando a BR 101.

Maceió está a 280 km. Se a BR 101 sergipana está em bom estado, o mesmo não se pode dizer do lado alagoano. O melhor é deixar a 101 ainda em Sergipe seguir por Neópolis, atravessando o São Francisco com a balsa para Penedo.

Chega-se a Canindé do São Francisco pela Rota do Sertão, via Itabaiana, com asfalto tinindo. São 200 km desde a capital (conte em gastar 3h30min no percurso).

A praia da Atalaia é a principal zona hoteleira da cidade; os hotéis têm estrutura para atender tanto viajantes a trabalho quanto turistas.

Os que viajam à cidade para trabalhar, por sinal, são muitíssimos: Aracaju é uma das capitais da indústria petroquímica nacional. Quem não quiser a tentação da praia próxima pode se hospedar em bons hotéis fora da orla – alguns estão próximos ou mesmo interligados a shopping centers.

O maior resort fica em Barra dos Coqueiros, no litoral norte, a vinte minutos da cidade pela ponte do rio Sergipe — mas atualmente está em reforma.

Se você está pensando em esticar até o Cânion do Xingó, considere a hipótese dormir uma ou duas noites em Canindé do São Francisco. Só assim você terá tempo para poder ver tudo o que há por lá.

A Orla da Atalaia é diversão garantida. Tem passarelas de madeira (que servem de atalho até a proximidade da rebentação), ciclovia, parquinho e até um bom Oceanário.

Ao cair da tarde peça para um amigo levar você a um dos bares rústicos da Orlinha do Bairro Industrial. À noite escolha entre os restaurantes do calçadão da Atalaia ou na zona boêmia da Passarela do Caranguejo, na outra calçada.

Duas das cidades mais antigas do Brasil estão nos arredores : São Cristóvão, 23 km ao sul, e Laranjeiras, 30 km ao norte.

Aracaju é uma excelente base para passeios. Ao norte, Pirambu (34 km) tem a base pioneira do Projeto Tamar; Pacatuba (115 km) é a porta de entrada para o Pantanal sergipano. Ao sul, Praia do Saco (65 km) e Mangue Seco (110 km) podem ser combinadas numa mesma viagem.

Leia também:

–> Hotéis, restaurantes, transporte, passeios e outras dicas por Ricardo Freire

–> Posts relevantes — e relatos de leitores por Ricardo Freire

–> Tudo para organizar sua viagem a Aracaju por Ricardo Freire


72 comentários para “Aracaju”

  1. Ótimo Riq!Da pra perceber que Aracaju te fisgou de jeito, e me parece estar entre suas capitais preferidas do NE!!!

  2. Eu ainda tenho muito para saber no norte do Brasil, talvez um dia eu possa voltar e visitar Aracaju.
    As dicas são perfeitas para quem quer conhecer um Brasil fora das rotas pré-estabelecidas para as agências de viagens.
    Bjs

    1. Estou a pensar em permanecer algum tempo em aracaju no próximo ano. Gostava de ter algunas informacoes sobre pernoitas baratas na cidade. Dicas relevantes. Obrigado
      Arnaldo

      1. Olá, José Arnaldo! Veja nossas dicas de hospedagem na próxima página: http://www.viajenaviagem.com/brasil/aracaju-ricardo-freire/aracaju-links-e-posts .

      2. Qualquer duvida especifica é so perguntar, aqui tem muitos leitores da terrinha inclusive essa que vos escreve.

  3. Aracaju fica no NORDESTE do Brasil… Êta que parece que a maioria perdeu as aulas de geografia….

    1. Dito e feito… Mas como diz muitos por ai, tudo acima de Minas Gerais é NORTE… Noção que é bom, zero né! ;)

  4. Dicas de Aracaju aqui também :D
    http://www.ticketdeviagem.com/tag/aracaju/

  5. Oi Ricardo, tudo bem? O site/blog tá muito legal! Sempre dou uma boa navegada nas dicas durante o planejamento das viagens. Mas, no Brasil de A – Z, estou sentindo muita falta dos teus comentários sobre os hotéis (lembra, como você fazia no Freires). Agora, fico aqui, olhando para as listas com nomes de hotéis e tendo que confiar nos sites dos próprios estabelecimentos! Ai, que falta faz tua opinião! Bjo e boas viagens! Marisa.

