Rota Romântica

Índice de posts

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Rothenburg ob der Tauber

Rota Romântica no Viaje na Viagem

Rota Romântica: roteiro completo em 22 dicas dos leitores

Rota dos Contos de Fada: um roteiro de Frankfurt a Hamburgo #ad

Alsácia, Baviera, Rota Romântica: a viagem da Lu

Tela a tela: como comprar passagens no site da Deutsche Bahn

9 dias na Europa: roteiros básicos (inclui Rota Romântica)

Como montar sua viagem à Europa

Europa: quantos dias em cada lugar?

Europa: roteiros de 15 dias

Europa: avião, trem ou carro?

Trem na Europa: tudo o que você precisa saber

Como comprar a passagem aérea certa para a Europa

Dinheiro para viagem: euro x cartão pré-pago x cartão de crédito

Como estimar gastos de viagem

32 comentários

marcelo castro

Ola. Vou de Berlin a wurzburg para iniciar a rota romântica. Gostaria da sua opinião se vale mais a pena fazer esse trajeto de carro ou de trem
Obrigado.
Adoro p site!
Marcelo

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! O Ricardo Freire faria de trem qualquer trecho que não envolver exploração de estradas secundárias. Se é para usar apenas a auto-estrada, o trem será bem menos cansativo para o motorista e para quem acompanha.

marcelo staccioli

Olá
Wurzburg pode ser conhecida sem carro? como vou chegar de trem, pensei em pernoitar lá e só pegar o carro alugado no dia seguinte.
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! Tranqüilamente smile

Thais
ThaisPermalinkResponder

A rota Romântica do Vale do Reno. Vale a pena e é linda.
Mais dicas no post http://www.curioviagens.com.br/2015/04/rota-romantica-do-vale-do-reno.html

Maria
MariaPermalinkResponder

Olá, tô pensando em fazer o percurso da rota romântica começando por Fussen, mas vejo os roteiros terminando lá. Tem algum prejuízo começar em Fussen e seguir ao norte?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria! Nenhum problema.

Marcela
MarcelaPermalinkResponder

Olá, boa noite a todos.

Gostaria de pedir aos leitores e à Boia pitacos no meu roteiro de lua-de-mel. A viagem deverá iniciar-se aproximadamente em 30 de agosto de 2016.

Dia 1 - Embarque Brasil rumo a Amsterdam
Dia 2 - Chegada Amsterdam
Dia 3 - Amsterdam
Dia 4 - Amsterdam
Dia 5 - Amsterda - Colônia (trem - 2h30 - período da manhã)
Dia 6 - Colônia
Dia 7 - Alugar carro em Colônia e dirigir até Würzburg (300 km)
Dia 8 - Würzburg - Rothenburg odT (64 km)
Dia 9 - Rothenburg odT - Augsburg (186 km)
Dia 10 - Augsburg - Füssen (100 km) (passeio a Neuschwanstein após check in)
Dia 11 - Füssen - Munique (133 km) (devolver carro)
Dia 12 - Munique
Dia 13 - Munique - Praga (trem - 4h30)
Dia 14 - Praga
Dia 15 - Praga
Dia 16 - Praga (meio dia) - retorno ao Brasil

Agradeço contribuições smile

Obrigada.

Marcela

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcela! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Oi Marcela,

Acho que seu roteiro está bacana, mas já que vc quer pitacos, aí vai o meu:

Fussen não tem nada pra fazer além do castelo e muita gente costuma pegar passeios vindos de Munique. Considere ir de Augsburg para Munique (79 km) e deixar o carro e fazer o castelo em passeio. Com isso vc "economiza" uns 150 km de estrada (e uma diária do aluguel do carro) e ainda não perde sua noite em Fussen (podendo passá-la em Munique).

Luis Teles
Luis TelesPermalinkResponder

Marcela, o roteiro está ótimo, eu apenas tiraria essa pernoite em Fussen e deixaria um dia a mais dentro da Rota Romântica ou em Munique. Não há nada para fazer em Fussen além do Castelo. Se vcs estarão de carro, um turno é o suficiente. Considere o campo de concentração de Dachau, perto de Munique e guarde mais tempo para as 5 cervejarias de lá!

