Brasília

Arquiteturismo

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Desligue-se do noticiário. Releve qualquer birra que você possa ter com políticos ou instituições. Não verás cidade nenhuma como esta.

Brasília chega aos 50 (e poucos) anos como a cidade histórica mais bem preservada do Brasil. Sim, histórica: o Plano Piloto está congelado em 1960. Mesmo com retrofits feiosos em alguns blocos, o caráter le-corbusiano do projeto de Lúcio Costa não foi desfigurado.

O Eixo Monumental funciona como o melhor portfólio de Oscar Niemeyer, de quando o arquiteto ainda acreditava na convivência pacífica entre curvas e ângulos retos. (Os clássicos ficam ainda mais belos perante as obras recentes, pouco inspiradas, como a Biblioteca Nacional e a Torre de TV Digital.)

Um fim de semana: é tudo o que você precisa para se orgulhar da sua capital.

Quando ir

Chove muito pouco entre maio e setembro (quase nada de junho a agosto). É a melhor época para constatar ao vivo o verso de Fernando Brant: “Nada existe como azul sem manchas do céu do Planalto Central”.

A cidade é mais verde e bonita em maio e junho. Os dias ensolarados, porém, também a baixíssima umidade. Quanto mais tarde na estação seca, mais seco estará o ar.

No início de setembro, no auge da secura, acontece o espetáculo (fugaz) dos ipês amarelos floridos. Mas logo em seguida a cidade começa a sofrer os efeitos das queimadas do cerrado. Evite.

O único feriado em que a cidade lota é o 7 de Setembro, com os convidados oficiais. Nos outros, a capital federal sempre é uma bela alternativa, com a vantagem de voar no contrafluxo.

Como chegar

A capital federal é ligada por vôos diretos a quase todas as capitais estaduais. (Só Boa Vista e Macapá que não.)

Com exceção de Rio Branco, as outras estão a no máximo 2h30 de vôo. (De São Paulo e Rio, dá para escolher o aeroporto: há vôos também de Congonhas e Santos Dumont.)

A cidade histórica de Pirenópolis fica a 140 km a oeste (vá pela BR 070, via Águas Lindas). A Viação Goianésia faz a rota.

A Chapada dos Veadeiros fica na direção norte; saia da cidade por Sobradinho. Alto Paraíso, a esotérica, fica a 220 km (de ônibus, vá pela Real Expresso, saindo da Rodoviária Interestadual). São Jorge, a hipster, fica 35 km adiante — os últimos 12 km de terra (a Viação Santo Antônio sai da Rodoviária do Plano Piloto).

Onde ficar

A hospedagem em Brasília é cara, mas as tarifas baixam no fim de semana.
Perto do Alvorada, o complexo Royal Tulip + Golden Tulip funciona como um resort à beira do Lago Paranoá. O vizinho Brasília Palace tem charme histórico. Um dos mais novos hotéis da cidade fica ali perto, o Eurostars Brisas do Lago.

O Setor Hoteleiro Sul e o Norte são vizinhos, separados pelo Eixo Monumental.

A melhor estrutura é a do complexo Meliá Brasil 21, com três hotéis (Meliá, Brasília 21 e Convention) a passos do shopping Pátio Brasil.

Os dois Mercure (Eixo e Líder) e os novos Comfort Suites Brasília, Nobile Suites Monumental e Culinan Hplus Premium ficam ao lado do Brasília Shopping.

Procure tarifas razoáveis nos renovados St. Paul e Naoum Express (próximos ao Pátio Brasil) e St. Moritz Hplus Express (junto ao Conjunto Nacional).

O que fazer

Para quem está sem carro, o Brasília City Tour é uma mão na roda: sai da Torre de TV, passa por toda a Esplanada, vai ao Alvorada e à Ponte JK. Algumas saídas podem ser coordenadas com o passeio de catamarã Mar de Brasília (informe-se com o pessoal do catamarã, que está dividindo as saídas entre o Royal Tulip e o Pontão do Lago Sul).

Dê um pulo ao Catetinho, o primeiro palácio provisório da cidade: vá de carro ou cacife um táxi.

Há visitas guiadas todos os dias no Congresso Nacional. No Itamaraty também, mas com horário restrito. O Alvorada abre às quartas (chegue às 14h para pegar senha), e o Palácio do Planalto, aos domingos.

Para ir à nova (e sem-graça) Torre de TV Digital, saia pelo Eixão Norte. Abre sábado e domingo; as senhas costumam acabar antes das 15h.

Num fim de tarde vá ao Pontão do Lago Sul, point de bares e restaurantes à beira do Paranoá.

Brasília no Viaje na Viagem

22 comentários

Glauco Herberth Maia de Almeida

Estarei chegando em BSB num vôo vindo de Miami por volta das 9:30 junto com minha esposa e meus 2 filhos e nosso vôo para João Pessoa onde moramos será apenas as 19:30 , alguém indica alguma alternativa p passarmos o dia ? Hotel próximo aeroporto? Sala Vip ? Algo com boa relação custo-benefício

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Glauco! Você teria que ligar para um hotel que garantisse day-use (entrada ainda de manhã, saída à tarde). Dê uma tentadinha com os hoteís à beira-lago, como o Royal Tulip e o Brasília Palace, que têm piscina.