    1. Olá, Marisa! Aqui quem responde é A Bóia. O conteúdo Brasil do site ainda está bem modesto. A partir deste ano o Ricardo Freire vai retomar suas viagens pelo Brasil, e vão voltar os posts de hospedagem, pode aguardar!

  6. Visitei no final do ano passado. A cidade é pequena, pacata, mas como gosto muito de praia, não curti muito Aracaju. A cor do mar é um tanto estranha, meio marrom. Prefiro o mar com águas esverdeadas ou azuis. Então, para quem gosta mesmo de praia, da paisagem do mar, outras cidades do Nordeste são opções mais interessantes. Não achei as pessoas acolhedoras, infelizmente. Passei 03 dias, embora acredito que dá para conhecer a cidade toda em apenas um dia.

  7. Acabei de chegar de Aracaju, gostei da Orla do Atalaia, tranquila, limpa. Fui nas Barracas Com Amor Beach Bar e Parati, que tem melhor estrutura. Visitei a praia de Abais e a Lagoa Grande, e a praia do Saco.
    Fiz um post sobre a Praia de Abais no blog com dica de restaurante http://www.frangocompequi.com.br/?p=2237
    Bjs
    Lívia

  8. Continuando com as dicas de restaurante e comidinhas, fiz um post sobre a Praia do Saco, já na divisa com a Bahia, a praia pertence ao município de Estância, vale a visita http://www.frangocompequi.com.br/?p=2297
    Bjs
    Lívia

  9. Pessoal, acabo de chegar de Aracaju, e deixo a dica de hospedagem, Hotel Aquarius na orla de Atalaia, preço honesto, quarto bem bom e café da manhã bem sortido. Não cogitem o Riverside Farol, tive de passagem em Janeiro e foi uma experiência trágica, o quarto péssimo e o café da manhã sofrível!!!
    O forró é no Cariri e o caranguejo no Bar da Amanda. Tem outro lugar, também ótimo pra comer o verdadeiro caranguejo sergipano, esqueci o nome, quando a fatura do cartão chegar eu passo por aqui pra deixar a dica.
    Valeu, Jackeline.

  10. Lembrei pessoal, o nome do outro lugar que vendo um caranguejo de responsa é o Bar do Alves na orla de Atalaia!!!

  11. Graças a Deus esse site existe e a cada viagem q eu faço confirmo a qualidade das dicas que são expostas aqui. Atenção! Caso esteja pensando em fazer algo diferente do que vc encontra aqui, pense duas vezes.

    Cheguei em Aracaju dia 12.07 por volta das 15h. Sai no voo da Gol as 12:10 do Rio. Fiquei no hotel Real Classic e uma noite foi o suficiente para perceber q este hotel não é uma boa escolha para quem prioriza a relação custo x benefício. Este hotel esta entre o Mercure e o Radisson. Mudei-me para o Radisson.

    Fui procurar um restaurante aberto na orla do Atalaia para almoçar, fiquei surpreso, pois os restaurantes fecham para o almoço, isso mesmo, a grande maioria dos restaurantes proximo aos hoteis mercure, real classic e radisson estavam fechados. Tive que andar em direção aos arcos do atalaia para encontrar algo aberto. Finalmente uma boa moqueca de camarão, bem servida, onde comeram 3 pessoas d forma satisfatória. Preço R$ 96,00. Um bom custo beneficio.

    No dia seguinte, ja incluído no pacote ( primeira e ultima vez q faço isso), um city tour. Aquela coisa de sempre, um guia, todos dentro do onibus, do seu lado esquerdo, do seu lado direito, vamos ficar aqui por 1h, agora vamos para o litoral sul para aproveitarmos a praia com restauranteSSSSS com total infraestrutura….. Aqui fica o alerta!