Ronaldo Giusti

Olá, fiz algo parecido na minha lua de mel, e apesar de ter sido uma das melhores viagens da minha vida, foi um pouco chato mudar de hotel todo dia (arruma mala, check-out, check-in, arruma mala...), então minha dica seria tentar estabelecer uma base na Rota Romântica, como Rothenburg odT ou Augsburg, e de lá fazer bate-voltas.

Vladimir
VladimirPermalinkResponder

Oi, Marcela!

Seu roteiro está muito bacana, mas, como pede alguns pitacos, seguem alguns que consideraria!

Primeira coisa que penso é que a quantidade de dias é pouca para o tanto que desejam conhecer..

O que faria diferente:
- Caso minha chegada à Colônia fosse de manhã, sairia para os 300km, no fim da tarde (pegaria estrada à noite, o que não sou fã), não é o ideal, mas, ganharia a manhã do dia seguinte. Se resolver ficar em Colônia, depois da Catedral, vá até uma das pontes que consegue belas fotos! Também tem um Parque bacana, que entra qdo estiver beirando o Rio. De qualquer forma ficaria no máximo 1 noite, a não ser que tenha coisas específicas que queira fazer por lá.

- Francamente, nem iria à Köln, mas direto para Rothenburg. Iria direto de trem para Frankfurt ou Heidelberg e lá alugaria o carro para passar a noite em Rothenburg! Minha opinião! Ou de avião, Amsterdam-Munique e já pegava o carro no aeroporto para seguir para Rothenburg.

- Bem! Chegando em Rothenburg, faria desta minha base, durante duas ou três noites. Escolheria os bate-volta que faria, entre Heidelberg, Wurzburg, Augsburg, Nuremberg, etc. Num bate-volta puxado dá para fazer um circuito envolvendo Rothenburg-Nuremberg-Wurzburg-Rothenburg, acabei de ver no google maps. Lembrando que é ideal ter um dia exclusivo para Rothenburg, por isso eu ficaria 3 noites (dois dias e meio se sair cedo de Colônia).

- Sairia de Rothenburg, cedo, para o Neuschwanstein, faria a visita ao Castelo, no máximo em 2 horas (eu só conheci por fora, da Ponte Marienbrücke, descendo pela trilha, pois, por dentro o Linderhof e o Residenz de Munique dão de 10 a 0... minha opinião, ok?). Então, seguiria para Garmisch-Partenkirchen, onde fica o Topo da Alemanha (Zugspitze), e/ou o Wank, que tem a melhor vista do Topo da Alemanha. Esse é um local fantástico com um toque de atração diferente durante a sua viagem!!! Ga-Pa é Sensacional!!! Se não houvesse tempo de subir (Wank ou Zugspitze), no dia da chegada, subiria na manhã do dia sehuinte, partindo em seguida para Munique. Para Garmisch, tempo bom é fundamental, se não estiver bom nesses dias, vá para Munique após o Castelo e faça como bate-volta quando o tempo clarear!

- Sobre Munique sou suspeito pra falar, porque eu sou um fã de carteirinha da cidade! A dupla Teatro Cuivilles/Residenz é imperdível e leva umas boas 3h para visitar com direito! Eu e minha esposa simplesmente amamos todo o clima da cidade!!!

Um post, aqui no Vnv, do bate-volta que fiz de Munique-Garmisch-Neuschwanstein-Munique, em Junho de 2012.

http://www.viajenaviagem.com/2012/09/munique-bate-volta-garmisch-neuschwanstein

Dicas de Munique! Entenda que dá para ficar 10 dias em Munique, conhecendo a cidade e fazendo bate-voltas, como Salzburg, e outros:

http://www.viajenaviagem.com/2013/02/stadtgrundungsfest-festa-em-munique

Parabéns pelo Casamento e Excelente Lua de Mel,
Vladimir.