Glauco Herberth Maia de Almeida

Obrigado bóia ....

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Ao lado do aeroporto tem um hotel chamado Base Concept, que tem serviço day-use e vans de transportes. Sei que a informação não serve mais para o Glauco, mas pode ajudar algum outro futuro leitor.

Isabel Reck
Isabel ReckPermalinkResponder

Vou para Brasilia neste final (27à29) consigo conhecer todos os pontos turísticos em 1 dia e ir para Pirenópolis no outro ?

abraços

EVIE SOUTO MIRANDA

Oi, pretendo conhecer Brasilia e Goiania no carnaval de 2015. Como é fevereiro em termo de clima, preços e eventos? pra quem está sozinha e sem carro, rola rodar a cidade de onibus? Alguém conhece os hostel de lá?

Camilla Kafino

Oi Evie, moro em Brasília e nessa época os preços ficam bem mais em conta por ser considerada baixa temporada na cidade. Esse ano o carnaval acontece no meio de fev e as aulas estarão acabando de começar, a cidade ainda vai estar um pouco vazia o que é uma delícia para aproveitar. É totalmente possível e tranquilo rodar a cidade de ônibus. O melhor hostel daqui é o hostel 7.

EVIE SOUTO MIRANDA

OI Camila, infelizmente não estou bem de saude no momento. E como é Brasilia em abril? Pensei em ir no feriado da semana santa. Tem algum site sobre o transporte público em Brasilia?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Evie! Abril marca o início da estação seca na região, é uma ótima época para ir.

Este site orienta sobre transporte público no DF:
http://www.sistemas.dftrans.df.gov.br/horarios/src/mapas/index

Karin
KarinPermalinkResponder

Olá
Quero ir à Brasilia no período do carnaval.
Será que os pontos turísticos estarão abertos? Pretendo ficar hospedada no Nobile Suites Monumental, a localização é boa?
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Karin! Não testamos o hotel, mas as opiniões de ex-hóspedes do Nobile Suites Monumental no Booking indicam que a localização é um dos pontos fortes.
Infelizmente, ainda não encontramos informações sobre a abertura ou não dos pontos turísticos no Carnaval deste ano.

marco
marcoPermalinkResponder

Como é a disponibilidade(facilidade de encontrar) e as tarifas de taxi em Brasília?
Grato
Marco

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marco! Você pode simular o preço de corridas em http://www.tarifadetaxi.com/brasilia .

Para chamar um táxi, use aplicativos como 99Taxis ou EasyTaxi.

NelsonRB
NelsonRBPermalinkResponder

Moro em Brasília. A Torre de TV Digital está "temporariamente" (mas há um bom tempo!) fechada (esta informação consta no link do texto acima). Para Pirenópolis sugiro um caminho alternativo, cerca de 30km a mais, indo até Abadiânia (na estrada Brasília-Goiânia, em pista dupla) e somente a partir daí pegar uma pista simples (a saída para Pirenopolis está medianamente sinalizada, melhor usar um GPS).

Emmanuelle
EmmanuellePermalinkResponder

Oie!!! Já morei em Brasília e acabei de publicar um relato sobre passar o fds por lá é só conferir no www.dupladeviagem.com.br

Adriana melo
Adriana meloPermalinkResponder

Eu moro em Brasília há 42 anos... nasci aqui
No meu blog, estou preparando um post com várias dicas sobre a minha amada cidade, para as comemorações dos 55 anos de Brasília, em 21 de abril. Já escrevi uma amostra aqui. Aguarde mais http://www.atravessarfronteiras.com/2015/03/olhos-dagua-um-oasis-no-coracao-de.html?m=1

Emilene
EmilenePermalinkResponder

Estou planejando conhecer Brasilia durante o feriado de Páscoa. É um bom período? Ou há o risco de encontrar os pontos turísticos e museus fechados? Obrigada desde já, Emilene.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Emilene! Estará tudo funcionando.

Kamila
KamilaPermalinkResponder

Alguém pode acrescentar algumas dicas de gastronomia em Brasília?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Kamila! O boteco-símbolo de Brasília é o Beirute Asa Sul. Para um jantar em ambiente descoladinho, pense no Universal Diner e no Dudu Camargo. O melhor custo x benefício da cidade está no Nossa Cozinha Bistrô. Podendo ir para o Lago Sul, considere o o peruano Taypá. Dois campeões de bilheteria são os nordestino Mangai e Coco Bambu.

Paulo Torres
Paulo TorresPermalinkResponder

"Os clássicos ficam ainda mais belos perante as obras recentes, pouco inspiradas, como a Biblioteca Nacional e a Torre de TV Digital."
Acrescento: a vista incrível da aproximação do avião a Brasília, com as silhuetas de todos aqueles prédios icônicos na janelinha da direita, agora tem um monstro erguido para a Copa do Mundo de 2014 que não se harmoniza com o resto da cidade...

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Comentar novamente

Atenção: Bóia de férias! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 1º de fevereiro de 2017. Obrigado pela compreensão.

Cancelar