    Evitem esse litoral sul, na verdade te levam até o final da orla e te deixam num restaurante horrível, onde o valor do prato é um absurdo e a comida muito ruim. Tive que pegar um taxi… Gastei R$ 40,00 e fui ao restaurante ja comentado aqui no site Republica dos Camarões. Vá sem medo! Ótimo custo x benefício!

    A tapioca da tia, tambem na praia do Atalaia, enfte ao Radisson, merece uma visita! Tapioca gostosa e de um tamanho bem generoso. Se vc for daqueles que não come muito, uma dica é pedir uma só e dividir, pois vale a pena. Ótimo preço!

    Saí com tanta raiva desse restaurante “do litoral sul” q nao me lembro o nome, mas só tem ele! O outro q estava aberto vou colocar o nome em outro post. Na verdade, vou fazer um outro post com dicas rápidas assim q eu terminar minha viagem.

  12. Olá,
    acabei de voltar dos Cânions do Xingó, com base na cidade de Piranhas em Alagoas, e queria deixar registrado.
    Fui e voltei pelo aeroporto de Aracaju, vôos direto do Rio, aluguei carro no aeroporto mesmo.
    De manhã saí em direção a São Cristóvão e só depois para o interior.
    São Cristóvão é bonitinha, tem o circuito das 7 igrejas, mas pelo que tinha lido esperava mais. De qualquer jeito gostei bastante de ir passear lá.
    A ida foi meio confusa, o GPS e o mapa do Google Maps não se entenderam muito bem, chegamos perguntando pelo caminho. Antes de ir, melhor perguntar na pousada o caminho para pegar, na volta fizemos isso e deu certo.
    Outro ponto, mas esse a gente já sabia, no Google Maps ele dá uma volta imensa pra ir de Canindé do São Francisco (a última cidade em Sergipe) para Piranhas, mas tem uma ponte de uma pra outra.
    Em Piranhas fiquei no hotel Pedra do Sino, lá também funciona um restaurante e tem uma vista linda, eles chamam esse ponto de Mirante Secular, tem uma escadaria de 300 e não sei quantos degraus para chegar lá (mas só fui de carro, nem consigo imaginar subir isso tudo no calor que faz por lá)! Dá pra ver a cidade toda além da linda vista do rio São Francisco e as prainhas que formam na cidade.
    A recepção e o café da manhã são nesse mesmo restaurante e os donos são muito simpáticos e prestativos.
    Os quartos têm o principal desejo por lá: ar condicionado! É muito quente. Quando chegamos estava 42°C! É tudo simples, mas bom, além da varandinha com vista pro rio São Francisco :D
    A cidade é muito fofa, daquelas de se perder passeando, com as casinhas todas coloridas, muito bem preservadas. Não precisa nem saber o que tem por lá, é só ir andando.
    A praia no rio é uma delícia (adorei não passar o dia salgada), mas pode ser que tenha muita gente, música alta, o melhor é chegar bem cedo na praia e fazer os passeios de tarde. Recentemente foi construído o que eles chamam de orla, que são vários restaurantes no final da praia.
    As noites foram muito divertidas. Os bares colocam mesinhas na rua (de plástico Riq, não tem jeito), música ao vivo e depois acaba em festa com o povo dançando no meio da rua mesmo.
    O passeio mais famoso, é o dos Cânions do Xingó. Ele sai do restaurante Karrancas com toda a estrutura pra isso, em Canindé do São Francisco (SE). O restaurante é grande, com buffet de almoço, e também pratos a la carte, uma praia e vários catamarãs e lanchas para o passeio. A navegação pelo rio dura 1 hora e é gostosinha (mesmo com a música o tempo todo rolando) até chegar na parte mais bonita dos cânions, onde é feita uma parada para banho e pra um rolezinho num barco menor por uma parte mais estreita (5 reais por pessoa). Essa parada pra banho seria deliciosa, se não fosse uma grande farofa. Só é possível ficar numa área delimitada, uma espécie de piscina feita de rede. Cento e poucas pessoas numa mesma área e aquele monte de macarrão colorido. Ok, já tinha visto fotos, já esperava encontrar isso. É possível alugar lancha no restaurante, mas elas estavam parando no mesmo piscinão, não sei se param em outros pontos pra banho. Mas acho que pra um grupo grande vale a pena sim (não sei os preços).
    Procurei saber se dá pra chegar de outro jeito, mas todos aconselham ir com o catamarã, pela estrutura toda, mas como qualquer barco pode chegar lá, acho que se sabendo de outros pontos que saem barcos deve conseguir fazer esse mesmo passeio (sem muita gente).
    O passeio do último dia foi sensacional. Pegamos um barquinho com um barqueiro em Piranhas mesmo e fomos navegando pelo São Francisco até a fazenda onde Lampião foi morto. Lá tem uma trilha para o ponto exato que foi pego, que não tem nada demais, apenas mostra o lugar, mas anda pela caatinga, aquela secura e aquele calor! Mas na fazenda também tem uma prainha deliciosa. Lá eles operam um restaurante, lojinha, tirolesa etc, por isso todos os barquinhos levam lá. Também tem passeios de catamarã saindo de Piranhas, é o passeio básico de lá, mas fazer sozinho é mais gostoso. O bom foi que fomos cedo, antes dos passeios chegarem e o restaurante, a praia e a trilha cheias de gente. Nosso barqueiro era uma figura e contou várias histórias da região além de levar em pontos de mergulho, pontos com a água clarinha e falar muito do rio São Francisco. Me arrependi de não ter levado a máscara para ver como é o rio.
    Muito boa essa viagem. Queria que fosse aqui pertinho pra poder ir uma vez por ano.