Bruno Beltrão

Marcela,
Sugiro tirar um dia de Amsterdam e colocar em Rothenburg ODT.
Durma em Fussen sim. A vista dos dois castelos iluminados à noite combina muito com lua-de-mel!
Saia de Colonia, passe em Wurzburg para conhecer o Residenz(imperdivel) e já durma direto em Rothenburg. Deste modo , você ganha mais uma noite em Munique.
Belo roteiro para lua-de-mel!
Abs.

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Oi Marcela! Não tire mais dias de Amsterdam, de jeito nenhum! Você só tem 2 dias inteiros lá, é o mínimo necessário para o básico!
Munique também está muito corrido, eu tiraria uma noite de Colônia, que além da bela catedral pouco oferece, para aproveitar mais a linda capital bávara.

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Neftali, creio que o pernoite em Colonia seja mais por uma questão logística do que pelo turismo em si. Acho que ficaria bem pesado pegar 2h30m de trem, passear pela cidade e depois dirigir 300 km até a próxima parada. Nesse aspecto, acho que o pernoite em Colonia é necessário.

Marcela, eu e outros achamos furada o pernoite em Fussen. Uma amiga esteve lá e detestou, bastava ter conhecido o castelo. Vc pode aproveitar esse pernoite na Rota Romantica (me parece que Rothenburg é o must), em Munique ou mesmo (outra sugestão) ir domir em Garmish, que mantêm o clima bucólico da região, mas é maiorzinha. Eu preferiria uma das duas primeiras opções. Pensa aí o que é melhor pra vc.

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Oi Thiago. Sem dúvida um pernoite em Colônia se justifica, até pelas razões logísticas que você comenta. O meu pitaco é que dois pernoites na cidade, conforme o roteiro original da Marcela, estão sobrando, principalmente quando a estadia em Munique, cidade maior, mais bonita e com mais atrações, está muito curta.
No mais, eu tentaria evitar tantas mudanças de hotel na Rota Romântica, como o Ronaldo comentou. É uma lua-de-mel, relax!
Fora esses detalhes, o roteiro está muito bom. Vai ser uma viagem linda, Marcela!

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

É verdade Neftalí, agora que reparei e concordo contigo. São 2 pernoites em Colônia, tb acho que não vale a pena. Eu usaria esse dia em Rothenburg e o de Fussen em Munique.

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

É isso aí! Fechou o roteiro!

val
valPermalinkResponder

Marcela, em Rothenburg fique no Hotel Herrnschloesschen, vc vai querer passar a lua de mel toda lá.

Marcela
MarcelaPermalinkResponder

Galera, vocês são demais!! Mega obrigada a todos e ao VnV! Dicas muito úteis, super valeu !!

Izabella Zava
Izabella ZavaPermalinkResponder

Minha dica é: caso você não tenha escolhido hotel em Amsterdã, eu e meu marido amamos o park hotel. Amsterdã é super romântico smile

Adriana
AdrianaPermalinkResponder

Marcela, já fui aos 3 roteiros com meu marido em oportunidades distintas. Posso dizer que é uma bela escolha para lua-de-mel, são lugares super românticos. Dentre essas, destaco Rothembur ob der tauber, fiquei no Burg hotel, um hotel de charme no muro da cidade medieval. FANTÁSTICO. Dê uma olhada nos posts:
Rota romântica na Alemanha:
http://www.atravessarfronteiras.com/2009/05/rota-romantica-na-alemanha.html
http://www.atravessarfronteiras.com/2009/05/estamos-na-idade-media.html
http://www.atravessarfronteiras.com/2014/04/mais-hoteis-maravilhosos.html

Praga:
http://www.atravessarfronteiras.com/2012/11/praga-cosmopolita-e-linda.html
http://www.atravessarfronteiras.com/2014/03/os-top-hoteis-para-mim.html