    1. Escrevi tudo isso e esqueci de colocar um passeio tão legal, o da Usina do Xingó. É no caminho entre Piranhas e da onde sai o catamarã e o passeio todo demora uns 40-50 minutos. Primeiro passa um videozinho, depois explicação na maquete, que é toda de madeira, tão linda que não dá pra prestar atenção no que o carinha diz, só na maquete, e depois pagando 40 reais por carro tem a visita pela Usina, passando de carro em cima da barragem e tudo. É tudo enorme, de ficar de queixo caído. Adorei! Queria até ter ido a Usina de Paulo Afonso no dia seguinte, que é 1 hora de distância, mas não tive tempo para isso.
      Lembrar de levar sapato fechado para esse passeio. E a trilha do Lampião também é bem melhor fazer de tênis.

  13. Nossa ficou gigante, foi mal!
    Bóia, se tiver no lugar errado me fala que comento no post certo ;)

  14. Realmente Aracaju é a pérola nordestina! Jah tinha ouvido o termo no blog http://www.autoviacoes.com.br, sempre falando de ônibus de viagens, como os da Expresso Guanabara. Agora estou curtindo mais ainda esse blog! Abraço

  15. Pessoal nem pensar em ficar no Prodigy Resort, na Barra dos Coqueirairais, recem inaugugado, pelo Grupo GJP Hotéis, este Resort nao tem capacidade de atendimento com uma gerência negligente. Os funcionários fazem o que podem para tentar agradar, mas falta gente capacitada. Piscina suja, quarto com barata, e sem opcoes., fica longe de tudo.
    Péssima escolha para réveillon 2013, com vários hospedes revoltados. Fica a dica. Abs.

    1. Poxa! Tenho que concordar com o Guilherme. Retornei ao hotel em dezembro de 2012 para conhecer a nova administração e nada mudou. A estrutura continua a mesma, sem nenhuma melhora. Disse isso no blog e repito aqui: hotel demais para investimento de menos. Uma pena! O Prodigy tinha tudo pra dar certo, mas ainda não deu. Então melhor optar pelos bons hotéis da praia de atalaia.

  16. Amigos,
    Em junho, voo para Salvador sendo que tenho uma conexão de 03h30 no aeroporto de Aracaju. estou pensando em ir até a praça do centro histórico (20min de taxi), depois ao Shopping almoçar e de lá, dar uma olhada na praia de Atalaia. será que consigo fazer isso? ou talvez seja melhor ir direto para a orla de Atalaia e almoçar voltando após direto para o aeroporto?
    Grato.

    1. Olá, Sergio! Você terá no máximo duas horas e meia líquidas para esse passeio. Escolha entre um almoço no Mercado Municipal ou na Atalaia.

      1. Vou arriscar almoçar no Mercado Municipal e voltar, dependendo da hora, pela Orla do Atalaia.

  17. Gostaríamos de saber se há a possibilidade de incluir o Teleferico de Aracaju como mais uma opção de lazer em Aracaju.O Parque da cidade, com suas atrações esta´muito pouco divulgado.Pensamos, com o aval de nossos usuários, que é de importância que todos os sites possiveis possam dar este apoio a este passeio belíssimo e diferente. Ganham todos os que querem ver a cidade mais cohecida e prospera!
    Desde já agradecemos e nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.
    Eliana
    Maiores informações fone (79) 3205 1305 Email telefericoaracaju@hotmail.com e siga no facebook com lindas fotos.

  18. Olá, estou pesquisando e gostaria de saber qual capital é melhor para tirar uma semana de férias, descansar e conhecer algumas coisas , Aracaju ou Natal ? quantos dias são necessários para conhecer o básico em cada uma delas ?

    1. Olá, Maria! Uma semana é o suficiente para qualquer uma das duas. Veja os passeios de Aracaju na página seguinte:

      http://www.viajenaviagem.com/brasil/aracaju-ricardo-freire/aracaju-links-e-posts

  19. elo, sou romeu e sou Timorense, eu tambem sou candidato ou novo aluno para UNIVERCIDADE FEDERAL DE SERGIPE(ufs) Na campi de Laranjeiras. Neste momento ainda estou em Timor Leste, viajarei para Brasil no dia 12 de Marco, mas nao tenho um guia para me acompanhar ate la. Entao queria voces me ajudam e me indicam a mapa ou qualquer coisa que pode me ajudar para nao perder o caminho. e uma questao mais como nos viajamos de Sao Paulo para o UFS? por favor da me resposta atraves do meu e-mail(romeo.soares@yahoo.com).resposta se faz afavor. obrigado

  20. Bom dia amigos, estou planejando passar a semana santa em Aracaju daí gostaria de agendar o passeio ao canion na quinta-feira . Alguém teria uma indicação de agencia para comprar esse passeio antecipado ? Muito grato e aguardo ajuda.

    1. Olá, Pierre! Peça ajuda a seu hotel.

  21. Chove muito em Aracajú durante o mês de Julho?

    1. Olá, Ralph! É o finalzinho da época chuvosa, veja:

      http://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe/

  22. Bóia,
    Meu filho quer comemorar seus 10 anos em Mangue Seco em 29 de junho,já comprei as passagens e reservei a pousada e, acabei de descobrir que é epoca de chuvas e mar bom para o surf! Ou seja, bravo. Pode me confirmar ou informar se vale apena ir nesta epoca ou melhor nao?
    Abraços,
    Luciana.

    1. Olá, Luciana! Esta época costuma ser chuvosa, sim. O mar do oceano na região nunca é calminho, mas tampouco é recomendável para o surf. A praia de rio é calminha o ano inteiro.

  23. Gostaria de saber qual a melhor opção para ir à Mangue Seco saindo de Aracaju, vou alugar um carro(doblò) e se é fácil chegar até lá, como estão os preços dos buggys e se acomodam 05 adultos e uma criança de 11 anos. Se puder, gostaria também de informações para fazer o passeio ao Delta do São Francisco, se é melhor ir de carro ou contratar uma empresa de receptivo em Aracaju. Estarei no período de 15/07 a 20/07, como é segunda feira é melhor fazer Mangue Seco ou o São Francisco primeiro? Aguardo seu retorno, obrigado.