Amsterdam:
http://www.atravessarfronteiras.com/2012/11/em-amsterdam-faca-como-os-holandeses.html
http://www.atravessarfronteiras.com/2015/01/pedalar-em-viagens-unindo-o-util-ao.html

monica
monicaPermalinkResponder

eu dormi em Fussen, lá as visitas tem hora marcada e as vezes complica e os Castelos e o lugar são lindos. Adorei a catedral de Koln, fiz também um tour de hop on hop of, não acho que vale ficar muito tempo lá.
Dois dias interios em Amsterdam é bom, espero que dê para aproveitar os meios dias. Não esqueça do RIJK Museum e talvez o Van Gogh, se der. Não fui ao Ann Frank, faltou tempo, mas sei que vale. Fiz um passeio de barco, foi bom também. Praga é adorável. Fiz um tour de Segway, era de 1,5 horas e adorei. O castelo toma um dia de visita.

Rosi
RosiPermalinkResponder

Olá,
Gostaria da sua ajuda.
Vou para Alemanha em junho e quero ir para Rothemburg de trem saindo de Munique. Como devo fazer! pego trem para onde! devo fazer conexões! como elas funcionam! eu tenho que trocar de trem!
Desde já agradeço
Rosi

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rosi! Não há trem direto. Entre Munique e Rothenburg você fará entre duas e três baldeações. A viagem leva de 2h20 a 3h.

Veja horários atualizados em http://www.bahn.de/international .

cibelli aparecida rosa

Bom dia! O Ricardo tem dicas dos melhores horários de trem para fazer o bate e volta de Wurzburg a Rothemburg? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cibelli! Quem responde é A Bóia. Veja qualquer horário na Alemanha em http://www.bahn.de/international .

Para aproveitar o Bayern Ticket, você pode sair de Würzburg às 9h41 (chegada 10h49) e voltar às 19h06 (chegada 20h18). Se quiser ficar para fazer o Tour do Vigilante Noturno, que vai das 20h às 21h, pode pegar o trem de volta das 22h06 -- mas é um trem com grande intervalo na baldeação, e leva duas horas para chegar (à 0h16).

Daniela Loureiro

Bóia do céu!!! (e quem mais possa nos ajudar!) te acompanho desde 2011 qdo fui para a Argentina sozinha e de lá pra cá, sempre q planejo uma viagem, sigo mtas dicas do site... E justamente por fuçar tudo aqui, me apaixonei pela Rota Romântica e pela Rota dos Contos de fada. Entretanto, não achei ninguém que tenha feito as duas na mesma viagem sad
Meu marido e eu temos 17 dias em julho, vamos chegar e sair por Frankfurt...ah e queremos fazer tudo de carro.
Muito obrigada e adoro o site!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniela! É perfeitamente factível -- uma rota fica para cima de Frankfurt, a outra fica para baixo. Ficar duas semanas pulando de cidadezinha pitoresca alemã em cidadezinha pitoresca alemã, porém, pode ficar um pouco repetitivo. Pense em incluir alguma cidade grande, como Munique, ou destino de natureza, como Lago Constance ou Floresta Negra. Infelizmente não temos como traçar roteiros individuais.

Nelson Madeira

Olá!! Vou fazer a Rota romantica agora em abril, inicio em Frankfurt e termino em Fussen, voltando por Munique!! Vou fazer de carro, de Frankfurt até Wurzburg ainda não é Rota romantica né?! vou esse trecho pela autoestrada mesmo??
Após Wurzburg é fácil seguir aquelas plaquinhas da rodovia que é a rota romantica, tem algum nome essa rodovia da rota?? estou com um pouco de receio de ir pela estrada errada!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nelson! Não existe uma 'Estada Romântica' ofcial. As estradas entre as cidadezinhas da Rota são secundárias e por isso são lentas e panorâmicas. De Frankfurt a Würzburg você vai pela auto-estrada mesmo.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Comentar novamente

Atenção: Bóia de férias! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 1º de fevereiro de 2017. Obrigado pela compreensão.

Cancelar