    1. Olá, Luciana! A ordem é irrelevante. Com um grupo grande assim, faça ambos os passeis com agência de turismo receptivo. No seu hotel você encontrará o caminho. A Mangue Seco vai-se de barco a partir de Porto Cavalo, e ao chegar os passageiros contratam bugues à parte. Seu grupo vai precisar de dois bugues.

  24. Sou de Aracaju e te digo Luciana, que o Delta do São Francisco é um passeio lindo, mas é bem cansativo, então se voces já fecharam pacote com hotel, é melhor fazer com uma agencia o bate-volta. Se puderem façam o passeio do canion. Essa época ainda esta chovendo bastante por aqui.

  25. Olá!
    Também estou indo a Aracaju em Julho.
    Gostaria de saber, além do Canyon, Delta e Foz do São Francisco, o que mais é possível aproveitar nesse época em Sergipe?
    Vamos torcer para termos um inverno menos chuvoso por lá esse ano!
    Abs,
    Cristiane – POA/RS.

    1. Olá, Cristiane!

      Nesta outra página há vários passeios indicados:
      http://www.viajenaviagem.com/brasil/aracaju-ricardo-freire/aracaju-links-e-posts

  26. Bóia e demais, já estou com as passagens compradas para Aracaju no final de agosto, e ficarei 3 noites em Canindé de São Francisco, no Xingó Parque Hotel, e 6 noites na capital. Mas estou cheio de dúvidas onde ficar na capital, e só uma coisa é certa, ficarei na orla de Atalaia. Estou na dúvida entre alguns Hotéis: O RADISSON vi que é o melhor, mas fica muito caro. O CELI é bem recomendado, mas não comporta bem 3 pessoas no quarto ao que me parece. Então fiquei entre o MERCURE, AQUARIOS e o REAL CLASSIC HOTEL. Sendo que essa é a ordem do mais caro para o mais barato… O que vcs acham? Minha dúvida maior é entre o AQUARIOS e o REAL CLASSIC HOTEL pq o achei o valor do MERCURE meio salgado demais tb. O que vcs acham? Alguém pode me ajudar? Todas as opiniões serão benvindas…
    Obrigado!
    Luiz Eduardo

    1. Olá, Luiz! O primeiro time é Radisson, Mercure e Celi. O Real Classic é bem mais novo que o Aquarios.

  27. Olá!

    Buscando opções de destino para minha viagem de fim de ano, cogitei Sergipe por ser um dos destinos mais baratos do Nordeste. Lendo as ótimas dicas de viagens e passeios do site, vi que a sugestão é ter Aracaju como cidade base, porém gostaria de saber se há alguma outra sugestão de cidade base. Eu busco alguma cidade pequenina e charmosa, com menos gente, porém bem localizada para ser a base dos passeios e que tenha alguma estrutura (restaurante, pousada bacana e alguma rua, praça ou ponto de encontro noturno). Devo passar no máximo 10 dias. Obrigada!

    Lucy

    1. Olá, Lucy! Essa cidadezinha que você imaginou infelizmente não existe.

      Faça de Aracaju sua base principal. Durma duas noites na região do São Francisco, pode ser em Piranhas, no lado alagoano.

      Leia:
      http://www.viajenaviagem.com/2012/12/guia-praias-sergipe-aracaju-barra-coqueiros-canion-xingo/

  28. Moro em Salvador e todo ano passo o final do ano em Aracaju indo pela linha verde sempre pego a Ponte Joel Silveira esse ano com a inauguração da ponte Gilberto Amado tenho dúvidas que relaciono abaixo:
    1- Posso pegar a Gilberto Amado e depois a Joel Silveira para sair em Mosqueiro?
    2- Como fico no Aruana sempre fiz o trajeto de 08 Km depois de Estância pego a Joel Silveira.
    Me ajude

    1. Olá, Maria Carmen! A linha verde agora dá direto no Mosqueiro, pelas duas pontes. Basta não sair da estrada.

  29. Não está disponível o miniguia inteligente de Aracaju a página está com problemas desde ontem, estava precisando imprimir este miniguia e não consigo, atualizem a página. Obrigada. Ana Cristina Nascimento.

    1. Olá, Ana Cristina! Era um conteúdo patrocinado para a Gol; toda a série saiu do ar.

      Leia sobre Aracaju no Miniguia de praias de Sergipe, todas as informações estão lá (e, a propósito, aqui também, nesta página!)

      http://www.viajenaviagem.com/2012/12/guia-praias-sergipe-aracaju-barra-coqueiros-canion-xingo/

  30. Olá, vou passar janeiro de férias em Aracaju, gostaria de tentar fazer uma pesca em alto mar, você tem alguma sugestão?

    1. Olá, Giovanni! Não é nossa especialidade, procure fóruns do esporte e você conseguirá informações quentes.

  31. ola amigos, sou de SP, mas passei em um concurso em Aracaju, e hj moro aqui..confesso que foi uma mudança radical.. porem hj vejo que foi uma das melhores coisas em minha vida..cidade limpa, organizada, uma excelente qualidade de vida o mar deixa a desejar.. mas tem uma excelente extrutura imagino ser uma das melhores do nordeste.. a vida é calma, o transito ainda funciona, gostaria de um pouco mais de entretenimento noturno..mas bem, nao se pode ter tudo. dicas: passeio ao canion do S. Francisco, deixe todo o dia para isso, mas vale cada minuto; passeio a Foz do São francisco..muito bom, tb reserve todo o dia.. nao percam tempo com as praias do litoral sul..monotonas em belezas,nao muito limpas, poucas opçoes..vale o mercado da cidade, muito bom conhecer, tirar a tarde para um passeio de bicicleta na orla de atalaia..delicioso..cidade de São cristóvao a 4ª mais antiga do Brasil (nao gostei) a tarde na passarela do caranguejo depois da praia, (bom e com precos dignos) parque da cidade onde fica uma espécie de zoo, (gratis, vale a tarde) croa do goré-na praia do mosqueiro (execelente..aluga-se um barco,barato, interessante, leve um bom protetor solar) parque boa luz, (pago, tem parque aquatico, zoo, restaurante , hotel,pesque-pague excelente opção para quem tem crianças) espero ter ajudado.

    1. Olá Bóia!
      Vou comemorar meu aniversário em Sergipe em março. Saio na sexta a tarde de São Paulo e volto na segunda a noite. Quero ir ao Cânion do Xingó, mas estou em dúvida sobre dormir em Piranhas ou fazer o bate volta e aproveitar outro passeio saindo de Aracaju. Alguma dica?

      1. Olá, Mariana! A região do Xingó tem passeios para dois dias: você pode num dia fazer o passeio ao Cânion, e no outro, o passeio da Rota do Cangaço, que vai para o outro lado do São Francisco, que é belíssimo também. Neste caso, valeria a pena dormir a sexta e o sábado em Piranhas, voltando domingo só para dormir em Aracaju.

        Três dias é muito pouco para dar conta de todas as atrações de Sergipe…

        1. Obrigada!!!

  32. Qual o preco de taxi do aeroporto ate o hotel aquarius

    1. Olá, Adriana! Há táxis comuns e especiais no aeroporto. Pelo comum, dará uns R$ 25.

  33. Olá pessoal!

    As informações do site são ótimas! Estava escolhendo entre Fortaleza e Aracajú para ir nas férias de julho e acho que Aracajú é agora, de longe, minha primeira opção. Estou apenas um pouco temerosa com relação às chuvas nesse mês (julho) Pretendo ir no dia 22, ainda chove muito nessas últimas semanas de julho ou posso mesmo contar com belos dias de sol? Fiquei muito frustrada numa viagem que fiz a Salvador em julho. Choveu todos os dias que eu estava lá. Foi muito ruim. Outra pergunta: o aeroporto fica a que distância da praia do Atalaia? Aí o táxi é bandeira 1 ou 2?

    1. Oi Cristina. Moro em Aracaju. Olha, aqui costuma sim chover bastante em julho, embora as chuvas não sejam fortes. Não significa que chova todos os dias, alguns dias nessa época também ocorrem dias ensolarados. Infelizmente, não dá pra prever o que vai ocorrer com tanta antecedência.
      Quanto à outra pergunta é mais fácil responder: o aeroporto fica muito próximo da praia de Atalaia, melhor região para o turista hospedar-se.

  34. Olá, sou de Recife e estou indo no final de maio a Aracaju. Este periodo é de chuvas?? Vou com um bebê de 1 ano , gostaria de dicas de passeios.

    Obrigada

    1. Olá, Veronica! Sim, é período de chuvas, exatamente como no Recife.

      Bebê não faz turismo; apenas faz com que os pais tenham que passear com mais calma e de olho nos seus horários. Veja o que fazer em Aracaju na seção “O que fazer”, nesta página.

      1. Obrigada, Boia..

  35. Olá, estou indo para Aracaju no final do mês de abril e gostaria de dicas de passeio, restaurantes, dentre outras coisas pra se fazer na cidade.
    Alguém pode me ajudar??

  36. Em relação a hotéis, você tem alguma dica?? Quero algum com boa relação custo-benefício.
    Andei pesquisando o Hotel Praia e Mar e o Mar do Farol. Alguém tem algo a dizer em relação a eles??

    1. Olá, Antonio! O Mar do Farol está no comecinho da Atalaia, ainda na Praia dos Artistas. O Praia e Mar está na Coroa do Meio, fica mais perto do shopping Rio Mar do que da orla de Atalaia.

  37. gostaria de saber se tem algum hotel em aracaju do mesmo nível ro ritz lagoa anta de maceio ou radisson de maceio que seria bem localizado fácil acesso,

    1. Olá, Isabel! Os melhores hotéis de Aracaju são o Radisson, o Celi e o Mercure.

  38. Olá, primeiro quero parabenizar elo excelente trabalho. Todas as vezes que vou viajar uso o site de vcs para me guiar!

    Estou indo para Aracaju no feriado de 1. de maio. E tenho algumas dúvidas:

    1. Vcs sabem dizer se lugares como restaurantes e o oceanário irão funcionar nesses dias?
    2.O mercado central estará aberto na sexta feira ou no sábado após o feriado?
    3. Tem alguma empresa que vcs indicam para fazer o passeio dos Canions do Xingó?

    Desde já muito obrigada,

    Cândida.

    1. Olá, Cândida! Não temos indicações de empresas para o passeio ao Cânion do Xingó. Você pode pedir dicas ao seu hotel.

      O Mercado Central e o Oceanário têm sites com o horário de funcionamento:
      http://www.mercadocentral.com.br/pagina/agenda-mercado-central
      http://www.tamar.org.br/centros_visitantes.php?cod=10
      Ambos abrem em feriados.

      Restaurantes normalmente funcionam nos feriados. Recomendamos confirmar por telefone.

  39. Muito Obrigada pela resposta.

    Uma outra pergunta é sobre o hotel Litoral, eu olhei no Tripadvisor e ele tem boa referência, contudo vi algumas pessoas falando sobre a rua em que o mesmo está localizado. Disseram que é uma rua um tanto perigosa, inclusive há relato de um hóspede que sofreu tentativa de assalto. Vc conhece a região onde fica o hotel será que é realmente perigoso?

    Muito obrigada,

    Cândida

    1. Olá, Cândida! Fica numa rua interna de Atalaia. Se você prefere ficar numa rua com movimento e mais iluminada, escolha um dos hotéis da beira-mar da Atalaia, é muito simples. Não jogue essa responsabilidade no nosso colo, não temos como garantir 100% segurança em lugar nenhum do mundo.

ATENÇÃO:
Antes de perguntar, veja se a dúvida já não está respondida no texto. Perguntas redundantes e comentários em maiúsculas serão apagados. Obrigado!